Documento orienta o Brasil a agir de forma seletiva diante do tarifaço dos Estados Unidos
Terça 15/04/25 - 6h19Diante do aumento generalizado de tarifas comerciais pelos Estados Unidos, conhecido como "tarifaço", o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) publicou análise orientando que o Brasil adote postura cautelosa ao lidar com as novas medidas.
O documento, intitulado “Como o Brasil deve lidar com Trump?”, sugere que uma eventual resposta brasileira seja feita com retaliações seletivas, ou seja, focando em setores específicos, e não por meio de sanções amplas, que poderiam agravar as relações bilaterais ou afetar a economia brasileira de forma mais ampla.
Segundo os especialistas, uma retaliação planejada e focada pode preservar o comércio em áreas sensíveis, ao mesmo tempo que envia um sinal de que o Brasil está atento às regras do comércio internacional e disposto a agir para defender seus interesses.
A recomendação é de que o governo brasileiro mantenha o diálogo diplomático ativo, preparado para reagir com se as tarifas norte-americanas afetarem setores estratégicos da economia nacional.