Remédio de marca tem preço reduzido e entra na “guerra” com genéricos
Sábado 30/10/10 - 13hA proximidade da chegada de novos genéricos no mercado, com fim de patentes de remédios de marca, tem levado a indústria a anunciar descontos. Os exemplos mais recentes são o Viagra e o Lípitor, os dois da Pfizer. Em junho, antes de o genérico entrar no mercado, o preço do Viagra de 50 miligramas, na embalagem com quatro comprimidos, era de 135 reais. Hoje, ele custa 67 reais - desconto de 50%. Já o Lípitor, usado no combate ao colesterol elevado, ficou 30% mais barato: de 221 reais até setembro para 155 reais. “Normalmente, os remédios de marca costumam ficar mais baratos quando o genérico entra no mercado. Mas, nesses casos, a indústria se antecipou e baixou os preços antes” - afirmou Ricardo Scaroni, diretor de uma rede com 90 lojas entre Rio e São Paulo. Por lei, para entrar no mercado, o laboratório que lança o genérico precisa ter um preço, no mínimo, 35% inferior ao remédio de marca.