"Dois homens foram presos, suspeitos de instalar dispositivos eletrônicos clandestinos conhecidos como “chupa-cabras” em terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal em Montes Claros". Vieram de Brasília
Sábado 30/08/25 - 11h20
Dupla é presa suspeita de instalar dispositivos para fraude em terminais da Caixa em MG
Eles foram alvos de uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) na noite desta sexta-feira (29/8)
Dois homens foram presos suspeitos de instalar dispositivos eletrônicos clandestinos, conhecidos como “chupa-cabras”, em terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal em Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais. Eles foram alvos de uma ação realizada pela Polícia Federal (PF) na noite desta sexta-feira (29/8). A operação contou com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.
Segundo a PF, as equipes receberam informações do setor de segurança da Caixa, que identificou a presença dos dispositivos em agências localizadas no centro e em outros bairros da cidade. Com base nas denúncias, a investigação foi iniciada e os suspeitos localizados.
Durante a operação, foram apreendidos um notebook, dinheiro em espécie, cartões bancários, celulares e outros equipamentos eletrônicos utilizados para a prática da fraude. As equipes também localizaram um veículo utilizado pelos suspeitos. Segundo a investigação, a dupla havia se deslocado de Brasília para Montes Claros.
"As investigações iniciais indicam que os homens também são suspeitos de instalar dispositivos semelhantes em agências da Caixa em Janaúba", disse a PF. Eles foram levados à Delegacia da Polícia Federal em Montes Claros e, em seguida, ao presídio local, onde permanecem à disposição da Justiça. Os suspeitos poderão responder pelo crime de furto qualificado mediante fraude.
***
11h50m, sábado, do jornal Estado de Minas, de BH:
PF prende dois em flagrante por uso de ´chupa-cabras´ em Minas
Investigações mostram que suspeitos chegaram a Montes Claros no Norte de Minas, a partir de Brasília
Ivan Drummond
A Polícia Federal (PF), prendeu em flagrante, na noite de sexta-feira (29/8), dois homens suspeitos de instalar dispositivos eletrônicos clandestinos, conhecidos como “chupa-cabras”, em terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais.
A operação foi realizada com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal e ocorreu a partir de uma denúncia recebida e repassada pelo pelo setor de segurança da instituição bancária, que identificou a instalação dos dispositivos em agências localizadas no centro e em outros bairros da cidade.
A partir disso, equipes da Polícia Federal iniciaram rastreamento em conjunto com a Guarda Civil e a Polícia Militar, localizando os suspeitos. Com eles foram apreendidos um notebook, dinheiro em espécie, cartões bancários, celulares e outros dispositivos eletrônicos destinados à prática da fraude.
A Guarda Civil Municipal foi determinante, segundo informações da Polícia Federal, por localizar um veículo utilizado pelos suspeitos no deslocamento a partir de Brasília.
Ainda, segundo a PF, os dois homens presos ainda são suspeitos de instalar equipamentos semelhantes em agências da Caixa Econômica Federal em Janaúba, também no norte de Minas.
Os dois suspeitos foram presos em flagrante e estão sendo indiciados pelo crime de furto qualificado mediante fraude. Eles foram levados para o sistema prisional.
***
16h56m, sábado, da Polícia Federal:
PF prende suspeitos por instalação de “chupa-cabras” em agências da Caixa em Montes Claros
Ação contou com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal
Montes Claros/MG. A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, prendeu em flagrante, na noite de sexta-feira (29/08), dois homens suspeitos de instalar dispositivos eletrônicos clandestinos, conhecidos como “chupa-cabras”, em terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal em Montes Claros/MG.
A ação foi desencadeada a partir de informações repassadas pelo setor de segurança da instituição bancária, que identificou a instalação dos dispositivos em agências localizadas no centro e em outros bairros da cidade. A partir disso, equipes da Polícia Federal iniciaram rastreamento em conjunto com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, localizando os suspeitos.
Com os presos foram apreendidos um notebook, dinheiro em espécie, cartões bancários, celulares e outros dispositivos eletrônicos destinados à prática da fraude. Diligências da Guarda Civil Municipal também foram fundamentais para a localização de um veículo utilizado pelos suspeitos no deslocamento a partir de Brasília/DF.
De acordo com as investigações iniciais, os indivíduos também são suspeitos de instalar equipamentos semelhantes em agências da Caixa Econômica Federal em Janaúba/MG.
Os dois homens foram autuados em flagrante pela prática do crime de furto qualificado mediante fraude. Após os procedimentos na Delegacia de Polícia Federal em Montes Claros/MG, ambos foram encaminhados ao presídio da cidade, onde permanecem à disposição da Justiça.