Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 21 - quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar

Mensagem N°85197
De: Governo de Minas Data: Quarta 21/10/2020 17:58:07
Cidade: Belo Horizonte

Taxa de incidência do coronavírus cai 32% no estado e regiões Oeste, Sul e Leste avançam para onda verde do Minas Consciente
Triângulo do Norte e Triângulo do Sul regridem para a onda amarela do plano
A taxa que mede a incidência do coronavírus em Minas Gerais caiu 32% na última semana, conforme dados levantados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (21/10) durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo de trabalho e enfrentamento à pandemia.
Diante da melhora, e considerando indicadores como taxa de ocupação de leitos e casos por número de habitantes, o grupo autorizou o avanço das macrorregiões de Saúde Oeste, Sul e Leste para a onda verde do Minas Consciente. Poderão ser reabertos estabelecimentos como parques naturais, de diversão, cinemas, teatros e bares com música com ao vivo, desde que sejam seguidas as regras de higiene, distanciamento e lotação máxima.
Cautela
Já as regiões Triângulo do Norte e Triângulo do Sul apresentaram piora nos indicadores e, para evitar a sobrecarga do sistema de Saúde, o Comitê optou pela regressão para a onda amarela.
O secretário de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, ressaltou que, apesar de a maioria do território estadual estar em uma condição melhor em relação ao vírus, ainda é preciso ter cuidado para que a doença não volte a ganhar força.
“Com uma flexibilização maior da sociedade, com as pessoas podendo sair para trabalhar e conviver mais próximas, é fundamental que se mantenha o distanciamento e a higienização e que se utilize a máscara. É isso que vai garantir que nós, a cada dia, venhamos a progredir para a onda verde e retornar com segurança ao novo normal”, disse.
Adesão
Até esta quarta-feira, 656 cidades mineiras aderiram ao plano Minas Consciente, o que representa 76% dos municípios. O impacto chega a 13,4 milhões de pessoas.
Onda verde
As macrorregiões Oeste, Sul e Leste apresentaram um quadro controlado da doença após passar 28 dias na onda amarela*, permitindo o avanço para a onda verde, que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio. Sudeste, Noroeste, Centro, Norte, Jequitinhonha e Centro-Sul já estavam na fase mais avançada do plano. Por apresentarem índices controlados, foram mantidas nesta etapa. Veja abaixo as atividades permitidas:
- Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;
- Parques, zoológicos e jardins;
- Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo;
- Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê;
- Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;
- Bares com entretenimento (shows e espetáculos);
- Serviços de colocação de piercings e tatuagens.
*Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.
Onda Amarela
As macrorregiões de Saúde Triângulo do Norte e Triângulo do Sul tiveram piora nos índices e por isso regrediram para a onda amarela, se unindo às macrorregiões Leste do Sul, Vale do Aço e Nordeste. Nesta fase, são permitidos:
- Bares (consumo no local);
- Autoescolas e cursos de pilotagem;
- Salões de beleza e atividades de estética;
- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
- Comércio de itens de cama, mesa e banho;
- Lojas de móveis e lustres;
- Imobiliárias;
- Lojas de departamento e duty free;
- Lojas de brinquedos;
- Academias (com restrições);
- Agências de viagem;
- Clubes.
Onda Vermelha
Atualmente, nenhuma macrorregião de Saúde se encontra na onda vermelha do Minas Consciente, quando só são autorizados serviços essenciais, como supermercados e farmácias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85196
De: Manoel Hygino Data: Quarta 21/10/2020 08:05:39
Cidade: Belo Horizonte

A carga tributária

Manoel Hygino

Dois ministros do presidente Bolsonaro não se entenderam e como seria de bom alvitre, contribuindo para mudar para melhor o quadro difícil que a nação atravessa. Os desencontros e a troca de farpas entre Paulo Guedes, da Economia, e Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, foram classificados como “fogo amigo”. Mas não tão amigos como se desejaria, porque na troca de bordoadas verbais, não se encontraram sinais de evolução dos problemas em discussão.
Ambos procuram oferecer uma proposta segura ao presidente, em sua ansiedade de viabilizar o programa Bolsa Cidadã, que precisaria aquinhoar mais o eleitorado pobre do país. Aliás, um eleitorado sofrido que vem atravessando séculos sem conseguir sucesso em suas demandas. Alguma coisa se fez, incontestavelmente, mas o que conquistou mais repercussão foi a do presidente do Nordeste. Lula acabou investigado, julgado, condenado e preso, mas a miséria no país persiste, dramaticamente.
O programa da ajuda emergencial posta em prática por Guedes, as instâncias de Jair Messias, deu certo. Tanto que logo se viu o governo na contingência de ampliá-lo. Há muito mais gente passando necessidade do que se pensa. E gente continua nascendo. O pior é que as burras do tesouro não se abastecem na mesma proporção do incremento da população pobre. E as carências persistem dolorosamente.
Então, fazer o quê? O presidente ficou profundamente satisfeito com a gratidão do povo brasileiro, com os 600 reais e, depois, os trezentos, que foram parar no bolso dos desprotegidos da sorte. Mas a mina logo secou e houve necessidade de buscar novas fontes abastecedoras. Onde? Como? Quando? O nativo deste país, apenado por ser pobre e não ter trabalho, para suprir suas necessidades mínimas (as do estômago, em primeiro lugar) quer mais, precisa de mais, e tem urgência.
Aí reside o cruciante problema. Onde arranjar recursos? O pagador de impostos não é um pagador de promessas. Seu poder também é limitado e não é especificamente dever do contribuinte doar dinheiro para o conterrâneo “na pior”.
E o candidato à reeleição em 2022 tem urgência na adoção de providência para resolver a questão. Tem de aproveitar a simpatia despertada pelos 600 ou 300 reais, para que o eleitor não perca a esperança. Now ou never?
Em Brasília, a palavra “imposto” foi cortada do dicionário dos senadores e deputados. Não querem ver seu nome aliado à perspectiva de crescimento da pesada carga tributária.
Hora das mais graves dificuldades, porque os que devem sugerir algo proveitoso a Bolsonaro não têm resposta salvadora. Desde 2014, o Brasil acumula déficits orçamentários a cada ano.
Não tem como ofertar trabalho aos que receberem do Programa Social Renda Cidadã. Se se agregar o resultado da dívida pública, o nosso país jamais conheceu superávit, eis a verdade.
Hora de milagres?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85195
De: Governo de Minas Data: Terça 20/10/2020 17:29:23
Cidade: Belo Horizonte

Romeu Zema se reúne com ministro da Saúde para discutir vacina contra a covid-19
Ministério prevê vacinação a partir de janeiro de 2021; Governo de Minas já conta com plano de contingência para garantir distribuição
O governador Romeu Zema participou nesta terça-feira (20/10) de reunião, por videoconferência, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e demais governadores, para discutir o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19. A previsão, segundo o ministro, é que a vacinação possa ser iniciada a partir de janeiro de 2021 por meio do Programa Nacional de Imunizações do SUS.
"O Ministério da Saúde garantiu que teremos vacina para os brasileiros a partir de janeiro do ano que vem, o que é um alento para os governadores. Para nós, o que interessa é ter uma vacina eficaz e com agilidade na produção. O estado de Minas já conta com um plano de contingência para garantir a distribuição a todos os mineiros", afirmou o governador Romeu Zema.
O ministro Eduardo Pazuello afirmou que vai incluir a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com um laboratório chinês no cronograma de vacinação. A ideia é que sejam adquiridas 46 milhões de doses na primeira fase de produção, ainda este ano.
Opções
Segundo o Ministério da Saúde, o governo federal também já fechou acordo para a compra de cerca de 210 milhões de doses de vacinas em 2021. A produção da vacina está sendo feita pela Universidade de Oxford e acompanhada pela Fiocruz.
As vacinas estão em fase final de estudos e comprovação científica de sua eficácia para, posteriormente, serem registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além delas, o Ministério da Saúde também apresentou os estudos e acompanhamentos realizados para a criação de outras vacinas a partir de parcerias com institutos de pesquisa, ciência e tecnologia do Brasil com empresas nacionais e internacionais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85194
De: Afonso Cláudio Data: Terça 20/10/2020 13:01:12
Cidade: Montes Claros/MG

12h18m - bloqueio na BR-135,, na serra de Bocaiúva, sentido Boc-Moc. 12h25 - trânsito lento. 12h37m - chegamos no pedágio 12h41 - trânsito normal sentido Moc-Boc e quase normal no sentido inverso. Houve um acidente com uma carreta que capotou na Lagoinha e o pedágio não conseguiu deixar o trânsito fluir normalmente, devido ao excesso de veículos retidos nos 2 sentidos da BR.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85192
De: Policia Militar Data: Terça 20/10/2020 10:24:37
Cidade: Montes Claros

(...)
MONTES CLAROS – A Polícia Militar, ontem, 19, por volta das 21h34min, durante patrulhamento recebeu informações que no último dia 18, alguns indivíduos, já conhecidos nos meios policiais, efetuaram disparos de arma de fogo em direção às pessoas próximo a linha férrea, no bairro Dr. João Alves, nesta cidade, e que, nesta data, teriam sido vistos em 02 (dois) veículos (VW Polo, cor branca e VW Gol, cor prata), nas imediações daquele bairro, com intuito de cometer crime de homicídio. De posse das informações, os policiais militares deslocaram ao citado bairro, onde, durante o patrulhamento/rastreamento, receberam mais informações que um indivíduo, também conhecido nos meios policiais, seria o responsável por guardar as armas utilizadas na tentativa de homicídio e que ele ficava na casa de sua amásia, à Av. Antônio da Conceição, bairro Vila Sion, nesta cidade. Diante das informações os policiais deslocaram ao local onde visualizaram o suspeito descendo de uma motocicleta, defronte a casa de sua amásia, sendo abordado e identificado, 28 anos, o qual, durante a abordagem, demonstrou nervosismo, levantando suspeição; em contato com a amásia do suspeito, esta franqueou a entrada à residência, onde, durante as buscas localizaram 01 (uma) submetralhadora, calibre .380, carregada com 11 (onze) munições, 09 (nove) destas intactas e 02 (duas) picotadas; ao ser questionada sobre a procedência da arma, relatou ser de propriedade do seu amásio. O indivíduo foi preso, pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, e conduzido a DP, com os materiais apreendidos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85191
De: Manoel Hygino Data: Terça 20/10/2020 08:09:01
Cidade: Belo Horizonte

Desce o serro

Manoel Hygino

Embora programada para assinalar os três séculos da comarca do Serro, a revista Magiscultura não se limitou ao inicialmente estabelecido, apesar das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. O presidente da Amagis, Alberto Diniz Junior, em editorial, comenta o fato e o conteúdo da publicação - riquíssima, aliás. O ensaio do desembargador Gutemberg da Mota e Silva sobre o Brasil, local de exílio de escritores celebrados e que tiveram de fugir da Europa conflagrada, é um dos pontos altos da edição, que se situa em bela altitude com preciosas colaborações.
Crônica do magistrado Roberto Vasconcelos, as considerações filosóficas de Armando Barreto Marra, os artigos de Armando Freire e Rogério Medeiros Garcia de Lima, a poesia de Llewellyn Medina, Elson de Paula Silva e de Fernando Armando Ribeiro (que oferece ainda o conto “Gratidão”), e João Quintino Silva, os contos de Renato César Jardim e Wander Marotta completam o número da Revista.
Dos tempos decorridos se há de extrair exemplos e experiências. O desembargador Rogério Medeiros observa que, tão logo se iniciou o declínio do ciclo da cana-de-açúcar no Nordeste, descobriram-se por aqui os primeiros veios de ouro. Era a vez da região, numa que muito exigiria dos corajosos aventureiros, aqui instalados nas áreas antes habitadas pelos índios botocudos. As feras concorriam, procurando dominar a região supostamente inexpugnável.
“Tudo era feroz e contrário à penetração humana nessas terras misteriosas e sinistras”, comentou Augusto de Lima Junior. Onde hoje está o Serro, em Ivituruí, “terra dos ventos frios”, chegaram os bandeirantes Antônio Soares Ferreira e João Soares, pai e filho, e fundaram dois arraiais conjuntos, que se transformariam, dada a sua rápida expansão e o adensamento da população, em povoado; depois, em 1714, a Vila do Príncipe e, finalmente, Serro.
O advento do município do Serro, por Lei Provincial, ocorreu em 6 de março de 1838. Em 8 de abril de 1938, a cidade é tombada pelo Patrimônio Histórico, e Artístico Nacional. Para os mineiros continua simplesmente a Terra do Queijo, com toda sua fama de sabor.
Em 1709, criara-se a capitania de São Paulo e Minas, já não mais integrando a do Rio de Janeiro, no reinado de D. João V, sendo governador da capitania D. Braz Baltasar da Silveira, erigindo-se em vilas as povoações de Caeté, do Príncipe ou Serro e a de Pitangui. Logo após, surgiram no enorme território das Minas Gerais as comarcas de Vila Rica, Rio das Mortes e Rio das Velhas. A de Serro Frio, com sede na Vila do Príncipe, atual Serro, se deu em 1720.
O importante, ou mais importante, é enfatizar que o Serro, “simboliza a convergência dos valores históricos, culturais e cívicos de Minas Gerais”. No entanto, a região (e a cidade) é berço de gente ilustre da província, do estado e do país. Lá nasceu, por exemplo, Teófilo Ottoni, o liberal por excelência, o revolucionário.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85190
De: Governo de Minas Data: Segunda 19/10/2020 13:01:28
Cidade: Belo Horizonte

BR-135 ganha reforço de cinco novos radares
A BR- 135, no Norte do estado, ganhou 5 novos radares fixos com o objetivo de controlar os limites de velocidade e minimizar os riscos de acidentes de trânsito. Eles começam a operar em modo educativo na próxima terça-feira (20/10) e no dia 27/10 passam a gerar multas.
Os equipamentos estão instalados nos quilômetros 368,1, 368,65 e 369,25, no município de Montes Claros; no km 513 em Buenópolis, e no km 595, em Corinto. As velocidades permitidas variam de 60 a 100 km, dependendo do trecho e do tipo de veículo, conforme tabela abaixo.
Independentemente da presença dos radares, o DER-MG alerta que a segurança nos deslocamentos rodoviários pode ser alcançada com o respeito aos limites de velocidade, à sinalização e às leis de trânsito.
Agora, as rodovias mineiras contam com 464 radares em operação sob responsabilidade do DER-MG.
A localização de cada um dos radares fixos que já estão em operação nas rodovias estaduais pode ser consultada no site do DEER/MG (www.deer.mg.gov.br/transportes/localizacao-de-radares).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85189
De: Policia Militar Data: Segunda 19/10/2020 09:12:09
Cidade: Montes Claros

(...) MONTES CLAROS – A Polícia Militar, ontem 18, por volta das 18h36min, compareceu na rua João Carroceiro, bairro Nossa Senhora das Graças, nesta cidade, onde, segundo a vítima, homem de 26 anos, no momento em que saía de sua casa, ao fechar o portão, foi surpreendida por 02 (dois) indivíduos, usando máscaras; um deles de posse de 01 (uma) arma de fogo, tipo revólver, anunciou o roubo e ordenou que entregasse a motocicleta; que diante das ameaças entregou a chave da motocicleta CB 300, Repsol, cor branca, placa OTS-2257, sua carteira de bolso e seu aparelho celular e, em seguida, os indivíduos evadiram na motocicleta. De posse das informações durante o rastreamento os policiais militares depararam com um indivíduo empurrando uma motocicleta em uma estrada vicinal, às margens da rodovia LMG 653, nas proximidades da Comunidade de Facela, o qual, ao perceber a presença policial e que seria abordado abandonou a motocicleta e se embrenhou em um matagal e não foi localizado. Ficou constatado, durante a abordagem, se tratar da motocicleta roubada, a qual foi apreendida e removida ao pátio credenciado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85188
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 19/10/2020 01:31:08
Cidade: M. Claros

JANAÚBA – BOMBEIRO SURPREENDE NAMORADA EM PEDIDO DE CASAMENTO

Na noite deste sábado, 17-10-2020, por volta das 18:00 hrs, um Sargento do Corpo de Bombeiros surpreendeu ao pedir a namorada em casamento, com a simulação de um incêndio em hotel de Janaúba (MG).

A namorada Elisa Borges, acreditava que estava fazendo um ensaio fotográfico junto aos profissionais Juneo Soares e Anthony Henrique, com vestidos de festa do Atêlie Fharley Rodriguês. Entretanto, tudo era um plano muito bem arquitetado com a contribuição do cerimonial Austélia Mendes, a fim de surpreender a amada do bombeiro apaixonado.

Enquanto a namorada realizava fotos no interior do Hotel Gorutuba em Janaúba, o Sargento Givaldo do Pelotão de Bombeiros de Janaúba, se planejava para surpreender a namorada, que ao som da sirene do caminhão auto bomba do Corpo de Bombeiros, simulou estar ocorrendo um incêndio no hotel.

A namorada, acreditando estar de fato ocorrendo um incêndio, ao sair às pressas do interior do hotel se deparou com seu namorado, usando capacete e roupão de combate à incêndio e com bombeiros usando extintores de incêndio.

Para conseguir colocar em prática o pedido inusitado, o sargento Givaldo teve ajuda de amigos do Pelotão do Corpo de Bombeiros, e com planejamento por mais de um mês, a fim de que toda essa surpresa saísse perfeita.

Marcando o romance e contagiando com muita emoção todos que presenciaram aquele momento, o bombeiro Sargento Givaldo Cunha Reis se declarou:

“Confesso que sou o homem mais feliz do mundo e que este é o dia mais especial de minha vida.
Não sei se foi o brilho desse seu olhar, que me cativou, naquela noite de réveillon de 2015 para 2916, ou se foi esse sorriso lindo que você tem.
A única coisa que consigo saber, é que você é a mulher da minha vida e eu sou muito apaixonado por você.”

O bombeiro militar, marcando ainda mais aquele momento, continuou sua declaração de amor com uma mensagem bíblica.

“Há uma leitura bíblica, em Provérbios 18/22, que diz que, o homem que encontra uma mulher, encontra um tesouro, pois isso é um dom recebido por Deus. Eu encontrei esse tesouro. Eu te amo minha princesa e é por isso que te pergunto:
QUER CASAR COMIGO?”

A resposta não poderia ser diferente, que foi falado por ela em alta voz: “Sim, mil vezes sim, eu amo você, meu amor!”

“Confesso que fiquei sem acreditar que tudo aquilo estava acontecendo, parecia um sonho. Em momento algum eu desconfiei. A princípio era só um ensaio fotográfico, quando ouvi a sirene e o pessoal comentando que estava acontecendo um incêndio no hotel, segui para parte exterior do hotel, mal sabia que lá fora eu seria pedida em casamento. Sem dúvidas, foi o dia mais feliz da minha vida.”

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85187
De: Afonso Cláudio Data: Domingo 18/10/2020 12:19:03
Cidade: Montes Claros/MG

Gravíssimo acidente ocorrido anteontem na BR-135, município de Corinto e que enlutou Mirabela: " Três pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida em um acidente na tarde de sexta-feira (16), na BR-135, em Corinto, Minas Gerais

Conforme informação da Polícia Militar (PM), o motorista de uma carreta cegonha com placa de São Bernardo do Campo (SP) perdeu o controle da direção em um trecho da rodovia e o reboque invadiu a contramão. Posteriormente, uma caminhonete Chevrolet S10, de cor prata, ano 2006, licenciada em Mirabela (MG), colidiu contra a carreta.

No acidente os três ocupantes da S10 morreram no local. Eles foram identificados como Claudionor Fernandes da Silva, João José Mendes de Almeida, e Adailton Evangelista. Os três residiam no município de Mirabela, no Norte de Minas Gerais. O condutor da cegonheira não se feriu.

Um sargento da Polícia Militar Rodoviária, identificado como Geraldo Roberto Valadares foi atropelado por um automóvel enquanto atendia o acidente. Ele foi socorrido e levado consciente para o Hospital Imaculada Conceição, em Curvelo (MG). Ele teve uma das pernas amputadas e está internado com o quadro de saúde estável.

As causas do acidente são investigadas."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85186
De: Libélula Data: Domingo 18/10/2020 11:15:32
Cidade: M. Claros
E-mail: Neuza.gp@hotmail.com

" É o contraste entre essas duas manchetes do montesclaros.com - e o silêncio emocionado que há entre as duas, e as reflexões que sugerem - que nos animam a lutar, e a ter esperanças. As 2 manchetes, com intervalo de 17 minutos: ´Mais 2 mortes (agora 22) e 103 pessoas contaminadas pelo coronavírus em M. Claros, de sábado para hoje. Taxa de ocupação de leitos clínicos entra na zona de alerta. Consulte a situação bairro a bairro Segunda 27/07/20 - 18h54´ ´Coração valente, de 56 dias, pulsa, luta, e faz o Arcanjo vir e voltar pela vida entre BH e Janaúba (...)

Eu, libélula, possuo grandes olhos e assim como minha amiga coruja, estou sempre atenta ao que está acontecendo no mundo. Lamentamos muito por nossos amigos que morreram queimados, perdemos nossas casas, nossos alimentos, nossas fontes de água. Vocês aí sofrendo muito também,não só pelo coronovirus mas por uma infinidade de situações caóticas pelas quais passam a humanidade. Está libélula que vos escreve, deseja saber como está o coração valente que o helicóptero Arcanjo levou para Belo Horizonte quando havia apenas 103 casos de contaminação. hoje neste país atingimos a marca de 150 mil mortos, ruim para vocês, humanos, ruim para nós também. Desejamos que todos os corações sejam valentes. Um respeitoso e suave balançar de minhas asas a todos! Libélula,Montes Claros,18.10.20.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85185
De: Corpo de Bombeiros Data: Sábado 17/10/2020 20:06:12
Cidade: Montes Claros

JANAÚBA–(...) Na data de 17 de outubro de 2020, por volta das 14h55min o 6° Pelotão de Bombeiros na cidade de Janauba foi acionado para atendimento à uma ocorrência de capotamento de caminhão na MG 401 KM 137. No local um caminhão com placa de Campinas SP capotou e caiu em um barranco de aproximadamente dois metros, ficando com as rodas para cima havendo duas vítimas presas. No local umas das vítimas havia sido resgatada com o apoio de um caminhão guindaste e recebia atendimento por equipe do Samu. Uma outra vítima, o sr Flávio Granada Júnior, 37 anos, estava preso às ferragens e foi também resgatado pela GU BM com o apoio do caminhão guindaste, sendo então o óbito atestado pelo médico do Samu às 15:13.
O serviço de perícia compareceu no local para demais providências.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85184
De: Manoel Hygino Data: Sábado 17/10/2020 07:56:54
Cidade: Belo Horizonte

O traficante escapa

Manoel Hygino

O horizonte não é belo nesta semana. Com certeza, o ambiente sombrio dos últimos dias será sequência que sobreveio do Dia da Senhora Aparecida e do Dia da Criança.
Há conflito no Supremo Tribunal Federal entre o agora decano Marco Aurélio Melo e o recém-empossado presidente Luiz Fux. Motivo: libertação do megatraficante André de Oliveira Macedo, o conhecido André do Rap, que já comeu espaço abundante em todos os veículos de comunicação. Mas o caso não está encerrado. Neste período suficientemente quente de antagonismos, será mantido o mesmo clima.
O assunto, que pareceria um mero desencontro de opiniões entre dois integrantes da Alta Corte, desencadeou uma onda de embates políticos, muito inconveniente nesta hora da propaganda eleitoral. O desentendimento não se limitou à interpretação da Lei 13.864, a do Pacote Anticrime, pois envolve mudanças na interpretação no artigo 316, do Código de Processo Penal.
Acontece que o Pacote fora encaminhado ao Legislativo no tempo de Sérgio Moro como ministro da Justiça, razão pela qual a reação se estendeu a outros núcleos. O ex-juiz, por sinal, já se sentiu no dever de esclarecer que o instituto da prisão de 90 dias foi inserido no projeto original quando em tramitação, não se lhe podendo atribuir qualquer responsabilidade na redação resultante. Pelo contrário, a modificação deveria ter sido oportunamente vetada pelo presidente, o que não aconteceu. Daí, o imbróglio.
Agora todos gritam, todos têm razões (algumas tardiamente suscitadas) e procuram defender-se. De qualquer modo, o mal está feito e precisa ser remediado, o mais rapidamente possível. Aparentemente, o texto final visava proteger políticos com contas a pagar na Justiça. No entanto, pelo que se vê, não é apenas isso, e o caso do criminoso que se livrou da cadeia depois de longa procura em vários cantos do mundo, é apenas um.
A situação deixou mal membros da mais elevada corte de Justiça do país, obrigados a criticar o colega para se resguardar, mas a razão maior da procela está muito distante. Marco Aurélio promete “levantar questão”, levando-a para análise em Plenário. Ele afirma querer “saber se o presidente do tribunal se tornou censor de seus pares”. “Isso tem de ser elucidado”, afirmou.
Evidentemente, o affair é muito mais grave. Seria adequado que se apurasse no seio do Congresso que motivo teria conduzido a questão por ínvia tramitação, que desembarcou na situação presente, constrangedora sob muitos aspectos e pondo em dúvida magistrados que merecem respeito.
Aliás, ainda com relação ao STF, ainda há a sabatina para exame do nome do sucessor de Celso de Mello. O problema assume feição de caráter religioso, como se se ignorasse que o Brasil é um país laico. Chega de confusões.
Enquanto isso, o criminoso se esconde, talvez, no exterior.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85183
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 16/10/2020 17:35:54
Cidade: Montes Claros/MG

Covid-19 em Minas Gerais

Classificação dos números de mortes por 100 mil habitantes, em ordem decrescente, devidas ao novo coronavírus, referentes a 30 dos maiores municípios de Minas Gerais, a partir de dados publicados pela Secretaria Estadual de Saúde, às 10:00 hs de 16/10/2020:

Classif./Municípios/Populações/Mortes/ Mortes por 100 mil habits.

1º Gov. Valadares 279.885 276 98,6
2º Uberlândia 691.305 624 90,3
3º Ipatinga 263.410 209 79,5
4º Araguari 117.267 84 71,8
5º Cel. Fabriciano 109.855 75 68,2
6º Caratinga 92.062 62 67,4
7º Teófilo Otoni 141.934 94 66,2
8º Contagem 663.855 395 59,5
9º Belo Horizonte 2.501.576 1.391 55,6
10º Uberaba 333.873 179 53,6
11º Betim 439.340 214 48,7
12º Pouso Alegre 150.737 71 47,0
13º Patos de Minas 150.833 69 45,7
14º Ribeirão das Neves 334.858 148 44,2
15º Juiz de Fora 568.873 248 43,6
16º Sabará 136.344 57 41,9
17º Santa Luzia 219.134 91 41,5
18º Ibirité 180.204 67 37,2
18º MONTES CLAROS 409.341 152 37,2
19º Curvelo 80.129 27 33,7
20º Pirapora 56.428 18 32,1
21º Vespasiano 127.601 39 30,5
22º Varginha 134.477 40 29,8
23º Divinópolis 238.230 63 26,5
24º Sete Lagoas 239.639 57 23,7
25º Poços de Caldas 166.085 38 22,9
26º Passos 114.674 25 21,7
27º Janaúba 71.648 14 19,4
28º Itabira 120.060 19 15,8
29º Januária 67.742 3 4,4

- Percentual do número de habitantes dos municípios acima, em relação aos do Estado: 9.201.314/21.119.536 = 43,6%.

- Percentual do número de mortes dos municípios acima, em relação às do Estado: 4.849/8.345 = 58,1%.

- Os 5 municípios com os menores índices: Januária (29º/4,4), Itabira (28º/15,8), Janaúba (27º/19,4), Passos (26º/21,7) e Poços de Caldas (25º/22,9).

- Os 5 municípios com os maiores índices: Governador Valadares (1º/98,6), Uberlândia (2º/90,3), Ipatinga (3º/79,5), Araguari (4º/71,8) e Coronel Fabriciano (5º/68,2).

- Em 11/9/20, Ibirité ficou no 16º lugar, com 31,1 e Montes Claros no 20º lugar, com 22,9 mortes por 100 mil habitantes, conforme a mensagem 85.062. Hoje, 35 dias ou 5 semanas depois, Montes Claros atinge o mesmo lugar de Ibirité (18º), tendo os 2 municípios 37,2 mortes por 100 mil habitantes.
Numa mensagem mais distante, a 84.903, de 17/7/20, podemos ver Montes Claros no 27º lugar e Ibirité no 14º lugar, ou seja, a 13 posições uma da outra. Comparando com a classificação de hoje, enquanto Ibirité melhorou 4 posições, Montes Claros piorou 9. E esta comparação, feita com a mesma base populacional de 100 mil habitantes, é imune a distorções.
Este tipo de reflexão pode ser feita em relação a qualquer município, considerando as comparações possíveis com os índices e classificações semelhantes a esta. No caso específico, percebe-se facilmente, mais uma vez, que também nós, montesclarenses, como todos os habitantes do planeta, devemos seguir rigorosamente as orientações das autoridades sanitárias, dos especialistas e dos profissionais da saúde, visando nos proteger contra o traiçoeiro e perigoso coronavírus, usando máscara, lavando as mãos e usando álcool em gel com frequência, mantendo distância de segurança e evitando aglomerações, até porque ainda não temos vacina aprovada e distribuída.

Saúde, Paz e Bem para todos nós.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85182
De: Patrícia Data: Sexta 16/10/2020 11:29:59
Cidade: Januária

Morto, de 92 anos, é levado a agência "para fazer prova de vida"; Banco do Brasil nega
Sexta 16/10/20 - 10h49

Por mais absurda que pareça, a notícia acima não é a mais grotesca do dia, ainda que nos dias de hoje.
Para Minas e, especialmente, para o Norte de Minas, e para toda a região do Rio S. Francisco, descoberto num 4 de outubro e, portanto, rio dedicado a S. Francisco de Assis, a notícia inacreditável, absurda, de fato infame em si, sugere que alguém dos governos pretende localizar nas margens do rio um investimento de 30 bilhões, de dólares, na construção de central de energia atômica, com 6 unidades.
Seria (?) em Ponto Chique, vizinho do também belíssimo e histórico município de S. Romão, que assistiu a um combate com a Coluna Prestes, entre outros acontecimentos marcantes.
Parece coisa de lunáticos, e todos nos levantaremos - todos - para impedir tal maluquice, se vier, venha de onde partir. Mas, é bom que fiquemos atentos. Os dias são malucos, em escala planetária.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85181
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 16/10/2020 10:34:45
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do novo coronavírus

I) Comparação dos aumentos percentuais dos 15 primeiros países da classificação da Organização Mundial da Saúde, em ordem decrescente, referentes às mortes por coronavírus até 16/10/2020, 7h31m e até 09/10/2020, 8h23m:

1º Argentina 11,59% (passou de 22.710 para 25.342 mortes)
2º Rússia 6,52% (de 22.137 para 23.580)
3º Iran 6,16% (de 27.888 para 29.605)
4º Índia 5,32% (de 106.490 para 112.161)
5º África do Sul 5,17% (de 17.408 para 18.309)
6º Colômbia 4,70% (de 27.180 para 28.457)
7º Iraque 4,16% (de 9.683 para 10.086)
8º Espanha 2,65% (de 32.688 para 33.553)
9º México 2,63% (de 83.096 para 85.285)
10º Brasil 2,35% (de 148.957 para 152.460)
11º Estados Unidos 2,31% (de 212.789 para 217.702)
12º Chile 2,03% (de 13.167 para 13.434)
13º França 1,86% (de 32.539 para 33.146)
14º Peru 1,72% (de 33.009 para 33.577),
15º Reino Unido 1,64% (de 42.682 para 43.383)

II) Principais destaques: Argentina (1º lugar desde 21/8), Rússia (2º lugar hoje) e Iran (3º lugar hoje).

III) Classificação da OMS hoje, referente aos 15 primeiros países e que inclui casos confirmados, mortes e casos recuperados: 1º Estados Unidos, 2º Índia, 3º Brasil, 4º Rússia, 5º Argentina, 6º Colômbia, 7º Espanha, 8º Peru, 9º França, 10º México, 11º África do Sul, 12º Reino Unido, 13º Iran, 14º Chile e 15º Iraque.

IV) Totais referentes ao Mundo hoje: Mortes 1.098.937; Casos confirmados 38.966.868; Casos recuperados 26.885.286.

V) Europa em alerta - Países europeus impõem mais medidas para tentar conter nova onda de infecções de coronavírus

Na terça-feira (13), a Organização Mundial da Saúde (OMS)informou que mais de 700 mil novos casos foram notificados na última semana na Europa. É uma alta de 34% em relação à semana anterior.
O número de novos casos é, em parte, decorrente de mais testes. Mas também houve aumento de mortes, ainda que em uma proporção menor, de 16%.
Após identificarem alta de casos, as novas regras estão sendo anunciadas por autoridades para tentar evitar que o número de mortes cresça e atinja números do começo da pandemia.
Os médicos alertam que muitas das novas infecções são em jovens, que têm sintomas mais leves da Covid-19. O maior problema, no entanto, é que eles podem transmitir o coronavírus aos mais velhos.
Países europeus que estão intensificando medidas preventivas contra o coronavírus (entre parênteses o número de mortes acumuladas até hoje): França (33.146), Portugal (2.128), Alemanha (9.740), Holanda (6.749), Espanha (33.553), Itália (36.372), Dinamarca (677), Bélgica (10.327), Grécia (482), Irlanda (1.838) e Suécia (5.918).
Fonte: G1, 14/10/2020.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85180
De: Polícia Militar Data: Sexta 16/10/2020 09:30:21
Cidade: M. Claros

SALINAS – A Polícia Militar, ontem, 15, por volta das 15h09min, compareceu na rua Noé Corrêa, bairro Centro, em Salinas, onde, segundo a vítima, 18 anos, indivíduo não identificado, usando máscara de proteção, bateu no portão da residência e pediu informações; após perguntar ao seu primo, também vítima, 20 anos, que estava em um dos quartos da residência, sobre as informações solicitadas, o indivíduo pediu-lhe água para beber; ao deslocar à cozinha e retornar com a água deparou com o indivíduo, já em companhia de outros dois comparsas, que, de posse de uma arma de fogo, tipo pistola, anunciaram o roubo; dois deles ficaram na contenção da vítima de 18 anos e o outro deslocou em direção de outra vítima, 92 anos, trancou-a em um dos quartos da residência e perguntaram onde estariam os computadores. A vítima que se encontrava no quarto, ao perceber a movimentação, saiu sem que os indivíduos percebesse, pulou o muro que dá acesso à casa de outros familiares, armaram-se com paus e direcionaram ao portão da residência e agrediram os autores, que evadiram em desabalada carreira, sem nada levar, abandonando no local 02 (duas) mochilas, contendo peças de roupas, sapatênis, 01 (um) notebook, e 01 (uma) pistola de airsoft, utilizada na tentativa de roubo. Rastreamento continua na tentativa de localização e prisão dos indivíduos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85179
De: Gustavo Mameluque Data: Quarta 14/10/2020 12:17:09
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil
E-mail: gustavomameluque@gmail.com

Tributo ao Prof. Simeão Ribeiro Pires. Meu Professor de Química e Geografia na E.E. Prof. Plínio Ribeiro, antiga Escola
ormal. 1976/77
Por Prof. Sílio Jader. São Paulo. SP.

TRIBUTO A SIMEÃO RIBEIRO PIRES

Acabo de ler artigo assinado pelo meu amigo – nunca estive com ele pessoalmente – Gustavo Mameluque, abordando fato ocorrido em Montes Claros em tempos que já se foram mas continuam vivos porque o passado jamais morre. Aliás o presente é uma fração de segundo e o futuro não existe. Tudo que somos é o que já vivemos e fizemos.
Entre os os citados pelo Mameluque consta o saudoso Simeão Ribeiro. No passado, eu então residente em Montes Claros, egresso de Salvador, eu tinha deparado com ele em um evento e sua personalidade me cativou.
Na ocasião fui convidado por uma professora de escola pública, situada na periferia, alunos humildes portanto, para a cerimônia de formatura de sua classe que concluíra o quarto ano primário correspondente hoje à primeira metade do curso fundamental. Adiantou-me que eu teria a oportunidade de conhecer o então Prefeito de Montes Claros que aceitou paraninfar a cerimônia. Surpreso meu interesse aumentou muito. Então o Prefeito arranjaria tempo e disposição para comparecer à formatura de crianças pobres? Alunos carentes de escola pública? Sem sombra de dúvida, eu precisava conhecer essa pessoa. Já era antecipadamente seu admirador.
O auditório, cedido pela Associação Comercial, estava repleto. Os formandos uniformizados, cabelos bem penteados, ocupavam as primeiras trinta ou quarenta poltronas, muito alegres e certamente admirados dando a entender que jamais tinham desfrutado de ambiente tão chique, com poltronas estofadas e tão confortáveis. As poltronas dos fundos abrigavam os parentes que “explodiam” de satisfação. Todos envergando seus trajes simples e “domingueiros”. Aqueles “bate, enxuga, sacode e veste”. Também era a primeira vez que viam uma “Professorinha muito louca” – acima de tudo corajosa , Edir minha irmã, – inovar e inventar uma festa de formatura, coisa de gente rica, para alunos como eles – tão pobres e tão humildes - e ainda conseguir a presença do Prefeito.
Receberiam diploma. Era demais. Jamais tinham visto isso acontecer na Escola deles.
Eu tratei logo de misturar-me com os pais a fim de me tornar invisível e sentir aquela gente que lembrava minha origem pobre lá naquelas, então esquecidas, paragens do Vale do Jequitinhonha.
Simeão não se fez esperar. Chegou pontualmente e foi recebido com palmas. Depois de algumas palavras com a Professora, cumprimentou todos com espontaneidade e foi convidado a ocupar o lugar principal no palco. Embora trajado socialmente sua figura era de cativante simplicidade e demonstrava muito respeito pelos presentes. Exceto a própria Professora não havia mais nenhuma autoridade . Não foi por falta de convite. Este fato enalteceu mais ainda a presença do Prefeito.
Depois de algumas palavras da mestra e do discurso do orador da turma, isso mesmo, havia orador! O Paraninfo tomou a palavra e deu lições de vida, uma aula de sabedoria, às crianças que ouviram compenetradas e que pareciam não acreditar no que viam ou seja uma autoridade tão importante e tão simples falando com eles o se um deles fosse. Jorrou inteligência, cultura e sapiência, numa linguagem acessível e capaz de ser profundamente captada pelos adolescentes ou melhor crianças ainda. Falou com calma e informalidade para facilitar o entendimento. Ao final Simeão entregou os diplomas e abraçou um por um dos alunos além de presentear a cada um deles com um Dicionário de Português. Apressei-me a cumprimentá-lo mas grupo, pais e filhos, ávidos por apertar a mão do Prefeito aglomeraram em torno dele e acabaram me afastando. Fiquei então a esperar uma oportunidade futura para falar com ele.
Só muitos anos depois referida ocasião se fez presente. Residente em São Paulo há bastante tempo costumava, embora raramente, passar alguns dias de férias em Montes Claros com minha mulher e minhas filhas. Ao chegar meu primeiro destino era a Agência do Banco para rever os colegas que me ajudaram fazer funcionar com muita qualidade a engrenagem financeira como era no tempo que lá fui Gerente Administrativo . Minha mudança para São Paulo ocorreu quando fui guindado ao cargo de Inspetor.
Rodeado de colegas – o expediente ainda não havia começado – conversávamos alegremente quando fomos interrompidos pela chegada, de quem? Simeão Ribeiro! Fui logo apresentado como se desconhecido fosse mas, na realidade, ele não me conhecia e eu além de conhecê-lo era seu admirador desde que o vi naquele evento de formatura. Dos cumprimentos iniciais a conversa, sem quê nem pra quê, acabou resvalando para literatura e começamos a falar sobre Voltaire especificamente pondo em foco o personagem Dr. Pangloss de Candido e o Otimismo. Identifiquei-me logo como pessimista inveterado e como lidava com essa condição. Ele não perdeu a oportunidade de me dar algumas lições a respeito e esquecemos o tempo. Rolou Marcel Proust, Dostoievski, Vitor Hugo, Machado de Assis e tantos outros. O tempo passou e nos despedimos. Lembrei-me do “Em Busca do Tempo Perdido” e conclui que sai com o Tempo “Ganhado” e uma enorme sensação de que tinha ficado menos pobre ao acrescentar saber ao meu parco estoque intelectual.
Pouco tempo depois fui surpreendido com a chegada de um pacote contendo dois livros de autoria do Simeão trazendo-me dedicatórias que muito me orgulharam.
As obras são: O Padre e a Bala de Ouro e Raízes de Minas.

Professor Sílio Jader.
São Paulo, 12/10/2020

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85178
De: Policia Militar Data: Quinta 15/10/2020 11:13:01
Cidade: Montes Claros

SALINAS – A Polícia Militar, ontem 14, por volta das 09h29min, com equipe do SAMU, compareceu na Fazenda Boa Vista, Canavial, na zona rural de Salinas, onde, segundo informações ocorrera um crime de homicídio. No local visualizaram o corpo da vítima, identificada, 39 anos, caído ao solo, bastante ensanguentado na região do abdômen, sendo o óbito atestado pela equipe do SAMU. De pose das informações, durante o rastreamento, o suspeito da autoria foi localizado, nas proximidades de sua residência, o qual foi abordado e identificado, 36 anos; ao ser questionado relatou que após efetuar um disparo na região do abdômen da vítima, esta conseguiu lhe agarrar e após luta corporal, a golpeou por duas vezes; a arma de fogo, tipo espingarda, utilizada no crime, foi localizada escondida, próximo ao local do crime; a vítima também possuía 01 (uma) espingarda na residência, que foi entregue por seu filho e apreendida. Perícia compareceu ao local, realizou os trabalhos de praxe, constatou ferimentos de entrada de esfera de chumbo na região da escápula, no peito e na mão direita e liberou o corpo para condução ao IML, nesta cidade. Ao ser questionado sobre o crime o autor disse que vinha sendo provocado pela vítima com relação ao seu relacionamento conjugal, onde sua esposa estaria tendo um caso com outro indivíduo. O autor foi preso e conduzido a DP, com os materiais apreendidos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85177
De: chevrole Data: Quinta 15/10/2020 10:35:54
Cidade: ribeirao preto /sp
E-mail: palhacochevrole@outlook.com

bom dia feliz e aquele que sabe reconhecer que cada dia e presente de deus sou de ribeirao preto mas sou nascido em montes claros saudades de vcs ouco quase todos os dias a radio sao fransiscoo pesso deus abencoe povo de minas gerais e radio faz parte da historia de tanta gente grande abraco
Telefone: (16) 99788291
IP:172.68 .25.47

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85176
De: Governo de Minas Data: Quarta 14/10/2020 17:25:40
Cidade: Belo Horizonte

Metade do estado está na onda verde do plano Minas Consciente
Políticas a longo prazo e redução de 18% da incidência da doença possibilitaram atual cenário
Pela primeira vez desde o lançamento do plano Minas Consciente, metade das macrorregiões de Saúde de Minas Gerais - o que representa 8 das 14 macros - está inserida na onda verde, a mais avançada do plano. A definição foi deliberada em reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, nesta quarta-feira (14/10), após análise dos bons índices epidemiológicos mantidos no estado nesta fase da pandemia.
As alterações permitiram que as macrorregiões Triângulo do Norte, Sudeste, Nordeste e Centro sejam autorizadas a evoluir para a onda verde, após passarem 28 dias na onda amarela com índices estáveis. Além delas, as macros Triângulo do Sul, Centro-Sul, Norte e Jequitinhonha se mantiveram na onda verde. Esse é o estágio mais avançado do plano, com retorno de atividades escolares, abertura de parques e feiras.
Há duas semanas sem nenhuma região na onda vermelha, cenário em que se permite apenas o funcionamento de serviços essenciais - como supermercados, padarias e farmácias -, as demais macrorregiões do estado permanecem na onda amarela. Nesta fase, é permitida a abertura de academias, clubes e bares, por exemplo.
Resultado de planejamento
Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o atual controle da taxa de óbitos e de casos de covid-19 em Minas Gerais é resultado do planejamento feito pelo governo, ao decidir lançar o plano Minas Consciente, ainda em abril, centrado em estudos técnicos e epidemiológicos das Secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e Desenvolvimento Econômico (Sede).
“Estamos conseguindo o equilíbrio que o plano sempre buscou, que é a retomada gradual e responsável da atividade econômica. Isso mostra que nós estamos dentro de uma metodologia bem construída, com acompanhamento técnico, fazendo com que a nossa economia se reative com segurança e cuidado com as pessoas”, disse o secretário.
Para o chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho, o controle dos índices, até o momento, é resultado das políticas implementadas ao longo dos meses. “O aumento de casos vem diminuindo, foram apenas 35 na semana, os surtos estão controlados, a taxa de incidência da doença caiu 18% e o isolamento se mantém estável. A população definiu sua rotina: quem precisa sair para trabalhar, tem saído, mas quem se adaptou ou pode estar em casa, está em casa”, afirmou.
Apesar dos bons índices, o chefe de gabinete da SES-MG mantém o alerta para que as medidas de distanciamento e higiene sejam constantes, visando ao controle da doença.
“A gente caminha para um novo momento na pandemia. Mas não é uma situação que garante o futuro porque esse futuro está diretamente ligado ao comportamento da população. É uma situação que ressalta bastante o compromisso do Estado e as ações de todas as secretarias envolvidas sob a gestão do governador Romeu Zema”, destacou Pinho.
Adesão
Até esta quarta-feira (14/10), um total de 656 cidades havia aderido ao plano Minas Consciente, o que representa 80% do estado. Além disso, 463 municípios com menos de 100 mil habitantes estão aptos a avançar para a onda verde.
Onda verde
As macrorregiões Triângulo do Norte, Sudeste, Nordeste e Centro apresentaram um quadro controlado da doença após passar 28 dias na onda amarela*, o que permitiu o avanço para a onda verde, que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio. São eles:
- Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo;
- Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;
- Parques, zoológicos e jardins;
- Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê;
- Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;
- Bares com entretenimento (shows e espetáculos);
- Serviços de colocação de piercings e tatuagens.
*Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.
Onda Amarela
As macrorregiões de Saúde Oeste, Sul, Leste do Sul, Vale do Aço, Leste e Noroeste mantiveram índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais, contemplados pela onda amarela.
Nesta fase, são permitidos:
- Bares (consumo no local);
- Autoescolas e cursos de pilotagem;
- Salões de beleza e atividades de estética;
- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
- Comércio de itens de cama, mesa e banho;
- Lojas de móveis e lustres;
- Imobiliárias;
- Lojas de departamento e duty free;
- Lojas de brinquedos;
- Academias (com restrições);
- Agências de viagem;
- Clubes.
*As determinações para a próxima semana são divulgadas às quintas-feiras, a partir das 15h, neste link. Também no portal do plano Minas Consciente são apresentadas informações sobre a adesão dos municípios ao plano, indicadores e resultados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85175
De: Polícia Militar Data: Quarta 14/10/2020 10:26:46
Cidade: Montes Claros

JANUÁRIA – A Polícia Militar, ontem 13, por volta das 11h13min, compareceu na rua Mata Machado, bairro Centro, em Januária, onde, segundo a vítima, homem de 37 anos, funcionário de um estabelecimento comercial (Padaria), conduzia, em sua motocicleta, 01 (um) malote contendo R$130.000,00 (cento e trinta mil reais); que parte desse valor realizaria pagamentos e a outra depositaria em uma agência bancária local; ao passar pelo local descrito, foi surpreendida por 02 (dois) indivíduos, em uma motocicleta, cor vermelha, momento que um deles desferiu um chute na moto que conduzia na tentativa de derrubá-lo; o passageiro lhe apontava 01 (uma) arma de fogo, tipo revólver, e ordenava, a todo momento, que parasse e encostasse o veículo e efetuou 01 (um) disparo em sua direção, sem contudo atingi-la; em seguida, apontando-lhe a arma de fogo, ameaçaram-na, anunciaram o assalto e deslocaram ao baú da motocicleta, subtraíram o malote e, logo após, evadiram. De pose das informações e características dos indivíduos os policiais militares montaram uma operação policial, acionaram o Plano de Cerco, Bloqueio e Interceptação e deram início ao rastreamento; ao verificarem as imagens das câmaras de um estabelecimento comercial, próximo ao local dos fatos, a vítima reconheceu um dos autores, identificado, 19 anos; continuado o rastreamento a motocicleta Honda CG 150 Titan MIX KS, cor vermelha, placa HND-2577, utilizada no crime, produto de furto/roubo ocorrido no último dia 12, no povoado Barra do Mandim, na zona rural de Januária, foi localizada abandonada, apreendida e removida ao pátio conveniado; localizaram ainda, nas proximidades da motocicleta, algumas vestimentas, possivelmente utilizadas pelos autores; durante o rastreamento os policiais militares visualizaram um dos autores, o que fora reconhecido pela vítima, no bairro onde localizaram a motocicleta, o qual ao perceber a presença policial e que seria bordado, evadiu; continuado o rastreamento receberam informações que 02 (dois) indivíduos teriam saído correndo de uma casa de um terceiro indivíduo, identificado, 37 anos; devidamente autorizados, após franqueada entrada à residência, observaram, de imediato, que um malote havia sido queimado, indicando o terceiro indivíduo como coautor do crime; durante as buscas na residência localizaram 01 (uma) sacola, contendo R$80.150,00 (oitenta mil, cento e cinquenta reais), em dinheiro, e 01 (um) revólver calibre .32, municiado com 04 (quatro) munições intactas e 01 (um) dichavador contendo pequena quantidade de maconha; informações davam conta que em uma residência, existente nas proximidades, estaria homiziado um dos autores; durante as buscas na residência localizaram, escondido em um dos cômodos, o autor de 19 anos, com o qual localizaram 01 (uma) sacola contendo R$23.440,00 (vinte e três mil, quatrocentos e quarenta reais), em dinheiro, e 01 (uma) chave de motocicleta, raspada; ao ser questionado afirmou ser o dinheiro parte do valor roubado na padaria, que a arma localizada seria utilizada no roubo e que a outra parte do dinheiro teria sido levada por seu comparsa, identificado, 21 anos, que evadiu pulando muros e ainda não foi localizado; continuado o rastreamento o outro indivíduo, coautor, foi localizado, abordado e identificado, 37 anos, com o qual durante as buscas localizaram R$63,00 (sessenta e três reais), em dinheiro, e 01 (um) aparelho celular, e alegou que não sabia do crime. Foram recuperados R$103.590,00 (cento e três mil e quinhentos e noventa reais), em dinheiro, como parte do dinheiro roubado na padaria. Perícia compareceu ao local da localização dos materiais e realizou os trabalhos de praxe. Os envolvidos de 19 e 37 anos foram presos e conduzidos a DP, com os materiais recuperados/apreendidos. O advogado do autor de 19 anos, acompanhou o registro da ocorrência. Rastreamento continua na tentativa de localização e prisão do outro autor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85174
De: Manoel Hygino Data: Quarta 14/10/2020 07:52:35
Cidade: Belo Horizonte

Sempre Neruda

Manoel Hygino

Pablo Neruda, o grande poeta chileno, recordava com enlevo que o tempo no continente latino-americano é um mês amplo e florido, também cheio de bandeiras. No início do século 19, em 1810, e em setembro, despontaram ou se consolidaram as insurreições contra o domínio espanhol em numerosos territórios da América do Sul. E não só nos domínios espanhóis, podemos dizer, porque foi no nono mês, num dia 7, que se declarou a independência do Brasil, às plácidas margens do Ipiranga, em 1822. Quem não aprendeu? Foi muito importante para o mundo a cadeia cíclica de movimentos que brotaram nas novas terras, como observou Neruda.
Mas, em 2020, assim que passou aquele mês e a primavera, também os jornais noticiaram a venda do arquivo do poeta, conservado na Espanha, em que ele atuou em guerra e nas letras.
A coleção seria leiloada, em 8 de outubro, dividida em 238 lotes, variando os preços de 50 a 80 mil euros.
Cancelado em março, devido à pandemia, o leilão do arquivo com mais de 600 peças. A coleção, que inclui manuscritos, objetos pessoais, primeiras edições e livros dedicados ao escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez e ao ex-presidente chileno Salvador Allende, deveria ser leiloada em um único lote, em 19 de março, na Galeria La Suite, em Barcelona. Porém, o evento foi suspenso devido ao distanciamento entre as pessoas, resultante de medidas sanitárias.
Antes, houvera interesse do Chile, cujo governo esclareceu que não dispõe de recursos para o investimento total – 850 mil euros, por causa da pandemia. Também os Estados Unidos não quiseram assumir. Segundo o colecionador espanhol Santiago Vivanco, viticultor e apaixonado por Neruda, ele não poderia manter a coleção consigo, pelo seu alto valor. Em parcelas, pode ser que algum ricaço ou alguns ricaços se interessem.
A esta altura, o poeta diria, como o fez em um de seus livros: “Estas memórias, ou lembranças, são intermitentes, por momentos, me escapam, porque a vida é exatamente assim. A intermitência do sonho nos permite suportar os dias de trabalho. Muitas de minhas lembranças se toldaram ao evocá-las, viraram pó, como um cristal irremediavelmente ferido.
...”Do que deixei escrito se desprenderão sempre como nas árvores de outono e como no tempo das vinhas – as folhas amarelas que vão morrer e as uvas que reviverão no vinho sagrado. Minha vida é uma vida feita de todas as vidas; as vidas do poeta”. Neruda faleceu no Chile, em 1973, dois anos após receber o Prêmio Nobel de Literatura.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85173
De: Afonso Cláudio Data: Terça 13/10/2020 17:20:53
Cidade: Montes Claros/MG

Redução confirmada, mas exige cautela

"Pandemia no Brasil desacelerou, mas num nível alto - adverte a OMS
Terça 13/10/20 - 6h50
A pandemia no Brasil desacelerou nos últimos 3 meses..."

Até 10/8/20 haviam sido registradas 98.493 mortes no Brasil, devidas à pandemia do coronavírus. Em 11/9/20, 32 dias após, esse número atingia 129.522. Sendo a diferença igual a 31.029, a média diária foi 969,6. Já em 10/10/20 o acumulado foi 150.023 mortes, que resultou numa diferença de 20.501 mortes em 29 dias e numa média diária de 706,9 mortes.
Portanto, a redução percentual entre 10/8 e 10/10 foi: 1 - 706,9/969,6 = 27,1%
Calculando a média diária entre 27/9 e 11/10 (14 dias) encontrei 589,07 = (150.023 - 141.776)/14.
Comparando 589,07 com 969,6, a redução percentual foi ainda maior e igual a 39,2%.
Mas a sequência de médias diárias abaixo é compatível com a advertência da OMS, ou seja, a pandemia desacelerou, mas num nível alto: em 10/5 a média diária foi 338,8, porém, em 10/10 foi 706,9.

Data Nº mortes Diferença Dias Média diária
12/3 1 - - -
10/4 957 956 29 32,9
10/5 11.123 10.166 30 338,8
10/6 39.797 28.674 31 924,9
10/7 69.184 29.387 30 979,9
10/8 98.493 29.309 31 945,4
11/9 129.522 31.029 32 969,6
10/10 150.023 20.501 29 706,9

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85172
De: Policia Militar Data: Terça 13/10/2020 10:22:50
Cidade: Montes Claros

JANAÚBA – A Polícia Militar, nesta data, 13, por volta das 04h59min, compareceu na Av. Osvaldo Cruz, bairro Padre Eustáquio, em Janaúba, onde deparou com a vítima, caída ao solo, em posição de decúbito dorsal, com sangramento próximo à face, aparentemente, sem sinais vitais. Equipe do SAMU compareceu ao local e atestou o óbito. Segundo informações, anônimas, a vítima estaria em uma motocicleta, sem mais dados, com uma mulher na garupa, momento que um veículo, aparentemente Gol, modelo G4, cor preta, se aproximou e efetuou vários disparos de arma de fogo contra a motocicleta, conduzida pela vítima, que, após ser alvejada, caiu ao solo, tendo a passageira, desesperada, evadido do local, sendo a motocicleta levada por pessoas não identificadas, tendo o veículo, utilizado pelos autores na prática do crime, evadido sentido a ponte velha; segundo os pais da vítima, identificada como sendo um menor de 17 anos, a vítima possuía desavenças com indivíduos em Nova Porteirinha e apontaram um suspeito; relataram ainda que a passageira, que estaria com a vítima, no momento dos fatos, esteve em sua residência em data pretérita, porém não souberam informar, com clareza, mais detalhes sobre ela. Perícia compareceu ao local, realizou os serviços de praxe, constatou 03 (três) perfurações por disparo de arma de fogo, 01 (uma) na região occipital, 01 (uma) na região da nuca e 01 (uma) na região do flanco direito, recolheu 01 (um) aparelho celular, 03 (três) latinhas de embalagem de rapé e R$242,00 (duzentos e quarenta e dois reais), que foram entregues aos familiares e liberou o corpo ao serviço funerário para encaminhamento ao IML.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85171
De: Manoel Hygino Data: Terça 13/10/2020 08:00:39
Cidade: Belo Horizonte

Na visita soberana

Manoel Hygino

Foi-se o tempo dos reis, que não mais vêm a Belo Horizonte, como aconteceu em outubro de 1920. Cem anos decorridos, mais lembrada é a Gripe Espanhola, que deixou mortos e feridos aos milhares, na jovem capital dos mineiros. Uma metrópole com somente 21 anos.
Engalanou-se a cidade para dar boas-vindas e abrigar o rei Alberto, de 45 anos, e a rainha Elizabeth, de 43, que desembarcaram na estação, acompanhados de sua corte, evidentemente, mas também do presidente da República, Epitácio Pessoa. Na comitiva, o capelão Abade Nol, e o médico da corte, dr. Pierre Nolf. E, como companhia do presidente brasileiro, o ministro da Marinha Raul Soares, um civil; Pires do Rio, titular da Viação; e o general Tasso Fragoso.
Claro que não havia avião naquela época. Apelava-se para o transporte ferroviário. Os soberanos belgas desceram na estação, pela manhã, procedentes do Rio, em composição especial da Central do Brasil. Os carros tinham sido fabricados nas oficinas de São Paulo, especificamente para a finalidade.
Afonso Vaz de Melo, prefeito de BH, saudou os ilustres visitantes, tomando em seguida o automóvel Daumont, que encabeçava o nobre cortejo até o Palácio da Liberdade. No primeiro carro, o soberano, o presidente do Estado, Artur Bernardes, o major Tilkens e o cel. Vieira Cristão, do nosso Exército. No segundo carro, a rainha, a sra. Epitácio Pessoa, o prefeito e o secretário do rei, major Dujardin. Em seguida, uma dúzia de carros com ilustres personagens.
Foi festa como raramente se viu no velho Curral del-Rei. Segundo Octávio Penna, posteriormente prefeito, a cidade se engalanou como nunca. Os edifícios públicos da avenida João Pinheiro e da praça da Liberdade foram iluminados com gambiarras assim como os contornos do logradouro. Os canteiros ficaram lindos, também à chegada da noite: Milhares de pessoas tinham vindo de toda Minas para as festas e homenagens aos soberanos belgas. Ninguém recordava os dias amargos da Espanhola.
Naquela noite, o presidente Artur Bernardes se viu despejado do Palácio, porque seus aposentos foram destinados aos imperiais hóspedes. O mandatário de Viçosa se viu na honrosa contingência de deslocar-se para o Palacete Dantas, ali perto, aliás. A praça foi entregue às comemorações, enquanto o jantar se oferecia do outro lado, na Secretaria do Interior. Os monarcas se encantaram com o mobiliário palaciano, especialmente adquirido para que pudessem sentir o gáudio e o orgulho da terra mineira, em que deixariam marcas do poder econômico da nação belga.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85170
De: Corpo de Bombeiros Data: Domingo 11/10/2020 22:09:55
Cidade: M. Claros

(...)
Na tarde deste domingo, 11 de outubro de 2020, por volta das 15h10min, duas equipes do 7° BBM e a aeronave da 3a Companhia Especial de Operações Aéreas, na cidade Montes Claros, foram acionadas na lagoa situada nos fundos do Thermas Clube próximo ao bairro Jaraguá em Montes Claros, para atender uma ocorrência de vítima de afogamento.

No local tratava-se de uma vítima do sexo masculino de 57 anos que praticava banho juntamente com amigos no local e por motivos desconhecidos veio a submergir não retornando mais a superfície.

Diante dos fatos, após colher informações no local com pessoas que presenciaram o afogamento, os militares iniciaram os mergulhos utilizando técnicas de mergulho livre (apnéia), localizando a vítima após cinco minutos de trabalho a uma profundidade de aproximadamente três metros, sendo a mesma retirada rapidamente e passada para equipe médica da aeronave, onde iniciaram os procedimentos de reanimação porém após várias tentativas, foi constatado o óbito da vítima pelo médico responsável, e após autorização da Polícia Civil o corpo foi repassado a funerária de plantão para procedimentos de praxe.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85169
De: Agenor Data: Segunda 12/10/2020 08:54:58
Cidade: M. Claros

O barulho, premeditado, deliberado e perverso, reocupou as ruas de Montes Claros. (...) A qualquer hora. Nesta última noite, há registros de carros de som antes da meia-noite, de madrugada, e também por volta das 6 horas, e são ouvidos agora, no meio da manhã, em diferentes locais. É um abuso contra a saúde de todos, em plena pandemia, quando a cidade também viveu uma onda de calor perversa, que impedia as pessoas de dormirem, e também de abrirem as janelas para ventilar suas casas, invadidas pelo barulho proposital de pessoas geralmente drogadas. Sem falar das centenas, talvez milhares, de veículos, principalmente motos, que trafegam sem silenciadores nas descargas, abertas de propósito, para torturar os ouvidos alheios. As leis existem, e são muitas, superpostas, e não são cumpridas. A quem devemos recorrer para manter a saúde de nossos pais, nossos filhos?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85168
De: Corpo de Bombeiros Data: Domingo 11/10/2020 23:12:48
Cidade: M. Claros

(...)
Na manhã deste domingo, 11 de outubro de 2020, por volta das 11h10min, uma equipe do Sétimo Batalhão de Bombeiros foi acionada na BR- 365, km 68, zona rural de Jequitaí, para atender uma ocorrência de colisão frontal entre duas carretas com duas vítimas fatais.

No local tratava-se de uma colisão frontal onde uma carreta de cavalo mecânico com placa de São Paulo-SP e carreta com placa de Maringá-PR, carregada com carne de frango que seguia sentido Pirapora/Montes Claros, conduzida pelo Sr. C.R.L, de 40 anos, veio a colidir com outra carreta e cavalo mecânico com placa de Ponta Grossa-PR carregada de sal grosso e que seguia sentido Montes Claros/Pirapora, conduzida pelo Sr. G.S de 44 anos, sendo constatado o óbito de ambos os condutores pela equipe do SAMU que encontrava-se no local.

Diante dos fatos, após a liberação do perito da Polícia Civil, os militares com a utilização de ferramentas hidráulicas, técnicas de salvamento veicular e o apoio de um caminhão guincho, iniciaram a retirada das ferragens que envolviam as vítimas, para em seguida repassá-las ao agente da funerária de plantão, sendo que o local ficou aos cuidados da PRF.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85167
De: Markelo Jr Data: Domingo 11/10/2020 12:16:33
Cidade: CORNWALL  País: Inglaterra
E-mail: prasaites@gmail.com

Visto que ninguém nasce com roupas, é possível que o uso destas deva ter surgido pela necessidade de proteção contra intempéries, doenças e ameaças.

Disseminado o uso, a roupa passa a ser vista como parte indissociável do corpo daqueles que não gozam de foro íntimo e sua ausência gratuita causa estranheza, curiosidade, abjeção e/ou constrangimento.


Penso que esteja acontecendo algo parecido agora com as máscaras.

É possível que você já deva ter se decepcionado com a aparência de alguém quando a viu sem máscara. Também é possível que já tenha se perguntado como seria a boca daquela outra interessante que viu passar na rua... Provavelmente você já se acostumou tanto com colegas e vizinhos sorrindo atrás de suas máscaras que os dentes deles agora mostrem mais tártaros amarelos que alegria. E o ato de mastigação em público que já não soa tão familiar e comum quanto "antigamente".

Não creio que as máscaras tenham chances de se impor como fizeram as roupas porque, além delas terem sido vinculadas a uma doença que em pouco tempo estará sob controle, suas chances são nulas diante da poderosa indústria que depende descaradamente que as pessoas voltem a exibir bocas, narizes, bochechas e queixo.

De qualquer maneira, esta nossa geração entra para a história por ter participado de forma consciente de uma (quase) gênese de nova ordem.

...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85166
De: Avilmar Soares Pinheiro Data: Domingo 11/10/2020 05:40:40
Cidade: Francisco Sá
E-mail: avilmar62@gmail.com

Calor: a previsão já foi de 40 graus, neste sábado, em M. Claros; caiu para 39, na previsão de ontem, e hoje acaba de descer para 37 graus. Noites devem ser mais frescas. (Chuva de domingo é mais provável a partir das 10h). Alertas, abaixo

Esplendoramente ela chegou ontem a noite, tão aguardada, tão esperada, isto mesmo a chuva caiu, com muitos trovões, e um pouco de vento, que venha mais e mais para mandar esta massa de ar quente pra longe.,,,,,

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85165
De: Afonso Cláudio Data: Sábado 10/10/2020 11:10:14
Cidade: Montes Claros/MG

Covid-19 em Minas Gerais

Revendo as mensagens sobre a classificação do índice mortes por 100 mil habitantes, referente aos 30 municípios entre os de maiores populações deste Estado, verifiquei que, entre 7/8/2020 e 9/10/2020, Governador Valadares ocupou o 1º lugar (índice mais elevado) 11 vezes e os municípios de Uberlândia, Ipatinga, Araguari e Teófilo Otoni ocuparam os 5 primeiros lugares 10 vezes, sendo a exceção em 2/10/2020, quando Teófilo Otoni não apareceu entre os 5 primeiros (Coronel Fabriciano foi o 5º colocado nesse dia). Como se vê, esta análise pode ajudar às autoridades sanitárias desses e de outros municípios nas tentativas de redução do índice, tomando como referências os índices mais baixos da citada classificação. Que assim seja, pois trata-se de muitas vidas humanas que correm sérios riscos de serem ceifadas por esta pandemia.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85164
De: Luiz Data: Sábado 10/10/2020 07:50:50
Cidade: Brasília DF

17 aeroportos do Brasil entraram no processo de privatização, entre eles o de M. Claros.

Veja a noticia aqui em Brasília DF:

O Chamamento Público para a apresentação de projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos que subsidiem a modelagem das concessões para expansão, exploração e manutenção desses aeroportos foi lançado nesta sexta-feira (9). A sétima rodada de concessões está dividida em três blocos.

As empresas interessadas em realizar os estudos têm 60 dias para pedir habilitação e, após a publicação do termo de autorização, outros 180 dias para a entrega dos estudos. O leilão está previsto para o primeiro semestre de 2022.

Segundo Ronei Glanzmann, secretário nacional de Aviação Civil, a última rodada é a mais aguardada por ter os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont e, por isso, espera-se um número maior de interessados tanto para os estudos como para o leilão. "A sétima rodada será a conclusão do compromisso de repassar os aeroportos da Infraero para a iniciativa privada. Já temos operadores de diversos países e esperamos novos investidores", disse
Concessões está dividida em três blocos

Bloco RJ/MG

• Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro (RJ)

• Aeroporto de Jacarepaguá (RJ)

• Aeroporto Ten. Cel. Aviador César Bombonato – Uberlândia (MG)



• Aeroporto Mário Ribeiro – Montes Claros (MG)

• Aeroporto Mário de Almeida Franco – Uberaba (MG)



Bloco Norte II

• Aeroporto Internacional de Belém (PA)

• Aeroporto Maestro Wilson Fonseca – Santarém (PA)

• Aeroporto João Corrêa da Rocha – Marabá (PA)

• Aeroporto Carajás – Parauapebas (PA)

• Aeroporto de Altamira – Altamira (PA)

• Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre – Macapá (AP)



Bloco SP/MS

• Aeroporto de Congonhas – São Paulo (SP)

• Aeroporto Campo de Marte – São Paulo (SP)

• Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf – São José dos Campos (SP)

• Aeroporto de Campo Grande – Campo Grande (MS)

• Aeroporto de Corumbá – Corumbá (MS)

• Aeroporto Internacional de Ponta Porã – Ponta Porã (MS)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85163
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 9/10/2020 17:55:27
Cidade: Montes Claros/MG

Covid-19 em Minas Gerais

Classificação dos números de mortes por 100 mil habitantes, em ordem decrescente, devidas ao novo coronavírus, referentes a 30 dos maiores municípios de Minas Gerais, a partir de dados publicados pela Secretaria Estadual de Saúde, às 10:00 hs de 09/10/2020:

Classif./Municípios/Populações/Mortes/ Mortes por 100 mil habits.

1º Gov. Valadares 279.885 266 95,0
2º Uberlândia 691.305 597 86,4
3º Ipatinga 263.410 202 76,8
4º Araguari 117.267 81 69,2
5º Teófilo Otoni 141.934 94 66,2
6º Coronel Fabriciano 109.855 71 64,5
7º Caratinga 92.062 56 60,9
8º Contagem 663.855 388 58,4
9º Belo Horizonte 2.501.576 1.330 53,2
10º Uberaba 333.873 166 49,7
11º Betim 439.340 210 47,8
12º Pouso Alegre 150.737 70 46,3
13º Ribeirão das Neves 334.858 146 43,6
14º Patos de Minas 150.833 65 43,0
15º Juiz de Fora 568.873 236 41,5
15º Santa Luzia 219.134 91 41,5
16º Sabará 136.344 54 39,7
17º Ibirité 180.204 67 37,2
18º MONTES CLAROS 409.341 144 35,2
19º Vespasiano 127.601 38 29,7
20º Pirapora 56.428 16 28,6
21º Varginha 134.477 38 28,3
22º Curvelo 80.129 22 27,5
23º Divinópolis 238.230 61 25,6
24º Poços de Caldas 166.085 38 22,9
25º Sete Lagoas 239.639 54 22,5
26º Passos 114.679 24 20,9
27º Janaúba 71.648 14 19,4
28º Itabira 120.060 15 12,5
29º Januária 67.742 3 4,4

* Conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Montes Claros, publicado pelo montesclaros.com às 18h29m de 07/10/20, o número de óbitos confirmados neste Município é 145, o que resulta num índice de 35,4 mortes por 100 mil habitantes, não alterando seu 18º lugar, se as demais posições forem as mesmas, já que Ibirité, no 17º lugar, tem índice 37,2, maior do que o de Montes Claros.
- Percentual do número de habitantes dos municípios acima, em relação aos do Estado: 9.201.314/21.119.536 = 43,6%.
- Percentual do número de mortes dos municípios acima, em relação às do Estado: 4.657/7.992 = 58,3%.
- Os 5 municípios com os menores índices: Januária (29º/4,4), Itabira (28º/12,5), Janaúba (27º/19,4), Passos (26º/20,9) e Sete Lagoas (25º/22,5).
- Os 5 municípios com os maiores índices: Gov. Valadares (1º/95,0), Uberlândia (2º/86,4), Ipatinga (3º/76,8), Araguari (4º/69,2) e Teófilo Otoni (5º/66,2).
Saúde, Paz e Bem para todos nós.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85162
De: Manoel Hygino Data: Sábado 10/10/2020 07:05:25
Cidade: Belo Horizonte

Escolha para o STF

Manoel Hygino

O ministro Celso de Mello está dando adeus ao Supremo Tribunal Federal (STF), a que serviu por 31 anos. Hora, pois, de o atual presidente da República indicar sucessor, como já o fez. Uma ocasião sempre delicada, quando se acendem os faróis dos interesses, sobretudo políticos, com o pormenor de aguardar-se agora um evangélico para o alto posto, próprio chefe do Executivo. Aguardemos.
Já vai longe a época de Evandro Lins e Silva, que fora procurador-geral da República, chefe do Gabinete Civil, da Previdência e Ministro do Exterior de Jango. Em 1963, empossou-se como ministro do Supremo, quando se acumulavam pedidos de habeas-corpus em favor de presos políticos. Em 1969, por força ao AI-5 famoso, foi aposentado, juntamente com Hermes Lima e Victor Nunes Leal.
Conviveu, ao longo do tempo, com as figuras mais destacadas da vida pública do país, em todas as condições e das mais variadas ideias. Manifestou-se sobre a harmonia entre os poderes, tema tão presente nesta hora.
Lins e Silva escreveu: “Pela Constituição, a supremacia do Supremo em relação aos outros poderes é indiscutível. É ele que julga a inconstitucionalidade das leis, portanto, julga o Legislativo, é ele que julga o atos e os crimes do Poder Executivo, portanto julga os dois poderes.
Evidentemente, ele deve ter o entendimento de que a sua independência não vai ao ponto de poder ferir o outro princípio, de harmonia dos poderes. Tenho sustentado isso em muitas oportunidades, lembro que, num discurso que fiz, quando tomou posse na presidência o ministro Xavier de Albuquerque, desenvolvi esse tema longamente. Sempre dou como grande exemplo a história da Corte Suprema dos Estados Unidos da América, de que a solução adotada foi um sofisma, para evitar o confronto de poderes.
É preciso que haja exatamente essa compreensão dos juízes da Corte, para evitar o confronto. É evidente que, quando uma lei fere a Constituição, não é questão de confronto de poderes, é questão do poder que a Constituição dá ao Supremo de decidir sobre a inconstitucionalidade da lei. Posso até admitir que o Supremo não tenha razão, mas a presunção é que ele defenda com todo o vigor, com toda a garra, a Constituição da República. É este o seu dever. Acho que, se ao Supremo incumbe julgar os atos dos outros poderes, ele fica com uma inegável supremacia. Mas não pode e não deve criar conflitos desnecessários. Daí ser muito importante a escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85161
De: Corpo de Bombeiros Data: Sábado 10/10/2020 06:48:31
Cidade: Montes Claros

*MONTES CLAROS/MG – MILITARES DO CORPO DE BOMBEIROS ATENDEM OCORRÊNCIA COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS NA SERRA DE FRANCISCO SÁ Na noite dessa sexta-feira (09/10), por volta das 23h, militares do Sétimo Batalhão de Bombeiros e do Posto Avançado de Francisco Sá, representados por uma equipe de 10 bombeiros e 4 viaturas deslocaram até a Serra de Francisco Sá, distante a aproximadamente 60 km de Montes Claros, para atendimento de acidente envolvendo 2 carretas baú e um ônibus. No local tratava-se de acidente com múltiplas vítimas, sendo ao todo 45 pessoas atendidas. Bombeiros, SAMU e PRF trabalharam em conjunto , sendo utilizadas 5 Viaturas do SAMU e 2 da PRF. Um vítima estava presa as ferragens do ônibus e foi retirada pela equipe dos Bombeiros. SAMU e Bombeiros realizaram a triagem das vítimas para priorizar o atendimento às mais graves sendo que 6 estavam gravemente feridas e foram classificadas como Vítimas Vermelhas, 2 menos graves classificadas como Vítimas Amarelas e 37 classificadas como Vítimas Verdes pois estavam consciente e orientadas, apresentando escoriações/cortes e machucados diversos mas fora de perigo. As vítimas mais graves e graves (vermelhas e amarelas) foram conduzidas aos hospitais de Montes Claros pelas Equipes dos Bombeiros e SAMU. Os veículos acidentados ficaram sob a guarda das Equipes da PRF.
ASCOM/7°BBM

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85160
De: José Ponciano Neto Data: Sexta 9/10/2020 13:26:01
Cidade: Montes Claros- MG

Acerca da mensagem Nº 85.152/mural

Muitos amigos e vizinhos me ligaram agradecendo por reviverem memórias - através da mensagem - das nossas passagens no “murinho” (hoje uma grade) da casa do Sr. João Rabelo e Dona Antônia na esquina da Rua Dr. Veloso nº 1038 c/ General Carneiro. Era “point” de uma juventude com belas e elegantes garotas que usavam flores no cabelo.

Esqueci-me de citar da Patrícia Laborne; Maria Silvia Laborne; Adriano e Luciano membros de uma família incrível. Como eu diz antes, nesta faixa etária da “adolescência geriátrica” o cérebro já “deleting” é possível esquecer.

Tenho 6.5 muitas musicas e filmes me remetem a minha juventude. Que bom!

Estou me protegendo da Covid-19 há sete meses e meio; me protejo e corro da violência - naquela época dos “anos dourados”, eu nunca teria imaginado o que está acontecendo no mundo hoje. Qualquer jovem que esteja lendo isso, por favor, tente seguir com sua vida em paz e ser feliz, porque o tempo passa muito rápido e você nunca poderá recuperá-lo. - Deus abençoe a todos e dê força para aqueles que sofrem agora.

“Cada um de nós compõe a sua história / E cada “ser” em si carrega o dom de ser feliz”. (Almir Sater).

"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo de plantamos"

(*) José Ponciano Neto é escritor membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85159
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 9/10/2020 11:26:57
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do novo coronavírus

I) Comparação dos aumentos percentuais dos 15 primeiros países da classificação da Organização Mundial da Saúde, em ordem decrescente, referentes às mortes por coronavírus até 09/10/2020, 8h23m e até 02/10/2020, 8h16m:

1º Argentina 11,94% (passou de 20.288 para 22.710 mortes)
2º Índia 6,73% (de 99.773 para 106.490)
3º México 6,43% (de 78.078 para 83.096)
4º Iran 5,72% (de 26.380 para 27.888)
5º Rússia 5,51% (de 20.981 para 22.137)
6º Iraque 4,90% (de 9.231 para 9.683)
7º Colômbia 3,76% (de 26.196 para 27.180)
8º África do Sul 3,21% (de 16.866 para 17.408)
9º Brasil 2,96% (de 144.680 para 148.957)
10º Chile 2,69% (de 12.822 para 13.167)
11º Estados Unidos 2,39% (de 207.816 para 212.789)
12º Espanha 2,24% (de 31.973 para 32.688)
13º Peru 1,68% (de 32.463 para 33.009)
14º França 1,58% (de 32.034 para 32.539)
15º Reino Unido 0,92% (de 42.292 para 42.682)

II) Principais destaques: Argentina (1º lugar desde 21/8, embora tenha baixado seu percentual de 33,40%, em 02/10, para 11,94% hoje), Índia (2º lugar hoje, apareceu 7 vezes nesse lugar e 11 vezes entre os 4 primeiros lugares e hoje, a partir de 30/5) e México, que apareceu no 3º lugar hoje.

III) Classificação da OMS hoje, referente aos 15 primeiros países e que inclui casos confirmados, mortes e casos recuperados: 1º Estados Unidos, 2º Índia, 3º Brasil, 4º Rússia, 5º Colômbia, 6º Argentina, 7º Espanha, 8º Peru, 9º México, 10º França, 11º África do Sul, 12º Reino Unido, 13º Iran, 14º Chile e 15º Iraque.

IV) Totais referentes ao Mundo hoje: Mortes 1.062.624; Casos confirmados 36.561.936; Casos recuperados 25.456.141.

V) Notícias muito importantes de ontem (JH/Globo): "Pesquisa realizada no Reino Unido revelou que 86% dos britânicos que testaram positivo não tiveram sintomas da Covid-19".
"Na Itália o uso de máscara passa a ser obrigatório em todo o país" e "Alemanha e Portugal registram mesmo número de infecções de abril".
Mais uma vez fica provado que o uso da máscara é imprescindível para não sermos contaminados, nem contaminarmos outras pessoas, até que sejamos vacinados.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85158
De: Governo de Minas Data: Quinta 8/10/2020 16:55:30
Cidade: Belo Horizonte

Prevenção à covid-19 deve ser mantida no feriado
Chefe de gabinete da SES-MG enfatiza que, apesar de melhora no enfrentamento à doença, epidemia ainda não terminou
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) sinalizou, nesta quinta-feira (8/10), último dia de coletivas diárias sobre os desdobramentos da covid-19, que as medidas de prevenção devem ser mantidas, sobretudo no feriado prolongado deste final de semana.
“É importante que o cidadão esteja consciente quanto ao momento que vivemos. Isso porque, embora observe-se, de forma geral, uma melhora no enfrentamento à epidemia em Minas, a mesma ainda não terminou”, afirmou o chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho.
De acordo com Pinho, no último feriado de 7 de setembro, foi registrado leve aumento no número de casos. Dessa forma, também é esperado para este feriado de 12 de outubro uma flutuação parecida. “Contamos com o apoio da população que for se deslocar durante este período. Nossa orientação é para que as pessoas busquem as localidades e os estabelecimentos que estejam mais preparados para receber o público”, disse.
No que se refere ao transporte, o chefe de gabinete destacou que há regras específicas para ônibus e aviões, relacionadas a questões como higienização, distanciamento e capacidade. “Como cidadão, cliente e consumidor, procure se informar se a companhia escolhida adota as medidas recomendadas e necessárias”, pontuou.
Atualização dos números
Embora tenha sido o último dia de coletivas ininterruptas, a SES-MG reforça que o boletim estadual da covid-19 continuará sendo divulgado no site da secretaria. O boletim informativo também seguirá sendo disponibilizado na Agência Minas.
“Interrompemos a rotina de coletivas diárias, mas o fluxo de informações se mantém. Além das atualizações divulgadas tanto por meio do informe epidemiológico, quanto por meio da plataforma coronavirus.saude.mg.gov.br, também seguiremos atendendo a imprensa da mesma maneira, por meio de nossos canais oficiais. Dessa forma, mantemos o compromisso de divulgar todas informações necessárias”, explicou Pinho.
Minas Consciente
O subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Douglas Cabido, falou sobre as atualizações desta semana do Plano Minas Consciente. “Até o momento, 657 municípios realizaram a adesão ao Minas Consciente, o que representa mais 75% dos municípios”, informou.
Com relação ao panorama das ondas, as mudanças foram a volta da macrorregião Leste para a onda amarela e o avanço da macro Triângulo do Sul para a onda verde. “Importante ressaltar que essas mudanças são normais, de acordo com os protocolos do Plano e com os indicadores epidemiológicos de controle que a SES-MG disponibiliza para o Governo de Minas fazer as avaliações em cada região”, afirmou.
Douglas Cabido destacou, ainda, que cabe ao gestor municipal a decisão de abrir ou não as atividades econômicas, seguindo sempre a indicação de ponderar os indicadores epidemiológicos para a melhor tomada de decisão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85157
De: Corpo de Bombeiros Data: Quinta 8/10/2020 12:51:36
Cidade: Montes Claros

(...)
Nessa quinta-feira (08/10), por volta das 08h00min, o Pelotão de Janaúba foi acionado, para atendimento a uma ocorrência de acidente na MGC 122, aproximadamente no KM 139, zona rural do município de Porteirinha, onde segundo o solicitante, um veículo Fiat Estrada havia rodado na pista e chocado contra árvores as margens da pista.
No local, a guarnição deparou com uma vítima, sexo masculino, 29 anos que se encontrava fora do veículo próxima do acostamento da via e sem apresentar sinais vitais. Compareceu a viatura de suporte avançado do SAMU, na qual o médico constatou o óbito da vítima.
Durante o atendimento da referida ocorrência as equipes foram novamente acionadas para outro acidente ocorrido próximo ao KM 136 da mesma rodovia, zona rural de Porteirinha, no qual, a equipe de bombeiros foi informada que os dois veículos, sendo uma caminhonete F350 e um Voyage, haviam colidido frontalmente em decorrência da baixa visibilidade da via, provocada pela grande quantidade de fumaça decorrente de um incêndio em vegetação nas margens da rodovia. O acidente vitimou três pessoas, sendo o condutor e duas passageiras, ambos do veículo voyage e quando as guarnições chegaram no local, já haviam sido retiradas dos veículos.
Uma vítima do sexo feminino que se encontrava em estado grave, foi conduzida pela equipe USA do SAMU para o hospital de Janaúba. O condutor e uma das passageiras apresentavam lesões leves e foram conduzidos consciente e orientadas para o hospital municipal de Porteirinha. O condutor da caminhonete F350 não sofreu lesões e recusou atendimento.
Após a colisão o veículo voyage foi projetado para fora da pista, caindo em uma área de mata, sendo atingido pelas chamas. A viatura de auto bomba foi empenhada no local e realizou o combate as chamas do veículo e na vegetação.
Durante a atuação das guarnições, o trânsito da rodovia permaneceu interditado pela Policia Militar Rodoviária.
Compareceu em ambos os locais a equipe da Perícia Técnica da Polícia Civil.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85156
De: Governo de Minas Data: Quinta 8/10/2020 10:12:25
Cidade: Belo Horizonte

(...) O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) estabeleceu critérios de restrição de tráfego para o feriado prolongado do dia 12 de outubro nas rodovias mineiras. A medida ocorre por causa do aumento significativo do fluxo de automóveis durante este período, principalmente com a reabertura do setor turístico e com o aumento pela procura de pousadas e cachoeiras, impulsionada pelas altas temperaturas nos últimos dias.
Neste feriado, o transporte especial de cargas estará proibido: na sexta-feira (9/10), das 16h às 22h; no sábado (10/10), entre 6h e 12h; e na segunda-feira (12/10), das 16h às 22h. A restrição abrange as rodovias de pista simples. Além da autuação, os motoristas que trafegarem em horários inapropriados serão impedidos de seguir a viagem até que se encerre o horário de restrição.
Diretrizes
A Portaria nº 3.846, publicada no dia 29/4/2020, aplica-se às Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas. Nessas categorias, enquadram-se os caminhões do tipo bitrem, tritem e rodotrem, entre outros. Também devem obedecer à determinação aqueles que possuem Autorização Especial de Trânsito (AET).
Para mais informações sobre as restrições, basta acessar este link.
Trânsito seguro
Para conscientizar os condutores e tornar o trânsito mais seguro, o DER-MG alerta que os cuidados começam antes mesmo de sair de casa, com a revisão completa dos veículos. Além disso, é importante fazer checagem das condições das estradas sob responsabilidade da entidade, que podem ser conferidas neste link.
O condutor também pode consultar a localização dos mais de 400 pontos de radares nas rodovias estaduais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85155
De: Corpo de Bombeiros Data: Quarta 7/10/2020 17:59:24
Cidade: Montes Claros

(...)Januária, 07 de Outubro de 2020Na data do dia 02 (dois) de outubro de 2020, por volta das 17h40m, o Corpo de Bombeiros Militar da cidade de Januária, foi acionado via telefone 193 para resgate de uma suposta vítima de afogamento no Rio São Francisco, próximo ao cais, na cidade de São Francisco MG, sendo um indivíduo de vinte e seis anos, sexo masculino. Após cinco dias de buscas, por volta das 11h30m, depois de realizar técnicas de mergulho e varreduras pelas margens do rio, os militares localizaram o corpo que estava aproximadamente a vinte e oito quilômetros do local incidente. A vítima estava semi-submersa, presa em galhos de árvore, em decúbito dorsal e nas proximidades da comunidade conhecida como Travessão. O corpo foi encaminhado para a Polícia Civil para demais providências.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85154
De: Afonso Cláudio Data: Quarta 7/10/2020 18:42:19
Cidade: Montes Claros/MG

Nível da Barragem de Juramento hoje: 37,5%. Outros valores (data/%): 8/1, 24,51%; 29/1, 34,9%; 19/2, 37,2%; 6/3, 44,28%; 25/3, 50,9%. O fim do racionamento em Montes Claros foi em 23/3/2020, conforme a mensagem 84602, da Copasa. Economizemos o precioso e indispensável líquido.i

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85153
De: Governo de Minas Data: Quarta 7/10/2020 17:56:27
Cidade: Belo Horizonte

Triângulo do Sul avança para onda verde do Minas Consciente
Cinco regiões estão na onda com mais liberações do plano; Comitê Extraordinário apresentou atualização para regras sanitárias em eventos
A macrorregião Triângulo do Sul foi autorizada a avançar para a onda verde do plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para orientar o retorno gradual das atividades nos municípios mineiros de forma segura. A mudança foi definida nesta quarta-feira (7/10) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, após a região se manter por 28 dias na onda amarela, com estabilidade de bons índices epidemiológicos.
Com a alteração, em vigor a partir deste sábado (10/9), quatro macrorregiões do estado estão contempladas na onda verde, incluindo, além da Triângulo do Sul, as macros Norte, Jequitinhonha e Centro-Sul. Esse é o estágio mais avançado do Minas Consciente, sendo permitido o retorno das atividades escolares, feiras e parques, por exemplo, desde que seguindo os rígidos protocolos estabelecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Diante desse cenário, atualmente não há nenhuma região do estado inserida na onda vermelha do plano Minas Consciente, quando só são liberados serviços essenciais, como farmácias e supermercados. A outra alteração desta semana é o retorno da macrorregião Leste para a onda amarela, em função da piora de alguns indicadores em municípios desse bloco.
Por isso, o chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho, mantém o pedido para que a população não relaxe com as medidas de segurança, incluindo o uso constante de álcool em gel e máscaras de proteção. “Reforçamos a necessidade de manter todas as medidas de distanciamento e proteção para que a gente consiga caminhar com segurança”, disse Pinho.
Deliberação nº 17
Visando aprimorar o combate ao coronavírus em todo o estado, o Comitê Extraordinário Covid-19 também definiu mudanças na Deliberação 17/2020, que estabelece, no contexto da pandemia, uma série de medidas sanitárias para realização de atividades em Minas Gerais.
A partir deste sábado (10/10), a limitação de concentração de pessoas será feita por metragem — e não mais pela regra que restringe reuniões de até 30 pessoas por evento ou atividade. Agora, para eventos abertos, a regra será manter o distanciamento de 4 metros quadrados por pessoa. Em locais fechados, a distância obrigatória por pessoa será ainda maior, de 10 metros quadrados.
Segundo o chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho, a limitação por metragem tem objetivo de controlar melhor a circulação de pessoas em atividades permitidas no âmbito do plano Minas Consciente. "A gente viu que alguns locais muito pequenininhos estavam recebendo mais de 30 pessoas. Por outro lado, tinham eventos públicos, reuniões e audiências em locais espaçosos, que tinham que acontecer por força de lei, e não podiam acontecer por causa do limitador de 30 pessoas”, explicou Pinho.
As alterações, entretanto, não valem para eventos vinculados necessariamente às autorizações municipais, como shows e jogos de futebol. “Isso significa que todo evento ou acontecimento que gera aglomeração de mais de 30 pessoas e precisa de alvará municipal, como jogo de futebol, show e boate, continua limitado a 30 pessoas”, completa Pinho.
Adesão
Até esta quarta-feira (7/10), 656 municípios haviam aderido ao plano Minas Consciente, o que representa 77% das prefeituras minerais, impactando 14,3 milhões de pessoas no estado.
Onda Amarela
As macrorregiões de Saúde Triângulo do Norte, Sul, Oeste, Noroeste, Centro, Leste do Sul, Sudeste, Vale do Aço, Leste e Nordeste apresentam índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais, contemplados pela onda amarela.
Nesta fase, são permitidos:
- Bares (consumo no local);
- Autoescolas e cursos de pilotagem;
- Salões de beleza e atividades de estética;
- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
- Comércio de itens de cama, mesa e banho;
- Lojas de móveis e lustres;
- Imobiliárias;
- Lojas de departamento e duty free;
- Lojas de brinquedos;
- Academias (com restrições)
- Agências de viagem
- Clubes
Onda verde
As macrorregiões Triângulo do Sul, Centro-Sul, Norte e Jequitinhonha apresentaram um quadro controlado da doença após passar 28 dias na onda amarela*, o que permitiu o avanço para a onda verde, que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio. São eles:
- Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo
- Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos
- Parques, zoológicos e jardins
- Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê
- Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca
- Bares com entretenimento (shows e espetáculos)
- Serviços de colocação de piercings e tatuagens
*Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.
*As determinações para a próxima semana são divulgadas às quintas-feiras, a partir das 15h, neste link. Também no portal do plano Minas Consciente são apresentadas informações sobre a adesão dos municípios ao plano, indicadores e resultados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85152
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 7/10/2020 15:31:31
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

Johnny Nash

Ontem 06/10/2020, já à noitinha tomei conhecimento da morte de um dos ídolos da nossa turma que concentrava na esquina das ruas Dr. Veloso c/ General Carneiro.
Morreu o cantor JOHNNY NASH; foi ele o compositor de uma das musicas mais bonita da década de 70 – que ainda encanta os jovens de hoje, trata-se da eterna canção “I Can See Clearly Now”.

De 1972 a 1975 esta musica foi praticamente um dos hinos da “turma da esquina do Asilo”, e, 21 anos depois o cantor jamaicano Jimmy Cliff gravou e novamente foi uma das mais tocadas no mundo. Inclusive Johnny Nash que era americano, foi para a Jamaica gravar “reggae” devido sua amizade com o Jimmy.

“I Can See Clearly Now”( Johnny Nash) - “Angie” e “Satisfaction” (the Rolling Stones) – “House of the Rising Sun” (The Animals) – “Imagine” (John Lennon) - “What a Wonderful World” ( Louis Armstrong) - “Paranoid” (Black Sabbath) – “Sunrise” (Uriah Heep) – “Love Hurts” (Nazareth) – “Always On My Mind” (Elvis Presley) e “El Condor Pasa” (Paul Simon & Garfunkel). Estas são algumas musicas internacionais que marcaram os anos “dourados” da década de 70.

O mais importante: na nossa turma não tinha nenhum tipo de entorpecentes, era só “Cuba libre-drink” , “Hi-Fi drink” e caipirinha, ambas poucas doses.

EU POSSO VER CLARAMENTE AGORA;

Éramos felizes e sabíamos. Durante os poucos minutos que escrevi este texto ouvi algumas das musicas citadas que fizeram e faz parte das nossas almas. Agora, todos esses anos depois, como um “pré-geriatriano” 6.5 – eu os ouvi. Na época nós apenas adolescentes naquela esquina do Asilo São Vicente de Paula. Agora ouvindo novamente falar de “Johnny Nash”; tudo que posso dizer é: obrigado por me trazer paz na minha juventude e na minha velhice.

Olho para os lados das paredes desse “home Office” vejo meus prêmios - títulos honorários e troféus. Penso! Tudo valeu a pena! Mas, ter sido adolescente nos anos 60 e 70, valeram muito mais. Não obstante as repressões!

Dedico este texto aos meus “amigos da esquina”: Dona Carmelita Moura, Nadir, Eliane, Iris e Flávio - Lucia, Bernadete, Clarete e Vicente – Expedito Marques (in memorian), Beatriz e Berenice – José Eustáquio Rabello (In memorian), Dica, Vicente, Cida e Gegê – João José Rabelo e Kau – Betinha, Lindáuria e Alice – Robson Veloso – Jorjão Carvalho (do cartório) (in memorian) e Suty – Antônio de Pádua (padinha) – Raimundo Oliveira e Zé Guela – Hildeu Gonzaga e Wagner – Joãozinho Prates, Duca, Maria José e Nazaré. E muitos outros que o cérebro vem “deleting” não ajuda mais. -As musicas - a esquina - a fazenda Vieira e a Serra da Fazenda Melo (Ibituruna) eram os “point’s” dos entretenimentos da juventude.

Citei só as musicas internacional, porém, as nossas nacionais serão citadas oportunamente. São muitas! Êta mundo que foi bom!

Feliz do homem que tem boas histórias para contar.

Obrigado meu Deus!

A felicidade continua!

(*) José Ponciano Neto é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85151
De: Geraldo Ivo Rabelo Oliveira Data: Quarta 7/10/2020 13:32:28
Cidade: Montes Claros  País: Brasil
E-mail: ivorabelo@yahoo.com.br

Com o advento da pandemia, as fiscalizações da PM em conjunto com a MCTrans diminuíram num ritmo muito sentido pela população. Motivo prá alguns aproveitadores sem respeito ao coletivo abusarem das descargas de carros e motos, sem o deo devido abafador, e do som abusivo dos sons, seja de dia ou à noite. Com a palavra as autoridades.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85150
De: Manoel Hygino Data: Quarta 7/10/2020 07:59:12
Cidade: Belo Horizonte

Sobre índios

Manoel Hygino

Apanho o jornal. Nas últimas 24 horas, o Brasil sofrera 831 mortes por Covid-19, pelo cômputo oficial, embora com diagnósticos referentes a óbitos anteriores. Gosto de “pegar” com as mãos as notícias, em papel impresso. Somavam, então, 4.465.702 casos oficiais, segundo o Ministério da Saúde. A causa fora apenas aquela gripezinha.
O presidente da República assinou, naquele dia, duas medidas provisórias, uma das quais aprovando a “adesão ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19”, conforme programa da Organização Mundial de Saúde, significando R$ 2,5 bilhões para bancar os custos do projeto assegurando-se 2 bilhões de doses para distribuição aos países membros. E Bolsonaro, como o presidente dos EUA, tudo fizera para menosprezar a OMS. O tempo deu a resposta. Donald Trump, de volta à Casa Branca, após uma rápida internação em hospital militar, conta que aprendeu agora o que é a Covid.
Em Roque Gonzales, na heroica região das Missões, Rio Grande do Sul, Nelson Hoffmann, intelectual, escritor, identificado com as melhores causas do Brasil, a partir do chão missioneiro, e povoadores, comentou o instante histórico que atravessamos. “Essa pandemia já virou pandemônio. Ninguém mais se entende. De um lado é uma gripezinha, sequer faz cócegas; de outro lado, é mortal, os números estão aí. De um lado, isso é normal, é destino das pessoas morrer; de outro lado isso é anormal, é destino das pessoas viver. De um lado importa a economia forte; de outro lado, importa a comunidade sadia. De um lado é problema político; de outro lado é problema científico. De um lado, é imprensa comunista; de outro lado, é mídia nazifascista. De um lado...; de outro lado... E, nessa barafunda toda, aqui embaixo, ao léu, rastejamos nós, pobres humanos esquecidos, procurando um porto seguro. Luz”!
Em solo gaúcho, usando o jornal “Nheçú”, o advogado Júlio Ribeiro, também professor, lembrou conversa de dia passado. Comentara com algumas pessoas sobre o belo trabalho artesanal de uma índia, que expunha seu trabalho, em frente ao Santander, em Osório. Ouviu a resposta: “Também, um bando de vagabundos que não fazem nada, têm os melhores telefones e andam de carro bom”. O ilustre causídico virou as costas e foi embora.
“Falar sobre índio no Brasil está cada vez mais difícil, assim como em todos os temas, há aqueles que amam e aqueles que odeiam. Não estou aqui para dizer como deveriam ser tratados os índios ou como suas terras deveriam ser demarcadas, senão, teria que ocupar umas três páginas para dizer o que penso e umas 10 páginas para dizer o que pensam nossos políticos sobre o assunto. Disse tudo isto para concluir o que escrevi lá no início: como está difícil falar sobre a situação dos indígenas no Brasil. Sempre tem aquele que sabe tudo sem nunca ter lido nada; tem aquele que não sabe nada, mas tem opinião “bem” formada; tem aquele que imagina que sabe; aquele que sabe, mas não acredita, enfim, temos vários pensadores sobre o assunto”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85149
De: Governo de Minas Data: Terça 6/10/2020 16:34:00
Cidade: Belo Horizonte

(...) Nesta terça-feira (6/10), foram inaugurados oficialmente 14 quilômetros de terceiras faixas, implantadas em dez pontos da rodovia. O trecho, localizado entre o km 488 e o km 507, fica em Buenópolis, município na região Central do estado, a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte.
A implantação das faixas adicionais demandou investimento de R$ 16 milhões realizado pela Eco135, concessionária responsável pela administração da rodovia. A obra tem como objetivo aumentar a fluidez do tráfego, diminuindo o tempo de viagem dos veículos e aumentando a segurança para os condutores.
A presença das faixas adicionais permite, ainda, que os veículos pesados se retirem do fluxo principal da pista possibilitando aos automóveis leves o tráfego mais rápido. Com a melhoria, diminui-se o índice de acidentes, a perda de capacidade de locomoção e, por consequência, o retardamento do fluxo e a redução do nível de serviço da via.
Mais segurança
Dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de 2018 apontaram que a maioria dos acidentes e das mortes nas rodovias ocorreram em trechos ondulados ou montanhosos que não possuíam faixa adicional ao longo de sua extensão. O índice de gravidade foi maior para trechos sem faixa adicional, com registro de 47,5 mortes a cada 100 acidentes.
Além da queda no número de acidentes em cerca de 30% com a implantação das faixas adicionais, essas rodovias também registram o aumento de 3,5 km/h na velocidade média das viagens.
"Para o ano que vem serão R$ 518 milhões investidos na região. Isso vai contribuir ainda mais para melhorar a fluidez no tráfego e, principalmente, para trazer mais segurança aos usuários e preservar vidas", destaca o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85148
De: Corpo de Bombeiros Data: Terça 6/10/2020 10:19:00
Cidade: Montes Claros

(...) Diante do elevado número de ocorrências de queimadas e incêndios florestais na região de Janaúba, foi realizado no dia 05 de outubro de 2020, pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Janaúba, Tenente Figueira, um sobrevoo de avião monomotor sem ônus para o Estado, sendo integralmente cedido pelo empresário Paulo Cesar, proprietário da empresa Eletro Geral - Bosch Car Sevice.
O sobrevoo permitiu avaliar com maior eficiência os focos de incêndio das áreas mais afetadas, viabilizando a complementação do plano estratégico de ação, no objetivo de extinguir o incêndio na área da comunidade do Jataí em Janaúba-MG.
Contudo, com a finalidade de extinguir o fogo na área da comunidade do Jataí, além do empenho de militares operacionais, foram também empenhado os militares do serviço administrativo e da Seção de Prevenção e Vistoria, os quais tem continuado os trabalhos naquela comunidade, desde às 05 horas da manhã desta terça-feira 06-10-2020, com estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais, que é conhecida como Manejo do Fogo, pela qual se busca a redução da dimensão dos incêndios florestais e sua incidência.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85147
De: Manoel Hygino Data: Terça 6/10/2020 08:03:18
Cidade: Belo Horizonte

Retrato do sertão

Manoel Hygino

Enquanto o Brasil arde em chamas que inquietam até a comunidade internacional, leio o escrito sobre uma grande região de Minas. Diz-se ali do risco que estamos padecendo por antecipação. O autor é Virgílio Vianna, um especialista. Engenheiro florestal pela Esalq, Ph.D. pela Universidade de Harvard, ex-secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas e superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável.
Obrigo-me a repetir o texto inicial, ipsis litteris: “O Norte de Minas Gerais vive, hoje, um momento crítico na sua história. Está em curso um processo de aumento de aridez que se agrava rapidamente, criando uma nova realidade tanto para as populações urbanas quanto rurais. Cidades grandes, como Montes Claros, estão próximas do colapso do abastecimento de água. O mesmo cenário afeta cidades pequenas, muitas com seus reservatórios quase totalmente vazios. No mundo rural, córregos e rios que antes nunca secavam agora secam todos os anos”.
Conhecemos a realidade daquele extenso trecho do sertão mineiro, porque ele já é sertão. Ao longo do tempo, sofre a inclemência do clima, as longas estiagens, a diminuição de água de rios, a exaustão dos riachos a que falta água, o emagrecimento do gado, a agonia das reses, o drama do homem do campo que vê fenecer a sua plantação, a minguada comida nossa de todos os dias. Se pouco, multidões descem da Bahia e estados mais ao Norte, porque lá a seca é pior e acumula dores e até a morte, e buscam abrigo e comida em território mineiro.
As autoridades, distantes das desditas de uma população só lembrada nos dias de eleições, ignoravam – ou faziam de conta – que tudo andava bem nas entranhas da terra descoberta por Cabral.
Ademais, havia e há problemas preferenciais, e mais importantes a serem resolvidos, como construção de estádios esportivos, áreas de lazer e divertimento nas capitais, por exemplo. E as necessidades do cotidiano podiam ficar para depois... e iam ficando.
O norte-mineiro viveu às suas próprias custas e maneiras. Tentou-se até a emancipação, mas não deu certo. As razões políticas não permitiram, nem permitirão. Ali há muito voto, a terra é bela e rica. Mas logo voltará a escassez de água nas torneiras das cidades maiores. E então?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: