Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Para jornal francês, ensino segue estagnado e desigualdade “é calcanhar de Aquiles do Brasil”

Quarta 08/12/10 - 16h

Artigo do jornal francês "Le Monde" afirma hoje que as desigualdades no sistema educacional são o "calcanhar de Aquiles do Brasil". Intitulado "As desigualdades da educação, calcanhar de Aquiles do Brasil", o artigo repercute o resultado de um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que coloca o nível educacional do Brasil no mesmo nível de Trinidad e Tobago, pequeno país da América Central. "Elogiado por seus inúmeros progressos nos campos econômico e social, o Brasil permanece estagnado em uma área crucial: a educação", diz o texto. Para o jornal francês, "o marasmo brasileiro é resultado em parte da democratização do ensino promovida nos anos 1990. "A mediocridade do ensino público está no centro do problema", diz o texto, segundo o qual, "os professores são mal formados e mal pagos". "Muitos têm pouca bagagem escolar e experiência", afirma o "Le Monde". Além disso, o jornal diz que "a estrutura federal do Brasil - em três escalões - agrava esses fenômenos" ao criar mais burocracia e abrir espaço para a corrupção no setor.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais