Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°81620
De: Polícia Militar Data: Quinta 2/6/2016 10:01:37
Cidade: Montes Claros

A Polícia Militar prendeu/apreendeu no final da noite de ontem, no bairro Dr. João Alves, 01 mulheres de 33 anos, 03 homens com idades entre 21 e 22 anos, e 03 adolescentes de com idades entre 15 e 16 anos, todos acusados de envolvimentos com um homicídio e o tráfico de drogas.
Durante operação desencadeada, em virtude de um homicídio ocorrido no último dia 31 de maio, equipes da Patrulha de Prevenção ao Homicídio – PPH do 10º Batalhão realizaram abordagens em todo o bairro, em busca dos possíveis autores.
Em andamento a ação policial, foi descoberto pelos militares que várias pessoas armadas com armas de fogo, teriam entrado em uma residência naquele bairro. De posse das informações, os militares com apoio de equipes Tático Móvel do 10º Batalhão, e equipes da 11ª Cia MEsp deslocaram para o local, onde foram localizados e abordados 03 homens e 01 mulher, além de 03 adolescentes.
Foram realizadas buscas no interior da residência, sendo localizado um revólver calibre .38, marca Taurus, carregado com 05 cartuchos intactos e um picotado e não deflagrado, foram encontrados ainda quase 600 buchas de uma substância semelhante a maconha, 02 porções grandes da mesma substância, 10 munições calibre .12, 19 munições calibre .380, 19 munições calibre .38, um balança de precisão, 03 telefones celulares, além de R$189,00 em dinheiro e várias embalagens utilizadas para acondicionar drogas.
Ainda durante as buscas, foi localizada outra arma de fogo, uma pistola calibre .380, marca Imbel, contendo um carregador alongado com 19 cartuchos intactos. Os acusados possuem vários registros de prisão e abordagens relacionadas ao tráfico, ao serem questionados pelo homicídio ocorrido anteriormente, dois adolescentes abordados, assumiram a autoria do crime e informaram que só cometeram o crime por estarem sendo ameados pela vítima, informaram ainda que, o revólver calibre .38 apreendido, seria a arma utilizada no crime.
Diante dos fatos, todos os acusados foram presos/apreendidos em flagrante e conduzidos juntamente com as armas de fogo, munições, substâncias e dinheiro apreendidos, o caso continua sendo investigado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81619
De: Alberto Sena Data: Quinta 2/6/2016 09:31:40
Cidade: Grão Mogol

A MORTE DIGNA DE UM BRAVO JORNAL

Alberto Sena

Recebi do amigo virtual Carlos Roberto Veloso, de Montes Claros, “in box”, a mensagem seguinte: “Fazendo uma arrumação e triagem de meus guardados antigos, encontrei a última edição do “O Jornal de Montes Claros”, publicada em 11 de março de 1990”.
“Como esse informativo foi a fonte de iniciação para muitos jovens de nossa cidade, inclusive aonde você dedicou os primeiros passos profissionalmente, gostaria de saber se interessa ter esse exemplar. Se OK, informa-me que irei passar-lhe”.
Respondi positivamente, claro, a mensagem e informei o meu endereço e ele ficou de me enviar o exemplar da derradeira edição do “O Jornal de Montes Claros”.
Disse-me mais Carlos Roberto: “Lembro de você e de outros como Robério, Berginho, Tanajura, Robson etc. trabalhando no Jornal. Na época meus pais eram amigos do escrivão Liz Paixão”.
(Liz Paixão era um homem magro, meio casmurro ou casmurro e meio, mas competente como escrivão de polícia. Quando fui cobrir polícia para o JMC, ele e Guedes revesavam na oitiva dos envolvidos em inquéritos).
“Fui por intermédio de Liz Paixão prestar serviços na Delegacia de Polícia (lembra do capitão e depois major Abdo?) e os jovens repórteres cobriam a área policial. Na época do movimento de 1964. Enviar-lhe-ei o exemplar na próxima semana, visto estar indo hoje para minha propriedade rural”.
Disse eu então a Carlos Roberto recordar sim da época “e do major Miguel Abdo; tinha uma filha conhecida”. Desejei-lhe um bom final de semana, evidentemente agradecendo pela gentileza.
Neste 31 de maio, ele me enviou outra mensagem afirmando ter postado nos correios “o último exemplar do Jornal de Montes Claros, espero já tê-lo recebido”. Não havia recebido ainda e disse a ele, “vamos aguardar até amanhã”.
Neste 1° de junho recebi o envelope pardo em mãos, das mãos do jovem dos correios. Estava no portão, conversava com uma pessoa e ele chegou. Sorrindo entregou-me o envelope. Tratei imediatamente de enviar uma mensagem ao amigo: “Acabo de receber o jornal. Agradeço-lhe muito”.
Ele, então, respondeu-me: “(...) Tenho certeza que, com você, estará em boas mãos”. Agradeci “pela confiança”, afinal, havia me enviado a última edição do jornal onde iniciei em 1969, aos 17 anos. Trinta e oito anos depois de criado, em 1990, o jornal “escola” formador de jornalistas ainda em atividade na grande imprensa, publicava a última edição.
Em Belo Horizonte, ao ingressar na redação do jornal “Estado de Minas”, ouvi dizer pela primeira vez o quão melancólico e triste é o fim de um jornal. Era a agonia do “Diário de Minas”. Quase concomitantemente, ao fim do “Diário Católico”, que se tornou “Jornal de Minas”. O “Diário da Tarde”, já extinto, cria relegada pelo Diários Associados por causa do “Estado de Minas”, durante os seus 77 anos, além do “Diário do Comércio” representavam a mídia impressa diária da capital. Na época em que a notícia era prioridade.
Surpresa mesmo foi quando os Diários e Emissoras Associados” criaram o “Jornal de Shopping”. Era para ser um jornal “de compras”, como queria o diretor Executivo dos Diários Associados, na época, Camilo Teixeira da Costa. Mas o editor do jornal, Wander Piroli, jornalista e escritor consagrado deu aos leitores um semanário de qualidade, que concorria com o “Jornal de Casa” aos domingos.
Dos jornais citados, só o “Estado de Minas” e o “Diário do Comércio” não morreram, mas entraram no estágio de agonia, da mesma forma como aconteceu aos outros. O fechamento do “Jornal de Shopping”, em 1982, foi de modo agressivo. O jornal já estava na gráfica dos Diários Associados para ser impresso, na noite de sexta feira. Circularia no final/início de semana.
A surpresa estava na primeira página. A direção do DA pôs uma nota informando aos leitores ser aquela edição a última, sem dar dar a menor satisfação ao Piroli e a redação. Nem se pode comparar esse ato do DA, indigno, com a maneira digna como o jornalista Oswaldo Antunes, dono do “O Jornal de Montes Claros” anunciou, em editorial primoroso, intitulado “Calar antes do fim”, a edição derradeira.
Vale a pena reler o texto. Começa assim: “Este será o último número do Jornal de Montes Claros, depois de trinta e oito anos de trabalho e de bravura...”

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81618
De: Manoel Hygino Data: Quinta 2/6/2016 09:01:35
Cidade: Belo Horizonte

A opinião pública apática

Hoje em Dia - Manoel Hygino

Por mais que se queira ou se quisesse, não se poderia deixar de focalizar os acontecimentos que marcam o grave período político que atravessamos. A hora não admite omissão e, para salvar o que de bom e exemplar sobrou do caos, tem a nação de unir-se em defesa da nobreza e da dignidade na ação política.
Não se há de permitir que os vendilhões do templo, os desonestos, os larápios aproveitadores de oportunidades se sirvam das benesses e facilidades que a administração da coisa pública facilita. É hora e vez de os brasileiros se unirem em torno de seus ideias e de princípios para gerir. Enfim, tempos uma república, res publica.
Em seu “Refletindo o Direito e a Justiça”, o desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima (nascido em São João del-Rei e ex-juiz de Direito da Comarca de Montes Claros) focaliza os problemas que enfrentamos hoje e que, em alguns casos, apenas dão continuação ao que vem de outras eras, mas deveria ter sido extirpado dos costumes.
Para o magistrado, no Brasil existem “duas éticas”: uma para a população, outra para a elite. A primeira austera e a segunda, condescendente. Rogério Medeiros observa: “Qualquer país – ressalve-se – convive com a corrupção. Sendo impossível erradicá-la, pode-se contê-la em limites razoáveis. Tal contenção, evidentemente, não vem ocorrendo em nosso país”.
Acrescenta: “O fenômeno não é exclusivamente nacional. Ocorre em outros países, sobretudo nos subdesenvolvidos. Entre nós, como em toda a América Latina, mesclam-se caudilhismo e corrupção. Escrevia Jacques Lambert: “Se está encerrada a era do caudilhismo, pelo menos na maior parte da América Latina, os hábitos adquiridos deixaram traços duradouros na vida política de países que durante tanto tempo ele dominou”.
“Pode-se pensar, por exemplo, que a longa persistência do caciquismo tornou mais difícil o desaparecimento de um estado de espírito - de que, certa ou erradamente, todos se queixam na América Latina – que levaria muitos homens públicos a considerar normal o enriquecimento dos que detêm o poder”.
A pergunta que faço: será este o estigma da hora que atravessamos? A sucessão de escândalos, de denúncias, as delações de gravações com acusações a “ilustres” homens da res publica se não surpreendem, nos deixam estarrecidos. Embora, como comenta Medeiros, “Alvissareiramente se espraiam candentes clamores por ética na vida pública, em todos os níveis federativos. As lutas contra as transgressões da moralidade administrativa ocupam grande parte das notícias dos meios de comunicação social. Aviventam, diariamente, os valores morais, os quais vão sendo paulatinamente incorporados às ordens jurídicas de vanguarda”.
O papel das atuais gerações tem, portanto, relevância muito especial. Chegaram a hora e minuto de se esforçarem para que os cidadãos, por todos os meios, virem a tenebrosa página da história. Os sendeiros estão abertos e cabe à sociedade agir decisivamente. Temos de remover o que impede de se atuar em benefício da nação e de cada cidadão.
Se Bilac Pinto condenou um passado que ainda é presente, expresso em apenas duas linhas, temos de riscá-los definitivamente de nossas práticas: “o que torna mais grave esse fenômeno – da corrupção política e administrativa - , que ocorre em todos os níveis do governo, é a apatia da opinião pública diante dele”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81617
De: Maria Ribeiro Pires Data: Quarta 1/6/2016 13:45:56
Cidade: BH

Dívida de gratidão de Montes Claros e de todo o Norte de Minas De Minas

Por Maria Ribeiro Pires

Há muita dívida com as Irmãs do Colégio Imaculada Conceição.
As moças ainda jovens saíam de cidades pequenas ou de grandes fazendas e iam para o internato do Colégio das Irmãs em Montes Claros. Aprendiam francês, português, matemática... mas acima de tudo aprendiam uma postura de civilidade, de organização que levariam depois de formadas a sua terra natal . Eram professoras e ensinariam às crianças e adultos. Aprendiam a postura à mesa de refeição, a maneira de cumprimentar e de comportarem-se em sala de visitas ou em salas de aulas. Não só aprendiam as disciplinas do currículo escolar... Eram professoras e já crescidas, já moças feitas voltariam para as fazendas sendo arrimo para quem delas necessitassem. Importante a sua ajuda para a Paróquia, para a Prefeitura. Era até um bom partido para um homem que ia se casar com uma professora formada no Colégio Imaculada em Montes Claros. Ensinavam música, piano, pois haviam aprendido no Colégio a tocar, cantar, representar em peças teatrais e passavam a todos o que lhes havia sido ensinado com as Mestras.. Bendito Colégio! Desde os tempos das Irmãs belgas até o s dias de hoje. Educadas, formavam gerações. Se casadas, ensinavam aos filhos nova posturas frente ao Mundo.
Quem se lembra das Irmãs belgas, a Irmã Canuta, Emili? E tantas outras? Vinham Irmãs da Bélgica, mas outras eram brasileiras e traziam saudades e histórias de Araguari, de São Paulo. Irmã Eloina nos contava histórias sobre o plantio do café.
Irmã Beata, Irmã Malvina ficavam na Santa casa, mas outras Irmãs eram destinadas ao magistério.
Com que carinho guardo a lembrança de Irmã de Lourdes, sempre saudosa de Januária e do sol deitando seus raios de luzes sobre o Rio São Francisco
Agora, recebo uma notícia muito triste. Irmã Dulce nos deixou. É como se um pedaço de nossa história estivesse partido. Só agora é que percebemos o bem que fizeram conosco. Mesmo indo para centros maiores suas alunas cuidam-se de se reunir, mostrar fotos e contar fatos da vida escolar. A lembrança do Colégio é indelével.
Talvez Irmã Dulce em sua delicadeza, sua generosidade nunca percebeu o quanto significou para nós o seu sorriso mesmo na gravidade de seus ensinamentos. Agora, fora dos portões do Colégio, fica aquela lembrança do que ela nos ensinou no catecismo de Jesus, e isto nos dá a certeza de que hoje ela está na casa do Pai. Que de lá ela nos abençoe.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81616
De: Estado de Minas Data: Quarta 1/6/2016 12:08:51
Cidade: BH

Delegado responsável pela prisão de Ruy Muniz vira alvo de polêmica em Montes Claros - Marcelo Eduardo Freitas foi convidado pelo deputado estadual Paulo Guedes, do PT, a se candidatar pelo partido como prefeito da cidade, além de assumir uma secretaria - Luiz Ribeiro - O delegado chefe da Polícia Federal (PF) em Montes Claros, Marcelo Eduardo Freitas, virou alvo de polêmica nesta terça-feira, nas conversas políticas na cidade e também nas redes sociais. Ele, que é o terceiro colocado na votação para formação da lista tríplice para diretor-geral da PF a ser entregue como sugestão ao presidente interino Michel Temer e ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, foi convidado pelo deputado estadual Paulo Guedes (PT), a se candidatar pelo PT como prefeito da cidade, além de ter recebido o convite para assumir uma secretaria no governo estadual. O delegado recusou ambos os convites. Mesmo assim, o fato ganhou repercussão.
O encontro com o petista, realizado na noite de segunda-feira, ganhou ampla divulgação, após ser explorado por pessoas ligadas ao prefeito afastado Ruy Muniz, que cumpre prisão domiciliar. Por decisão da Justiça Federal, Muniz foi preso em 18 de abril, pela suspeita de prejudicar o funcionamento de hospitais da cidade conveniados pelo SUS para favorecer unidade hospitalar da rede educacional de propriedade da família dele. Ele também foi acusado de ameaçar de morte testemunhas do processo de investigações feitas pela PF e pelo Ministério Público Federal. As investigações foram chefiadas por Freitas, que também foi o delegado responsável pela prisão do prefeito afastado, feita em Brasília (DF), um dia após a mulher dele, a deputada federal Raquel Muniz (PSD), ter votado a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff e ter citado o marido como exemplo para o país.
Por outro lado, Paulo Guedes, que é adversário de Muniz, foi um dos alvos na Operação Curinga, também de alçada da delegacia chefiada por Freitas, que investigou crime eleitoral na campanha de 2014 e esquema de fraudes contra a previdência social em Monte Azul. Além disso, os correligionários de Muniz e militantes anti-PT também usaram as redes sociais para divulgar que que Guedes também estaria sendo investigado na Operação Anacrônico, após delação premiada do empresário Benedito Oliveira, o Bené.
Ao tomarem conhecimento da reunião entre Marcelo Freitas e Paulo Guedes, pessoas ligadas diretamente a Ruy Muniz se reuniram em frente ao local do encontro, o apartamento do empresário Arnaldo Mendes Teixeira, ex-diretor regional do Instituto do Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), no bairro Augusta Mota. O grupo fez “vigília” no local e gravou vídeos, que mais tarde foram postados em redes sociais. Nas gravações é possível ver Guedes e Freitas deixando o local em horários distintos, o primeiro durante a madrugada e o segundo na manhã desta terça-feira.
A reportagem não conseguiu falar com Marcelo Freitas. Em nota divulgada nas redes sociais, ele informa que “em reunião realizada na noite da última terça-feira”, recebeu convite para assumir a secretária de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Sedinor – e que também foi convidado a “se candidatar a prefeito de Montes Claros pelo Partido dos Trabalhadores”, mas recusou os convites, “já que o trabalho desenvolvido atualmente é incompatível, neste momento, com pretensões de natureza partidária”. Também lembra que chamou a atenção o fato de o prefeito afastado Ruy Muniz “recrutar uma tropa de choque” para seguir os seus passos.
Ouvido pelo Estado de Minas na noite desta terça-feira, o deputado Paulo Guedes assumiu o encontro com o delegado da PF. “Nós sentamos para comer um frango (caipira) na casa do Arnaldo”, disse. Ele também confirmou que convidou Marcelo Freitas para assumir a Secretaria do Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas, que era chefiada pelo próprio parlamentar petista. O deputado revelou que também fez convite a Marcelo Freitas para ser candidato a prefeito pelo PT ou por algum partido aliado dos petistas. “Mas, ele disse que, no momento não tem interesse em entrar na disputa eleitoral”, afirmou Paulo Guedes. Pelas regras da Justiça Eleitoral, por ser policial, Freitas pode se filiar até o próximo dia 2 de junho.
`Intocáveis`
Em mensagem postada em uma rede social, o delegado Marcelo Eduardo Freitas agradece a votação dos colegas que garantiu a sua inclusão na lista tríplice com sugestão para a escolha do diretor-geral. “ Figurar na lista (tríplice), estando no interior do norte de Minas Gerais, é motivo de muito orgulho. Fruto de um trabalho que certamente incomoda a muitos que se consideravam intocáveis”, afirma Freitas. Ele completa: “A PF precisa ser fortalecida. A escolha de seu diretor, por intermédio da lista tríplice, para mandato fixo, é um caminho sem volta, evidenciando que a Polícia Federal é uma instituição republicana que não pode parar jamais”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81615
De: Polícia Militar Data: Quarta 1/6/2016 09:49:12
Cidade: Montes Claros

(...) Policiais Militares ontem 31, por volta das 14h50min, durante patrulhamento, receberam informações que na rua Venezuela, bairro Dr. João Alves, nesta cidade, 02 (duas) pessoas haviam sido alvejadas por disparos de arma de fogo e estariam caídas ao solo; no local localizaram as vítimas, 01 (uma) delas identificada como B. A. B. R., 19 anos, teve o óbito constatado por equipe do SAMU; a segunda vítima, identificada como uma adolescente de 17 anos, apresentava 01 (um) orifício nas nádegas, proveniente de disparo de arma de fogo, sendo conduzida ao HPS onde permaneceu sob cuidados médicos; questionada sobre os fatos informou que se encontrava na porta de sua casa, quando escutou estampidos de arma de fogo, começou a correr, contudo, foi alvejada. Perícia compareceu ao local onde constatou o óbito de B. A. B. R., atingido por 03 (três) disparos, no pé esquerdo, peito e nádegas, sendo recolhida 01 (uma) “blindagem” de projétil de calibre ainda não definido. Durante rastreamento receberam informações, anônimas, sobre os possíveis autores; de posse das informações conseguiram identificar um deles como sendo um adolescente em conflito com a lei, 16 anos, contudo este não foi localizado em sua residência, tendo a sua genitora informado não saber informar o paradeiro de seu filho. Após os trabalhos periciais o corpo de B. A. B. R., foi liberado ao serviço funerário. Rastreamento continua.

***

Polícia Militar - Policiais Militares ontem 31, por volta das 19h53min, durante patrulhamento pela rua Denerval Campos, bairro Vera Cruz, nesta cidade, avistaram 02 (dois) indivíduos, numa motocicleta, cor preta, com o farol apagado; diante da fundada suspeita deram ordem de parada aos indivíduos, contudo o condutor não obedeceu; ao perceber a presença policial aproximou-se do passeio, reduziu a velocidade, momento que o passageiro pulou da motocicleta, contudo foi abordado e identificado como W. R. A., 22 anos. O condutor da motocicleta não acatou as ordens de parada, evadindo em alta velocidade, sendo acompanhado e solicitado apoio de outras viaturas, sendo realizado o cerco e bloqueio de vias e companhamento do indivíduo, que continuou evadindo em alta velocidade atravessando a Av. Deputado Plínio Ribeiro colocando em risco a integridade física dos usuários daquela via; mais uma vez sinalizaram e verbalizaram para que ele parasse, contudo, não foram obedecidas às ordens; quando na rua Hermenegildo Soares Malaquias freou bruscamente, jogou a motocicleta ao solo e tentou apanhar algo em sua cintura, momento que os policiais militares visualizaram 01 (uma) arma de fogo e, para repelir a iminente agressão, efetuaram 01 (um) disparo com munição de elastômero, percebendo que a arma do indivíduo caiu ao solo, tendo este tentado recuperá-la, sendo efetuado mais 01 (um) disparo de munição de elastômero, momento que o indivíduo evadiu adentrando numa residência, contudo foi localizado no interior de 01 (um) quarto, existente nos fundos da residência, abordado e identificado como W. A. F. S., 31 anos, que estava lesionado do lado esquerdo da face, sendo encaminhado ao HPS para atendimento médico. A arma, 01 (um) revólver calibre .22, com numeração suprimida e municiado com 06 (seis) munições intactas, que estava caída ao solo, foi apreendida. Durante as buscas no quarto onde o indivíduo teria adentrado, localizaram 07 (sete) papelotes de substância semelhante a cocaína. Foi constatado que o condutor não possuía CNH/PPD e utilizava capacete aberto sem viseira. A motocicleta CB Twister 250, cor preta, placa HAU-2384, que não estava devidamente licenciada e com o selo violado, após lavrado os respectivos AIT`s, foi apreendida e removida ao pátio conveniado. Os indivíduos, W. A. F. S., 31 anos, possui passagem por porte ilegal de arma de fogo; e W. R. A., 22 anos, possui passagem por roubo, foram presos e conduzidos a Depol com os materiais apreendidos.

***

N. da Redação - Munição de elastômero é o nome técnico de bala de borracha.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81614
De: Polícia Militar Data: Segunda 30/5/2016 09:31:08
Cidade: Montes Claros

Às 15h30 de ontem, 29Mai, à rua Vinte e Oito, no bairro Jardim Primavera, a polícia foi acionada a registrar uma ocorrência de homicídio consumado lá ocorrida. Segundo informações prestadas pela irmã da vítima, teria viajado e deixado a adolescente de 16 anos em casa. Quando retornou da viagem, chegou em casa e deparou-se com a vítima caída sobre o sofá, com sangue em volta do seu corpo. De imediato acionou a polícia, tendo comparecido ao local a perícia técnica que constatou que a vítima teria sido alvejada com um disparo de arma de fogo no peito. Os responsáveis pelo crime são procurados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81613
De: Hitalo Data: Terça 31/5/2016 21:26:35
Cidade: Juramento  País: Brasil

Boa parte da população Juramentense escutou um "estrondo", no período das 18:30 às 19:00. Não se sabe o que foi,alguns disseram que também presenciaram um tremor. Se alguém tiver alguma notícia, ou algo pra comentar, por favor,nos informe. Obrigado!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81612
De: Copasa Data: Terça 31/5/2016 14:57:25
Cidade: Montes Claros

Neste dia 01/06/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 01/06 às 08h do dia 01/06.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 01/06 às 18h do dia 01/06
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 01/06 às 18h do dia 01/06.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 02/06/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 02/06 às 08h do dia 02/06.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 02/06 às 18h do dia 02/06.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 02/06 às 18h do dia 02/06.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 03/06/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 03/06 às 08h do dia 03/06.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 03/06 às 18h do dia 03/06
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 03/06 às 18h do dia 03/06.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 04/06/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 04/06 às 08h do dia 04/06.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 04/06 às 18h do dia 04/06.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 04/06 às 18h do dia 04/06.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 05/06/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 05/06 às 08h do dia 05/06.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 05/06 às 18h do dia 05/06
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 05/06 às 18h do dia 05/06.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 06/06/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 06/06 às 08h do dia 06/06.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 06/06 às 18h do dia 06/06.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 06/06 às 18h do dia 06/06.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81611
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Terça 31/5/2016 13:27:06
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

Aos meus caros leitores, que tanto têm me incentivado com suas mensagens alentadoras, devo desculpar-me por uma ausência forçada em vista de uma terrível tendinite no braço direito, que, por ordens médicas, deverá guardar um repouso de um mês, sem computador ou smartphone. Assim, devo suspender minhas crônicas por este período. Muita grata por tudo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81610
De: Wanderlino Arruda Data: Terça 31/5/2016 11:40:54
Cidade: Montes Claros

A SEMANA DA CULTURA DE 1999

Wanderlino Arruda

Dezoito de outubro, salão nobre do Automóvel Clube, sessão magna para abertura da Semana da Cultura, em parceria com o Consulado de Portugal, com a Sociedade das Amigas da Cultura e Elos Clube de Montes Claros. Mesa diretora: Yvonne Silveira, presidente; Miriam Carvalho, presidente das Amigas da Cultura; Victor Hugo Marques Pina, presidente do Elos Clube; Florinda Ramos Pina, representando a cônsul Fernanda Ramos; Iara Souto, secretária de Cultura; João Carlos Sobreira, representando o prefeito municipal; Maria José Colares Moreira, presidente do Comitê Internacional para o Festival de Folclore; Clarice Sarmento, representando o Conservatório Lorenzo Fernandez. Seguiu-se uma apresentação do Coral Lorenzo Fernandez, com os títulos Carmina Burana e Aleluia. Também uma declamação da professora Thaísa Terense Martins, a leitura dialógica da Carta de Pero Vaz de Caminha pelo ator Cláudio Prates e a apresentação de mensagem da cônsul Fernanda Ramos pela professora Florinda Marques Pina. Final com trechos da ópera O Guarani, pelos professores Antônio Carlos Lima e Maria Amélia, com acompanhamento da pianista Maria Lúcia Macedo. Dezoito, vinte, 21 e 22 de outubro, no salão nobre do Centro Cultural Hermes de Paula, para mais uma etapa da III Semana da Cultura, em parceria com o Consulado de Portugal, com a Sociedade das Amigas da Cultura e Elos Clube de Montes Claros. A abertura, dia dezoito, no Automóvel Clube, teve na presidência Yvonne Silveira, cerimonial de Regina Peres, secretaria de Antônio Felix. Na mesa de honra, os representantes das entidades parceiras. A palestra sobre "Portugal e Brasil descobrindo-se há 500 anos" foi feita pelo professor Marcos Fábio Martins de Oliveira, da Unimontes. Logo depois, o jogral "Brasil", de Ronaldo de Carvalho. Vasta a programação, também com participação de Milene Coutinho Maurício, Cláudio Prates, Antônio Carlos Lima, Maria Amélia e Maria Lúcia Macedo. Cerimonial da professora Edite Bastos, da Sociedade das Amigas da Cultura. Dia vinte, no Centro Cultural Hermes de Paula, presidência do sr. Victor Hugo Marques Pina, com o tema "Portugal e Brasil descobrindo-se há 500 anos", pelo professor Marcos Fábio Martins de Oliveira. Várias apresentações: "Brasil", de Cassiano Ricardo, jogral dirigido pela professora Lygia Braga; "Cantando o Brasil e Portugal", pela professora Maristela Cardoso, acompanhamento da professora Maria Lúcia Macedo. Mestre de Cerimônia, a elista Regina Barroca Peres. Dia 21, no Automóvel Clube, na presidência a professora Miriam Carvalho, presidente das Amigas da Cultura. Lançamento do livro "Raízes e Asas", da professora Maria Lúcia Becattini Miranda, com apresentação pela acadêmica Yvonne Silveira. Poemas declamados pela professora Dóris Araújo. Canções italianas pelo professor Roberto Júnior, acompanhamento da professora Maria Luísa Correia Pires. Cerimonial de Raquel Avelar, das Amigas da Cultura. Dia 22, no Elos Clube de Montes Claros, abertura pela presidente Yvonne Silveira, da Academia Montes-clarense de Letras. Mestre de Cerimônia, o acadêmico Antônio Felix. Palestra "A Herança Cultural Portuguesa" pelo acadêmico Wanderlino Arruda. "Cantando Portugal e Brasil" pelos professores Raquel Ulhoa e Roberto Júnior. Poesias portuguesas e brasileiras pela acadêmica Zoraide Guerra David. O encerramento foi de um intenso brilho, com o Coral do Elos Clube, dirigido pela maestrina Clarice Sarmento.

Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais e de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81609
De: Defesa Civil Data: Terça 31/5/2016 11:21:01
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Haverá detonação na bancada 04 Oeste - Mina JLX-Mineração, em 31/05/2016 às 17:00 h.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81608
De: Ucho Ribeiro Data: Segunda 30/5/2016 11:57:24
Cidade: Montes Claros

VENDA DE VALDIVINO

Dia morno na Jaíba. O sol se pôs arrastado, vermelho, deixando turvo de ferrugens o bordeado do horizonte. Foiceiros e vaqueiros, como de costume, largaram o trampo e se dirigiram à venda de Valdivino para lavar a goela e fazer a resenha do dia, na paz.

De repente parou na porta da venda a Veraneio empoeirada e amassada da polícia de Itacarambi, conhecida como “Lady Laura”. O Delegado Abrantes desceu decidido, costeado por dois PM`s, ressabiados, com as mãos apertadas sobre as armas. Foi direto ao proprietário, sem rodeio: - Que lambança houve aqui, Seu Valdivino? Que abatedouro foi esse?

- Calma, Seu Delegado! Num foi nada não. Senta um pouco nesse banco que eu lhe conto a história todinha. Mas se assossegue, pois de estampido assim eu posso num alembrá duns detalhe, dotô, mesmo tendo muita gente aqui que assistiu e participô da lambança, como o senhor disse... Certo é que, depois da lida, a peãozada estava toda esparramada pela venda, uns no gole, outros no truco e os de sempre contando mentira, até que Crispim de Josefa, aquele corno escurraçado do Brejo do Mutambal, ignorô, assim do nada, nadinha, meteu a mão no balcão e coiceou: - Aqui na Vila Florentina não tem homi!... O pessoal ficou ressabiado, mordido, estranhando o vomitório sem termo, aquele despautério. O chifrudo, então, voltô a relinchar: - Eu sabia, aqui não tem macho messsmo, devia tudo andar de saia... Andalécio, na sinuca, não suportou o desaforo do desafeto antigo e, sem titubear, num giro, afundou o lado grosso do taco na cabeça do Crispim de Josefa, que caiu no chão se batendo que nem galinha quando imolada. No reflexo, o junta de canga de Crispim, parceiro de foice dele lá no Brejo, conhecido por Varmir, grunhiu de lá e passô a sua afiada ferramenta de trabaio no cangote de Andalécio, que desabô pra escanteio. O companheiro de sinuca de Dalécio, de apelido Zé do Grilo, metido a valente, num solavanco arrancô sua peixeira, empurrô Varmir até as pratelêra e furou ele que nem peneira. Fuc-fuc-fuc. E isto tudo num vapt vupt, pois o filho mais graúdo de Varmir, em defesa do pai, avançô na balança da venda, pegô o maior peso, de quilo e meio, e afundô nos miolos de Zé do Grilo. Deu pra ouvir até o crec do arco da moringa. Até aí, nos conforme, briga deles e eu não queria tomá partido. Mas Ednaldo pôs fogo na fervura ao pegá a faca de retaiá porco, deixada no balcão, e partiu pra cima de Nêgo de Ramiro, meu parente afim, pro mode de coisa antiga, de muié, seu Delegado. Então começaram a misturá as coisa, a ressucitá véias mal querência, que não procedia no momento. Naquele ingranzéu, não é que Durvalino, lascador de aroeira, jararaca de espera, se irritô também e machadô uma das perna de Ednaldo? E ieu, até então sem querê tomá partido, instigado naquele redemoim de desavença, comecei a me sentir dentro da confusão. Eles soprando tição de fogueira e eu aqueçeno, né? Por precaução palpei minha peixeira, prumei ela e ajeitei a menina pr`alguma serventia anunciada. No rebuliço, a muié de Ednaldo, chamada Carmina, chegou por trás de Durvalino madeireiro, abraçou ele qui nem tamanduaçu, puxô a cabeça do coitado pelos cabelo e degolô o vivente num corte só. Sangue espirrô que nem esguicho de égua, tintando o chão de minha venda. Aí não teve jeito, seu Delegado, eu e uns chegado, todo mundo de siso, já com a baba grossa dispindurada, se arrevoltemo. Lambança até certo ponto, né, dotô?

- Hum! Mas e aí, Seu Valdivino?

-Aí nós arretemo e tomemo partido. Foi quando a briga começou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81607
De: Alberto Sena Data: Segunda 30/5/2016 09:38:20
Cidade: Grão Mogol

TRILEMA

Alberto Sena

Aconteceram de duas uma: ou a terra tremeu outra vez ou foi uma ocorrência sobrenatural, porque justificativa plausível para o estalo na parede do apartamento do hotel onde nos hospedamos, em Montes Claros, não havia, pelo menos naquele momento.
Concomitante ao estalo, o quadro pendurado na parede assinado por Márcia Nascimento, mulher do dono do hotel, inclinou para um dos lados. E o celular de Sílvia Batista oscilou como se tivesse sob interferência. A luz do apartamento piscou três vezes.
Diante das circuntâncias, não pensamos duas vezes: “Pode ser um tremor de terra”. Montes Claros deu para isso nas últimas décadas. A terra passou a tremer ou alguma ação antrópica provoca os abalos. De duas uma. Ou as duas.
Entreolhamos-nos e sugeri abandonarmos o apartamento. “Imediatamente”. Sílvia fez menção de retornar para apanhar o celular e desaconselhei. Numa situação anormal, ao voltar para buscar alguma coisa pode ser fatal.
“Vamos descer pelas escadas”. Numa hora dessa, embora nunca tivéssemos vivido nada igual, não se deve tomar o elevador. Enquanto descíamos as escadas não notamos nada de anormal, mas ainda assim fomos até a portaria e como tudo parecia normal, concluímos ter sido uma ocorrência sobrenatural.
Mas assombração não existe, pelo menos do tipo fantasmagórico como líamos quando crianças nas revistas em quadrinhos. Relutamos um pouco se devíamos ou não falar com os atendentes da portaria do hotel. “Melhor falarmos”, concluímos.
- Com qual frequência acontece tremor de terra em Montes Claros? – Perguntei e Cláudio, um dos funcionários do hotel respondeu:
- Há muito tempo não temos notícia de nenhuma ocorrência por aqui. Recentemente ocorreu na região de Belo Horizonte – ele disse.
- Sim. Mas, pergunto porque ouvimos um estalo e em seguida o quadro pendurado na parede do apartamento inclinou para um dos lados – disse a ele.
Cláudio olhou-nos com olhos inquiridores e respondeu em seguida:
- Deve ser a pressão do gás – concluiu.
Naquele momento o hotel era reabastecido de gás. Devia ser 8h. O caminhão estava nas dependências do hotel. Segundo o funcionário, o estalo pode ter sido causado pela pressão do gás no início da operação de reabastecimento.
Cláudio podia ter razão. Ou pelo menos a conclusão dele parecia ter certa lógica. Retornamos ao apartamento e deixamos o quadro inclinado na parede, da maneira como ficou após ouvirmos o estalo, como sinal de que algo de anormal aconteceu.
Se antes havia um dilema, ao final nos deparamos com um trilema: teria sido abalo de terra, algo sobrenatural ou pressão do gás?
Por acaso, a televisão estava ligada baixinho nos assombrosos acontecimentos políticos lá de Brasília, relacionados às gravações de Sérgio Machado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81606
De: José Ponciano Neto Data: Sábado 28/5/2016 11:40:49
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Olimpíada do Rio e Cientistas Internacionais “aloprados”.
Prestem atenção em uma coisa. Sempre que as pessoas são incapazes de solucionar uma devida pendência, recorre aos holofotes da mídia - Isso é indubitável!
Convivemos isso na política, no futebol, na criminalidade e nas epidemias.
Vamos começar sobre o vírus ZICA.
Desde 1947 (conforme a literatura), ano que o vírus apareceu em Uganda na África – exatamente na floresta ZICA – daí o nome do vírus – através da muriçoca “albopictus” - que os cientistas vêm monitorando os macacos e humanos da Ásia e da África. – Monitoramento sem solução não resolve.
Pois bem! Até hoje os cientistas internacionais não descobriram um método cientifico para estancar a epidemia do vírus (que não é natural do Brasil) que chegou aqui por volta 2007 e, hoje é transmitido pelo Aedes aegypti.
Como se tratava do Brasil; África e parte da Ásia; pouco interessava aos Cientistas internacionais o “impeachment” do avanço do vírus que pega carona com o nosso clima tropical na “cacunda” da muriçoca maléfica vinda do Egito.
Mas, agora que a Zica; Chikungunya e a Dengue estão virando uma ameaça global, deixando a América (Estados Unidos), Canadá e Europa vulneráveis a microcefalia ou a antecipação das doenças neurológicas no pré-natalício, vêem estes cientistas (que já demonstram a incapacidade de conter os vírus), por meio de uma carta da Organização Mundial da Saúde - OMS, sugerir que a Olimpíada do Rio de Janeiro seja transferida ou adiada. - Ora!
Isso é procurando holofotes. Bem sabem, que, milhões e milhões ($) foram gastos ao longo dos quatro anos para construir as estruturas do Parque Olímpico; organizações com a segurança; combate aos patógenos; ensaios com os grupos de danças; treinamentos com os voluntários; envolvimento da PF, Marinha, Exército, Aeronáutica; imprensa nacional e internacional; seguranças internacionais antiterror e os planos “A”, “B “e “C” para garantir o Bem-estar dos atletas e turistas.
- Sim! Existe turbulência na política e na governança do Brasil. Mas, isto é outra coisa.
Na próxima eleição os eleitores saberão combater os vírus e cupins políticos da nossa terra Brasil, sem esquecer que muitos outros corruptos querem entrar.
Considero esta dos 100 cientistas internacionais uma Olim”piada” de mau gosto. Estão querendo aparecer para o mundo, mas, na verdade, desde 1947 são incapazes no controle das muriçocas (mosquitos).
São antiéticos e inabilitados para interferirem desta maneira neste evento que é super organizado pelo Brasil e pelos países e patrocinadores do mundo inteiro.
Sempre é bom lembrar que as Olimpíadas estimulam ao esporte e, “Esporte é Saúde” e tira muitos jovens das drogas e do mundo marginal.
Cada um cuida da sua área.

(*) José Ponciano Neto é Tec. Meio Ambiente Natural e Urbano.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81605
De: Luiz Ortiga Data: Sexta 27/5/2016 19:40:57
Cidade: Brasília DF

Quantos assuntos interessantes são abordados aqui neste MURAL. O assunto sobre o Grupo Escolar Gonçalves Chaves me retornou à década de quarenta. Em 45 fiz o primeiro ano do curso primário. A praça em frente ao prédio era deserta, tinha nas laterais duas mangueiras. Os carreiros de bois, usavam a praça para descanso dos animais, após rodarem a cidade vendendo lenha. Numa dessas, um grupo de alunos tomou um carro de bois e saiu pela praça, dando uma volta. Na realidade era uma simples reinação de crianças, mas um grande perigo com aqueles animais enormes e de difícil comando e controle. A diretora, quando viu a cena, entrou em pânico. Colocou a molecada em fila indiana e à medida que entravam no portão, a diretora aplicava uma pancada com a ponta do lápis nas cabeças de cada um. Um ato covarde que não compensava a traquinagem dos colegas de então. Essa cena me ficou na memória traumatizada. Sempre ao passar pela praça, me vem à memória aquela diretora incompetente. O aprendizado era bom. No ano seguinte fui matriculado numa escola de BH e me saí bem. Mas a dor da ponta do lápis na cabeça me vem `memória quando passo pela praça.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81604
De: Alberto Sena Data: Sexta 27/5/2016 09:37:19
Cidade: Grão Mogol

VOLTA AO PARAFUSO

Alberto Sena

Por esses dias encontrei-me diante da Escola Estadual Gonçalves Chaves, em Montes Claros, na Praça João Alves, nem sei quantas décadas depois de sair a última vez pelo seu portão. Recordei-me então de quando menino de sete anos de idade entrei a primeira vez no prédio, por esse mesmo portão. Naquela época, ano de 1956, a nomenclatura era Grupo Escolar Gonçalves Chaves, e o curso era chamado “Primário”.
A família morava na Rua São Francisco, quase esquina de Rua Corrêa Machado. Por determinação expressa de dona Elvira, minha mãe querida, Lúcia, uma das minhas seis irmãs levou-me à presença da diretora do grupo, dona Maria Celestina Almeida.
A diretora me conduziu a uma sala e me submeteu a um teste de seleção. Do teste recordo-me de uma figura apresentada por ela. Era uma casa de portas e janelas azuis. Fincada no chão e apoiada no telhado da casa havia uma escada de madeira. E no telhado, por incrível possa parecer, havia um porquinho. A pergunta era: “Como o porquinho chegou ao telhado?” Respondi na bucha: “Subindo pela escada”.
Selecionado para a sala da professora dona Bernadete Costa, mãe do ainda futuro jornalista Robson Costa, que aos 17 anos encontrei no O Jornal de Montes Claros, e mais tarde, com 22 anos, com ele convivi na redação do jornal Estado de Minas, em Belo Horizonte – depois Robson foi para o Estadão/Jornal da Tarde, São Paulo, onde faleceu aos 38 anos.
Dona Bernadete era professora rigorosa e eficiente. Com ela aprendi a ler e a escrever. Era uma mulher pequena, magra. Tinha voz cheia de autoridade. Quem não cumpria à risca com as obrigações “cortava doze” com ela.
Toda segunda-feira, os alunos devidamente enfileirados diante das escadas do prédio cantavam o Hino Nacional com hasteamento da Bandeira Nacional. Em seguida, os alunos selecionados declamavam poesia de Olavo Bilac, Cecília Meirelles, Casimiro de Abreu, entre outros.
Por esses dias, em Montes Claros, com Lúcio Bemquerer, a fim de apresentar o Presépio Natural Mãos de Deus aos integrantes do grupo de oração São Pedro, no condomínio Vila Rica, onde mora dona Milene Maurício, que organizou tudo, pude recordar daquela época em que Montes Claros esbanjava sossego. De vez em quando passava uma sedan preta, carro de praça chamada.
O prédio da Escola Estadual Gonçalves Chaves ainda conserva algumas das suas caraterísticas originais. Pelo menos na fachada. A grade do muro parece a mesma, mas escondida por uma tira de latão de fora a fora, que não deixa ver o lado de dentro.
Na área do lado direito do prédio, na parte externa, onde havia enorme cruzeiro em um pedestal de cimento, cruzeiro encontrado enterrado quando do início da sua construção, simplesmente desapareceu. A área tornou-se um estacionamento de carros.
O relógio estava a caminho do meio-dia. Vários jovens chegavam ao prédio para o início de mais um dia de aula. Não havia ninguém na entrada para nos dar informações. E como não queríamos – Sílvia e eu – chamar a atenção dos alunos e parecer estarmos invadindo o colégio, preferimos nos conformar com a visão externa do prédio.
Mas a intenção era entrar e rever as salas de aula. E, principalmente, o pátio no centro do prédio. Para chegar ao pátio era preciso descer alguns degraus de escada. Pelo que pude apurar depois, o pátio já não existe. Tudo foi nivelado e ocupado.
Uma avalanche de lembranças perpassou-me a cabeça. No curso primário antigo sempre fui bom aluno. Tanto que só fiz prova final uma vez em todo o período para terminar a quarta série primária. Fazia parte do grupo de alunos com notas suficientes para ser aprovado sem precisar fazer provas finais.

Ser aprovado com antecedência, entrar em férias antes do restante da turma redundava numa alegria sem tamanho. Ao receber a notícia de que poderia ir para casa gozar férias antecipadas, ao sair do portão da escola arremeçava a pasta ao alto com os cadernos e caixa de lápis de cor e gritava a todo pulmões: “Estou de férias, passei de ano”.
Era quando tinha o dia inteirinhozinho para viver a trabalheira de jogar bolinha de gude e finca porque a essa altura do calendário chegara o período das águas. A terra estava úmida e as ferramentas necessárias afiadas para traçarem linhas no chão como quem risca e rabisca sonhos.
Ali na Praça João Alves diante do prédio da Escola Estadual Gonçalves Chaves, décadas depois, por um momento pareceu-me ouvir o vozerio dos colegas de então, na hora do recreio, chutando bola de meia em meio à poeira vermelha do pátio externo, hoje todo ocupado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81603
De: Alzemar Data: Quinta 26/5/2016 22:20:51
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Nesta quinta-feira, 26 de maio - feriado de Corpus Christi a aluna Yasmim da E. E. Professor Plínio Ribeiro que conquistou nesta dia pela manha o 2º lugar - XADREZ na etapa dos jogos do JEMG - Jogos escolares de Minas Gerais foi assaltada por volta das 19:00 horas na Praça do Rotary no bairro Jardim São Luis. Foi furtado uma bolsa marrom contendo celular e a medalha que recebeu pela manhã após os jogos do JEMG. Também foi roubado outro celular do amigo de yasmim. O local não é seguro e é alvo de constantes assaltos e presença de usuários de drogas. A praça Wanderley Fagundes no bairro Todos Santos encontra-se sem iluminação. Fica a sugestão de implantação de Olho Vivo para melhor monitoramento destes locais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81602
De: Marlene Data: Quinta 26/5/2016 11:46:00
Cidade: Belo Horizonte/MG

Do jornal O Tempo, aqui de BH, hoje:

"O número de gestantes diagnosticadas com o zika vírus em Minas Gerais neste ano já chega a 222. O dado foi divulgado ontem em um boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em uma semana, foi confirmada a presença da doença em mais 46 mulheres, sendo que no último boletim eram registrados 176 casos. (...) O boletim aponta que Montes Claros, no Norte do Estado, é o município com maior número de registros (41), seguido por Belo Horizonte (27). As cidades de Ipatinga, no Vale do Aço, e Sete Lagoas, na região Central, também estão no topo do ranking com 25 pacientes, com a doença cada uma.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81601
De: Polícia Militar Data: Quinta 26/5/2016 10:47:23
Cidade: Montes Claros

No dia 25 de maio, por volta das 23h, na rua Antônio Fiuza dos Santos, bairro Alto da Boa Vista em Montes Claros, a Polícia Militar registrou um homicídio tentado.Segundo informações, indivíduos passaram pelo local numa motocicleta e efetuaram vários disparos de arma de fogo, atingindo algumas pessoas. Militares compareceram ao local e encontraram as vítimas, uma mulher de 43 anos e um homem de 29 anos, que estavam feridas e caídas no solo. O SAMU compareceu no local e prestou socorro às vítimas. A mulher apresentava ferimento na cabeça, proveniente de disparo de arma de fogo, e foi conduzida para o hospital, ficando sob os cuidados médicos. Já o homem, apresentava três perfurações, sendo um no punho esquerdo, um na canela esquerda e um no pé direito, e foi conduzido também para o hospital onde ficou sob os cuidados médicos. Conforme testemunhas, o autor que estava na garupa de uma motocicleta de cor preta, efetuou vários disparos em direção às vítimas; e que o alvo seria outro indivíduo, que é traficante da área e genro de uma das vítimas. Compareceu ao endereço do fato, a perícia técnica que realizou os trabalhos de praxe. A Polícia Militar realiza intenso rastreamento em busca dos autores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81600
De: Copasa Data: Quinta 26/5/2016 9:59:06
Cidade: BH

A Copasa informa que o abastecimento em Montes Claros será interrompido neste domingo (29/05) a partir das 5 horas para manutenção preventiva nos decantadores do sistema Verde Grande. A normalização do abastecimento ocorrerá, de forma gradativa, no decorrer da madrugada de segunda-feira (30).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81599
De: Carlos Data: Quinta 26/5/2016 08:24:14
Cidade: Montes Claros

Qui 26/05/16 - 8h16 - "Quando Bemquerer chegou, acompanhado de Wilma Nunes, às 18h em ponto, uma hora antes da apresentação, conforme dona Milene recomendara, tudo já estava pronto. As cadeiras brancas..."
Pois bem. O excelente Lúcio de Benquerer, de quem todos gostam muito, Lúcio falou às senhoras montesclarenses segunda-feira à noite. Ontem, quarta, estava hospitalizado em M. Claros. Nada grave. Lúcio, 78 anos, enfrenta, com galhardia, um quadro de Mal de Parkinson, e de tempos em tempos baixa ao hospital para um revigoramento.
A propósito: caravana de BH que queria visitá-lo hoje em Grão Mogol, o que é frequente, teve que dar meia-volta. Foi abraçá-lo na Santa Casa, projetando nova data para a visita alpestre, alpina.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81598
De: C. Castelo Data: Quinta 26/5/2016 07:49:32
Cidade: Brasília DF

São cada dia maiores as chances de uma montesclarina, ou montesclarense - de nascimento, que seja - assumir a presidência da República.

A partir de setembro, ela - a ministra Carmen Lúcia - será a presidente do Supremo Tribunal Federal e, portanto, substituta do presidente da República, já que o substituto primeiro, imediato, seria o presidente da Câmara Federal, deputado Cunha, que está afastado - e afastado pelo próprio STF.

Um detalhe: agravando-se a crise, se Temer não persistir na presidência e se Dilma não voltar, se o impasse ocorrer ainda este ano, haverá eleição direta para presidente.

Se o tormentoso impasse ingressar mesmo no ano que vem, transbordando de ano, a escolha presidencial será então pelo Congresso, em eleição indireta.

Quem estará na presidência da República?

A montesclarense Carmen, originária de família de Espinosa, mas que nasceu na Santa Casa, na Avenida do Jatobá, posterior Avenida da Estrela, atual e destroçada Avenida Coronel Prates, em Montes Claros.

O destino. Mais uma vez, o destino. Presidência da República é destino - não se cansam de repetir os áulicos, de todos os tempos

Agora, leiam - entre aspas - o que diz hoje importante colunista carioca. A provável futura presidente da República, num momento dramático da vida nacional, está hoje em sua terra de criação, Espinosa:



"Ministra Cármen Lúcia dá gargalhadas com transcrição do grampo de Sérgio Machado - POR ANCELMO GOIS - 26/05/2016 07:01

Quando setembro vier

Antes de enfrentar 924 km de estrada para visitar o pai, em Espinosa, Minas Gerais, a ministra Cármen Lúcia, ontem, deu umas boas gargalhadas ao ler a transcrição do grampo onde Sérgio Machado diz que nunca viu um “Supremo tão merda” e “com essa mulher vai ser pior ainda”.

“Essa mulher” é a ministra Cármen, que assume a presidência do STF em setembro e não vai facilitar a vida do PL (Partido da Lava-Jato)."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81597
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 25/5/2016 08:10:46
Cidade: Montes Claros

UMA PARTE DA HISTÓRIA DA ACADEMIA

Wanderlino Arruda

Vinte e sete de novembro de 1969, sob a presidência do professor José Raimundo Neto, a décima primeira reunião da Academia na sala da Biblioteca do Clube Montes Claros. O primeiro assunto, logo depois da leitura da Ata: leitura de correspondência do dr. Simeão Ribeiro Pires, pedindo desculpas por não poder tomar posse naquele dia. Em seguida, o acadêmico Hermes de Paula apresentou os nomes sugeridos para patronos das quarenta cadeiras: Carlos Versiani, Mário Versiani Veloso, Antônio Gonçalves Chaves, Hermenegildo Chaves, João Antônio Gonçalves Chaves, Honorato José Alves, João José Alves, Camilo Filinto Prates, Hermenegildo Prates, Carlos Catão Prates, Benício Alves Prates, João de Freitas Neto, Artur Gustavo Rodrigues Vale, Eliseu Laborne Vale, Justino de Andrade Câmara, Antônio Teixeira de Carvalho, Antônio Augusto Teixeira, Ezequias Teixeira de Carvalho, Artur Lobo, Pedro Fernandes Pereira Correia, Urbino de Souza Viana, Cícero Pereira, Herculino Pereira de Sousa, Alfredo Coutinho, Geraldo Ataíde, Francisco Versiani Ataíde, José Tomás de Oliveira, Ari de Oliveira, Jair de Oliveira, Desembargador Veloso, Plínio Ribeiro dos Santos, Francisco Ribeiro dos Santos, Pedro Augusto Teixeira Guimarães, Dom João Antônio Pimenta, João Pimenta de Carvalho, José Correia Machado, João Martins da Silva Ma ia, padre Augusto Prudêncio da Silva, Honor Sarmento, Antônio Ferreira de Oliveira, Antônio Augusto Spyer, Francisco Sá, Antônio dos Anjos, Ângelo de Quadros Bittencourt. Nove de dezembro de 1968, quase atmosfera de Natal, a Academia, em convênio com o Conservatório Lorenzo Fernandez, patrocinou o lançamento do livro "Basílio", do escritor e político Oscar Dias Correa, mesma noite da sua posse como membro honorário da Academia. Ao ensejo, o grande jurista foi saudado pelo médico João Valle Maurício. A homenagem à professora Diva Correa, esposa do autor, foi proferida pela acadêmica Yvonne de Oliveira Silveira, cujo discurso sensibilizou a homenageada e a todos os acadêmicos e convidados. No final da sessão, o dr. Oscar Dias Correa, homem público de fama em toda Minas Gerais, fez o agradecimento em seu nome e no de sua esposa, dizendo que a ideia de escrever o seu livro nasceu em Montes Claros, depois da leitura de "Grotão", do dr. Maurício, e "Brejo das Almas", de Olyntho e Yvonne Silveira, as duas publicações, fonte de inspiração. Como sempre, as festividades foram concluídas com muitos cumprimentos e um coquetel temático baseado no tempo-espaço de Natal e Ano Bom. 3 Vinte e um de fevereiro, ano da graça de 1969, noite de festas para receber mais três membros importantes: professor Athos Braga - Cadeira nº 21, Patrono Pedro Augusto Teixeira Guimarães, dr. Abelardo Teixeira Nunes - Cadeira nº 22, Patrono Antônio Gonçalves Chaves, e dr. Júlio César de Melo Franco - Cadeira nº 23, Patrono Herculino Teixeira de Souza, os três saudados pelo acadêmico Joaquim Cesário dos Santos Macedo, que os considerou "três nomes de destaque na intelectualidade montes-clarense". Com estas posses, o quadro social passou a contar com vinte e um membros efetivos. Os agradecimentos foram individuais, em discursos bastante aplaudidos, pois muitos os méritos de cada um: Athos Braga, o notável professor e orador, um dos fundadores da Loja Maçônica Deus e Liberdade e do Instituto Norte Mineiro de Educação; Abelardo Teixeira Nunes, promotor de Justiça, o poeta do Piauí; Júlio de Melo Franco, o ilustre jornalista, famoso pela fome de leitura e pela inteligência privilegiada.

Academias Montes-clarense de Letras e Maçônica de Letras do Norte de Minas

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81596
De: Alberto Sena Data: Quarta 25/5/2016 08:09:28
Cidade: Grão Mogol

BEM QUERER EXPÕE PRESÉPIO NO VILA RICA

Alberto Sena

Por momentos, perpassou o interior do salão de festas do Edifício Vila Rica, em Montes Claros – Avenida Mestra Fininha, 536, ao lado da Santa Casa – a sensação da presença de anjos e querubins se elevando acima das cabeças de cerca de 40 pessoas do grupo de oração São Pedro, ali sentadas na expectativa de ouvir o empresário grãomogolense, Lúcio Bemquerer falar do Presépio Natural Mãos de Deus, de Grão Mogol.
Antes de tudo, necessário se faz contar, dona Milene Antonieta Coutinho Maurício, viúva do médico João Valle Maurício, residente no edifício teve a ideia de convidar Bemquerer para fazer a exposição sobre a sua obra. Ela organizou tudo: fez cartazes (ver fotos) com o presépio e afixou-os na parede ao lado de um lindo altar com um oratório centenário e representações da Sagrada Família e dos Reis Magos.
Tudo leva a crer, os anjos e os querubins surgiram a partir do altar, escapados do oratório. Ou teria sido do interior de cada uma das pessoas que lotaram o salão de festas? Pode ter sido de ambas as partes, tamanha a sensação de paz irradiada, sentida por todos como se existisse um só coração pulsante.
Quando Bemquerer chegou, acompanhado de Wilma Nunes, às 18h em ponto, uma hora antes da apresentação, conforme dona Milene recomendara, tudo já estava pronto. As cadeiras brancas estavam nos devidos lugares à espera dos integrantes do grupo de oração. E o aparelho de televisão instalado pelo neto dela, Artur, filho de Liliane Maurício, esposa de João Carlos.
Toda segunda-feira, há reunião na casa de alguém, do grupo de oração. Na noite deste 23 de maio foi a vez de dona Milene receber o grupo. “Gosto sempre de apresentar algo diferente na minha vez”, disse ela. Cuidadosa, forrou o altar e as mesas com toalhas de linho bordado e engomado. Sobre a mesa maior expôs diversas quitandas e duas sopeiras cheias de vaca atolada, sucos, refrigerantes e café para serem servidos ao final.
Dando início a mais um encontro, dona Milene se encaminhou à frente de todos acompanhada da coordenadora do grupo de oração e ambas abriram a sessão “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Entoaram orações e depois de fazer a apresentação rápida de Bemquerer, foi exibido o DVD de cinco minutos com a história resumida do presépio, de quatro anos completos, já visitado por mais de 70 mil pessoas.
Após a exibição, quando abriu espaço para perguntas, Cruz, um dos integrantes do grupo quis saber se Bemquerer “é devoto de São Francisco de Assis” e se a devoção o fizera criar o presépio, “porque foi São Francisco quem fez o primeiro deles”. Bemquerer respondeu não ter sido essa a motivação e confirmou a notícia da criação do primeiro presépio por São Francisco, em 1223, em Creccio, na Itália. “Por isso nós o homenageamos com uma escultura em pedra sabão, no presépio”, disse.
O poeta Wanderlino Arruda, convidado por Milene, amigo de longa data de Bemquerer teceu comentários a respeito dele e do presépio, visitado já faz tempo, deixando-o encantado com a obra única no mundo. Como membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, Wanderlino aproveitou para informar sobre a posse de Bemquerer, em solenidade a ser realizada em Grão Mogol proximamente, como membro do instituto.
Em meio aos circunstantes houve quem dissesse: “Se essa maneira de divulgar o presépio inventada por dona Milene tiver sequência noutros condomínios de Montes Claros, será de grande valia”. A construção do presépio foi todinha com recurso próprio, mas a partir da sua inauguração deixou de ser particular para se integrar ao patrimônio da humanidade, enfatizou Wanderlino.
Ao final, em meio à confraternização, observou-se com evidência maior a manifestação dos anjos e dos querubins. Eles, em uníssono, cantavam loas, numa experiência real de integração dos céus com a terra, tendo em vista apaziguar os espíritos por meio da prática diuturna da certeza da existência de uma irmandade universal.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81595
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 23/5/2016 21:16:15
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

DADOS DA BARRAGEM DA COPASA EM JURAMENTO - MG: - 23 / Maio/ 2016

Cota: 635,82

Volume acumulado: 27.005.159 m3 (representa 60,0 % do volume total)

Volume Útil Operacional: 24,0 %
Chuva do dia: 0,0 milímetros.

Total de chuva no mês de Maio 24,0 mm : ( região de Juramento)

- O nível está 4,43 metros abaixo da cota de transbordo 640,25 –

Do dia 13/03 a 23/ 05 reduziu 01,08 Mt (08,41%).


Obs: Os mananciais Canoas (secou); Juramento com baixa vazão; o Saracura com vazão normal época.

Chuvas 2016: Janeiro 614,3 – Fevereiro 12,8 – Março 53,6 – Abril 17,6 – Maio 24,0. Total 699,9 milímetros.

Nota: Os rodízios continuarão até recomendações da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário – ARSAE.

Curiosidade: - 23/05/ 1935 — Por ato do Governador do Estado é nomeado o engenheiro José Antônio Saraiva para o cargo de Prefeito Municipal de Montes Claros, sendo concedida a exoneração solicitada, das referidas funções, ao engenheiro Floriano Neiva de Siqueira Tôrres.

(*) José Ponciano Neto Tec. Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81594
De: Haroldo Tourinho Filho Data: Segunda 23/5/2016 16:31:06
Cidade: Montes Claros/MG

A LEI ROUANET

O ministério da Educação e Cultura sempre disponibilizou recursos para projetos culturais. Cinema era com a Embrafilme, um dos braços do MEC, amputado pelo governo Collor. Verdade que ali havia abusos etc. Não cabe aqui entrar no mérito da questão. Mas outra verdade, e esta incontestável, é que sem apoio oficial a produção cinematográfica, dispendiosa como é, se inviabiliza. Países como França, Inglaterra, Alemanha, Itália e escandinavos, Japão e Irã, Argentina e Brasil até a extinção da Embrafilme historicamente deram suporte à atividade. Do mundo dito comunista não é preciso falar. Encouraçado Potekim o diz. Enfim, onde inexiste algum tipo de apoio governamental não há cinema. Na Europa, abundam produções cinematográficas envolvendo mais de um país. De onde vêm incentivos para essas co-produções? James Bond que o diga. Nos EUA é diferente. Ali, a indústria do cinema é dominada pelo capital judeu. Goldwins e Myers, Warners e Foxes etc. Uma pequena máfia ou cartel, como desejarem. Houve o histórico caso de não submissão a esse esquema quando, revoltados com a exploração, grupo de artistas e amigos fundaram sua própria companhia, a United Artists. Mas mesmo nos EUA, quando de interesse da propaganda imperialista, milhares de filmes foram e são bancados total ou parcialmente pelo governo. Não são poucos os westerns a procurar mascarar o sistemático massacre de nações indígenas e não foram e não são poucos os filmes a enaltecer as qualidades guerreiras daquele povo. Assim, como vimos, sem algum tipo de apoio governamental a arte cinematográfica não decola. Com o fim da Embrafilme o cinema brasileiro acabou. Veio então a Lei de Incentivo à Cultura, também conhecida como Lei Rouanet (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991) sancionada pelo presidente Collor de Mello. Veio para ficar e tem procurado solucionar o problema de captação de recursos para as artes em geral. Assim como O Capital, a Lei Rouanet é criticada pelos que não a leram ou não compreenderam o seu espírito. Essa ignorância leva ao absurdo o alcance de sua aplicação. Que é de uma simplicidade genial. Se você tem uma idéia e não dispõe de recursos financeiros para viabilizá-la, elabore o seu projeto. Faça-o como deve ser feito ou o mesmo poderá ser recusado. Objetivo, cronograma, custos, tudo deverá constar ali. Em seguida, submeta esse projeto à apreciação do ministério da Cultura. Se o projeto for aprovado, o produtor cultural estará autorizado a captar junto às empresas ou aos cidadãos a verba para o projeto. Quem der dinheiro poderá descontar uma parte dessa doação do montante que irá pagar do imposto de renda, até um limite estabelecido. Ou seja, não é todo o valor investido em cultura que será descontado do imposto de renda do patrocinador do projeto. Há, portanto, dois filtros para o projeto obter o dinheiro: a aprovação do Governo e a aceitação do doador, agente privado. A Lei de Incentivo à Cultura é em suma isso. Os que apregoam o contrário o fazem por ignorância ou má fé. Para ilustrar o que dissemos em parágrafo retro, vamos às últimas produções do brilhante cineasta Woody Allen. O judeuzinho é esperto. Vem concebendo películas cujas locações se dão em cenários deslumbrantes. Roma e Paris já foram contempladas. O projeto Rio creio que ainda não saiu do papel. Quem banca esses filmes, total ou parcialmente? Ora, elementar meu caro Watson, as prefeituras dessas cidades. Retorno turístico garantido. Focamos neste artigo basicamente a arte cinematográfica. No entanto, deve ter ficado claro que a Lei Rouanet aí está para dar o devido suporte às manifestações artísticas em geral.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81593
De: Copasa Data: Segunda 23/5/2016 15:47:14
Cidade: Montes Claros

Neste dia 24/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 24/05 às 08h do dia 24/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 24/05 às 18h do dia 24/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 24/05 às 18h do dia 24/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 25/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 25/05 às 08h do dia 25/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 25/05 às 18h do dia 25/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 25/05 às 18h do dia 25/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 26/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 26/05 às 08h do dia 26/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: De 08h do dia 26/05 às 18h do dia 26/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 26/05 às 18h do dia 26/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 27/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 27/05 às 08h do dia 27/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 27/05 às 18h do dia 27/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 2: De 08h do dia 27/05 às 18h do dia 27/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 5: De 08h do dia 27/05 às 18h do dia 27/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 28/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 28/05 às 08h do dia 28/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 28/05 às 18h do dia 28/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 2: De 08h do dia 28/05 às 18h do dia 28/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 28/05 às 18h do dia 28/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 29/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 29/05 às 08h do dia 29/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 29/05 às 18h do dia 29/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 2: De 08h do dia 29/05 às 18h do dia 29/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 5: De 08h do dia 29/05 às 18h do dia 29/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 30/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 30/05 às 08h do dia 30/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 30/05 às 18h do dia 30/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 2: De 08h do dia 30/05 às 18h do dia 30/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 30/05 às 18h do dia 30/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 31/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 31/05 às 08h do dia 31/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: De 08h do dia 31/05 às 18h do dia 31/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: De 08h do dia 31/05 às 18h do dia 31/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81592
De: Fernando Data: Segunda 23/5/2016 11:16:55
Cidade: Uberlândia

Notícia de hoje, aqui em Uberlândia:

23/05/2016 09h37 - Jovem é detido com cerca de 20 quilos de material explosivo em Uberlândia - Rapaz estava em um ônibus clandestino que saiu de Montes Claros - Polícia suspeita que itens seriam usados para explodir caixas. Material estava na mochila do jovem, que ia de Montes Claros para Uberlândia - Um jovem de 27 anos foi detido com cerca de 20 quilos de materiais explosivos em Uberlândia neste domingo (22). A Polícia Militar (PM) suspeita de que o material seria levado para Catalão (GO) e seria usado para explodir caixas eletrônicos.
A PM informou que o rapaz estava em um ônibus clandestino, que saiu de Montes Claros. O rapaz foi encontrado após uma denúncia anônima de que ele estaria com explosivos. O materuial estava na mochila do jovem, entre eles cordão detonante e dinamite. O jovem e o material foram levados para delegacia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81591
De: Defesa Civil Data: Segunda 23/5/2016 10:49:26
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Haverá detonação na bancada 03 Sul - Mina JLX-Mineração, em 23/05/16, às 17:00 h.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81590
De: Alberto Sena Data: Domingo 22/5/2016 10:11:53
Cidade: Grão Mogol

O construtor do Presépio Natural Mãos de Deus, de Grão Mogol, o empresário aposentado Lúcio Bemquerer, cidadão honorário de Montes Claros vai apresentar a sua obra, o presépio, por meio de um vídeo, para cerca de 40 pessoas do condomínio Edifício Vila Rica, na Avenida Mestra Fininha, 539, ao lado da Santa Casa. Será às 19h de amanhã, segunda-feira, 23. A obra completou 4 anos e já foi visitada por mais de 70 mil pessoas daqui e do estrangeiro. Recebeu, inclusive uma carta do Papa Francisco com bênçãos sacerdotais. O presépio é hoje uma das maiores atrações de turismo religioso do Norte de Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81589
De: Soares Data: Sábado 21/5/2016 15:38:42
Cidade: M. Claros

Montes Claros terá em breve, como um dos seus residentes, um general. Trata-se do general de Divisão, Mario Lucio Alves de Araujo , que de 15 de abril de 2014 a 17 de dezembro de 2015, exerceu o mais alto comando do Exército em Minas, o Comando da 4ª Região Militar, subordinada ao Comando Militar do Leste, antigo 1º Exército, com sede no Rio. O primeiro general a residir em M. Claros, depois de deixar a ativa, é montesclarino da gema. Filho do comerciante José Mário de Araújo, o folclórico e sempre bem lembrado ZéAmaro, do Velho Mercado. O pai, décadas antes, anteviu que o menino seria general. Foi general. M. Claros tem pelo menos 2 ou 3 outros filhos que chegaram ao generalato. Um deles, foi governador do Espírito Santo, o general Punaro Bley.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81588
De: Polícia Militar Data: Sexta 20/5/2016 14:23:51
Cidade: Montes Claros

À av. Deputado Esteves Rodrigues, no bairro Doutor João Alves, foi registrado um roubo à mão armada consumado à transeunte, às 02h55 de hoje, 20 Mai. Segundo relatos da vítima, um homem de 22 anos, transitava em seu veículo quando parou em um sinal, situado no cruzamento da av. Deputado Plínio Ribeiro com Av. Das Américas, momento em que adentraram no carro 02 (dois) travestis, sendo que um deles, de posse de uma faca, ameaçou a vítima de morte caso ela não quisesse ter relações sexuais com ambos. Diante da negativa da vítima, os infratores passaram a agredi-la, subtraindo, ainda, 01 (um) aparelho de telefone celular e uma corrente de ouro A vítima foi socorrida por equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital Universitário, onde ficou sob os cuidados médicos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81587
De: Wanderson Andrade Data: Sexta 20/5/2016 16:04:02
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Bem que a Copasa poderia continuar a nos informar por aqui os dias em que os registros irão ficar fechado, para que nos moradores possamos nós programar melhor diante a falta de água, pois já tem alguns dias que isso não acontece.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81586
De: Lúcio Data: Sexta 20/5/2016 14:36:50
Cidade: M. Claros

Mais detalhes do dia em que Bocaiúva, com a presença do embaixador dos Estados Unidos, entrou para a história científica mundial, com a confirmação, por cientistas estrangeiros, do acerto da Teoria da Relativa de Albert Einstein.

Estes são os relatos da Folha da Noite, 20 de maio de 1947. Portanto, há 69 anos:

"Publicado na Folha da Noite, terça-feira, 20 de maio de 1947- Perfeito o trabalho cientifico realizado em Bocaiuva - A "Fortaleza Voadora B-17" fotografou as varias fases do fenomeno em plena estratosfera - Mostra-se entusiasmado com o resultados das experiencias o embaixador Pawley - Informações transmitidas de Bocaiuva
RIO, 20 (Da sucursal) - Segundo despachos de Bocaiuva, uma "Fortaleza Voadora B-17" do Exercito norte-americano, acompanhou todo o eclipse fotografando-o nas suas varias fases e colhendo resultados inteiramente favoraveis.
Ao terminar o fenomeno do eclipse, quando a lua ia afastar-se do sol, verificou-se verdadeira "explosão" de luz, de vez que os raios solares cairam a um só tempo sobre a terra, tendo um dos tecnicos, no controle de um dos aparelhos registradores, podido observar que todas as valvulas do mesmo ficaram roxas.
O chefe da expedição cientifica norte-americana, sr. Van Briesbeck, acompanhado dos seus auxiliares e em presença do embaixador William Pawley concedeu uma entrevista coletiva à imprensa brasileira e estrangeira, declarando estar satisfeito com os trabalhos de observação das fases eclipticas. Acrescentou, porem, que os resultados das experiencias, que acabam de ser realizadas, só poderão ser conhecidos dentro de alguns dias, com revelação das chapas fotograficas.
Referindo-se à famosa teoria da relatividade de Eisntein, declarou o chefe da expedição cientifica norte-americana acreditar haver obtido um aproveitamento de cem por cento na verificação do que realmente existe sobre a materia.
Outro telegrama revela que um profundo silencio baixou sobre o campo de observação do eclipse, precisamente às 9 horas, 34 minutos e 8 segundos, quando teve inicio o eclipse total do sol, enquanto cientistas concentravam suas observações sobre o fenomeno, que esteve ameaçado por uma tenue nuvem que surgiu inesperadamente.
A lua começou a invadir o disco solar às 8 horas, 20 minutos e 6 segundos, justamente no momento em que a "Fortaleza Voadora" B-17 penetrava na estratosfera, desaparecendo das vistas numa altitude superior a 30 mil pés, para fotografar todas as fases do eclipse e a projeção da luz sobre a terra.
Todas as maquinas fotograficas foram guardadas, já que se proibiu terminantemente o seu uso em virtude do perigo de que estouro das lampadas pudesse comprometer seriamente os trabalhos cientificos em sua fase de escurecimento total. Por essa mesma razão, foi proibido terminantemente que se fumasse no perimetro dos trabalhos.
Às 9 horas , 30 minutos e 1 segundo já se sentia a temperatura bem mais baixa e a escuridão já era quase total, impedindo a visão perfeita à distancia de cinquenta metros. Pouco depois surgiram as primeiras estrelas ante o entusiasmo curioso dos locutores e jornalistas que pela primeira vez puderam observar com uma perfeição indescritivel o espetaculo que a natureza lhes oferecia.
O eclipse total começou às 9 horas, 34 minutos e 8 segundos. O globo solar ficou inteiramente coberto, observando-se sobre o firmamento um resplendor impressionante, como se houvesse um grande luar sobre o horizonte visual. A temperatura no primeiro minuto do eclipse baixou a 19 graus centigrados. A`s 9 horas e 38 minutos começou a clarear rapidamente, notando-se então os contornos dos corpos sobre o solo, à medida que a lua foi baixando. Os astronomos seguiam o fenomeno imoveis nos seus postos de observações.
As primeiras declarações dos sabios americanos e brasileiros que observam a marcha do eclipse foram as seguintes:
"Perfeito o trabalho. Raramente se poderá conseguir um campo de observação com as condições atmosfericas tão propicias como as que predominaram esta manhã em Bocaiuva".
O embaixador dos Estados Unidos, sr. William Pawley, depois de terminado o eclipse total declarou ter sido grande o exito dos trabalhos de hoje. O Brasil foi um grande anfitrião das missões estrangeiras, cujas pesquisas serão de incalculaveis beneficios para a humanidade" - disse o embaixador norte-americano ao terminar sua breve palestra com os jornalistas.
Devido ao mau tempo reinante, o carioca não pode observar o eclipse do sol. Chove desde as primeiras horas da manhã e as nuvens continuam baixas e escuras.

Durou tres minutos

BOCAIUVA, 20 - Foram coroadas do mais completo exito as observações realizadas durante a fase total do eclipse, que durou, precisamente, 3 minutos e 48 segundos.
BOCAIUVA, 20 - Cinco minutos depois de iniciado o eclipse, notava-se ligeira, faixa escura na parte superior do sol, ocupando cerca de 1/4 de decimos da superficie desse astro.

Durou quatro segundos o Eclipse Total

BOCAIUVA, 20 - O eclipse total do sol, que durou quatro segundos, foi notado pouco depois das 9 h 30, registrando-se durante o mesmo uma queda da temperatura para 19 graus centigrados.
Todas as fases do fenomeno foram registradas, não só pelos cientistas, como tambem por cinegrafistas nacionais e estrangeiros. Era grande tambem o numero de locutores de diversas nacionalidades que descrevia para todo o mundo o desenrolar do eclipse quer no seu inicio como em sua plenitude.

As Aves recolheram-se aos ninhos

BOCAIUVA, 20 - O ponto maximo dos trabalhos dos cientistas foi às 9h 34 e 8 segundos, quando então, começou o eclipse total. Às 9 h 37 a sombra da lua começou a abandonar o disco solar, voltando novamente a claridade e aparecendo os passaros que haviam recolhido aos seus ninhos durante o crepusculo.
BOCAIUVA, 20 - Logo que teve inicio o escurecimento nesta cidade, oriundo do eclipse solar, fato interessante foi registrado. As aves, certamente guiadas pelo seu instinto, recolherem-se, constituindo o fato uma nota pitoresca.

Emoção em Bocaiuva

BOCAIUVA, 20 - Esta pequena cidade mineira viveu hoje momentos de grande emoção, em virtude do eclipse total do Sol.
Desde as primeiras horas da manhã, grande era o movimento que se notava nesta localidade, que teve sua vida completamente alterada com a chegada dos observadores do fenomeno.
Despertou curiosidade por parte da população o material trazido pelos cientistas."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81585
De: Afonso Data: Sexta 20/5/2016 13:55:39
Cidade: Moc/MG

"1947— É observado, com grande curiosidade popular, o eclipse total do sol, que se verificou entre 9,35 e 9,38 horas, na cidade de Montes Claros." Os mais antigos, que testemunharam o evento, diziam que, durante o eclipse, os pássaros procuravam seus locais preferidos para dormir, achando que a noite havia chegado. Bocaiuva foi considerado o melhor ponto de observação desse fenômeno no mundo, tendo deslocado para lá muitos cientistas e estudiosos, do Brasil e outros países, tornando aquela cidade muito mais conhecida do que já era. Vejamos trecho da Wikipedia sobre este assunto: "Em 20 de maio de 1947 ocorreu um eclipse do Sol que teve sua faixa cruzando o território brasileiro. A cidade de Bocaiuva (MG) recebeu diversas expedições científicas para a realização de observações, coleta de dados e posteriores estudos sobre o fenômeno. As circunstâncias do imediato pós-Segunda Guerra Mundial conferiram um grande destaque na imprensa nacional e internacional a este evento, produzindo registros em diferentes mídias, Bocaiuva – cidade que recebeu a maioria das expedições científicas para a observação do fenômeno – e para a auto-afirmação de sua identidade como um local de produção de conhecimento.
Bocaiuva recebeu uma expedição de importantes pesquisadores e cientistas para o estudo do fenômeno, como o engenheiro e físico estadunidense Lyman James Briggs, diretor do National Bureau of Standards e que liderou a equipe do National Geographic Society, e o astrônomo belgo-americano George Van Biesbroeck, que confirmou a Teoria da Relatividade, em 1952.
A vinda do físico Albert Einstein até Bocaiuva, nesse período, é controversa e polêmica."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81584
De: Jorge Data: Sexta 20/5/2016 09:53:58
Cidade: montes claros/MG

"Por 6 a 4, STF atende médicos e suspende a lei que autorizava o uso da "pílula do câncer"

O lóbi farmacêutico é realmente muito poderoso a ponto de conseguir no STF a proibição de distribuição de uma pílula que já tem efeitos confirmados nos centenas de casos em que pacientes terminais de câncer foram tratados com ela. Tudo isto,porque ela só custa dez centavos a cápsula contra os milhares de reais que custam as quimioterapias, no entanto, este mesmo colegiado permite a venda de cachaça, cigarro, soja transgênica, inseticidas e etc.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81583
De: Manoel Hygino Data: Sexta 20/5/2016 09:36:00
Cidade: Belo Horizonte

Vargas não sofreu impeachment

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Os fatos políticos recentes nos fazem retroceder no tempo, alcançando 1954, quando a crise política brasileira de então chegara ao ápice. Na época do atentado a Carlos Lacerda, na rua Tonelero, em Copacabana, Josué Montello admitiu que o cerco estava a fechar-se em torno de Vargas, comparado pelo escritor a um “herói shakespeariano, à porta de um desfecho brutal, como nas tragédias”.
Elmano Cardim, historiador, comentou por telefone com Café Filho, vice-presidente da República: “A situação política está se deteriorando rapidamente. E eu temo que o desfecho da crise seja ruim para o Getúlio”. “Em todo o caso, Café Filho vai ter uma conversa com Vargas. Estamos na linha do imprevisível. Tudo pode acontecer. Ou nada pode acontecer”, observou Cardim.
Procuravam-se culpados e Montello tentou apontá-los: “A crise, na verdade, tem uma origem: a da luta contra o poder emergente de Samuel Wainer, diretor de Última Hora, pessoa ligada a Vargas, e a do atentado da rua Tonelero, em que morreu um major da Aeronáutica. Tudo o mais se insere nessas vertentes, inclusive a desmandos da guarda pessoal de Vargas, com destaque para a pessoa de seu chefe, Gregório Fortunato”.
Naquele instante, a situação parecia ter chegado ao clímax. As paixões chegavam ao nível do forno de Volta Redonda, aceso nas 24 horas do dia. Se não houvesse bom senso, a combustão incendiaria o país. Pretendia-se levar Getúlio ao IPM–Inquérito Policial Militar, aberto no Galeão. Café Filho propôs: que o presidente, Getúlio, e ele o vice, renunciassem simultaneamente a seus cargos, para escolha de um novo presidente em 30 dias.
Começou-se uma campanha em rádio, televisão e jornais exigindo a renúncia. Pensou-se no impeachment, mas foi imediatamente desconsiderado porque a Constituição exigia um quorum que a oposição não conseguiria de maneira alguma. O clima no Congresso Nacional era quase de morte. Um discurso inflamado de Afonso Arinos fazia acusações graves ao presidente. Gustavo Capenama subiu à tribuna para defender Vargas e sofreu uma crise de nervos.
Lacerda, ferido no pé em Tonelero, mantinha-se aceso e escreveu: ”Ninguém ousava, nem os maiores amigos de Getúlio ousavam, subir à tribuna para defendê-lo. O máximo que faziam era calar, ou falar para fora do plenário. Mas mesmo assim, o que não havia era quorum para o impeachment”.
Sem Getúlio admitir a dupla denúncia, sem condições legais para o impedimento, ameaçado por quase todos os lados, ainda que contando com enorme apoio popular, o pai dos pobres – como apelidado – apelou para o sacrifício maior.
Montello meditou: “Mais do que uma figura política, Vargas é uma figura histórica para minha geração. Todo um largo período de vida brasileira o envolve, e é ele quem domina a cena, ainda moço, na Revolução de 1930, para continuar a dominá-la ainda agora, já velho, no derradeiro lance de sua biografia”.
O tempo se encarregou de responder à pergunta: “Qual será a reação do povo, com esta tragédia? Eu próprio, longe da política, me sinto atingido e arrasado. E a verdade é que Vargas, abatido, humilhado, vencido, repentinamente desbaratou todos os seus adversários com o tiro que deu em si mesmo”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81582
De: Estado de Minas Data: Sexta 20/5/2016 09:00:56
Cidade: Belo Horizonte

Justiça concede prisão domiciliar para prefeito afastado Ruy Muniz - O prefeito afastado de Montes Claros vai acompanhar de casa o processo contra ele, suspeito de prejudicar funcionamento de hospital público, mas usando tornozeleira eletrônica - Iracema Amaral - O prefeito afastado de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), está em prisão domiciliar. Muniz foi preso no último dia 18 de abril, um dia depois de a mulher dele, a deputada Raquel Muniz (PSD), fazer uma homenagem ao marido durante a votação do impeachmet da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Na ocasião , ao justificar o voto, Raquel destacou que o "Brasil tem jeito", para em seguida acrescentar: "o prefeito de Montes Claros (Norte de Minas) mostra isso coma sua gestão". Muniz foi preso por suspeita de prejudicar hospital público de Montes Claros para beneficiar unidade hospital em nome de familiares dele.
O prefeito afastado de Montes Claros conseguiu o benefício da prisão domiciliar a partir dessa quinta-feira (19). De acordo com a o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF), Muniz terá de pagar fiança de R$ 500 mil, além de ser monitorado por meio de uma tornozeleira eletrônica.
O TRF informou também o prefeito afastado terá de entregar o passaporte, não se comunicar com nenhuma pessoa ligada à administração municipal, solicitar à Justiça autorização prévia para realizar consultas ou exames médicos, além de acompanhar os atos do processo.
Hipertensão
Ainda na prisão, no dia 10 de maio, Muniz foi transferido para um hospital após uma crise hipertensiva.

***

O Tempo -20/5/16 - 15h47 - Ruy Muniz pode ir para prisão domiciliar se pagar R$ 500 mil. Ele recebeu o benefício mediante o pagamento de fiança e algumas condições como o uso da tornozeleira eletrônica - O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), recém afastado do cargo após ter sido preso no dia 18 de abril por repasse irregular de cerca de R$ 1 milhão ao seu próprio hospital poderá ter prisão domiciliar. A decisão é do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF). Quem está em seu lugar à frente da administração municipal é o vice Zé Vicente (PMDB). Muniz foi internado no último dia 10 por causa de uma crise de hipertensão.
Segundo o TRF, para receber o benefício da prisão domiciliar o prefeito deve pagar uma fiança de R$ 500 mil, entregar o passaporte e solicitar ao Juiz Federal da 3ª Vara de Montes Claros uma autorização prévia sempre que precisar se deslocar para consultas.
Além disso, Muniz também deve ser monitorado por uma tornozeleira eletrônico e fica proibido de se comunicar com qualquer um dos indiciados e membros da administração pública municipal. Ele também deve manter o endereço atualizado nos autos e acompanhar os atos processuais. O advogado do político, Eugênio Pacelli, confirmou que a fiança será paga e que ele irá para residência ainda nesta sexta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81581
De: Gilson Data: Quinta 19/5/2016 21:38:37
Cidade: Montes Claros

Caro Alberto Sena,mensagem 81579, me emocionei quando vi a foto da rua Dr.Santos de minha infância. Sou filho do sr.Luiz da lavanderia Estrela, e vivi tudo que foi descrito ,Saudades de um tempo que não volta mais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81580
De: Observador Data: Quinta 19/5/2016 09:00:07
Cidade: Moc/MG

Há exatos 4 (quatro) anos ocorria em Montes Claros e região o mais intenso tremor de terra registrado pelos sismógrafos das Universidades de Brasília e de São Paulo, conforme dados abaixo. Foram 4,2 graus Richter, às 10h42m de 19/5/2012, o segundo mais intenso já registrado em Minas Gerais, superado somente pelo de Caraibas, distrito de Itacarambi, também no Norte deste Estado, em 9/12/2007, com 4,9 graus Richter. Deus permita que não haja mais tremores por aqui e, se houver, que nem cheguem a esses valores e muito menos ultrapassem.

19-05-2012 - M 4.2 Montes Claros (MG)

Informações

Data: 19 de maio de 2012 (140);
Hora origem (local): 10:42:02,419;
Localização epicentral: Lat. -16,7298°, Long. -43,9811º (Erro ± 0,1529º);
Epicentro: Montes Claros (MG);
± 50 km de Francisco Sá (MG);
± 83 km de Brasília de Minas (MG);
± 147 km de Januária (MG);
± 182 km de Itacarambi (MG);
Magnitude (média): 4,2 mR;
Intensidade: V - forte (Escala Mercalli Modificada).

Observação: moradores da cidade de Montes Claros (MG) relataram que ouviram um estrondo e uma vibração do solo. Houve relatos de rachaduras em construções, quedas de objetos e alguns locais chegaram a ser evacuados.

O Observatório Sismológico agradece à colaboração do Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (IAG-USP) por ceder os dados das estações BSCB, ITAB, PLTB, PMNB, TRCB e VABB do projeto BRASIS (Petrobras/FUSP/USP). Também agradece à colaboração da UFRN por ceder os dados da estação NBCP do projeto RSISNE (Petrobras/FUNPEC/UFRN). (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81579
De: Alberto Sena Data: Quinta 19/5/2016 08:13:39
Cidade: Grão Mogol

MEMÓRIA DE UMA RUA DESFIGURADA

Alberto Sena

A foto em epígrafe postada por Wagner Gomes, em nome da mãe dele, dona Maria das Dores Gomes Guimarães, de memória viva no meio de nós, espelha com a clareza do Sol montesclarino, a minha, a nossa Montes Claros. Os pronomes possessivos estão no singular e no plural porque gerações de montesclarinos ainda vivos têm essa imagem epigrafada na memória.
A foto retrata a Rua Doutor Santos, trecho compreendente entre as ruas Barão do Rio Branco e Dom João Antônio Pimenta, Centro da cidade. Seria o caso de alguém se interessar em sacar uma foto desse mesmo trecho e ângulo a fim de fazer uma comparação. À exceção da casa onde morou a família de Sinhozinho Batista, tudo hoje está diferente.
Mas, apesar da voracidade do tempo a causar transformações – e não podia ser diferente porque a vida não é estática – a minha, a nossa Montes Claros resiste em meio a metrópole dia a dia desenhada pelos que na cidade ficaram e nela vivem. Talvez quem ficou não perceba o quanto quase tudo mudou.
Enquanto a cidade estava circunscrita às famílias que deram a Montes Claros personalidade marcante, envolta em seus probleminhas corriqueiros, evidentemente, a vida era menos, muito menos estressante comparada aos dias atuais. Os montesclarinos de então tinham tempo suficiente para dar caloroso “bom dia” às pessoas e com elas trocar figurinhas e conversar abobrinhas. Isto foi muito antes do quesito “insegurança pública” influir no comportamento dos cidadãos.
As famílias eram conhecidas por apelidos. Era Fulano, filho de Sicrano, igualzinho ao que ainda vigora em Grão Mogol, onde na lista telefônica consta os apelidos dos assinantes, porque pelos nomes próprios as pessoas não são reconhecidas. Montes Claros perdeu isto e muito mais com o advento da BR-251.
Não se pode negar, a rodovia, há anos clamando duplicação, trouxe benefícios para Montes Claros e região e ao mesmo tempo transporta a produção de bens de toda ordem no seu movimento pendular noite e dia. Mas escancarou a cidade de tal maneira que, sem um plano diretor para pôr ordem na casa, cresceu desembestadamente, e, agora, tem muito a reclamar.
Reclamações à parte, melhor retomar lembranças porque quem tem o que recordar vive muitas vezes a experiência positiva do passado sem necessariamente mergulhar nas águas do saudosismo, mas só pelo prazer de reviver porque possui histórias para contar.
Recordo-me que nesse trecho da Rua Doutor Santos moravam as famílias de Mário Viana, dentista prático; Jair Aminthas, este pai de Aminthas, Marcos e Fátima. Adiante, na esquina, Sinhozinho Batista, pai de Alcebíades Batista, a quem solicito neste momento uma consultoria, por ser ele especialista em matéria relacionada com a famosa rua.
“A primeira casa à direita” – diz ele – “é dos nossos vizinhos, sr. Didi e dona Nonô; depois da casa de meus pais, era a casa de nossa querida amiga, dona Fininha; tinha a barbearia de Osmar e Cachangá, o Bar Guarani, de Vadiolando Moreira, a lavanderia Estrela, a Vidraçaria de Rosental Caldeira, uma pensão, a casa de dona Duca, a Gráfica Orion, a casa de Francisco Peres e outros vizinhos”.
Agradecido pela consultoria do amigo, retomo a narrativa para dizer que do lado esquerdo da rua recordo-me da família do médico Cristiano Borém e do também médico João Valle Maurício/Milene, pai/mãe de Mânia, Nair, Vitória e Liliane. Ao lado moravam Carlos Meira e família. Em frente, do outro lado da rua, Gílson Peres, Gílson Capeta, que fazia jus ao apíteto.
A Rua Doutor Santos era a veia aorta da cidade. Teve várias fases antes de chegar na atual, totalmente modificada e por demais barulhenta, com briga de sons dos comerciantes, cada um querendo fazer mais barulho do que o outro ao expor as suas mercadorias.
Entretanto, agora, no estertor, surge uma luz no final do túnel: a salvação urbanística de Montes Claros pode vir a ser a recente escolha da cidade para estudo internacional sobre planejamento urbano, proposição da Unesco, via professor suíço Jean-Claude Bolay, com a parceria da Unimontes. Esperança sempre haverá.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81578
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 18/5/2016 09:25:17
Cidade: Montes Claros/MG

A JOVEM CICERONE DOS MORRINHOS

Wanderlino Arruda

Quem viveu e trabalhou em Montes Claros algumas décadas atrás teve oportunidade de viver tempos de grande interesse com a chegada de pessoas que queriam conhecer a cidade e - naturalmente - ver vitrines e entrar nas lojas para alguma compra. As mercadorias eram bem diferentes das de hoje, quando eram vendidos chapéus, louças, tecidos, perfumes e até linhas e fitas. A razão dessas andanças feitas a pé era a passagem dos forasteiros que vinham do interior de São Paulo, maioria endinheirada e que queria levar presentes para familiares. O comércio era o maior da região e, como diziam, tinha de um tudo para encher as vistas e provocar alegria. Como trabalhei, por alguns anos, na Imperial e na Casa Elza, sempre soube chegar logo depois das sete, para receber a freguesia que disputava posições no balcão. Montes Claros foi sempre uma terra de curiosidades, de muita coisa para se ver, mesmo não sendo uma cidade turística. Era importante visitar o mercadão, a catedral, a igrejinha do Rosário, o colégio das irmãs, e para quem gostava de andar mais, até o Parque de Exposições, inaugurado em 1957, ano do Centenário. A partir de 1951, com todo o centro já calçado, o caminhar sem poeira era uma glória. O movimento de carros só veio acontecer depois de 1960, quando apareceram os primeiros fuscas, os gordines e daufines. Tudo era festa, um prazer imenso de andar e perambular, até quando sem destino. Os dois primeiros edifícios foram a Ciosa e a Caixa Econômica, ambos no Centro. A Ciosa, construída pelo médico Mário Ribeiro, era uma enormidade na ocupação do solo e na altura, vários andares de lojas, escritórios e apartamentos, além da galeria ligando a praça à Rua Lafetá. Na galeria, o elevador, o primeiro de Montes Claros, sucesso para todas as idades. O prédio da Caixa Econômica, foi de construção mais elaborada, arquitetos de fora, muito mais alto, acabamento mais caprichado. Comercial só o térreo, destinado à agência gerenciada por Chico Pires, tempo ainda de Maria Salomé, Dalva Medeiros e Tone Economiário. Do primeiro andar para cima só residências de classe média alta, destinadas a moradores reconhecidos pelos nomes de família ou pelas profissões de destaque. Os elevadores bem mais modernos, tinham portas automáticas. Tudo que até aqui foi dito é para chegar à história de uma menina nascida em família pobre, criada sem pai, e sustentada com dificuldade por dona Elza, misto de mulher e santa, exemplo de dedicação e carinho. Na casa, o dinheirinho modesto e controlado era só para vestir, comer e pagar o estudo, nada mais. Moravam na rua Melo Viana, pé dos Morrinhos. A jovenzinha, desde criança, era um primor de inteligência e desenvoltura, bonita, elegante e mais do que comunicativa. Na campanha eleitoral de Pedro Santos subiu ao palanque com bastante desenvoltura, pose de candidata. E como tinha boa voz, sua função foi cantar o jingle da campanha. Nome da menina: Tânia Raquel de Queiroz, hoje a querida médica, professora e deputada federal Raquel Muniz, única representante nossa no Congresso Nacional. Como amava sorvetes e cinema, e não tinha recursos, o jeito era esforçar-se para conseguir algum para a sorveteria e também para as matinês. Assim, todas as manhãs, ia para a Estação, aguardando o pessoal que chegava de trem. Como a maioria não sabia andar pelo centro, Raquel oferecia-se como cicerone. Além de levá-los aos consultórios e às lojas, vendia-lhes a oportunidade de andar de elevador, uma grande novidade. Levava-os aos prédios da Ciosa e da Caixa, cobrando pequena taxa ou trocando o serviço por uma ida à sorveteria Cristal, com direito de escolha do sabor. A atividade de guia turística da mocinha Raquel foi um excelente ensinar e aprender, preparo certo e seguro para uma futura liderança, tudo com merecimento do maior sucesso. E com a graça de Deus!

Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais e de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81577
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Terça 17/5/2016 17:12:09
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

ESTA SOU EU...


Eu sou riso, sou pranto, sou sensível, romântica. Sou Clarice Lispector, Florbela Espanca, Rosamund Pilcher, Vargas Llosa, Saramago, Gabriel Garcia Marquez, Pablo Neruda, Guimarães Rosa, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Ivan Lins, Guilherme Arantes, Tadeu Franco, Chico Buarque. Sou, também, Schubert, Chopin, Vivaldi.
Sou mais noite que dia. Adoro o sol lá fora e eu cá dentro; amo a chuva e seu tamborilar na janela.
Sou mais quiabo com angu do que comida sofisticada.
Sou sincera, franca, simples. Amo chapéus!
Sou mais Salvador que Rio de Janeiro. Sou sertão e sou metrópole. Amo flores, passarinhos e o silêncio.
Gosto de estar só, mas gosto, também, de estar com os amigos. Gosto de surpresas, mas amo planejamentos... Gosto de ler e escrever. Gosto da Martha Medeiros, amava e ainda amo Arthur da Távola.
Adoro casas antigas bem conservadas. Sou mais outono que primavera... Amo viver e não temo a morte.
Sou assim um pouco menina e mulher madura... Sou o Universo e tento ser um pouco de Deus. Amo gente, bichos e plantas. Sou sensual e assexuada, às vezes. Sou muito mulher e um pouquinho homem. Sou fruta suculenta e mais doce do que sal.
Adoro minha companhia e por isso não sinto solidão.
Sofro e choro como qualquer ser humano, mas isto não me impede de amar a vida. Sou uma eterna aprendiz no Caminho. Sou um pouco ingênua e idiota. Prefiro sempre pensar que o outro é bom.
Cultivo o meu jardim, mas, ao mesmo tempo, gosto de ver as plantas crescerem selvagemente em sua pujança. Assim, o jardim parece mais uma floresta. E chama os passarinhos e as borboletas.
Sou inteligente, mas, às vezes, tão burra! Gosto de estar sempre aprendendo, principalmente com as pessoas.
Com a idade já avançada, claudico muitas vezes na memória. Engraçado, não de números, mas principalmente de nomes. Até mesmo nomes de coisas. Que importa, porém? Estou viva! Adoro respirar, caminhar, deslumbrar-me com a beleza, a natureza e as pessoas.
Tenho procurado amar sempre e ser honesta comigo mesma e com os outros. Porém, tenho minhas falhas como qualquer ser humano.
Tento escrever. Entretanto, às vezes, vivo um vazio criativo e nada me vem à cabeça.
Amo poesia! Delicio-me com ela! Coisa incomum, não é verdade? Acho que sou um pouco equilibrada e louca. Voo em torno de meu eixo. Tenho sonhos, ideais e projetos. Acho que, muitas vezes, sou utópica. Não tenho pudores, mas sou também recatada. Amo a liberdade, mas respeito os limites.
Ah, sou cinéfila. Adoro histórias bonitas e que me ensinam sobre a vida e a alma humana. E, cada vez mais, cresce em mim a certeza de que tudo se repete. Tanto em nossa vida pessoal como na História.
Minha casa é pequena e simples, mas nela sou feliz.
Ah, sou observadora. Mais de gente do que de coisas. Não me preocupo com o cotidiano dos outros e nem me importo com seu juízo. Entretanto, estou sempre de mão estendida e coração aberto.
Não sou especial. Sou gente como toda gente. Posso ser esquecida quando chegar a morte. Mas, sou grata pela vida! E, até certo ponto, acho que cumpri o meu papel.
Bem, esta sou eu. Provavelmente, nada de surpresas para aqueles que me conhecem...

Maria Luiza Silveira Teles (presidente da Academia Montes-clarense de Letras)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81576
De: José Paulo Araújo Data: Terça 17/5/2016 15:32:22
Cidade: MONTES CLAROS  País: BRASIL

A Loja Maçônica União, Paz e Justiça cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do seu Venerável Mestre Geraldo Salvador Gomes, ocorrido no inicio da tarde de hoje. Por toda a sua vida, foi exemplo de seriedade, dignidade e respeito, pai de família dedicado, amoroso.Construtor de uma família densa, honesta, fiel a seus princípios e seus fins. Como maçom foi um baluarte da dedicação, incentivador e partícipe da benemerência, fiel e seguidor dos princípios maçônicos. Homem religioso e dono de uma fé cristã fervorosa. Este homem que deixa saudades e lições jamais será esquecido pelos seus irmãos de maçonaria e nem por aqueles que tiveram o privilégio de com ele conviver. Fica a saudade do amigo leal, do trabalhador incansável, do homem que aprendemos todos a admirar e, agora, a cultuar, mesmo que no fundo do nosso coração ele certamente continue vivo a nos mostrar a direção. Que seja recebido com honras pelo Grande Arquiteto do Universo Que Deus dê forças à família, que também transformou-se em amigos intensos e leais que sempre nos deram lições diárias de vida e de amor. Como em toda sua trajetória maçônica, no seu convívio social e no seus ensinamentos pessoais que seus irmãos seguiram, como agora o fazem na dor, fica a certeza de que eternamente o irmão Geraldo Salvador viverá sempre em nós.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81575
De: Polícia Militar Data: Terça 17/5/2016 10:43:57
Cidade: Montes Claros

Na data de ontem, 16 de maio, por volta das 13h30, na rua Sebastião Andrande, bairro Canelas em Montes Claros, a Polícia Militar registrou um roubo a transeunte vindo a prender/apreender os autores.
Segundo a vítima, quando se encontrava em um ponto de ônibus, dois indivíduos em uma motocicleta de cor vinho, placa OOX-3048, chegaram e exigiram o seu aparelho de telefone celular. De imediato, ela o retirou do bolso traseiro e entregou aos autores que tentaram evadir. No entanto, a prática delituosa estava sendo observada por transeuntes, sendo que um homem que passava pelo local começou a perseguir os indivíduos, assim, outros moradores se juntaram ao cerco. Os autores se sentindo acuados, evadiram em alta velocidade sentido a Av. Antônio Canela direção, fundos da rodoviária da cidade, quando naquele cruzamento, vieram colidir no lado direito de um automóvel Fiat Pálio, que seguia sentido bairro/ centro. Após a colisão, ambos os veículos foram lançados sobre um carro Honda Civic prata que descia na Av. Antonio Canela, cruzamento com a rua Sebastião Ribeiro, sentido centro/bairro. Ainda após a colisão, os dois autores, mesmo machucados devido a violenta colisão, evadiram a pé por duas direções distintas; o primeiro, A.I.M.R., 21 anos, evadiu em direção ao bairro Ciro dos Anjos, e o segundo, um menor de 17 anos, corria sentido fundos da rodoviária. Com o empenho da aeronave e de outras guarniçoes da Polícia Militar, os autores foram preso/apreendido. A motocicleta utilizada na prática delituosa foi apreendida e removida ao pátio. Os autores foram entregues na delegacia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81574
De: Estado de Minas Data: Segunda 16/5/2016 17:33:38
Cidade: Belo Horizonte

Vice de Ruy Muniz assume prefeitura de Montes Claros
A posse de José Vicente Medeiros (PMDB) foi no final da manhã desta segunda-feira na Câmara Municipal da cidade do Norte de Minas - Luiz Ribeiro - O vice-prefeito de Montes Claros, no Norte de Minas, José Vicente Medeiros (PMDB), tomou posse como prefeito interino nesta segunda-feira. Ele assumiu o cargo, tendo em vista que o titular, Ruy Muniz (PSB), desde 18 de abril, está preso pela Polícia Federal, suspeito de prejudicar o funcionamento de quatro hospitais conveniados pelo SUS no município para beneficiar um hospital de rede educacional de propriedade de sua família. Na semana passada, o desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, que decidiu pela prisão preventiva, também determinou o afastamento cautelar de Muniz da chefia do Executivo, da qual o prefeito já tinha feito o pedido licença de 60 dias, aprovado pela Câmara de Vereadores.
Ao tomar posse, no final da manhã desta segunda-feira, em cerimônia realizada na Câmara Municipal, José Vicente disse que vai fazer o máximo para “cumprir as metas traçadas pelo prefeito Ruy Muniz” e que vai concluir as obras em andamento como asfaltamento de ruas e avenidas, construção de praças e melhoria da iluminação pública. Lembrou que enquanto muitas outras prefeituras enfrentam sérias dificuldades financeiras, em Montes Claros foram tomadas medidas para garantir o equilíbrio financeiro, citando o corte de gratificações, no início de abril.
Por outro lado, o prefeito em exercício disse que terá diálogo com os diversos segmentos e enfatizou que terá uma relação cordial com o Poder Judiciário, com o Ministério Publico Estadual e com o Ministério Publico Federal, sem citar, nesse contexto, o titular, que teve problemas com a Justiça, por causa da aplicação de recursos na saúde, e acabou sendo preso e afastado do cargo. Ele disse que nos próximos dias vai procurar as instituições do Poder Judiciário, para receber sugestões. “Não vou fazer nada que não tiver de acordo com a legislação”, afirmou o prefeito em exercício.
José Vicente também afirmou que pretende dar “tratamento fraternal” a todos os integrantes da Câmara Municipal, onde Muniz enfrenta a oposição radical de um grupo de sete vereadores. Apesar do prefeito em exercício sinalizar a “aproximação”, nenhum dos oito componentes da bancada da oposição compareceu à cerimônia.
Ruy Muniz foi preso preventivamente na manhã de 18 de agosto, horas depois de a mulher dele, a deputada federal Raquel Muniz (PSD), ter votado a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e ter elogiado o marido. Um dos motivos de sua prisão é que ele estaria ameaçando de morte as testemunhas no processo de investigações feitas pela Polícia Federal e pelo Ministério Publico Federal. A defesa nega as acusações e alega perseguição política.
Os advogados de defesa entraram com um pedido de reconsideração da decisão do desembargador Ney Bello, que foi negado pelo TRF. Eles anunciam que vão recorrer ao Tribunal Superior de Justiça (STJ), mas não disseram quando entrar com recurso. A ex-secretária de Saúde do Município, Ana Paula Nascimento, também foi presa, mas já foi liberada.
No último dia 10, Ruy Muniz passou mal no presídio regional de Montes Claros e foi levado o Hospital Prontosocor, em Montes Claros, com quadro de hipertensão, vômito e vertigem. Ele continua internado em área isolada do hospital sob escolta, podendo receber visitas no mesmo modelo do sistema prisional. Segundo os médicos, além de hipertensão, o prefeito preso também apresenta alteração neurológica.
Afastamento e recurso
Terça-feira, passada quando a Câmara de Vereadores já tinha aprovado o pedido de licença, Ruy Muniz foi notificado do afastamento do cargo em medida cautelar do TRF. O desembargador Ney Bello colocou como um dos pontos da decisão a informação de que Ruy Muniz teria continuado despachando de dentro da cadeia. “A permanência do acusado no exercício de cargo de prefeito tem gerado forte instabilidade institucional, verdadeiramente prejudicial ao regular funcionamento da coisa pública", ressaltou.
A informação de que o prefeito estaria despachando dentro da cadeia foi divulgada pelo Estado de Minas em 20 de abril, dois após sua prisão, com base em informação do secretário de Governo, Farley Menezes, de que ele assinou atos de autorização de asfaltamento de ruas, reforma de praças e de concessão de ponto facultativo aos servidores em 22 de abril. No entanto, a defesa de Muniz informou que vai recorrer da decisão e alega que houve “um equívoco” na informação divulgada, uma vez os atos não foram assinados pelo prefeito dentro da unidade prisional e que a comprovação disso é que não ocorreu a publicação dos referidos atos no Diário Oficial do Município após a prisão dele.

***

Prefeitura de M. Claros - 16/5/2016 - 18h05 - O vice-prefeito José Vicente Medeiros, o Zé Vicente, tomou posse nessa segunda feira (16), em cerimônia realizada na Câmara Municipal, como prefeito interino de Montes Claros.
O prefeito interino conclamou a população para apoiá-lo nessa nova empreitada. Com forte influência do campo, Zé Vicente dedicou parte do seu discurso para exaltar o povo dos distritos do município: “tenho um grande respeito pelo homem do campo, e faremos todos os esforços para atendê-lo nas suas demandas”.
“Estamos aqui para dar continuidade a essa administração que está revolucionando nossa cidade. E com o apoio de minha família, dos amigos, faremos uma Montes Claros que amo ainda melhor”, finalizou o prefeito interino.
A cerimônia foi aberta sob a presidência do vereador Marcos Nem. Após a leitura do Termo de Posse, o vice-prefeito de Montes Claros assinou o documento e fez o juramento solene, recebendo a chave das cidades das mãos do empresário Elias Siuffi e de Pedro Narciso, ex-deputado federal. A transferência simbólica da chave foi um pedido do prefeito afastado, Ruy Muniz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81573
De: Copasa Data: Segunda 16/5/2016 17:11:43
Cidade: Montes Claros

Neste dia 17/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 17/05 às 08h do dia 17/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: Das 08h do dia 17/05 às 18h do dia 17/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: Das 08h do dia 17/05 às 18h do dia 17/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 18/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 18/05 às 08h do dia 18/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: Das 08h do dia 18/05 às 18h do dia 18/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: Das 08h do dia 18/05 às 18h do dia 18/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81572
De: Defesa Civil Data: Segunda 16/5/2016 11:21:06
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Haverá detonação na bancada 03 Oeste - Mina JLX-Mineração, em 16/05/16, às 17:00h.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81571
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sábado 14/5/2016 08:50:03
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

E AGORA?

* Marcelo Eduardo Freitas

Após passar pela Câmara dos Deputados, o plenário do Senado Federal aprovou na última quinta-feira (12/05) a abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, do PT. Ao todo, foram 55 votos favoráveis e 22 contrários. O placar surpreendeu, inclusive, aos oposicionistas.

A decisão do Senado implica no afastamento da presidente do mandato por até 180 dias, até o julgamento final pela “câmara alta”. Com o afastamento de Dilma, o vice Michel Temer assumiu o cargo de presidente em exercício. Se tudo acabasse por aqui, não obstante os estragos causados, talvez estaríamos um pouco menos descrentes sobre o futuro de nossa república. Mas as disputas persistem e parece que não vão arredar.

A presidente afastada, em discurso recheado de rancor e em diversos pontos contraditórios, afirmou que o processo partiu de uma oposição "inconformada" com o resultado das eleições e que passou a "conspirar abertamente" pelo seu afastamento: "Tenho sido alvo de intensa e incessante sabotagem. O objetivo evidente tem sido me impedir de governar." Acrescentou, ainda, que o maior risco para o país é ser dirigido por um governo "sem voto, que não tem legitimidade”. E arrematou: “A população saberá dizer não ao golpe. Aos brasileiros que são contra o golpe, faço um chamado: mantenham-se mobilizados, unidos e em paz. A luta para democracia não tem data para terminar. E nós vamos vencer." A indagação que se faz é: como se pode pretender lutar estando em paz? O que é mais estarrecedor: “Aluta... não tem data para terminar”!

Lado outro, em seu discurso de posse, bem ou mal, Michel Temer chegou a asseverar: “Minha primeira palavra ao povo brasileiro é a palavra confiança. Confiança nos valores que formam o caráter de nossa gente, na vitalidade da nossa democracia; confiança na recuperação da economia nacional, nos potenciais do nosso país, em suas instituições sociais e políticas e na capacidade de que, unidos, poderemos enfrentar os desafios deste momento que é de grande dificuldade”.

Caro leitor, e agora? Como cidadão, o que fazer no meio desse turbilhão insano e, por vezes, inconseqüente? Pode a política partidária sobrepor-se aos interesses da nação? Como devemos agir?

Tenho dito e aqui reafirmo, uma vez mais: é preciso seguir adiante. O país necessita de reconquistar a confiança de empresários, demonstrar que vai manter o ajuste fiscal, controlar a inflação e reequilibrar as finanças públicas. É preciso voltar ao trabalho, à produção. Basta de proselitismo político. O momento agora é de coesão nacional. Não em favor de um partido, que fique claro, já que essencialmente são muito parecidos, mas de uma causa: o resgate da moralidade e o crescimento econômico imediato.

Vale registrar, a esta altura, que recentemente o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, afirmou que o país precisa superar o atual momento de “turbulência” e “instabilidade” política para voltar a registrar crescimento econômico. No mesmo sentido foram as palavras da economista do Fundo Monetário Internacional (FMI), Teresa Ter-Minassian, para quem “o Brasil não sai da crise econômica se não resolver a crise política”.

Não ostentamos dúvidas, assim, no sentido de que, para alcançarmos a almejada vitória, é necessário crescimento. Devemos engrandecer a fim de que possamos nutrir forças para encarar os desafios que serão colocados na vida dos brasileiros. E serão muitos! Obviamente, é inevitável crescer sem ao menos sentir uma pequena dor, um certo incômodo. Que fique, deste modo, restrito apenas ao campo partidário, da preferência pela bandeira. Mas deixemos o país avançar, sem barreiras ideológicas deletérias, como as que outrora se viu.

A escritora francesa Anaïs Nin dizia que “a vida é um processo de crescimento, uma combinação de situações que temos de atravessar. As pessoas falham quando querem eleger uma situação e permanecer nela. Esse é um tipo de morte”. A página está virada. É preciso sacudir a poeira e seguir em frente. A desordem e as disputas a qualquer custo pesam, bem mais, nas costas dos menos favorecidos. Pensemos nisso. “Amanhã” será um lindo dia... Um dia! Que seja em breve!

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: