Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Cai a segunda ditadura no mundo árabe desde janeiro; Egito, em festa, comemora a renúncia do "faraó" Mubarak; conselho militar assume

Sexta 11/02/11 - 14h30


Noticiado há pouco que o presidente do Egito, Hosni Mubarak, de 82 anos, renunciou ao cargo, após 30 anos no poder. O Exército assumiu o poder. Ontem, Mubarak havia anunciado que permaneceria no governo. A notícia foi divulgada pela TV Al Arabiya, sendo confirmada pelo porta-voz do Partido Nacional Democrático. O destino do presidente, que está acompanhado da família, é um balneário no Mar Vermelho, onde tem casa. A renúncia ocorre após 18 dias de intensos e violentos protestos que tomaram diversas cidades do Egito. Além de exigir a renúncia imediata de Mubarak, os egípcios protestaram contra altas taxas de desemprego, pobreza, censura, abusos do regime ditatorial e reformas políticas e econômicas. Esta é a segunda ditadura a ruir na região em menos de um mês. No dia 14 de janeiro, o ditador da Tunísia abandonou o país.
CONSELHO
Fonte militar disse que o ministro da Defesa, Mohamed Hussein Tantawi, vai chefiar o Conselho Militar que assumiu o controle do país. De acordo com a Constituição, eleições devem ser convocadas em até dois meses.
- Mubarak decidiu renunciar ao cargo de presidente da República - informou Suleiman, acrescentando que Mubarak encarregou o Conselho Superior Militar para administrar "as circunstâncias difíceis que o país está atravessando".

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais