Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - sexta-feira, 15 de maio de 2026

Ex-governador do Rio é alvo de operação da Polícia Federal, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF

Sexta 15/05/26 - 7h21

O ex-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, é alvo nesta sexta-feira 15 da Operação Sem Refino, deflagrada pela Polícia Federal.

Agentes da Polícia Federal foram até a casa de Castro, localizada em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, zona sudoeste do Rio, para cumprir um mandado de busca e apreensão.

A ordem partiu , ou teria partido, do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

O advogado de Cláudio Castro informou que não tinha conhecimento da motivação da busca e apreensão

***

8h58m, sexta-feira, da Agência Brasil:

Operação Sem Refino: Cláudio Castro é alvo de busca e apreensão

Outro alvo é o empresário Ricardo Magro, dono da Refit

Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil

O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro foi alvo de mandado de busca e apreensão da Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (15), durante a Operação Sem Refino, deflagrada para investigar suspeitas de irregularidades envolvendo um grupo econômico do setor de combustíveis. Outro alvo da operação é o empresário Ricardo Magro, dono da Refit (Refinaria de Manguinhos), que teve mandado de prisão preventiva.

A ação tem como objetivo apurar a atuação de um conglomerado suspeito de utilizar estruturas societárias e financeiras para ocultação patrimonial, dissimulação de bens e evasão de recursos ao exterior.

Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e sete medidas de afastamento de função pública, nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e no Distrito Federal. As medidas foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A Justiça também determinou a inclusão de um dos investigados na Difusão Vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), além do bloqueio de cerca de R$ 52 bilhões em ativos financeiros e a suspensão das atividades econômicas das empresas investigadas.

A operação contou com o apoio técnico da Receita Federal.

Segundo a PF, as investigações apuram possíveis fraudes fiscais, ocultação patrimonial e inconsistências relacionadas à operação de uma refinaria vinculada ao grupo investigado.

Em nota, a corporação informou que a apuração integra as investigações conduzidas no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, que trata da atuação de organizações criminosas e suas conexões com agentes públicos no estado do Rio de Janeiro.

Defesa
A defesa de Cláudio Castro disse que ainda não tem conhecimento da motivação da busca e apreensão, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes. "Cláudio colaborou com a busca que ocorreu sem qualquer intercorrência e nada de relevante foi apreendido", acrescentou.



Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais