Mundo sofrerá outra crise financeira, afirma ex-presidente do Banco Central dos EUA, para quem causa é a "natureza humana"
Quarta 09/09/09 - 8hO ex-presidente do Federal Reserve (o Banco Central norte-americano) Alan Greenspan afirmou que o mundo sofrerá outra crise financeira. "A crise acontecerá novamente, mas será diferente", disse Greenspan. Segundo o ex-presidente do Fed, a nova crise viria como uma reação a um longo período de prosperidade. De acordo com Greenspan, apesar de levar tempo e de se tratar de um processo difícil, a economia global eventualmente irá "superar" a crise. Greenspan fez algumas recomendações para prevenir a nova crise financeira. Segundo ele, é necessário que financistas e governos procurem combater a fraude e aumentem os requisitos de capital para os bancos.
DIFERENTES
Acatado e respeitado no mundo inteiro, Greenspan ainda disse que “as crises financeiras são todas diferentes, mas todas têm uma fonte fundamental”. Na sua opinião, essa fonte seria a “insaciável capacidade dos seres humanos quando confrontados com um longo período de estabilidade de presumir que esse período continuará”:
“ - É a natureza humana, até que alguém encontre uma forma de mudar essa natureza, teremos mais crises e nenhuma delas será como essa porque nenhuma crise tem algo em comum com a outra, além da natureza humana”.