Erros em questões básicas de medicina são revelados pelo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica
Domingo 25/01/26 - 22h43Análise do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, o Enamed, revelou erros em questões consideradas básicas para a prática médica.
O exame, que reprovou mais de 30% dos cursos do país, avaliou cerca de 39 mil estudantes do último ano.
Relatório exibido pelo Fantástico mostrou que, entre os alunos que não atingiram a proficiência, houve dificuldade em situações comuns.
Em uma questão sobre sintomas graves de dengue, como febre alta e vômitos persistentes, 66% dos estudantes erraram a conduta médica adequada.
Em outra, sobre um caso de dor de cabeça com sinais de alerta, 65% não indicaram corretamente a necessidade de um exame de sangue simples para investigar inflamação vascular.
Especialistas ouvidos destacaram que esses erros em diagnósticos frequentes podem levar a condutas inadequadas, com riscos para os pacientes.
O Ministério da Educação informou que os cursos com conceitos insatisfatórios sofrerão sanções, como a suspensão de novas vagas ou a redução no número de matrículas, além de passarem por processos para correção de falhas pedagógicas e estruturais.


