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Mensagem: Depois de mais de vinte anos, sem ver uma máquina a óleo a puxar vagões, eis que deparamos com uma a puxar mais de vinte vagões na entrada de Várzea da Palma. E lá estava muitos curiosos e a maioria deles jovens que nunca tinham visto o famoso trem de ferro. E agora a Centro-Atlântica da Vale do Rio Doce, depois de recuperar os 159 km de linha férrea da cidade de Corinto até Pirapora, traz em seus trilhos a máquina da esperança, que vai gerar milhares de empregos em nossa região. (...) agora depois de revitalizada vai interligar de um porto seco na cidade de Pirapora, gerando empregos e transportando grãos para os portos de Tubarão-ES e Santos. Fazendo renascer uma nova esperança para o povo norte-mineiro. (...) O ramal de Pirapora, que saía da estação de Corinto, chegou em 1910 a Pirapora, às margens do rio São Francisco, mas para cruzar o rio através de uma ponte ferroviária, levou 12 anos, quando foi inaugurada a estação de Independência (Buritizeiro) na margem oposta. Nessa época, o trecho fazia parte da Linha do Centro da Central do Brasil. Nos anos 1930, entretanto, com a maior afluência de tráfego na linha para Monte Azul, esta passou a ser parte do tronco e o trecho Corinto-Pirapora passou a ser apenas um ramal. Na mesma época, Buritizeiro foi desativado, junto com a ponte sobre o São Francisco. O ramal nunca passou dali, ao contrário dos planos de 1922, que pretendiam chegar a Belém do Pará. No final dos anos 1970, o tráfego de passageiros foi desativado no trecho. A linha permanece ativa até hoje (2003), pelo menos oficialmente. Ainda há trilhos sobre a ponte do São Francisco...
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