Cartão de crédito, banco e celular são os campeões de reclamações em 2011
Sábado 14/01/12 - 10hBancos e operadoras de telecomunicações foram os campeões nacionais de reclamações de consumidores nos Procons em 2011, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Justiça. De 1 milhão e 600 mil atendimentos realizados por 346 Procons do Brasil no ano passado, 81.946 ocorrências diziam respeito ao grupo Itaú, seguido por Oi (80.894), Claro-Embratel (70.150), Bradesco (45.852) e Tim (27.102). Também fazem parte da lista de reclamações setores como o de móveis, energia elétrica, informática, internet, TV por assinatura, planos de saúde e até mesmo água e esgoto. O boletim detalha também os principais problemas de consumo em 2011. Em primeiro lugar ficaram as cobranças indevidas (com 545.578 demandas), respondendo por 35,46% do total registrado. Além disso, 19,99% tratam de ofertas não realizadas.