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Mensagem: Recentemente participei de um evento em Belo Horizonte, onde um dos palestrantes, um Engenheiro americano durante a sua palestra teceu comentários elogiosos à riqueza e a beleza da lingua portuguesa, coisa que infelizmente muitos brasileiros parecem desconhecer. Outro fui levar o meu neto até o Colégio e fiquei surpreso com o novo nome do educandário: o nome do Colégio acrescido da palavra KIDS. Essa palavra “KIDS” pode ter um forte apelo comercial para uma sociedade que só valoriza o que vem de fora, desconhecendo o que temos de belo e de bom, fica muito bem para uma loja de artigos infantis, o que já é injustificável, mas jamais deveria ser usada como complemento do nome de estabelecimento educacional que se propõe a auxiliar na formação de cidadãos conscientes. A falta de uma identidade cultural, a falta de civismo, a falta de patriotismo, a ´deseducação´ que podemos observar hoje em dia, podem ter raizes em detalhes como esse. Sábado estive em um Shopping onde em uma vitrine em letras garrafais tinha o seguinte anúncio “HOT SUMMER 70% OFF”. Estamos em New York ou em Montes Claros, no Norte de Minas?. Cumpre me esclarecer que não sou nenhum nacionalista ferrenho, mas sou terminantemente contra esse “estrangeirismo” exagerado em nosso idioma, chega de “delivery”, “off”, “coffee break”, “sale,” “happy hour”, “teen”, ‘kids”, “Feed Back”, “Know how”, “Fashion Week” e tantos outros. Quando isso parte dos próprios educandários, a coisa fica difícil. Temos um idioma bonito e rico demais para ficarmos tomando por empréstimo palavras dos outros para podermos expressar alguma coisa.
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