Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 19 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°42696
De: Aluísio Data: Domingo 18/1/2009 09:35:53
Cidade: M. Claros

A meteorologia hoje empurrou para a última semana de janeiro o retorno consistente de chuvas em Montes Claros. (Aliás, a previsão em dezembro adiantava que haveria duas semanas de chuvas no Norte de Minas em janeiro – na primeira e na última semana). A semana que começa amanhã será basicamente de sol alternando com pancadas de chuvas e posssíveis trovoadas, temperaturas entre 19 e 30 graus, ventos abaixo de 10km. A partir do sábado 24, a chuva poderá retornar, tipo inverno.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42683
De: Estado de Minas - Uai Data: Sábado 17/1/2009 13:38:12
Cidade: Belo Horizonte

Pesquisadores da UnB vão analisar tremores de terra no Norte de MG - Luiz Ribeiro - Os pesquisadores do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) trabalham na elaboração de um relatório que deve apontar as principais causas da série de tremores de terra que vem ocorrendo em Montes Claros, no Norte de Minas). O estudo deverá ser divulgado na próxima segunda-feira. Em menos de um mês, foram registrados quatro abalos sísmicos na cidade. O último deles, de 2.2 graus na escala Ricther, ocorrido na tarde de quinta-feira, assustou os moradores, mas não causou danos. Nessa sexta-feira, o técnicoDaniel Caixeta, do Observatório da UnB, disse que o epicentro do tremor foi identificado a cinco quilômetros da cidade, às margens da BR 251. O chefe do Observatório Sismológico da UnB, George Sand França, explicou que , neste fim de semana, os técnicos vão analisar todos as informações relacionados com a sismicidade de Montes Claros. Eles vão comparar os dados do tremor da última quinta com outros outros três abalos registrados na cidade recentemente: o primeiro, em 15 de dezembro (2.3 graus na escala Richter), o segundo em 17 de dezembro (2.1) e outro em 8 de janeiro (1.8 graus na Escala
Richter). Os tremores recententes não foram os primeiros da região. Em 1995, foi registrado um abalo de 3.7 graus. Em 1999, ocorreu outro, de 3.5 na escala Richter, mas também sem deixar prejuízos. "Pretendemos saber qual é a real causa dos tremores, se existe alguma falha geológica ou se alguma queda de gruta, porque a região também é calcária. Mas, também não descartamos a hipótese dos tremores serem provocados pela atividade em alguma pedreira", afirma Caixeta.
Medo
Uma das preocupações dos moradores é quanto a possibilidade de ocorrer novos tremores e dos eventuais danos. Quanto a isso, Caixeta disse que não vê motivos para pânico, salientando que os prejuízos somente podemser causados por abalos sísmicos acima de 4.0 na Escala Richter. Foi o que ocorreu com a comunidade de Caraíbas, no município de Itacarambi, também no Norte de Minas, em 9 de dezembro de 2009. O abalo de Caraíbas, de 4.9 graus, provocou a morte da menina Jessiqule Oliveira Silva, de 5 anos, a primeira morte causada por um fenômeno desse tipo no país. O professor George Sand França afirmou em casos de tremores de magnitudade pequena, além da vibração de janelas e móveis , as pessoas que estiverem até 10 quilômetros do epicentro podem sentir, no máximo, uma "tontura" . Ele destacou a importância das pessoas se informem mais sobre os fenômenos sísmicos e procurar sempre manter a calma.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42682
De: Lourival Data: Sábado 17/1/2009 12:22:29
Cidade: M. Claros

Jornais do Brasil inteiro, redes de tv, internet, enfim, todos os meios de comunicação registraram os 4 tremores de terra em M. Claros no curtíssimo espaço de 4 semanas - de 15 de dezembro a 15 de janeiro. Indiferente, fria mesmo, foi a reação da população. O assunto não foi comentado aqui com a mesma ênfase que ocupou as páginas de jornais, as telas da internet e da tv. A população parece cansada de tanta notícia ruim, seguidas. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42676
De: Luiz de Paula Data: Sábado 17/1/2009 08:42:22
Cidade: Montes Claros

(Do livro "Por Cima dos Telhados, Por Baixo dos Arvoredos" - Parte 69)

Perenes Momentos

Jornalista Manoel Hygino dos Santos
Jornal “Hoje em Dia” 9/1/2007

Luiz de Paula Ferreira é singular no que faz. E bem. Na bela idade que ostenta, moureja projetos, com cuidado, prazer e conhecimento, que o tornam digno de admiração. Nele se poderá encontrar aquele sertanejo, que Euclides identificou, de fato, um forte.
Pelo Armazém de Idéias, lançou, no último quadrimestre de 2006, um volume raro, pelo conteúdo e iconografia. Naquele se achará o texto escorreito, conciso, simples, contando casos, evocando episódios históricos, tecendo considerações e filosofando, porque, afinal, seus 89 anos o permitem.
Há poesia, que o autor a extrai das cousas singelas que vêm da infância e perpassam a vida de realizações. Menino acostumado à venda do pai em Várzea da Palma, convivendo com personagens simples, começou ali a construir-se como ser humano, alicerçado na boa formação herdada dos pais e rebocada com exemplos dignos. Assim se fez empresário, advogado, escritor, jornalista, líder no setor econômico, sem se desligar das raízes. Estas se alimentavam na boa água da região revitalizante e fortalecedora, bacia do São Francisco.
Mauro Santayana, uma das expressões da imprensa brasileira, redator fulgurante, faz apresentação, e sua opinião coincide com a minha: Luiz de Paula é um singular ser humano. Ivana Ferrante Rabello comenta o sentido de “Momentos”, ao confirmar a forte inclinação do autor para as letras, com “fiat” próximo à estação ferroviária de Várzea da Palma. Reafirma-se o conceito que de Luiz de Paula tenho e, com alegria, porque o ano findo foi próprio a lembrar e admirar Rosa, como os pastores adoraram o menino nascido em Belém de Judá, há mais de 2 mil anos.
Não há muito a falar de “Momentos”, além do já dito. É algo para se ler, mas do que sobre ele opinar. O projeto gráfico é de excelente qualidade, por sinal do próprio escritor, que também deixa a marca de sua produção fotográfica em páginas inesquecíveis.
Os escritores Giselle Fagundes e Nahilson Martins, com textos e fotos engalanam a primorosa edição, que também deve a Edgar Antunes Pereira, Paulo Narciso, Anderson de Vasconcelos Chaves, Joelmar Santa Rosa, Antônio de Ló, Ulisses Mendes, Dimas Fulgêncio, que possibilitaram, pela disponibilização de material, que o livro atingisse seu alto nível.
Se a iconografia é riquíssima, não menos precioso é o texto, que o autor redigiu ou selecionou, e fez constar, com cuidado para oferecer um retrato verdadeiro do norte-mineiro. Sobre o homem, tendo ao lado uma fantástica visão do antigo distrito de São João das Missões, no município de Januária, o autor afirma: “O homem é a melhor prova da existência de Deus. Porque o homem é o seu maior milagre”.
Depois, o texto “a Casa de Deus”:
“Meu filho, de 5 anos, perguntou-me se a igreja era a casa de Deus. Eu respondi:
- É, sim, filho. A igreja é casa de Deus.
E acrescentei:
- A igreja é uma casa de oração. Na igreja as pessoas se reúnem para orar. Não só nas igrejas de nossa religião mas também nas de outras crenças, em todo o mundo.
Olhando para meu filho e vendo a atenção com que me ouvia, conclui:
- A casa de Deus, meu filho, é o mundo”.

(continuará, nos próximos dias, até a publicação de todo o livro, que acaba de ser lançado em edição artesanal de apenas 10 volumes. As partes já publicadas podem ser lidas na seção Colunistas - Luiz de Paula)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42667
De: Soares Data: Sexta 16/1/2009 22:36:52
Cidade: M. Claros

Sobre os tremores de terra em M. Claros. Waldyr Sena, ícone da imprensa montesclarense, lembra que no final dos anos 60, 70, recebia telefonemas na redação d`O Jornal de Montes Claros de técnicos da Universidade de Brasília perguntando sobre tremores de terra na cidade. Os sismógrafos já detectavam o fenômeno, mas a população quase sempre nada percebia. Então, no lugar de 6 tremores conhecidos nos últimos anos é preciso acrescentar aqueles de cujo conhecimento só se sabia através de solitários telefonemas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42661
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 16/1/2009 17:05:16
Cidade: Montes Claros

Atendendo solicitação telefônica, deslocamos até o trevo da cowan, onde deparamos com duas vítimas caídas ao solo na posição decúbito dorsal, o Sr. Antônio Marques Pereira rocha, 31 anos, condutor da motocicleta, consciente, contuso, com fratura na perna esquerda (fêmur), suspeita de Traumatistmo Crânio Encefálico, trauma facial, corte contuso na cabeça e escoriações nos braços e pernas. Após os Bombeiros realizarem as análises imobilizaram a vítima e conduziram para o Hospital Santa Casa, onde ficou sob os cuidados do médico de plantão; A outra vítima Sr. Janilson Alves Peres, 39 anos, foi conduzido pelo SAMU, para o HPS Santa Casa, com Trauma de tórax, TCE, fratura na perna esquerda, trauma facial e escoriações nas pernas e braços, o mesmo foi acompanhado pelo médico do Samu Dr. Elnison Freire Versiane. Segundo o condutor do veículo marca/modelo D-20, placa NBC-8693, cor preta, o Sr. Paulo Henrique Costa Luz, 27 anos, residente a rua 5, nr. 14 – Bairro: Joaquim Costa, o mesmo perdeu o controle do veículo atravessando o canteiro central e invadindo a contra-mão da pista de rolamento vindo a colidir com a moto titan placa HBC-3913, cor vermelha conduzida pelo Sr. Antônio Marques Pereira Rocha, 31 anos. Compareceu no local: O ACA Sgt BM Souza Lima Auxiliar de CBU, Sd BM Veloso; HMG 1831 Cb BM Carlos Roberto e Sd BM Sõnia, Auxiliar de Relações Públicas; UR 0452 Sgt BM Prates e Sd BM Eduardo. A VTR PMMG 14814, Sgt PM Cleonildo, Érico, VTR PMMG Patran 14795, Cb PM Mesquita, que registrou ocorrência de trânsito. Vtr SAMU (USA) Dr. Elnison Freire Versiane;

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42660
De: Waldyr Senna Data: Sexta 16/1/2009 16:12:09
Cidade: Montes Claros

A joia da coroa
Waldyr Senna Batista

Consumada a adesão do PT, o prefeito Luiz Tadeu Leite pode agora concluir a montagem de sua equipe. E como, mesmo antes da posse, o PTB também havia aderido, abre-se ao prefeito a possibilidade de formar governo de coalizão, o que provavelmente não esteve em suas cogitações na fase da precampanha, quando usava largamente seu velho estilo demolidor. O quadro está assim praticamente definido, podendo-se identificar quem é governo e quem é oposição. Mas o consagrado aforismo, segundo o qual quem vence a eleição assume o governo e ao derrotado cabe o caminho pedregoso da oposição, aplica-se apenas parcialmente em Montes Claros, em face dos recentes acontecimentos. A rigor, na oposição estariam as correntes ligadas ao ex-prefeito Athos Avelino e ao deputado Humberto Souto, ambos do PPS, e ao deputado Rui Muniz, eleito pelo DEM, em trânsito para o PR (partido da república) quando a legislação permitir a troca sem a perda do mandato. Entretanto, a questão é saber se os três estariam propensos a assumir o encargo, já que em Montes Claros a oposição só costuma mostrar sua cara em vésperas de eleição ou, quando muito, por um ou outro vereador, na Câmara municipal, o que não é o caso atual, já que a nova administração conta, ali, com 14 dos 15 integrantes. O ex-prefeito, convidado a ocupar função secundária de perfil técnico-burocrático em órgão de terceiro escalão no governo estadual (fora de sua área, que é a saúde), se assumi-la, estará impedido de exercer a política, especialmente como oposicionista. O deputado Humberto Souto, que pertence a partido de oposição sistemática ao governo federal, tem se movimentado usando seu relacionamento em Brasília, equidistante do varejo municipal, pois seu foco é garantir a cadeira na Câmara dos deputados. E o deputado Rui Muniz, que não abdicou da ideia de ser prefeito, retirou-se do cenário, e certamente irá concentrar-se na eleição do próximo ano com vistas à Assembleia legislativa. Se isso de fato ocorrer, ele poderá perder a oportunidade de comandar a oposição no âmbito municipal, que diz mais respeito ao seu projeto futuro. Os demais deputados votados na região, paraquedistas ou não, estão apoiando a administração, ao que consta, sem maiores dispendios. Uns, desde a campanha; outros, logo que as coisas se definiram, o que é perfeitamente compreensível. O caso do PT exigiu maiores cuidados e envolveu custos mais expressivos. Com pouco mais de 10 mil votos e um único vereador, esse partido perdeu a disputa eleitoral e, contrariando o velho princípio, acaba de conquistar a “joia da coroa”, a secretaria de obras e a presidência da Esurb, onde as coisas acontecem. Com a vantagem adicional de ampliar espaços para os deputados Virgílio Guimarães e Paulo Guedes, estranhos á política local, mas que, a pedido do prefeito, costuraram as negociações no diretório dividido. Esse acordo era tido como uma espécie de senha capaz de abrir portas em Brasília, ao ponto de a formação do secretariado ter sido retardada à espera do desfecho das conversações. Embora o PMDB, partido do prefeito, ocupe cinco ministérios e centenas de cargos importantes na administração federal, o prefeito parece convencido de que a inscrição da sigla PT seria emblemática, podendo facilitar parcerias. A administração anterior tinha um vice-prefeito petista e firmou com o governo federal parcerias em quantidade que superou sua capacidade de execução. Houve casos até de dinheiro devolvido por esse motivo. Mas não consta que elas foram conseguidas graças à influência do vice-prefeito. Até porque o Presidente Lula tem repetido que não discrimina prefeitos levando em conta os partidos a que pertencem. Contudo, como seguro morreu de velho, não custa cercar-se de garantias, deve ser o entendimento do atual prefeito.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42653
De: Eliana Assis Data: Sexta 16/1/2009 12:26:23
Cidade: BH

Nome: eliane assis
E-mail: eliane_veloso@hotmail.com
Cidade/UF: belo horizonte/mg
Mensagem: gostaria de pedir oração para Aliomar Veloso assis que esta no cti da santa casa de montes claros,para ele reagir da cirurgia que foi submetido.E uma pessoa que adora a vida e muito importante p nós.peça por favor a todos que puderem rezar.obrigada

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42650
De: Jornal O Tempo Data: Sexta 16/1/2009 10:51:52
Cidade: BH

Montes Claros está infestada por larva do Aedes aegypti - Secretário de Saúde do município afirma que situação é de alto risco. Os moradores de Montes Claros, no Norte de Minas, devem enfrentar uma epidemia de Dengue nos próximos meses. Dados atuais do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) mostram que a média de infestação domiciliar no município é de 4,7%, ou seja, para cada cem imóveis visitados, em quase cinco foram encontrados larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. De acordo com o secretário municipal de Saúde José Geraldo Drumond, esse índice é considerado de alto risco porque está bem acima do limite permitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. Em outubro de 2008, o Liraa registrado na cidade foi de 0,4%, mas os focos do mosquito aumentaram muito com as chuvas dos últimos 40 dias. "Já era esperado encontrar alteração no Liraa porque o último levantamento deveria ter sido feito em dezembro, pela gestão anterior, o que não ocorreu. Mas não esperava que a infestação fosse aumentar tanto", revelou. Ainda segundo Drumond, o levantamento foi feito por agentes da vigilância epidemiológica em cerca de 250 bairros de Montes Claros (dividida em 16 regiões), entre os dias 6 e 10 de janeiro.
Regiões. Os bairros com maior incidência do mosquito são: Santos Reis, Edgar Pereira, Vila Brasília (8,7%); Vila Regina, Alice Maia, Renascença (8,1%); Lourdes, São José, Alto São João (7,6%); Jardim Eldorado e Vila Atlântida (6,3%).
Números: 1.827 casos de dengue notificados em Montes Claros, em 2008

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42649
De: Jornal O Tempo Data: Sexta 16/1/2009 10:50:28
Cidade: BH

Terra treme em Montes Claros, no Norte de Minas - Em 30 dias, este foi o quarto tremor registrado na cidade. O Observatório Sismológico da Unb acompanha a atividade sísmica da cidade - Daniel Silveira - Moradores de alguns bairros de Montes Claros, no Norte de Minas, sentiram a terra tremer na tarde dessa quinta-feira. O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Unb) confirma que, às 17h17, houve um tremor de terra na cidade, que registrou 2.2 graus na escala Richter. Este foi o quarto tremor de terra registrado na cidade nos últimos 30 dias. "Alguns destes tremores a população nem sentiu, apenas nós registramos. Há uma atividade sísmica pequena na cidade, cuja origem estamos estudando", afirma o chefe do Observatório Sismológico da Unb, George Sand.
O primeiro destes quatro tremores em Montes Claros foi registrado em 15 de dezembro do ano passado, e atingiu 2.3 graus. O segundo ocorreu dois dias depois, medindo 2.1 graus. Já em 8 de janeiro foi registrado o terceiro tremor, que mediu 1.8. "Estes não são os primeiros tremores registrados na cidade. Em 1995 teve um com 3.7 graus, e em 1999 registramos outro de 3.5 graus", informa Sand.
Segundo George Sand, ainda não se é possível apontar a origem destes tremores, assim como não se pode prever novas ocorrências. Ele revela que está sendo elaborado um relatório, que deve ser divulgado na próxima segunda-feira, no qual vão constar mais detalhes sobre a atividade sísmica que ocorre em Montes Claros. "A idéia nossa é fazer uma relação do tremor que ocorreu ontem com os outros três registrados anteriormente e, assim, tentar explicar a origem dessa atividade sísmica, que ainda demanda muito estudo", afirma o analista sísmico, Daniel Caixeta, que se dedica na elaboração deste relatório.
Ainda segundo o Georg Sand, a população não deve ficar assustada com a ocorrência destes tremores. O sismólogo afirma que a atividade sísmica na cidade é pequena, e é pouco provável que ocorra um abalo de grandes proporções, como o registrado em 2007 na comunidade de Caraíbas, no município de Itacarambi, também no Norte de Minas. O tremor lá atingiu 4.9 graus, que causou a morte de uma menina de cinco anos, que foi a primeira morte provocada por tremor de terra no país.
"O importante é que a população procure entender o que é um tremor de terra e não se desespere. Montes Claros, pelo que sabemos, é uma cidade bem urbanizada e com bos construções. A possibilidade de transtornos é bem pequena", avalia Sand.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42648
De: Carlúcio Data: Sexta 16/1/2009 10:46:08
Cidade: BH

Dos três mais importantes jornais de BH, apenas um (Estado de Minas) registrou hoje os 4 tremores de terra em Montes Claros, no espaço de 30 dias. "O Tempo" preferiu destacar na primeira: "Montes Claros ameaçada pela dengue"

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42647
De: fabio vitor Data: Sexta 16/1/2009 10:44:32
Cidade: moc  País: br

agora a pouco um acidente perto da lagoa da papulha uma d-20 atravessa o canteiro e pega uma moto do outro lado...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42646
De: Batista C. Data: Sexta 16/1/2009 10:32:06
Cidade: Brasília DF

As redes de tv mostram rapazes usando droga (crack)bem perto do Palácio do Planalto. Aqui, na Praça dos Três Poderes, que além dos 3 poderes tem Exército, Marinha e Aeronáutica, sem falar das muitas policias (do DF, Federal etc) a coisa está desse jeito, imagina no resto do Brasil.... Tá de fazer dó.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42645
De: montesclaros.com Data: Sexta 16/1/2009 10:30:46
Cidade: Montes Claros

A foto é do casarão da antiga “Escola Normal”. Será o da Escola Normal para os que estudaram lá, na mais tradicional sala de aula de M. Claros. Para os primeiros universitários, viverá ali eternamente o prédio da Fafil – faculdade de filosofia que por sua vez foi embrião da universidade. (Foi um pouco de tudo, de Grupo Gonçalves Chaves a escombros, ao longo de mais de um século; foi lazareto, prédio para quarentena de doenças infecciosas de todo tipo, como lepra e varíola.)
Depois da chuva de anteontem, quando o céu se abriu, a câmera fotográfica (por sugestão de Syomara Dias) sem aviso pela rua Dr. Veloso a apanhou de longe, iluminada pelo sol despedinte, a seis quarteirões de distância. Ressurgiu na tarde, solene, imponente, vetusta - numa lição a mais para a cidade que em silêncio reitora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42644
De: S.C Data: Sexta 16/1/2009 10:29:53
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

(...) nós moradores do bairro maracanã estamos pedindo socorro, nessa semana que passou teve 3 tiroteios na semana, um foi na segunda feira 12/01/09 como vocês noticiaram, outro foi no dia 13/01/09 em uma ação policial que um cabo atirou em um bandido que deu fuga sem acertá-lo, e ontem 15/01/09 foi a bandidagem que brincou de dar tiro pro alto, todos esses acontecimentos aconteceu na praça do maracanã, próximo ao posto policial, (...) 3 tiroteios na praça do maracanã em 3 dias em uma semana! parece filme mas é verdade,todos os moradores que perguntarem irão confirmar, e todos praticamente no mesmo horário, 23 horas da noite, e 22 hrs! grande abraço e queremos segurança, graças a Deus isso nao se transformou em tragédia!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42643
De: Rogério de Castro Data: Sexta 16/1/2009 10:24:51
Cidade: MONTES CLAROS  País: BRASIL

Ontem no exato momento do tremor estava eu desenhando e senti a casa tremendo e um estrondo, imediatamente liguei para a LAFARGE para saber se tinha ocorrido alguma detonação, fui informado que não.Mais tarde fui informado do abalo sísmico em MOC, realmente é de assustar.Espero que fique só nesse.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42642
De: Elvira Data: Sexta 16/1/2009 10:18:06
Cidade: Moc

Neblina sobre Montes Claros, nesta manhã. O dia amanheceu "limpo", mas uma chuva molhadeira buscou outras, e faz chover mansinho. "Tomara que chova uma chuva bem fininha/ pra molhar sua caminha e você mudar pra minha..." - canta o folclore.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42639
De: Waldemar Data: Sexta 16/1/2009 08:44:44
Cidade: M. Claros

Impressiona o certo alheamento, alienação, da população com os quatro tremores de terra em Montes Claros, em exatos e curtos 30 dias. A população recebeu a notícia com indiferença. Também são tantos os demais abalos que já não é possível viver de tantos sobressaltos. Buracos, assaltos, violência, desemprego, barulho, medo, ameaça de epidemia de dengue, queda da qualidade de vida.... Os seguidos tremores de terra viraram apenas "mais um detalhe", frase celebrizada por uma ministra da Economia, de triste lembrança, e que adorava dançar o tango de rosto colado. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42637
De: Hoje em Dia Data: Sexta 16/1/2009 08:27:03
Cidade: Belo Horizonte

(...) O prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB) anunciou ontem que hoje fará o pagamento do salário de dezembro aos servidores efetivos e aos contratados da prefeitura de Montes Claros, numa despesa líquida de R$ 5,8 milhões. Apesar de ter conseguido a verba para quitar a folha de pagamentos do mês passado, Tadeu Leite diz que continua com problemas de caixa. Ele espera aliviar os cofres públicos com a arrecadação do IPTU e do IPVA. A prefeitura oferece vantagens para que os contribuintes paguem o tributo antecipadamente até 13 de fevereiro.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42636
De: Globo Minas Data: Sexta 16/1/2009 08:02:15
Cidade: Belo Horizonte

Tremor de terra assusta moradores de Montes Claros - Terremoto atingiu 2,2 pontos na Escala Richter. Este foi o quarto abalo sísmico registrado na região em um mês. Um tremor de terra foi sentido por moradores de Montes Claros, na noite dessa quinta-feira. O abalo, confirmado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, atingiu 2,2 pontos na Escala Richter. Segundo moradores, o chão e as janelas tremeram. Nenhuma casa foi danificada e ninguém se feriu. O observatório da Universidade de Brasília (UNB) informou que este foi o quarto abalo sísmico registrado na região em um mês. Em todos os casos, os epicentros ficam em locais muito próximos. O fenômeno está sendo estudado, mas, por enquanto, ninguém será enviado ao local dos abalos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42635
De: Estado de Minas - Uai Data: Sexta 16/1/2009 07:56:08
Cidade: Belo Horizonte

Terra volta a tremer em Montes Claros e assusta moradores - Luiz Ribeiro - Professora Marli Madureira Batista atribui rachaduras aos abalos -A terra tremeu quinta-feira à tarde em Montes Claros, no Norte de Minas. De acordo com registro do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o abalo, por volta das 17h17, de 2.2 graus na escala Richter, foi sentido apenas nos bairros de Lourdes e Monte Carmelo, chegando a assustar os moradores, mas não causou danos. No entanto, o que chama a atenção dos pesquisadores é que foi o quarto tremor registrado na cidade em menos de um mês. Por essa razão, o chefe do observatório, George Sand, entende que devem ser feitos estudos mais profundos sobre o fenômeno e não descarta a necessidade de enviar uma equipe ao município para estudar as causas. Ele diz que, por enquanto, não é possível prever se vão ocorrer novos abalos, mas tranquiliza a população, afirmando que não há motivos para pânico. “A única coisa que a população precisa é ter mais conhecimento sobre os tremores de terra, para saber como agir quando eles ocorrerem", recomenda Sand. Também no Norte de Minas, em 9 de dezembro de 2007, a comunidade de Caraíbas, no município de Itacarambi, foi arrasada por um abalo de 4.9 na escala Richter, que causou a morte de uma menina de 5 anos, a primeira do país provocada por tremor de terra. Antes do fenômeno de quinta-feira, desde a segunda quinzena de dezembro foram três pequenos abalos em Montes Claros. O primeiro deles, de 2.3 graus, foi registrado em 15 de dezembro. Dois dias depois, houve um tremor de 2.1 graus. Em 8 de janeiro, ocorreu outro tremor, de 1.8 graus. O abalo de quinta-feira assustou alguns moradores do Bairro de Lourdes, como o jornalista Benedito Said. "Primeiro, ouvi um estrondo, como se fosse a batida de um carro. Em seguida, percebi as vidraças balançando. Foi tudo muito rápido", conta Said, dizendo que alguns dos seus vizinhos chegaram a sair à rua para comentar o assunto e ver o que ocorreu. Mas nenhum deles teve prejuízos. Também moradora do Bairro de Lourdes, a professora aposentada Marli Madureira Batista disse que assistia à televisão quando ouviu o estrondo e viu as janelas de vidro balançarem. "Mas já senti isso antes, umas duas ou três vezes", afirmou a aposentada. Marli mostrou rachaduras na parede de sua casa, que surgiram há mais tempo e que ela acredita que podem ser uma consequência das acomodações da terra na cidade.
ACOMODAÇÃO
O chefe do Laboratório Sismológico da UnB, George Sand, disse que ainda não é possível saber por que os pequenos tremores vêm se repetindo em Montes Claros. "A única coisa que sabemos é que o município está numa região que apresenta sismicidade", disse. Ainda estão sendo feitos estudos na UnB, que vão apontar o epicentro e a extensão em que o abalo de quinta-feira foi sentido. Sand salienta que não é possível prever se os pequenos indicam que possa ocorrer um abalo maior, como em Caraíbas. "O tremor é um movimento rápido devido a uma fissura no interior da terra que vem de milhões de anos. Com isso, ocorrem acomodações no interior da terra", explicou. Ele salientou que os pequenos tremores podem, inclusive, prevenir a ocorrência de terremotos de grandes proporções. "Pode ser que estejam ocorrendo pequenas vibrações, que liberam energia. Isso leva a uma acomodação, evitando tremores maiores", explicou. Segundo ele, se os pequenos tremores persistirem em Montes Claros, mesmo sem danos, possivelmente será necessária a visita de uma equipe de especialistas à cidade, para verificar quais são as reais causas do fenômeno. "Neste caso, vamos precisar de estudos mais detalhados no local. Para isso, será necessária a liberação de estudos pelo governo federal ou pelo estado", assegurou o chefe do laboratório de sismologia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42621
De: C. Azevedo Data: Quinta 15/1/2009 19:17:08
Cidade: BH

Creio que o tremor de terra em Montes Claros é barulho em excesso. EStou agora numa lanchonete na avenida Afonso Pena e sequer consigo falar ao telefone. A passeata de carros de som não deixa. Esta cidade virou um abuso generalizado. Não direi que se transformou numa roça grande. Roça é lugar de respeito, e trabalho. Sou de BH.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42620
De: Marconi Alves Data: Quinta 15/1/2009 18:48:01
Cidade: Montes Claros

O site do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília confirma que a terra tremeu três vezes nos últimos trinta dias em Montes Claros, Minas.
Pelo que podemos ver na tabela disponibilizada pelo site, o primeiro abalo, de magnitude 2.3, aconteceu dia 15 de dezembro, às 18h29. O segundo foi dia 17 de dezembro, às 13h52, e atingiu 2.1 graus na Escala Richter. O tremor mais recente foi este mês, quinta-feira da semana passada, também na região de Montes Claros e sua magnitude foi de 1.8 graus na escala Richter. M. Claros, há cerca de 10 anos, teve outro tremor registrado. Desta vez, são 3 no espaço de 30 dias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42618
De: Benedito Said Data: Quinta 15/1/2009 18:30:01
Cidade: Montes Claros (MG)

Hoje,por voltadas 17 horas, foi sentido abalo sísmico em bairros da parte leste de Montes Claros,tendo sido mais intenso no Bairro de Lourdes. Sismólogos em Brasília registraram o tremor. Já não bastam os buracos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42617
De: Vieira Data: Quinta 15/1/2009 17:25:57
Cidade: Montes Claros

Em convalescença de um Acidente Vascular Cerebral, o arquiteto Aliomar Assis, respondendo pela Esurb, foi operado, hoje. Uma corrente de solidariedade reza pela sua rápida recuperação.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42616
De: mauro pinho Data: Quinta 15/1/2009 17:23:34
Cidade: belo horizonte

O que mais me chamou a atenção na foto onde temos ao fundo o casarão da fafil foi a exacerbada poluição visual. Por mais belo que seja o enquadramento da foto. E antes fosse somente neste trecho da cidade. Isto(poluição visual) está virando crônico em nossa cidade, com se já não bastasse a sonora, a do ar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42608
De: Rubens Santana Data: Quinta 15/1/2009 13:50:13
Cidade: Montes Claros

(...)A Prefeitura de Montes Claros está solicitando a devolução da contra partida dada para a construção do centro de convenções de Montes claros. (...)No dia 30 de dez de 2005 o contrato foi assinado e o Governo Federal enviou o valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões) depositada em conta da Caixa Econômica Federal. O Município deu de contra partida o valor de R$ 105.263,00. Porém como o contrato teve validade de 12 meses podendo ser prorrogável apenas mais uma vez, o valor foi devolvido para a União no dia 30 de dez de 2008. Com isso Montes Claros perdeu a chance que foi muito bem aproveitada pelos Municípios de Pirapora e Patis. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42606
De: Renato Data: Quinta 15/1/2009 12:18:30
Cidade: Montes Claros/MG

Envio fotos de um buraco que já está se tornando uma cratera. O causador de transtornos fica no bairro Canelas, na principal via de acesso ao condomínio Residencial Canelas e também uma das principais ligações para os bairros Maracanã, Joaquim Costa, Ciro dos Anjos, Chiquinho Guimarães, Vargem Grande e parte do São Geraldo.Os lotações precisaram desviar seu trajeto, passando por uma ruela quase no meio do mato, nos fundos da rodoviária.Quando chove, a água toma conta da rua e cobre todos os buracos, virando uma armadilha perigosa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42602
De: montesclaros.com Data: Quinta 15/1/2009 11:18:46
Cidade: Montes Claros/MG

Este céu, róseo, de M. Claros, crepuscular, é de uns três dias atrás. É um céu incomum, até para quem o vareja, como eterno exercício. Vasqueiro que seja, o céu róseo está se repetindo na cidade, há dias, a cada noturno arrebol. É só prestar atenção no entardecer. Ontem, depois da chuva inesperada das 17h, depois da forte ventania, o sol lançou uns últimos raios sobre a cidade – e o espetáculo foi novamente deslumbrante. A foto o avaliza.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42601
De: Moura Data: Quinta 15/1/2009 11:15:27
Cidade: M. Claros

Os carros de som, as carrocinhas de som, o som na porta das lojas, a farra geral de sons insuportáveis, tudo segue enlouquecendo a população, no centro e nos bairros.A lei proíbe e é ignorada. Cai a qualidade de vida de todos. Até quando?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42599
De: Estado de Minas - Uai Data: Quinta 15/1/2009 10:23:29
Cidade: Belo Horizonte

Montes Claros se prepara para evitar epidemia de dengue - Luiz Ribeiro - As autoridades sanitárias de Montes Claros, no Norte de Minas, estão em alerta máximo contra o avanço da dengue. A cidade tem um índice de infestação de larvas do mosquito transmissor de 5,8%, bem acima do índice aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. Ao fazer esta revelação, na quarta-feira, o secretário municipal de Saúde, José Geraldo Drumond, disse que a infestação demonstra que o "alto risco" de a cidade ter uma epidemia da doença nos meses de fevereiro e março, tendo em vista que os focos aumentaram muito com as últimas chuvas. Por isso, vai intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor, estando programado para próxima semana o "Dia D de Combate à Dengue".No ano passado, Montes Claros esteve entre as seis cidades de Minas que registraram mais casos de dengue. Conforme dados da Gerência Regional de Saúde (GRS), em 2008 foram notificados 1.832 casos, contra 1.049 casos notificados em 2007. (...) a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses, realizou um levantamento de infestação domiciliar do mosquito transmissor em 160 bairros de Montes Claros (dividida em 16 regiões). A maior incidência (11,9%) foi verificada nos bairros Santos Reis, Edgar Pereira, João Gordo, Vila Brasília e Todos Santos.A infestação do mosquito transmissor nos domicílios também é alta na região compreendida pelos bairros Lourdes, Vila Ipiranga, São José, São João e Vila Exposição (8,9%), assim também como nos bairros Vila Regina, Alice Maia, Renascença e Planalto (8,6%). Outros bairros que tiveram um alto índice de presença das larvas do mosquito foram: Vila Áurea, Santa Eugênia e Jardim Eldorado (8,3%).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42598
De: Raphael Reys Data: Quinta 15/1/2009 09:38:47
Cidade: Moc - Mg  País: Br

PODE FALAR ALTO!
Agosto, 1970. Vestindo terno xadrezinho, modelo inglês, colete, gravata borboleta, sapatos de verniz alemão, lencinho de organdi no bolso superior do paletó, abotoaduras de ouro, topete de artista francês e cheirando a fragrância de nuit de Noel. Este cartão de visitas dizia ser diretor presidente de uma fábrica de peças de reposição para fornos industrial em São Paulo. Gestos delicados, boquinha de fresco, movimentos faciais e labiais de finesse. Perguntou se havia muito engenheiro estrangeiro com sotaque (ele adorava ouvir) na empresa e queria ser recebido pelo gerente industrial João Bosco, já que o diretor presidente morava no Rio de Janeiro. Após a minha informação, João Bosco falou: estou muito ocupado e não vou receber esse cavalo de charrete. Manda-o cacarejar em outro terreiro. Encaminhei-o ao engenheiro chefe de manutenção e ele não aceitou alegando falta de status do mesmo para recebê-lo. O enfeitado saiu pisando em brasas por não ter sido recebido pelo nosso gerente industrial. Empurrei a bomba para a Cowan, lhe sugeri falar com o Zé Amorim, diretor da empresa citada. Lá usava forno industrial! Como o Zé era prático e explícito, além de adotar a funcionalidade nos seus afazeres de diretor da indústria cerâmica, atendia na entrada do prédio. Sem portas. Tudo aberto. Controlava tudo ao vivo e em cores. O dândi chegou, sentou e fez uma cara de muxoxo, com biquinho de boca, pois, imaginava um gabinete com poltronas de veludo e ar condicionado. Zé por trás dos óculos aro de tartaruga já sacara o enfeitado e a princípio não foi com a fachada daquele presidente de indústria de meia tigela e afrescalhado. Iniciado o diálogo o homem exagerou na gesticulação cuidadosa. Movimentos refinados, boquinha de finesse, falava baixinho e o semblante refletia meia gravidade. Com o natural calor dos fornos da indústria, aliado à temperatura escaldante de agosto e a frescura daquele almofadinha lhe enchendo o saco tupiniquim, a gola da camisa Volta ao Mundo do Zé ensopou. Não deu outra! Insuflado pela pressão tripla o Zé vociferou entre dentes: essa empresa aqui é nossa e não devemos nada a ninguém. Portanto, fique a vontade e pode falar alto seu F.D.P! Aqui não tem fresco e nem dama de alta sociedade! Portanto, pode abrir a sua caixa de ferramenta, e falar logo um “bom dia fidúma égua!”! O almofadinha, que estava no seu dia de cão, se sentindo escorraçado, escafedeu-se e gramou o beco de volta à terra da garoa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42595
De: Pinto Data: Quinta 15/1/2009 08:46:16
Cidade: Brasília DF

O Brasil que viu morrer, afogado, na praia de Bertioga, em 7 de fevereiro de 1979, o médico nazista Josef Mengele é o mesmo que agora se nega a entregar à Itália o assassino italiano Cesare Battisti. Para quem não sabe, o foragido nazista, dos mais procurados da história da humanidade em todos os tempos, morreu placidamente afogado, quando quis o Criador pôr termo nos seus dias.Até lá, era um velhote simpático, no gozo da vida. Foi um médico alemão encarregado de enviar crianças, velhos, judeus enfim, para as câmeras de gás.O apelido de Mengele era Beppo, conhecido como Todesengel, "O Anjo da Morte" (devido a seus olhos azuis, considerados muito belos). A Itália ontem convocou o embaixador brasileiro para explicações. A Europa discute mais está pérola dos governos do Brasil. Triste Brasil.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42594
De: Martins Data: Quinta 15/1/2009 08:45:00
Cidade: Moc

Sobre a mensagem 42.502 Raquel, você esqueceu de um detalhe importante: lá pelo 4 dia em diante, depois de muito marisco, camarão e acarajés e cocadas à moda, tudo de pouco costume do montesclarense, quem é que aparece? O famoso piriri, com seus incômodos, parecendo à doce de leite pomadinha da Coopagro...Daí prá frente, só as receitas caseiras..."limonada é bom, ou água de coco é melhor ou ainda, um mingauzinho de maizena(tapioca?) ajuda, se não tiver pitanga... até que o telefonema de Zé Esteves decreta: 2 comprimidos de Colestase e "para com essa começão..." Que saudades de tudo...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42592
De: V. Santos Data: Quinta 15/1/2009 08:05:43
Cidade: M. Claros MG

Pronto. A meteorologia acaba de ver chuvas novamente em M. Claros, por uma semana. A partir do próximo domingo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42583
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 14/1/2009 21:52:18
Cidade: M. Claros MG

SAUDADES DE DUCHO
Wanderlino Arruda

Poderia demorar o tempo que demorasse, depois de longo período de saudades, eu teria de escrever uma crônica sobre meu amigo Ducho, pai de Glacira e Thaís, de Lúcia e Fátima de Tarcísio e Expedito, de Tiãozinho e Raimundo, pai de Miguel e marido de Dona Geralda. E para isso valho-me de antigas anotações feitas por ocasião das homenagens que lhe foram prestadas por alunos e professores do Conservatório Lorenzo Fernandez, fruto de um momento vivo de amor e admiração, festa cantada em prosa e verso numa noite de maior alegria para o amigo Sebastião Mendes, mestre da arte de ser feliz.
Realmente, para falar de Ducho ninguém precisa ou precisava de pressa. Ele era o homem da calma constante, da boa disposição íntima, da alegria bem comportada, do sorriso sério, um desfilar de completa felicidade. Lúcido, realista, racional e equilibradamente místico, era o filósofo elegante e de bom trato, sempre portador de uma palavra amiga, sem qualquer sinal de ostentação. Ducho era um homem, sobretudo, interessante, sóbrio e limpo, parecendo estar sempre saindo do banho; amigo de todos. Equidistante, não se apegava nem se afastava de ninguém; um quase silencioso e respeitado companheiro, pois falava comedido como um velho marinheiro, voz suave de um vitorioso embaixador. Não creio que Ducho guardasse no coração qualquer traço de ressentimento; pois seu olhar era de completa paz, misto de Sócrates e de Gandhi, parecendo completo conhecedor dos mistérios de Eleusis, um tipo de viajante feliz do Nirvana, só com passagem por este planeta Terra.
Falando, certa vez, com Ducho sobre religião, perscrutando profundamente seu pensamento, perguntei-lhe sobre seu conhecimento espírita e até aonde ia sua convicção nos postulados da codificação de Kardec, tal sua harmonia de idéias, um tanto de Buda e muito Krishnamurti. Ele sorriu com o mais amistoso dos sorrisos e, sem qualquer atitude crítica, disse-me que era um fiel respeitador de todas as opiniões religiosas, mas que, por questão até de inteligência, procurava situar-se sempre acima delas, jamais as tocando diretamente. Para se viver bem com todas, respeitava-as, aproveitava de cada uma o melhor, pairando do alto, não se envolvendo, não tomando partido. Era preciso ler de tudo e retirar a essência como aconselhara o combativo e sábio apóstolo Paulo de Tarso. Aí estava o segredo obtido das suas observações e de muita leitura que sempre fez cuidadosamente, já que muitos são os caminhos que nos levam a Deus.
Para Ducho, o purgatório, que o homem tem construído, poderia transformar-se em céu, se o estado geral das consciências fosse melhor, se houvesse menos ambição, menos pressa, esse cansativo jogo em busca do poder e da riqueza. Cada criatura deveria legislar sobre o próprio bem com a busca do equilíbrio, da tolerância, confiando sempre na sabedoria divina, cuidando de não se ferir e não ofender os companheiros de romagem da vida. A felicidade pode ser encontrada, e ele sempre a encontrou. Afinal se não fosse assim, como estaria diante dos seus milhares de amigos?...
Já com mais de noventa anos, saúde perfeita, prática diária de longa, Sebastião Mendes, o nosso Ducho, empresário e artista, intelectual e filósofo, era o melhor exemplo de companheirismo, o melhor agente da soberania e da sóbria distinção dos sertanejos de Montes Claros. Um maravilhoso exemplo!

Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42582
De: Vieira Data: Quarta 14/1/2009 21:38:54
Cidade: Moc

Esta hospitalizado desde hoje cedo o arquiteto Aliomar Veloso Assis. O quadro é de um AVC (acidente vascular cerebral) e os médicos procuram definir a sua extensão. Aliomar assumiu interinamente a presidência da Esurb e a direção de um instituto municipal de planejamento. Torcemos todos para que o competente arquiteto logo se restabeleça e volte ao convívio dos seus numerosos amigos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42572
De: Jornalista Luiz Ribeiro Data: Quarta 14/1/2009 15:28:51
Cidade: Montes Claros/MG

O Caderno Agropecuário, do Estado de Minas, da última segunda-feira (12/01), trouxe um artigo interessante, assinado pelo empresário João Bosco Martins Abreu. Para quem não sabe, João Bosco foi um dos maiores benfeitores de Montes Claros, como diretor da ex-Matsulfur (atual fábrica de cimento da Lafarge). Não tive convivência com ele em Montes Claros, a não ser relação profissional, o que não impediu que, desde criança, sem ainda conhecê-lo, tornar-me o seu admirador pelo seu envolvimento com as questões de interesse da comunidade. O "doutor" João Bosco mostra que quem nasceu para ser líder, assim será sempre. Com transferência da fábrica de cimento da Asamar para outro grupo, mudou de cidade e mudou de setor. Passou a atuar num ramo complemente diferente (na região Pará de Minas, acho), de suinocultura. Mas, também se firmou no setor e hoje é presidente da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais, condição pela qual assina o brilhante artigo no Caderno Agropecuário do Estado de Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42570
De: Alexandre Data: Quarta 14/1/2009 15:08:11
Cidade: Brasília DF

Estamos todos torcendo pelo simpático vice presidente José Alencar, já submetido a 12 cirurgias para debelar um câncer, há muitos anos. Ele não desiste, mesmo com a última notícia dos médicos, de que o tumor no abdomen não regrediu o tanto que esperavam os especialistas. Os médicos examinam novas estratégias de tratamento. Com a fé que tem, ficará bom depressa, para a alegria dos seus amigos. E de M. Claros, onde é o principal acionista da Coteminas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42569
De: Daniel Data: Quarta 14/1/2009 15:03:37
Cidade: M. Claros

Meus parabéns à competência do montesclaros.com. A notícia que os principais jornais de BH apenas hoje publicam, como sua principal manchete, foi dada por vocês com antecedência de dois dias. Eis a notícia, que pode ser conferida por todos:
12/01/09 - 9h - Brasil pode ter perdido 600 mil empregos só em dezembro, vai revelar o governo
Manchete principal do jornal O Tempo, hoje, em BH:
Crise pode ter acabado com 600 mil vagas em dezembro.

Parabéns ainda pelo "furo" no caso do suspeito de ser mandante da morte de um casal em M. Claros. Li a notícia de sua morte, na Bahia, pelo menos 3 dias antes que dessem conta os demais jornais (de Moc e BH)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42564
De: Antenor Data: Quarta 14/1/2009 12:35:37
Cidade: MNoc

O secretário da Saúde, José Geraldo Drumond, acaba de confirmar que é de "alto risco" a iminência de uma epidemia de dengue em Montes Claros. Culpou a administração passada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42563
De: Luiz de Paula Data: Quarta 14/1/2009 12:35:21
Cidade: Montes Claros

(Do livro "Por Cima dos Telhados, Por Baixo dos Arvoredos" - Parte 68)

Outro problema inquietante é o impacto do crescimento populacional. A partir das descobertas de PASTEUR, vêm sendo vencidas as chamadas doenças de massa, mediante o combate eficaz às bactérias, vírus, protozoários, macro-parasitos e insetos, e a humanidade passou a crescer a passos de gigante. Calcula-se que o homem habita a terra há 2 bilhões de anos. Desde então até o nascimento de Cristo a população mundial atingira 250 milhões de habitantes. Em 1.830 alcançou 1 bilhão. E hoje, menos de 150 anos decorridos, abeira-se de 4 bilhões, devendo alcançar 6 bilhões ou quase isso no ano 2.000. O Sudoeste da Ásia, o continente africano e a América latina estão duplicando a sua população a cada 25 anos e só essas áreas, se continuarem a crescer na mesma proporção, deverão conter 40 bilhões de habitantes dentro de um século.
As nações industrializadas possuem cerca de 1,3 bilhão de habitantes e as subdesenvolvidas 2,6 bilhões, na proporção de 2 subdesenvolvidos para 1 desenvolvido. Dentro de um século essa proporção será de 20 para 1. Pode-se fazer uma idéia a que níveis chegarão os antagonismos raciais e as tensões sociais se a explosão demográfica não for contida.
Falávamos, no início, na generalização da violência, sem falarmos nas guerras. Lançando o olhar ao passado, verifica-se que não houve redução de confrontos bélicos nos últimos 200 anos. Além das duas grandes guerras, têm ocorrido lutas praticamente em todo o mundo: na Grécia, Coréia, Nigéria, Paquistão, Indonésia, Espanha, Egito, Israel, Islândia, Irlanda, Líbano, Portugal, China, Rússia, América Latina e África.
Outro sério problema é a inevitável proliferação das armas nucleares, que em mãos de cada vez maior número de nações, passará a construir um risco crescente e quiçá incontrolável para o futuro da humanidade.
Se analisarmos estas e outras perspectivas sombrias que os pesquisadores nos apontam, chegaremos à conclusão de que todos eles se subordinam ao comportamento do homem. Mudando-se o comportamento, mudar-se-ão as perspectivas. Já Bacon o afirmava que as idéias governam o mundo. Compreende-se assim como é vasto o campo de trabalho que o mundo de hoje e do futuro oferece aos intelectuais, aos homens de pensamento, aos formadores de opinião. E não se diga que nós, na nossa modéstia de pessoas singelas do interior, nada temos a ver com isso. Temos, por que não, e muito. Primeiramente porque somos parte do problema, estamos dentro dele até o pescoço, nós e nossos filhos e os filhos de nossos filhos. O alheiamento em tais circunstâncias seria demonstração de covardia. Em segundo lugar, pelo senso de responsabilidade. Todos somos responsáveis. Cada um na medida da força ou do poder que detenha. Da influência, menor ou maior, que possa exercer.
O poder da pena revela-se às vezes maior do que a da espada. Vimos, ainda há pouco, em Portugal, um General, com a sua pena, derrubar uma ditadura de 40 anos. E ao assumir o Governo, não foi capaz de o manter com a sua espada.
Vimos esse escritor russo, prêmio Nobel de literatura, Soljénitzen, autor de “Arquipélago Gulag”, abalar o mundo com o seu depoimento sobre as torturas do regime comunista. E mais recentemente, com entrevistas à televisão na França e na Inglaterra, apressar a revisão da política de distensão dos EE.UU. para com a Rússia.
Não há dúvida de que o intelectual tem muito o que oferecer. Caberá cada vez maior importância ao que encara os problemas em sua globalidade, com sensibilidade e espírito humanístico. Para influir, nos limites da responsabilidade de cada um, neste limiar de um novo século que nos conduzirá ao terceiro milênio, na construção de um mundo novo. Um mundo que começa em nosso lar, em nossa rua, em nossa cidade, em nosso País. Um mundo que desejamos traga a vitória sobre a violência, sobre a escravidão, sobre a pobreza, sobre a ignorância, sobre as doenças, sobre a injustiça. Um mundo de trabalho fecundo, de ordem, de alegria e de Paz.
Sem esquecer e principalmente sem jamais desprezar o amor ao quotidiano, às coisas muitas vezes simples e aparentemente pequenas, mas que dão grandeza à vida.
Quero agradecer as palavras de apresentação, tão amáveis e honrosas que tive da parte da oradora oficial. A professora Ivone Silveira, ilustre presidente desta Academia, traçou o meu perfil com o pincel da amizade. Os seus olhos bondosos descobriram em mim, e multiplicaram, qualidades intelectuais que não possuo. À bondosa apresentadora meus sinceros agradecimentos.
Quero manifestar também o quanto me sinto honrado e jubiloso por compartilhar as emoções deste momento com dois excelentes amigos, autenticas vocações de intelectuais, os Professores Wanderlino Arruda e Maria Luiza Silveira Teles, aos quais desde já apresento meu abraço de parabéns.
Indicado para falar antes deles, por uma deferência que devemos aos costumes dos romanos, do direito do mais velho, antecipei-me a eles nesta apresentação, mas o fiz na condição do soldado raso que desfila à frente, conduzindo o estandarte e abrindo caminho ao luzido cortejo dos oficiais que vêm em seguida.
A todos, muito obrigado.

(continuará, nos próximos dias, até a publicação de todo o livro, que acaba de ser lançado em edição artesanal de apenas 10 volumes. As partes já publicadas podem ser lidas na seção Colunistas - Luiz de Paula)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42559
De: Jornal Hoje em dia Data: Quarta 14/1/2009 10:58:31
Cidade: BH

‘Pega pra capar’ na eleição da Amams
Adriano Souto
Não se sabe exatamente como aconteceu, mas, de repente, as eleições para a escolha do novo presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), maior entidade mineira de prefeitos, que abrange todo o Norte de Minas e vizinhos do Jequitinhonha, cuja sede fica em Montes Claros, saiu dos trilhos e avançou por caminhos perigosos, contrários aos interesses do Palácio da Liberdade, no último dia 7 de janeiro.
Sabe-se que o deputado estadual Paulo Guedes, do PT, que fez carreira em Manga, cidade da margem esquerda do São Francisco, onde se produz a tradicional “Motinha”, que é apreciada com um peixe frito enquanto se espera a chegada da balsa, foi quem articulou o “pega pra capar”. Guedes, que vem também a ser o líder da oposição na Assembleia Legislativa, conseguiu reunir boa parte da bancada do Norte de Minas, aliada do Palácio, para passar uma rasteira no prefeito reeleito do município de Patis, Valmir Morais, do PTB, que tinha o apoio do governador Aécio Neves para se reeleger presidente da Amams, pelo terceiro mandato. De toda a bancada, só ficaram com o candidato do governador o deputado Arlen Santiago, do PTB, o mais votado na região, e a deputada Elbe Brandão, do PSDB. Arlen comanda a Amams desde que foi prefeito de Coração de Jesus. Na época, Elbe Brandão, economista brilhante da Unimontes, era secretária-executiva da entidade. A confusão armada por Paulo Guedes, que levou um batalhão de assessores e parlamentares, como nunca se viu na história das eleições da Amams, fugiu aos ritos tradicionais da política mineira, principalmente os do interior, onde as lideranças seguem a orientação do Palácio da Liberdade. O anedotário político diz, há décadas, que em Minas existe apenas um partido, o PL - o partido do Palácio da Liberdade.
Na última reunião da Sudene, Valmir esteve no Recife para receber um selo do Unicef sobre cuidados com as crianças em Patis. Aproveitou a viagem para conversar com o governador Aécio Neves, a quem pediu apoio à sua reeleição na Amams. Aécio passou a orientação e o secretário de Governo, Danilo de Castro, recomendou a todos os prefeitos e deputados que tivessem bom senso e reconduzissem Valmir na Amams. Mesmo assim,Paulo Guedes costurou uma dissidência para que o prefeito de Patis não fosse reeleito. Quase conseguiu. Foram lançados dois outros candidatos: o prefeito de Ubaí, Marco Antônio de Andrade, do PSB, e o prefeito de São João da Ponte, Fábio Madeiras, do PTB. Os dois foram usados por Guedes para tentar rachar o grupo de Arlen Santiago, que tem maioria na Amams.
Quando viram que não tinham voto suficiente, entraram com um pedido de impugnação da candidatura de Valmir junto ao juiz de Montes Claros. Na hora de a onça beber água, por 25 votos a 24 os prefeitos decidiram adiar a eleição, para aguardar a decisão final do mérito na Justiça. E marcaram outra eleição para 9 de fevereiro. Prevaleceu a prudência. Vinte e quatro horas depois, a liminar conseguida com um juiz de Montes Claros foi cassada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Agora, com a queda da liminar, a eleição recomeça do zero. Valmir já conseguiu inscrever seu nome e agora tenta novo apoio do Palácio da Liberdade. Até o dia 9 de fevereiro, existe tempo suficiente para evitar surpresas de última hora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42558
De: Estado de Minas - Uai Data: Quarta 14/1/2009 10:53:16
Cidade: Belo Horizonte/MG

Sem ser julgado, suspeito de assassinato em Montes Claros morre na Bahia - Luiz Ribeiro - Morreu em Vitória da Conquista, no interior da Bahia, nesta semana, o empresário Dalmar Ferraz de Melo, de 59 anos, apontado como principal suspeito de ser o mandante do assassinato do radialista Rosalvo Teixeira Bastos, de 28, e da namorada dele, a pedagoga Daniela Costa Oliveira, de 24, ocorrido em 4 de maio de 2002, em Montes Claros, no Norte de Minas. A morte do casal, investigada pelo delegado de Homicídios Paulo Bittencourt, foi um crime de grande repercussão na cidade, mas continua impune.
Dalmar Ferraz foi apontado como mandante, juntamente com o seu filho, Dalmar Ferraz de Melo Júnior. Mas, os dois sempre negaram qualquer participação no assassinato. Na terça-feira à tarde, o advogado Eustáquio Crusoé, contratado por Dalmar Ferraz, voltou a dizer que não existem provas contra o empresário "e muito menos contra seu filho". O casal foi morto a tiros e a facadas na porta da casa dos pais de Daniela, no centro de Montes Claros. De acordo com as investigações, Rosalvo e Daniela foram assassinatos por dois homens, que estariam numa motocicleta. Mas eles fugiram sem ser identificados.
Em julho de 2001, o estudante Danilo Ferraz de Melo, filho de Dalmar Ferraz, foi encontrado morto na suíte de um motel em Montes Claros. O delegado Paulo Bittencourt concluiu que Danilo se suicidou. O estudante estava em companhia da noiva, Adriana Costa Oliveira, irmã de Daniela. A partir de então surgiu a suspeita de que Dalmar Ferraz, com a ajuda do filho Dalmar Júnior, teria encomendado a morte de Daniela e do seu noivo, Rosalvo, para vingar da família de Adriana, conforme consta no inquérito presidido por PauloBittencourt.
Algum tempo depois da morte do casal, Dalmar Ferraz, juntamente com sua família, se mudou para Vitória da Conquista, onde tinha negócios. O empresário e seu filho foram denunciados pelo Ministério Público por duplo homicídio qualificado e chegaram a ser pronunciados pela Justiça de Montes Claros para serem levados a júri popular. Os seus advogados entraram com recurso especial contra a pronúncia no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Dalmar morreu de infecção generalizada no último domingo, em um hospital de Vitória da Conquista, onde estava internado havia 20 dias. O advogado Eustáquio Cruosé disse que, com a morte do principal suspeito, o processo tem prosseguimento normal, objetivando o julgamento de Dalmar Ferraz Júnior. "A questão é que não existe nenhuma prova nos autos", sustenta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42555
De: J. Ribeiro Data: Quarta 14/1/2009 09:43:00
Cidade: Montes Claros

É cada dia mais consistente a ameaça de uma grande epidemia de dengue em M. Claros. Neste final/começo de ano não mais são vistos nas ruas os esforçados caçadores do mosquito transmissor da dengue, muito menos o carro do fumacê, que antes das eleições de vez em quando aparecia. A gravidade ainda é maior: sabe aquela "piscina" improvisada de água de chuva, fotografia mostrada no mural, no topo de um dos nossos edifícios mais importantes? Até ontem a piscina continuava lá, cheínha, de água límpida, ideal para o mosquito da dengue.Nenhuma providência foi tomada. Nem do prédio, nem das autoridadaes sanitárias. Ninguém tugiu nem mugiu. O mosquito está com tudo, e não perdoa. A população pode pagar um altíssimo preço pela negligência generalizada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42550
De: Flor Data: Quarta 14/1/2009 08:44:31
Cidade: Montes Claros

Atenção população do norte de Minas,existe uma quadrilha aplicando um golpe nas pessoas ,cuidado!Ontem fui a cvítima escolhida, graças a Deus desconfiei imediatamente e não aceitei o pedido. O golpe funciona da seguiinte forma: Um bandido liga para o telefone fixo de sua casa, normalmente liga a cobrar e fala que é um parente seu que está com o carro quebrado em tal estrada, ( as mais utilizadas são Januuba,januaria e Pirapora)e que o conserto vai ficar caro e o mecanico não aceita cheque, que precisa de dinheiro e que vai pedir ao mecanico para ir buscar o dinheiro enquanto o "tal parente" fica na estrada olhando o carro, algumas familias, se desesperam e atendem ao pedido imediatamente sem investigar se realmente aquele parente citado pelo bandido está em perigo,o bandido então, vai à casa da vítima,pega o dinheiro e tchau e benção. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42547
De: Flávio Maurício Data: Quarta 14/1/2009 08:26:12
Cidade: Januária - MG  País: Brasil

Onde, tardinha pra boca da noite, grande ameaça de temporal fez o São Francisco arrepiar todo. Ondas de quase meio metro se formaram no Velho Chico. Ficou só nisso. Chuva muito pouca.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42543
De: Avelar Data: Terça 13/1/2009 23:16:35
Cidade: Moc

Alguma coisa anda transitoriamente mudada em M. Claros. Antes, a meteorologia dizia: não vai chover, e não chovia. Batata. Quando dizia - vai chover, podia até chover. Agora, sinal dos tempos, ai de nós, a meteorologia diz que não há chuva- e eis que ela, a chuva, despenca. Como hoje à tarde. Mudou a chuva ou mudamos nós? Mudou o Natal. A Transmultas, ora a transmulta, continua multando.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42528
De: Martins Data: Terça 13/1/2009 17:14:44
Cidade: M. Claros

Uma chuva repentina, com açoitados ventos, acaba de cair em M. Claros. Nada além de 4 milímetros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42520
De: O Tempo Data: Terça 13/1/2009 12:15:11
Cidade: Belo Horizonte/MG

Silêncio, o primeiro dever do cidadão

Waldir de Luna Carneiro

Carlyle, historiador escocês, tinha verdadeiro pavor de ruídos; nem o canto do galo, nem o rodar de um coche, nem o tiquetaque do relógio ele suportava. Sua mulher teve que comprar e dar fim a todos os galos da redondeza. Conta-se também que Goethe detestava o barulho, assim como santo Tomás de Aquino, que não suportava um trovejar anunciando chuva, e Leonardo da Vinci. Schiller, o dramaturgo alemão, costumava dizer que "O silêncio é o primeiro dever do cidadão". Eis aí uma bela frase para outdoors, pára-choques de caminhão e lojas.
"Dos nossos clássicos cinco sentidos - escreveu o professor Berardinelli -, o ouvido é o mais desamparado e infeliz." E Gustavo Corção acrescentava: "Porque ele não tem pálpebras. Mas é justamente essa deficiência" - continua o autor de "A Descoberta do Outro" -, "que tantas vezes lamentamos, que vem marcar o caráter principal da audição. Há entre a visão e a audição uma diferença de comportamento que pode ser enunciada assim: enquanto o normal para a vista é "estar vendo", o normal para o ouvido "é não estar ouvindo".
Os sábios romanos, no tempo de Justiniano, compreendiam a importância do silêncio; tinham empregados especiais nos palácios encarregados de manter o silêncio. Na última guerra mundial, os aviões Stukas portavam sirenes que funcionavam nos mergulhos para bombardear. Faziam dos decibéis arma de guerra.
E voltando ao professor Berardinelli: "Urge a criação de um novo instituto jurídico, que se poderia dominar ‘o direito do ouvido alheio’". E o Ministério da Saúde emitiria cartilhas citando Bernardo Houssay, Nobel de fisiologia, em castelhano para melhor impressionar: "...los ruídos traen modificaciones generales em los enfermos y sanos, disminuyen el sueno, aumentan el trabajo del corazon, traen lesiones del oido muchas veces irreparables..."
Paulo Mendes Campos já escreveu que no Brasil as leis são como vacinas, umas pegam, outras não. A do silêncio nunca pegou. A barulheira está além do suportável; uma simples motocicleta com alto-falante ruge mais que um trio elétrico.
Há poucos dias, véspera de Natal, numa loja de eletrodomésticos, constatamos um fato extraordinário: um provável comprador, meio caipira, chegou ao vendedor e perguntou se aquele aparelho de som "avançava longe" (como se estivesse comprando uma espingarda). A resposta foi imediata: o vendedor, para demonstrar, abriu o som ao máximo.

(Transcrito do jornal O Tempo, de 13/01/2009)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: