Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Cientistas do mundo inteiro aguardam para hoje o anúncio da existência da “partícula de Deus”. E a Física não será mais a mesma

Terça 13/12/11 - 12h

A comunidade científica mundial vive a expectativa do anúncio de que pesquisadores podem ter encontrado evidências que comprovem a existência da chamada "partícula de Deus" - o bóson de Higgs (veja abaixo). Ela representa um mecanismo ainda não comprovado, que daria massa a todas as outras partículas. O bóson de Higgs é uma "partícula fundamental", uma das peças básicas da construção do universo. Ele também é considerado o pedaço que falta na principal teoria da física de partículas - conhecida como Modelo Padrão - que descreve como partículas e forças interagem. O projeto, conduzido no acelerador de partículas LHC, busca entender por que os componentes dos átomos têm massa. A explicação mais simples é que a partícula hipotética daria massa às outras partículas.
MASSA
O campo de Higgs trabalha como fotógrafos e repórteres ao redor de uma celebridade. As pessoas são "atraídas" fortemente pela celebridade e criam resistência ao seu movimento em um salão, por exemplo. Elas dão "massa" àquela celebridade, tornando sua movimentação mais lenta. "A questão é que sempre dizemos que precisamos dele para explicar a massa, mas sua importância real é que precisamos dele para entender o universo", disse Tara Shears, física especializada em partículas, da Universidade de Liverpool.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais