Após encontro entre Trump e Xi Jinping, Estados Unidos reduzem tarifas e China volta a comprar a soja norte-americana - em prejuízo da brasileira
Segunda 20/10/25 - 23h36O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encontrou-se nesta quinta-feira com o presidente da China, Xi Jinping, na cidade de Busan, durante a reunião do fórum Cúpula da Cooperação Econômica Ásia–Pacífico. 
O encontro resultou em um acordo-quadro que inclui a redução gradual de tarifas comerciais pelos EUA e o compromisso da China em retomar compras de soja americana e suspender temporariamente controles sobre exportações de minerais críticos. 
Apesar do otimismo dos líderes, analistas destacam que as questões estruturais, como política industrial chinesa e controle de tecnologia norte-americana, continuam pendentes.
O encontro entre Trump e Xi marca um momento de relaxamento das tensões entre as duas maiores economias do mundo, mas com dúvidas, e muitas, quanto ao alcance dos compromissos já assumidos. 
A retomada das compras de soja norte-americana deve reduzir a demanda pelo grão brasileiro, pressionando preços e volumes. 
 
 
           
                


 
 
                


