Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 29 de março de 2024

Fio de alta tensão se parte, cai e fica energizado no asfalto por cerca de 1 hora; causa provável é o uso de cerol

Quinta 12/11/20 - 13h

Um fio de alta tensão, conduzindo cerca de 8 mil volts, ficou partido em via pública de M. Claros, nesta manhã, por cerca de uma hora.
CEROL
O fio se partiu por volta das 9h30m, provavelmente depois de ser atingido repetidamente por linhas de cerol, no lugar da emenda.
PROGRAMADO
É programado para desligar quando cai, mas nem sempre isto acontece, especialmente se o o fio - como foi o caso - é recapado.
"AVISA"
Quando o fio é apenas de cobre, a simples queda ao chão "avisa" o sistema de proteção, que corta a eletricidade. Com o fio recoberto, nem sempre isto acontece, como ocorreu hoje.
NO ASFALTO
Por 1 hora, o fio partido - com suas duas pontas - ficou energizado no asfalto, exatamente no fundo da igrejinha dos Morrinhos.
REALMENTE
A Cemig, quando chegou às 10h30m, certificou-se de que realmente o cabo permanecia energizado.
VARA
Depois dos testes, com grande prudência e equipamento especial numa ponta de vara com cerca de dez metros, os técnicos desligaram as redes que abasteciam o cabo caído.
DRENADA
Mesmo assim, o cabo ainda armazenava carga de energia arriscada, que ainda precisou ser drenada para a terra, para cessar o risco.
ISOLAR
Pessoas próximas tomaram a inciativa de isolar as duas pontas do cabo e coordenar o tráfego no local, avisando os transeuntes, para o risco.
EFETIVO
Os técnicos disseram que foi a medida correta, pois havia efetivo risco até de morte para pessoas que se aproximassem.
NOTIFICADO
O Corpo de Bombeiros também foi notificado, para isolar a área e prevenir os riscos.
DUROU
A recomposição do cabo partido durou cerca de 90 minutos.
GERADORES
As torres de telefonia e estações de rádio localizados no Alto dos Morrinhos funcionaram por sistema próprio de geradores.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais