Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 19 de novembro de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: (Do livro ´Por Cima dos Telhados, Por Baixo dos Arvoredos´ - Parte 59)

CRONOLOGIA DA COTEMINAS

1962 – Visita do diretor da Sudene, Juarez Faria, acompanhado do Prof. Spreafico, a Montes Claros. Eu era vice-prefeito e fui solicitado a recebê-los, em nome da Prefeitura, e hospedá-los.
Eles vieram conhecer a área mineira sob legislação da Sudene. Deles recebi as primeiras informações sobre o papel da Sudene no desenvolvimento social e econômico da região.
06.fev.1963: Viagem a Recife e Fortaleza, para contatos na Sudene e no BNB, com o dr. Aristófanes e o dr. Raul Barbosa, respectivamente. Fotos.
Viajaram comigo os seguintes convidados:
Dr. Simeão Ribeiro Pires – Prefeito até 31.12.62.
Hélio de Moraes – Gerente do BNB
Dr. Geraldo Magalhães – Cunhado Dr. Simeão
Edilson Bernardes Carneiro – Comerciante e diretor ACIMC
Antônio Aquino – Proprietário de Oficina Mecânica
Walter Ramos – Motorista.
Diretores que nos receberam na Sudene:
Dr. José Aristóphanes Pereira, no exercício da Superintendência
Presidente do BNB : Dr. Raul Barbosa
Diretor do atual DIN : Dr. Juarez Faria
São dessa ocasião os meus contatos com o BDMG, para conhecimento do projeto do Banco, para implantação de uma Fábrica de Tecidos no Norte de Minas, e com o Dep. José Aparecido de Oliveira, Dep. Raul Belém e Sete Barros, para obtenção do projeto, que na ocasião tinha a sigla de COTOMINAS, a qual, posteriormente, mudei para COTEMINAS.
Março de 1963
O Dr. Simeão prefere a reforma de sua fábrica antiga, com teares Platt, de 1914. Eu o liberei do compromisso de associação e me ofereci para ajudá-lo na reforma de sua fábrica, vendendo-lhe algodão com 1 ano de prazo, sem acréscimo. Assim foi feito.
1963/1964: Diretoria do Frigonorte.
1965: Casamento em janeiro.
Viagem aos EE.UU em maio, na assembléia e convenção de Rotary International. Início da Governadoria de Rotary, (Distrito 458) em julho. Confecção de material para divulgação da Área Mineira da Sudene. Início de visitas como Governador de Rotary e para divulgação da Sudene, com ênfase para os projetos viáveis na Área Mineira, destacadamente o da Fábrica de Tecidos.
Fev.1966 - Visita a Ubá: Programa rotineiro de visita a pontos pitorescos e estabelecimentos industriais da cidade, inclusive à recém-inaugurada fábrica de confecções da WEMBLEY, onde fiz exposição a seu presidente, rotariano José Alencar Gomes da Silva, sobre a Sudene e sobre a Fábrica de Tecidos. E convidei-o a visitar Montes Claros. Reencontro na Conferência de Caxambu e em BH, onde voltamos a falar sobre o assunto. Renovei o convite para a visita
1967 - Visita do José Alencar a Montes Claros, com o então Vice-Governador, Dr. Pio Canedo, após troca de correspondência e encontro em Belo Horizonte. Constituição da empresa piloto em 4.12.1967.
1968 - Minha indicação da empresa Nordeste Projetos, para confecção do projeto, minha apresentação ao José Alencar dos drs. Ruy Albuquerque e Adalberto Arruda e contratação do projeto, com financiamento no BDMG, na linha de crédito denominada FINEPOL.
Junho de 1969 – Eleito deputado federal em 1967, verifiquei que havia resistência na Sudene para análise e aprovação do Projeto. Consegui com o Governador do Estado que convidasse o Superintendente da Sudene, General Tácito Theófilo Gaspar de Oliveira para vir a Minas. Aqui, no Palácio, presente o então Secretário Dr. Victor Andrade Brito, solicitamos o empenho do General Superintendente para a aprovação do Projeto da Coteminas naquele ano, de vez que a partir do ano seguinte estava suspensa a análise de novos projetos. Obtivemos o compromisso do Superintendente, renovado horas mais tarde, na Associação Comercial de Minas, ante solicitação igual formulada a meu pedido pelo então presidente Dr. Adolfo Neves da Costa. Tudo isso em junho de 1969.
Por telefone e telex, de Brasília, e também pessoalmente, mantive contato nos meses seguintes com o General Tácito Theófilo Gaspar de Oliveira, que cumpriu o seu compromisso na última reunião do ano, aprovando o projeto Coteminas, em .....12.1969.
1970/71 – Reformulação do Projeto.
Maio de 1971 – Início de implantação.
1975 – Inauguração da Fábrica de Fiação, com a presença do Governador Rondon Pacheco – discurso anexo e artigo publicado no DIÁRIO DE MONTES CLAROS.

(continuará, nos próximos dias, até a publicação de todo o livro, que acaba de ser lançado em edição artesanal de apenas 10 volumes. As partes já publicadas podem ser lidas na seção Colunistas - Luiz de Paula)

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima