Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 21 - quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Ministro do STF ordena que senador seja afastado das suas funções por 90 dias. Cumprimento, ou não, dependerá do Senado. Em BH, vereador é preso

Quinta 15/10/20 - 16h26

O ministro Barroso, do STF, determinou o afastamento, por 90 dias, do senador Chico Rodrigues (foto), que foi alvo de busca e apreensão quarta-feira 14.
DECIDIR
Contudo, cabe ao Senado decidir se mantém ou não a decisão do ministro de afastar o senador do DEM, de Roraima.
MAIOR
Na ordem de afastamento, Barroso escreveu:
- A gravidade concreta dos delitos investigados também indica a necessidade de garantia da ordem pública: o Senador estaria se valendo de sua função parlamentar para desviar dinheiro destinado ao enfrentamento da maior pandemia dos últimos 100 anos, num momento de severa escassez de recursos públicos e em que o país já conta com mais de 150 mil mortos em decorrência da doença”.
FUNDADA
Argumentou, ainda:
- Diante da não configuração de situação de flagrância e da fundada dúvida sobre a possibilidade de decretação de prisão preventiva, impõe-se o afastamento do Senador da função parlamentar, de modo a impedir que se utilize de seu cargo para dificultar as investigações ou para, ainda mais grave, persistir no cometimento de delitos.
PROIBIU
O ministro proibiu ainda o senador de manter contato com outros investigados.
VEREADOR
Em BH, O vereador da capital, Ronaldo Batista, foi preso preventivamente na manhã de hoje suspeito de envolvimento no assassinato de vereador no município de Funilândia.
DISPUTAS
Os 2 travariam disputas no âmbito do Sindicato dos Motoristas e Empregados em Empresas de Transporte de Cargas, Logística em Transporte e Diferenciados de Belo Horizonte e Região.