Menina de 6 anos foi picada por cobra (provavelmente jararaca, ou cascavel), na volta da escola. Veio transferida para M. Claros
Quinta 15/05/25 - 12h00
O SAMU foi acionado para atender uma ocorrência na comunidade Lapinha dos Gramas, zona rural de Coração de Jesus, após uma criança de seis anos ser picada por animal peçonhento.
A USB do município chegou ao local e constatou que a criança apresentava edema no local da picada e sangramento.
A Unidade seguiu para o hospital de Coração de Jesus, mas a equipe identificou a necessidade de transferência para Montes Claros, já que a quantidade de soro antiofídico – tratamento essencial para a neutralização de picadas de cobras – que o município tinha poderia não ser o suficiente.
A USA 02 de Montes Claros interceptou a USB no caminho e encaminhou a vítima para o Hospital Universitário.
USB Coração de Jesus
Técnico de enfermagem: Antônio Renato Leal
Condutor: Cleberte Meireles Magalhães
USA 02 Montes Claros
Médica: Débora
Enfermeira: Larissa Lopes de Alcântara
Condutor: Jhonatan
***
A informação do Samu não diz, mas possivelmente a cobra é uma jararaca:
A cobra seria uma Bothrops atrox, jararaca.
A espécie é peçonhenta e comum em áreas de mata no Brasil, na Amazônia e no Cerrado.
Ela apresenta coloração marrom com manchas escuras em forma de "V" ou losangos, como visto na imagem fornecida.
Há divergência, de que a cobra da foto seria cascavel.
***
15h21m, quinta-feira, do Samu:
Segundo relato da mãe da criança que mora na zona rural vinha caminhando da escola para casa. Quando próximo a uma ponte ela foi picada , correu para casa e o pai fez o caminho de volta para saber o que tinha picado ela. Achou a cobra, matou e entregou a equipe para terem conhecimento de qual soro usar.
***
15h25m, quinta-feira, do Samu:
Menina de 6 anos
***
19h37m, quinta-feira, do jornal O Tempo, de BH:
Pai mata cobra que picou sua filha de 6 anos e entrega animal ao Samu para saberem qual soro usar em MG
Uma menina, de apenas seis anos, ficou ferida ao ser picada por uma cobra na comunidade Lapinha dos Gramas, zona rural de Coração de Jesus, no Norte de Minas, na tarde dessa quarta-feira (14).
Uma menina, de apenas seis anos, ficou ferida ao ser picada por uma cobra na comunidade Lapinha dos Gramas, zona rural de Coração de Jesus, no Norte de Minas, na tarde dessa quarta-feira (14).
De acordo com informações do Samu, a equipe foi acionada por volta das 17h48. No local, os socorristas encontraram a criança com um edema e sangramento no local da picada.
A menina recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhada pelo Samu para o hospital da cidade. Porém, ela precisou ser transferida para uma unidade de saúde em Montes Claros, já que em Coração de Jesus poderia não ter a quantidade de soro antiofídico suficiente. O soro é utilizado no tratamento essencial para a neutralização de picadas de cobras.
Durante o trajeto para fazer a transferência da vítima, uma ambulância do Samu de Montes Claros interceptou o veículo que fazia o socorro e encaminhou a menina para o Hospital Universitário, por volta das 21h12.
Segundo o Samu, a mãe da criança relatou que a família mora na zona rural e que a criança foi picada pelo animal peçonhento enquanto retornava da escola para a sua casa. Ainda conforme o relato da mãe, a criança sentiu a picada no momento em que atravessava uma ponte. Ela assustou-se e saiu correndo em direção à sua casa. Com o susto, ela não viu qual animal que a picou.
Já em casa, a vítima contou ao pai sobre o que havia acontecido, e ele retornou ao local, fazendo o mesmo caminho da filha para ver qual foi o animal que a picou. O pai encontrou a cobra, a matou e a entregou à equipe que atendeu sua filha para terem conhecimento de qual soro usar.
A menina segue internada na unidade hospitalar de Montes Claros, onde recebe cuidados.