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Mensagem: Trânsito com mais motos do que carros - Dado será levado em conta para elaboração de um plano diretor - Girleno Alencar - A grande quantidade de veículos que trafega pelas ruas desta cidade do Norte de Minas impressionou os urbanistas paranaenses da equipe de Jaime Lerner, responsável por elaborar o Plano Diretor do Trânsito da cidade. A arquiteta Anive Soares e o economista Fric Kerin estão na cidade desde ontem. Eles afirmaram que Montes Claros apresenta uma característica incomum: é a cidade brasileira de porte médio com a maior proporão de motos em relação a carros. Segundo Anive, um terço da população da cidade é motorizada e, do total da frota - 130 mil veículos – 43% são motos, 42% são carros e 15% são bicicletas. Em outros municípios de médio porte brasileiros, de acordo com a arquiteta, o índice de carros fica em torno de 55%, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). As propostas que eles apresentarão vão procurar manter as características da cidade. Anive Soares salienta que o Centro de Montes Claros tem características coloniais, importadas da Europa, como ruas estreitas, casas sem recuo e cruzamentos em 45 graus. Ela garante que a proposta é fazer uma acupuntura urbana na cidade, mexendo em pontos estratégicos, mas sem alterações muito drásticas na estrutura da cidade. Em contato com o secretário Municipal de Planejamento, o arquiteto João Henrique Ribeiro, Anive recebeu a informação de que o primeiro Plano Diretor de Montes Claros foi elaborado em 1967, executando pelo então prefeito Antônio Lafetá Rebello, o que levou a cidade a receber uma premiação na Europa. O Plano Diretor de Montes Claros foi contemporâneo do criado em Curitiba por Jaime Lerner, em 1964. Porém, com o regime militar, os projetos municipais deixaram de ser respeitados e as decisões forma tomadas em Brasília. A equipe de Jaime Lerner foi contratada pelo valor de R$600 mil para redesenhar Montes Claros. A data de apresentação do projeto ainda não foi marcada.
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