Asteróide do tamanho de um prédio de 10 andares passou bem perto da Terra, segunda-feira de manhã, mas só foi descoberto sábado
Quarta 04/03/09 - 13hAstrônomos revelaram que um asteróide do tamanho de um prédio de dez andares passou muito perto da Terra na manhã de segunda-feira. O acontecimento abriu discussão sobre o risco de um choque. Os astrônomos afirmam que a colisão de um corpo celeste desse porte teria um impacto semelhante ao de mil bombas atômicas similares à lançada sobre Hiroshima. O asteróide tem de 21 a 47 metros e passou a 72 mil quilômetros do planeta: um quinto da distância entre a Terra e a Lua. O asteróide teria aproximadamente o mesmo tamanho do que colidiu com a Terra em 1908, causando destruição na Sibéria. Embora tenha passado tão perto da Terra, o asteróide só foi detectado no sábado passado.
SETE VEZES
O asteroide passou a 60 mil quilômetros do sudeste do Pacífico, sete vezes mais perto que a Lua, para surpresa dos astrônomos que não esperavam que o meteorito se aproximasse tanto da Terra. "Nenhum objeto desse tamanho ou maior foi observado tão perto da Terra", dissecientista do observatório australiano de Siding Spring. Este é o asteroide que mais se aproximou da Terra desde 1973. Seu tamanho é semelhante ao que arrasou 2 mil quilômetros quadrados de floresta na Sibéria, em 1908.