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montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 7 de novembro de 2024
 

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Mensagem: Nico Porreta No último dia dez de outubro em curso, deste ano de 2009, Augusto José Vieira Neto, o Bala-Doce, lançou em Montes Claros os livros “Nico Porreta” e “Vou te contar...”, pela manhã no Café Galo e, logo depois, no Skema. Estive nos dois eventos. Faltaram livros para quem queria. Já não sei em que atividade cultural e produtiva humana não encontro um descendente meu. Os filhos são onze e os netos somam já vinte e cinco. Para minha surpresa, no livro “Vou de contar...”, do Bala-Doce, deparo com meu neto Rodrigo Braz atuando como revisor. Porém, não é do “Vou te contar...” que quero falar, mas conversar acerca do “Nico Porreta”. Com sua bondade, de todos conhecida, o escritor Augusto Bala-Doce, que se inscreve no rol de meus amigos, que já foi advogado atuante, professor universitário, juiz de direito e procurador-chefe de defensoria pública, autografou-me um exemplar do “Nico Porreta”: “Petrônio. O mestre da civilização do São Francisco. Receba o Nico com meu mais profundo respeito”. Sou grato ao Bala-Doce pela deferência. Na orelha da capa, a título de Prefácio, Patrus Ananias observa que “Augusto Vieira é um grande contador de histórias, que na maioria das vezes tem a marca do humor e da alegria. “Nico Porreta”, novela forte e bem escrita, traz um registro diferente. É uma obra marcada pelo declínio e pela tristeza, mas profundamente brasileira, ora registrando momentos, ora integrando, na transcendência temporal, diferentes fases históricas”. Manoel Hygino dos Santos, repetindo Oscar Wilde, afirmou que “não há bons ou maus livros, mas livros bem ou mal escritos”. “Nico Porreta” é um livro bem escrito. Augusto Bala-Doce abre o livro com o conto “Origens e primeiros amores”, que retrata a vida amorosa de todos os jovens, que viveram no romântico período que antecedeu a liberação sexual da mulher. O amor de Nico Porreta e Sofia, o primeiro amor de todas as vidas, de todas as juventudes, evaporou-se da vida do garoto como uma “nuvem passageira, desfeita no calor da arrogante atmosfera familiar”, mas a chama de todo primeiro amor nunca desaparece, mesmo quando transformada em cinzas, pois “elas aquecem a alma” quando dele nos lembramos. “Meu primeiro amor / foi como uma flor / que desabrochou / e logo morreu”. As narrativas têm como cenários a orla marítima da Bahia (Porto Belo e Belmontina), do antigo reino de Portugália e a turbulenta São Sebastião, a Cidade das Maravilhas (Rio de Janeiro), neste País que voltou a ser Vera Cruz, na identificação de Bala-Doce. Ouros Gerais seria Ouro Preto? Ele altera as denominações sem camuflar o reconhecimento, com certa dose de humor irônico, que Freud caracteriza como uma forma de enganar a censura e provocar o riso, fazendo-me lembrar o escritor português Mia Souto com o seu “Jesusalem”. “O humor é necessário para a vida humana.” (S. Tomás de Aquino). Ele descreve com propriedade o drama inicial de Nico Porreta na cidade grande e nos leva a acompanhar a sua evolução adaptativa, com o ingresso no universo futebolístico, ou mais precisamente nas fileiras do Flamingo (se for Flamengo é mera coincidência). Criado pelos avós, após anos de procura Nico finalmente se encontra com a mãe, a velha Angelina, e toma conhecimento do destino do pai. Em rápidas pinceladas de sua pena, ou melhor, em bem definidas premidas nas teclas de seu computador, ele relembra a euforia da Era JK, a bossa nova, o lançamento do Sputnik pelos russos, a Vera Cruz dos anos 50. De sua aproximação com Puto Velho, o trotskista Putrior Iavelovsk, advém a sua doutrinação marxista. Nico Porreta amou Larissa, amou Izadora, amou a prostituta Roberta que se parecia com Izadora, amou Elizabeth, mas rejeitou-a no altar, com um solene “não”. Sofreu incicatrizáveis dores de amor. O que mais de marcante se apresenta na vida de Nico Porreta, além das glorias do futebol e dos amores traídos, é a sua atividade política numa época de restrições à liberdade, de triste lembrança. Ele viveu intensamente uma vida cheia de ideologia e sofreu as amarguras da repressão, da tortura. Aqui, o livro de Bala-Doce é uma denúncia. Nem todo final é feliz. Fico por aqui, e deixo aos futuros leitores a curiosidade de conhecerem o derradeiro ato da novela, o fechar do pano.

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