Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°48470
De: Web Outros Data: Sábado 1/8/2009 11:35:06
Cidade: BH

Com o pé na lua

Manoel Hygino (Hoje em Dia)

Aconteceu em julho, os jornais do mundo já lembraram. Em 24 do sétimo mês do ano, em 1969, três astronautas americanos regressaram, com segurança, à Terra, depois da sempre sonhada viagem ao nosso satélite.
Lá, deixaram instrumentos científicos, uma bandeira dos Estados Unidos, e uma placa com suas assinaturas, a do presidente Nixon e uma curta mensagem: “Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade”.
Bela mensagem, insofismavelmente! Pena que outras mensagens de Tio Sam não tenham sido afixadas em muitos países da Terra, com idêntico voto e augúrio. Em todo caso, mesmo com as restrições de homens livres e nações pobres do planeta em que vivemos, os súditos de Tio Sam deram prova suficiente de sua grandeza tecnológica e da riqueza material capaz de conduzir o ser humano a um satélite.
A descoberta, ou melhor, o desembarque de Neil Armstrong, na Lua, o primeiro terráqueo que lá desceu, contribuiu para arrefecer a poesia dos amantes, dos namorados e dos boêmios. E dos poetas, antes de todos ou com todos.
Não sem razão Camilo Castelo Branco classificou o poeta como o amante da noite, da solidão, da Lua, das estrelas do mar. Os sonhadores, e os poetas especialmente o são, amam a Lua e o luar, vivendo como por cá se diz, no mundo da Lua. Embora não aprecie, pudico talvez que seja, indago sobre a afirmativa de que os que têm sorte, nasceram com os fundilhos para a Lua. Por quê? Não sei explicar.
As viagens humanas aos planetas e satélites vão desfazendo mitos e superstições seculares, milenares. Mas o bom da vida é o mistério, a descoberta contínua do desconhecido. De velhos tempos resta muito de belo no coração e nas lembranças. Para o boêmio, a Lua ainda merece ser cantada. Para o homem simples do interior, ainda há interesse em olhar o satélite em noites esplendorosas, tentando nela identificar a figura de São Jorge, montado sem eu ginete, no enfrentamento do dragão feroz. O mesmo santo que, em estampas coloridas, se via dependurado nas paredes dos bordéis.
Cronista de Montes Claros, que se esconde no pseudônimo de Teixeira, observa que na região o frio é mais intenso em julho, superando o de junho, o mês das fogueiras. Agora que agosto chegou com o advento triunfal das Festas, que são gáudio do sertão mineiro e seu orgulho, identificam-se os ventos, permitindo voltar o que lá se chama “arara”, e não “pipa”, expressão paulista.
A comemoração dos 40 anos do desembarque e passeio do primeiro do primeiro humano à Lua já é registro histórico. O homem avança pelo espaço em busca do meio ambiente que aqui se degradou e de bens materiais que nos faltam ou cá jamais existiram.
Edwin “Buzz” Aldrin, um dos cidadãos americanos que foram à Lua com Neil Armstrong, apelou ao Congresso e ao povo de seu país para que recordem a missão Apollo 11 e a usem como fonte de inspiração para ir a Marte:
“Estados Unidos, vocês ainda têm um sonho? Vocês ainda acreditam em si mesmo? Peço à futura geração e a nossos dirigentes políticos que deem esta resposta: sim, podemos”.
Armstrong, o pioneiro a pisar o solo lunar, qualificou a missão de que participou como uma competição pacífica entre EUA e União Soviética: “Ela permitiu que os dois lados tomassem um caminho elevado, voltado para a ciência, o conhecimento e a exploração”. Aparentemente, não identificou razões maiores para o grande conquista espacial.
Aldrin comentou seus primeiros passos no satélite: “Um lugar tão desolado, tão completamente sem vida. Provavelmente não tenha mudado muito nos últimos 100 mil anos”. E o homem, na Terra, terá mudado para melhor?
Disse o cronista que, naquele já remoto 20 de julho de 1969, a ciência ou a voracidade das nações poderosas tomou a Lua dos namorados. “É preciso retomá-la urgente”.
Recordemos Chiquinha Gonzaga na velha República, em valsa memorável: “Ó! Lua branca de fulgores e de encanto, / se é verdade que ao amor tu dás abrigo/ vem tirar dos olhos meus, pranto/ Ai, vem matar essa paixão que anda comigo...”

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48469
De: Lincoln Data: Sábado 1/8/2009 10:29:05
Cidade: M. Claros

Os pais, preocupados com as divergências das escolas sobre a volta às aulas, adiadas por causa da gripe suína, só encontram uma explicação: preocupação com dinheiro, o vil metal, antes de preocupação com a própria vida! A rede estadual decidiu e divulga que só voltará às aulas no dia 10; a rede municipal de M. Claros, até aqui estapafurdiamente, quer aula já na segunda-feira; as escolas particulares, que também nunca foram de prezar um calendário mais rigoroso, querem - algumas - aula já depois de amanhã. Na anarquia, pais mais responsáveis dizem que não enviarão seus filhos às escolas. Preferem perder uma semana de aula ( um ensino cada dia mais precário) do que expor a vida dos filhos e dos colegas. Este Brasil precisa tomar jeito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48468
De: Mário Lúcio C. Faria Data: Sábado 1/8/2009 09:48:03
Cidade: Montes Claros

A comunidade da Cidade Cristo Rei,comumente conheceida como "Feijão Semeado", está revoltada, pois, o IDEA, cortou o leite, fornecido pelo Governo Federal, alegando que os fornecedores não o tem para fazer o abastecimento. São trezentos e vinte criança e idosos atendidos por esse programa e estão sentido a falta do produto e pede que as autoridades tomem providencias para a retomada da distribuição do leite. E argumentam: "Se não estão distribuindo o leite, onde está o dinheiro, vindo do Governo Federal, para pagar os fornecedores? Aguardam resposta dos responsáveis.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48466
De: Guedes Data: Sábado 1/8/2009 09:13:23
Cidade: Januária/MG

Lendo sobre este clarão que iluminou o céu da nossa região nesta semana, e dizendo que teria caido nos arredores de Pandeiros em Januária, lembro-me que a questão de 4 anos tb caiu um meteorito na mesma região. Lembro-me do fato pois um primo meu aqui de Januária, foi até a localidade, foi tirado foto que saiu até no Jornal da cidade. Meu primo entrou dentro do buraco, muitos pensavam que poderia ser um formigueiro, mas alguns galhos de árvores estavam quebrados, aonde o meteorito havia passado antes de atingir o chão.O buraco, que era de mais de 5 metros de profundidade. Alertei meu primo para que não entrase mais nestes buracos, pois talves tivesse algum tipo de radiação, ficando ele bastante assustado. Já ouvi vários relatos de metoritos que caem sempre nesta região.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48462
De: Murilo Data: Sexta 31/7/2009 18:46:13
Cidade: Montes Claros

A MC Trans fechou o trânsito na Praça de Esportes, em frente a igreja de Edyr Macedo, para um evento. O transito parou até no centro da cidade. A MC Trans tem que ter criterios para isto, pois o horário (18 hs ) já movimenta a cidade com veículos sem fechar ruas;. e ainda vem MC Trans atrapalhar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48453
De: MARIO GENIVAL TOURINHO Data: Sexta 31/7/2009 15:39:57
Cidade: BH

Montes Claros de ontem
Mário Genival Tourinho

A propósito do breve noticiário do Jornal de Notícias sobre a morte de Márcio Moreira Alves, descendente próximo de ilustre família montesclarense, veio-me à memória pitoresco episódio ocorrido no final da terceira década do século passado, envolvendo os engenheiros Márcio Melo Franco Alves (pai do Marcito) e Joaquim José da Costa Júnior, hoje todos pranteados por nós do setentrião mineiro. Os personagens (Joaquim e Márcio), colegas de turma da Escola Politécnica de Engenharia do Rio de Janeiro, embora se dessem muito bem, guardavam, ainda, restos das velhas divergências provocadas pela política de então, comandadas pelo Dr. Honorato Alves e pelo seu Camilinho Prates, respectivamente chefes dos "partidos de cima e o de baixo". Seus colegas, sabedores dessas reminiscências, irreverentes como quase todos os estudantes, viviam provocando os dois para que revelassem algo que suas famílias não gostariam que fosse divulgado. Numa palavra, queriam fofocas dos dois. E muito, hoje nada, encontraram. Joaquim disse-lhes que perguntassem ao Márcio como se dera o casamento de D. Branca de Melo Franco com Honorato Alves, proibido que tinha sido pelo Embaixador Afrânio de Melo Franco. Garridos, foram em grupo os colegas fofoqueiros fazer a pergunta a Márcio, dele ouvindo que, efetivamente, o Embaixador, como irmão mais velho, não só pela sua posição, como também pelo fato de ser o chefe da família, havia vetado o relacionamento(eram mortos os pais e com sua família vivia a irmã Branca, a caçula) o que levou Honorato a procura-lo, dizendo-lhe que pretendia o namoro com boa intenção, era médico realizado profissionalmente. Fora um dos fundadores da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte (hoje UFMG), já exercera dois mandatos de Deputado Federal, pertencia a uma família tradicional de Montes Claros e outro que tais, terminando por perguntar qual a razão do veto. Ouviu do Embaixador que preferia não decliná-lo para não constranger seu interlocutor, o qual insistia na resposta afirmando nenhum receio de constrangimento. Já que é assim, foi-lhe respondido, o senhor tem em Montes Claros um irmão médico, também, muito conceituado e querido, com os atributos que reconheço serem de ambos, mas que lá vive amasiado com uma viúva de Itamarandiba (D. Tiburtina), fato que minha família não admite. Redarguiu-lhe Honorato: Isto é muito simples de resolver pois isso é a intenção dele, ou seja, o casamento. Esta semana estou de saída para Montes Claros, a viagem demora uma semana, (ao tempo, o final da linha da Central do Brasil estava em Buenopolis, dali para a frente era a cavalo), lá chegando, acelero este casamento e mais um mês aqui estarei de volta com tudo resolvido. Retomou a palavra o Embaixador, dizendo-lhe que se tudo era tão simples ele (Honorato) deveria aproveitar a oportunidade para casar seu pai (Marciano Alves, vulgo Comboeiro), já que ele também, não era casado. Aí foi a vez de Marcos dizer aos colegas: perguntem ao Joaquim porque o avô dele não se casou com sua avó. Pergunta feita, pronta reposta interrogativa: casar como, se o meu avô era o Cônego Chaves? E, no auge das gargalhadas acadêmicas, ouviu-se o complemento feito por Joaquim: O impedimento do meu avô era o mesmo do bisavô do Márcio, o também Cônego Melo Viana. E tudo bem, entre mortos e feridos salvaram-se todos, para os numerosos e ilustres ramos familiares que floresceram a partir do Norte e do Noroeste de Minas. Tudo que aqui está relatado foi me contado, inicialmente, por Joaquim Costa, para, anos depois, ter integral confirmação por parte de Marcito, com quem tive uma longa e prazerosa convivência no Rio, Brasília, Belo Horizonte e em duas das vezes em que estive em Paris, onde morava ele num castelo, casado que foi com uma nobre francesa. Em doce e idílico exílio, como asseverava Darcy Ribeiro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48451
De: morador Data: Sexta 31/7/2009 15:31:59
Cidade: Montes Claros/Minas Gerais

Segundo informações do Sr Francisco de Assis Moura,morador na fazenda camarinhas,próximo do distrito de Nova Esperança,que a cerca de quinze dias atrás,por volta de 06:00 hs da manhã,deparou com um objeto voador não identificado em um canavial nos fundo de sua fazenda,o objeto foi visto a uma distançia aroximada de 300 mts e apresentava as seguintes caracteristicas: um circulo de apróximadamente 05 mts de diametro de cor vermelha com uma cauda na cor azulada,o objeto deslocou-se verticalmente e depois na horizontal sentido leste,sendo visto por mais de um minuto,segundo o fazendeiro existe uma certa semelhança visto no dia 29 no céu do norte de minas.Se algum estudioso no assunto quizer fazer contato com o fazendeiro,vou deixar o meu telefone para contato.38-3217.8071.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48450
De: Waldyr Senna Data: Sexta 31/07/2009 13:40
Cidade: Montes Claros

Agência para o desenvolvimento

Waldyr Senna Batista

Ao criar a Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas (Adenor), a Associação Comercial e Industrial (ACI) está reeditando, com roupagem nova, instrumento que utilizou anteriormente.
A primeira vez foi com a Superintendência do Desenvolvimento de Montes Claros (Sudemoc), autarquia municipal idealizada pelo então vereador Ubaldino Assis, que foi presidente da ACI. Era a fase de ouro da Sudene e a similar local tinha por finalidade divulgar os incentivos fiscais oferecidos para a instalação de indústrias na cidade, visando a atrair investidores de outras regiões do país. Não chegou a produzir resultados, embora a ocasião fosse propícia. É que a administração municipal da época era tão ruim, que nela não funcionava nem a limpeza pública, quanto mais um órgão cuja pretensão era fornecer informações técnicas confiáveis.
Veio depois o Conselho de Empresários do Norte de Minas, iniciativa do industrial Luiz de Paula, que ocupava a vice-presidência da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e havia instalado a Coteminas em Montes Claros. Há exatos 20 anos, esse Conselho propunha-se a promover o reestudo da política de incentivos fiscais, cuja extinção estava sendo cogitada por candidatos à presidência da República. Eles acabariam no governo FHC, que extinguiu a Sudene a pretexto de combater a corrupção.
Outra iniciativa foi o Forum de Desenvolvimento Sustentado do Norte de Minas. Reunia pessoas ligadas à região, que estavam eventualmente ocupando postos de influência política ou a direção de órgãos governamentais. O objetivo era atrair recursos dos governos estadual e federal para a região. Foi realizada uma única reunião, que contou com a participação, entre outros, do senador Darcy Ribeiro, do presidente da Fiemg José Alencar, do presidente da ACMinas Lúcio Bemquerer, do líder do governo na Câmara dos Deputados Humberto Souto e do presidente do sindicato da indústria pesada, Jamil Habib Cury. O objetivo, o de sempre: alavancar recursos para a região. Boas intenções que foram atropeladas pela crise que resultou no impichamento do presidente Fernando Collor.
Pouco tempo depois foi criado o Conselho para o Desenvolvimento do Norte de Minas, de certa forma inspirado no Forum. Presidido por Elias Siufi, era vinculado à diretoria da ACI. Promoveu reuniões, manteve contatos em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, para onde viajavam seus integrantes. Não teve vida longa.
Surge agora a Adenor, tendo como modelo agências que funcionam com êxito em outras regiões do país. Trata-se de sociedade civil, sem fins lucrativos, cujo objetivo é “promover, quantificar e qualificar a riqueza da região Norte de Minas”, segundo reza seus estatutos. Está se instalando em bases profissionais, devendo montar banco de dados e dedicar-se à elaboração de projetos técnicos que serão oferecidos aos governos (federal, estadual e municipais) para implantação no Norte de Minas. Com isso, quer inverter o procedimento tradicional, segundo o qual a iniciativa cabe sempre aos governos. Toma como exemplo o que se deu com a reconstrução da BR-135, em que, por iniciativa da ACI, o projeto técnico foi elaborado e oferecido ao governo federal, que licitou a obra e a está executando.
Na assembleia de criação e instalação da Adenor, realizada na última quarta-feira, foram alinhados outros itens de sua proposta: promover a integração intra e interregional; agregar, integrar e valorizar os esforços de desenvolvimento, atuando em todos os 89 municípios da região para identificar oportunidades de investimentos; acelerar o crescimento econômico sustentável, trabalhando as cadeias produtivas, valorizando a biodiversidade e oferecendo infraestrutura competitiva.
Seu diferencial é ser entidade não governamental (Ong), capacitada a prestar serviços a empresas e a órgãos oficiais. Está aberta à adesão de pessoas físicas e jurídicas, que subscreverão cotas de R$200,00 para terem direito a participar das assembleias. E sobreviverá com a cobrança de honorários pela prestação de serviços. Terá direção enxuta: três diretores, um secretário-executivo e uma secretária (só os dois últimos serão remunerados).
Que não seja apenas mais uma tentativa.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48447
De: ALEXANDRE SILVA Data: Sexta 31/7/2009 11:44:18
Cidade: ESPINOSA  País: BRASIL

sou morador de espinosa, hoje uma noticia nos deixou muito triste, nestas regioes por aqui, a distribuicao de agua pelos pipeiros atraves do exercito e o governo federal é uma salvacao, e a noticia é que mandaram cortar a agua, será que este povo sofrido tem que continuar até com sede, pois fome já é algo natural quando nao tem o que comer, mas a agua mata a sede e ajuda a cozinhar mesmo feijao puro com farinha. peco este espaço pra pedir voces competentes que podem ,solicitar, implorar, o que for necessario ao coronel do exercito, para que ele solicite junto aos governantes para que nao deixe nossos familiares da zona rural passando necessidade de agua,tem tanta gente que necessita desta agua.nao estou pedindo salario, mas sim agua , para os que nao tem na torneira de suas casas.muito obrigado pelo espaço.alexandre

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48444
De: Simone Data: Sexta 31/7/2009 11:33:52
Cidade: Montes Claros/MG

"Moradores do Norte de Minas descrevem clarão nos céus, acompanhado de rastros de fumaça; hipótese é de meteorito"
Nesta ultima quarta (29-07), sentada na varanda do meu apartamento no Morada do Sol, proximo ao Obelisco, por volta das 17:40, olhando em direção as montanhas que contornam nossa cidade, vi um clarão no céu, como uma bola de fogo seguida de um rastro como uma calda de luz. Vou muito rápido mas tb muito intenso pois chamou a minha atenção. Ia no sentido oeste de nossa região. Foram segundos que pareceram mais. Nestes poucos instantes imaginei que poderia ser avião ou meteoros/meteoritos mas não imaginei que chegariam a cair na terra. É uma imagem marcante e sinto-me privilegiada por avistá-la de dia e de forma tão inusitada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48443
De: Santos Data: Sexta 31/7/2009 11:32:49
Cidade: Brasília DF

Aqui em Brasília é dado como certo que, mais dia ou menos dias, José Sarney renunciará. A hipótese mais branda é de que renunciará à presidência do Senado. Na hipótese mais severa, deixará o próprio mandato de Senador da República. Antes, o PMDB fará de tudo para colocar no mesmo naufrágio outros senadores, especialmente os do PSDB.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48439
De: Arnaldo Nepomuceno Data: Sexta 31/7/2009 10:58:21
Cidade: MOC MG

olhem este vídeo de um meteoro caindo no canadá, deve ter sido parecido com o que caiu aqui em MG.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48434
De: valter santos Data: Sexta 31/7/2009 10:13:18
Cidade: coração de jesus

foi visto por mim e outras pessoas este fenômeno na quarta feira a tardinha;
tivemos notícias que também foi visto em são joão do pacuí e região.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48433
De: Jornal Estado de Minas Data: Sexta 31/7/2009 09:50:30
Cidade: Belo Horizonte

Bola de fogo cruza céu no Norte de MG - Luiz Ribeiro -Um mistério domina as rodas de conversa em vários municípios do Norte de Minas: o relato dos moradores de que, ao anoitecer de quarta-feira, viram uma bola de fogo cruzar o céu no sentido leste/oeste, provocando um clarão amarelado. Chegou até a circular o comentário de que moradores teriam visto o objeto cair na região de Pandeiros, entre os municípios de Januária e Bonito de Minas.
O professor Oswaldo Duarte Miranda, do curso de pós-graduação em astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sediado em São José dos Campos (SP), informou que, ao tudo indica, o que os moradores do interior de Minas testemunharam foi a explosão de um meteoro, que teria ocorrido a uma distância de 30 a 40 quilômetros da Terra. "Ao que tudo indica, o elemento se fragmentou, pulverizado em partículas muito pequenas, que não são percebidas ao chegam à terra”, disse o professor do Inpe.
O fenômeno foi observado em pelo menos nove municípios: Montes Claros, Januária, Bonito de Minas, Pedras de Maria da Cruz, Lontra, Ibiracatu, Jaíba, São João da Ponte e Varzelândia. "Passou no céu uma bola de fogo com uma cor amarelada. Depois, desapareceu, deixando um grande rastro de fumaça no céu", afirma o guarda municipal Charles Dulcio Pimenta, de 27 anos, de Pedras de Maria da Cruz.
O comandante do Batalhão da Policia Militar em Januária, Jorge Bonifácio de Oliveira, conta que em vários pontos da região houve informações sobre a "bola de fogono céu". Ele revelou que na quinta-feira recebeu telefonema de um oficial da Aeronáutica, de Brasília, que quis saber mais informações sobre o episódio. AAeronáutica descartou a queda de qualquer aeronave no Norte de Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48424
De: Jessica Nogueira Barros Data: Quinta 30/7/2009 19:27:01
Cidade: Minas Gerais  País: Brasil

O clarão que foi avistado por moradores do interior de minas tambem foi avistdo por moradores da cidade de riachinho, em torno das 17:10 horas, pouco mais cedo que nas outras regiões, os moradores ficaram surpresos ao ver a reportagem no MGTV pois ate então não tinha a dimensão do fenomeno.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48423
De: Resende Data: Quinta 30/7/2009 18:44:56
Cidade: M. Claros

Um vigoroso universitário, estudante de odontologia, faleceu em M. Claros, depois de ser internado com febre alta. Bastou isto para que a cidade toda fosse informada de que se tratava de um caso de gripe suína entre nós. Dolorosamente, o rapaz - muito bem quisto, filho de professora e de pai dentista - não resistiu depois de poucos dias de internamento, aumentando os rumores. Contudo, as indicações praticamente afastam a possibilidade de gripe suína. O quadro, grave que seja, é sugestivo de contaminação por urina de ratos, doença chamada hantavírus, muito mortal, adquirida no campo, provavelmente de animais de trato silvestre. Que Deus ilumine e conforte a família.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48419
De: Nilo Pinto Data: Quinta 30/7/2009 16:44:08
Cidade: Montes Claros

Nos idos de 1980, quando pescava na barra do Rio Pandeiros(sua foz com o R. São Francisco), em companhia do meu tio Joanir Mauricio e do médico ortopedista Felipe do Prado,vimos, pela manhã bem cedo, descer uma quantidade enorme de paixes mortos que cobria de margem a margem do rio !Pensamos ser algum tipo de ataque à natureza, como bomba, veneno, etc, que pescadores costumam usar para apanhar seus peixes. Mas, mais tarde tivemos notícia de que durante essa noite moradores viram cair no pântano do Pandeiros uma bola de fogo, que fez intenso barulho ao se chocar com a água... O que espanta é: porque os "meteoritos" só estão caindo em lugares despovoados(graças a Deus!), e será coincidência cairem num mesmo e determinado lugar?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48416
De: Wladimir Data: Quinta 30/7/2009 16:05:24
Cidade: M. Claros

Nossos narizes estão ardendo de novo. A umidade do ar, pelo segundo dia consecutivo, acaba de bater no reduzidíssimo índice de 14 por cento, próprio para o deserto do Saara. E isto na região do aeroporto, que tem a servi-lo um dos poucos espelhos dágua da cidade. E lembrar que há um ano atrás foi necessário o clamor público, levantado neste mural, para impedir que a pequena lagoa do Max Min Clube fosse criminosamente aterrada, com o consentimento dos governantes! Lembrem-se todos: "o que acontecer à Terra recairá sobre os filhos da terra".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48413
De: Gislene Data: Quinta 30/7/2009 14:44:08
Cidade: Montes Claros/MG

Telefone: (38) 91321566 - Mensagem: Gostaria de trazer a público um importante depoimento à respeito de uma informação que vem sendo divulgada nos meios de comunicações. Trata-se da queda do suposto meteorito num distrito da cidade de Janária/MG. É o seguinte: Estava eu em um determinado ponto do Bairro Eldorado em Montes Claros, aproximadamente às 17:55 hs do dia 29/07/09 quando, de repente, avistei uma espécie de estrela cadente do tamanho de uma bola de futebol caindo lentamente. O objeto era muito luminoso e apresentava uma calda de fogo, deixando um rastro de fumaça. Quero deixar claro que espero que esta informação possa ser de relevante importância no estudo das causas desse fenomeno, sem nenhuma intenção de apareçer.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48411
De: jefferson Data: Quinta 30/7/2009 14:39:17
Cidade: moc  País: brasil

So hoje fiquei sabendo do clarão mas ao ler as noticias lembro que ontem vim um rastro de fumaça no cêu as 17:30 ao oeste de moc o ceu estava totalmente limpo e o que me chamava muita atenção era um pequeno risco de ´´nuvem`` de uma cor azul florescente

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48410
De: Clóvis Data: Quinta 30/7/2009 14:27:43
Cidade: Ubaí/MG

Titulo da notícia: Clarão (com rastro de fumaça) é visto no céu por moradores do N. de Minas; fala-se em meteorito
Comentário: Nós funcionarios da Rede Construir (38-36331362) também vimos estes rasto de fumassa por volta das 18:00 seguido de clarão e um estrondo, o nosso colega Geovan estava fechando o deposito da loja e correu pra mostra todos o que ele tinha acabo de ver, ai todos nos fomos olhar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48409
De: João Francisco Data: Quinta 30/7/2009 14:23:29
Cidade: Montes Claros/MG

Titulo da notícia: Clarão (com rastro de fumaça) é visto no céu por moradores do N. de Minas; fala-se em meteorito
Comentário: Em meados de abril foi visto em Mirabela um clarão por várias pessoas, achei até que ia cair próximo.... depois foi noticiado que foi avistado em Montes Claros, Mirabela e São Romão..... até então não sabemos do que se trata, mas era uma labareda de fogo esverdeada e que nos assustou muito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48408
De: dr carlos henrique Data: Quinta 30/7/2009 14:16:57
Cidade: moc

Acaba de ser enterrado jovem que faleceu ontem , aqui na Santa Casa em Moc, um jovem estudante de odontologia da (...); a suspeita é de gripe suína. A suspeita de gripe suína é forte pois o jovem foi tratado com medicamentos modernos e eficazes, que não tiveram êxito. O jovem foi velado na Sta Casa e algumas pessoas presentes acreditam que a (...) prolongará as férias pois não se sabe como se deu o contágio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48405
De: ANTONIO ATAYDE - TATÁ Data: Quinta 30/7/2009 13:05:10
Cidade: MONTES CLAROS/MG  País: BR

Ontem exatamente as 17hs. 40min. estava descendo a av. Brasil no sentido bairro centro quando estava em frente ao cemitério, avistei uma bola de fogo amarela que deixava um rastro de fumaça como um aviaão a jato. A bola de fogo, do meu ponto de observação, passou sobre o alto dos morrinhos e sguiu em direção a fabrica de cimento, o rastro de fumação ficou pelo menos uns cinco minutos e depois dispersou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48402
De: Elisângela S. Silva Data: Quinta 30/7/2009 11:45:40
Cidade: Montes Claros/MG

Ontem aqui em Montes Claros/MG, quando estava voltando do serviço,também vi este clarão, eram aproximadamente 17:45hs, parecia um cometa caindo, e depois a fumaça...gostaria de saber o que era, se alguém souber alguma coisa, fale pra gente aqui no mural.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48399
De: Bruno Brito Data: Quinta 30/7/2009 11:15:56
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Ontem ao dirigir na Av. João XXIII sentido centro-fábrica de cimento, vimos uma formação de fumaça cinza/azulada dissipando-se no ar, como se um avião tivesse deixado fumaça em seu rastro, só que aquela não é rota aérea dos aviões comerciais da região. Como estava muuuuuito distante e com bastante altitude, ficou difícil de descrever com mais prescisão do que se tratava. Alguém aí soube de algum acidente aéreo?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48395
De: Jaqueline Barbosa Guedes Data: Quinta 30/7/2009 10:28:03
Cidade: Sao Francisco /MG

Titulo da notícia: Clarão (com rastro de fumaça) é visto no céu por moradores do N. de Minas; fala-se em meteorito
Comentário: eu jaqueline tambem vi um clarao no ceu mas foi um pouco mais cedo do que as 20 horas ..... e eu sei onde ele caio ...foi perto das caraibas do outro lado do rio sao francisco um dos visinhos de la e meu tio e ele falou que vio o barulho muito alto e muita fumaça subindo e ele falou que parace ter cido um avião .........eu mora em sao francisco e qualquer coisa estou a ddisposisao.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48391
De: José Prates Data: Quinta 30/7/2009 10:10:29
Cidade: RIO DE JANEIRO - RJ

O ESCANDALO SARNEY

JOSÉ PRATES

Só nos cabe lamentar o que hoje acontece na política nacional, tendo como centro o presidente do Senado José Sarney e sua família. Lamentar a deterioração política de um homem que, embora por acaso, foi o Presidente do Brasil e, por algumas vezes, chegou à presidência do Senado da República, a mais alta corte do legislativo. Nordestino rico, acostumado aos clãs que se consideram donos do lugar, coisa típica do nordeste afeito a conchavos rotineiros dos políticos do passado, é gente que tem a política como sendo sua vida, considerando-se intocável pela posição de destaque e mando, conquistada à custa do voto popular num mundo de alta pobreza. Vive ainda, na alma, a cultura do coronelismo que imperou no sertão nordestino e, por isso, possivelmente nunca imaginou que estivesse cometendo erros usando o poder em proveito próprio e da família, em detrimento dos interesses do povo que representa no legislativo nacional. Isto era, até a pouco, pratica corriqueira num país com pouco hábito de democracia, quando o poder político e por riqueza determinava a impunidade. Preso ao seu mundo particular, não sentiu que o país cresceu e, aos poucos, a democracia foi-se fazendo presente, cobrando o que se fez de errado em seu nome. Por isso, agora, triste e lamentavelmente no ocaso de sua vida, está colhendo os frutos do que plantou em meio século de política.
Já faz tempo que acabou o Brasil dos coronéis. O país mudou, hoje é outro, com outra mentalidade; o Brasil de hoje senta-se à mesa de negociações ao lado das grandes potências e discute em pé de igualdade porque está no mesmo mundo. Esses velhos caciques, porem, não se aperceberam disso! Mas, a imprensa democrática está aí viva, independente, palpitante, ativa, para lhes apontar e cobrar os erros.
Ninguém pode tirar do Senador o direito constitucional de defesa. É inocente até prova em contrário. Como, porém, se poderá provar o contrário se não se investiga o caso e se o governo tenta blindar o aliado, por interesses exclusivamente políticos? O afastamento do Presidente Sarney traz o PSDB para a presidência do Senado e, sem dúvida, vai desengavetar e colocar em votação projetos engavetados por interesse do governo, como a extensão do reajuste dado ao salário mínimo em 2006 a todos os aposentados, o que vai acabar de quebrar a previdência social, trazendo enorme ônus para o Tesouro Nacional. Além desso, tem mais outros e isto pode acarretar a ingovernabilidade. Difícil ao velho caudilho é provar inocência total em casos investigados e descobertos, dos quais as irregularidades e fraudes saltam às vistas, como o tal curso de história da arte “ministrado” na Fundação José Sarney pela empresa Souza Premiere de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, bancado em parte pela Petrobrás. Uma loja de roupas ministrando curso de história da arte é coisa desconhecida. Se isto, realmente aconteceu, é caso único no país. Segundo noticia no “Estado de São Paulo”, essa empresa recebeu o dinheiro, uma bacatela de 1.3 milhões, mas, ninguém conhece nenhum aluno que tenha freqüentado esse curso, como, também, ninguém tomou conhecimento nem sabe qual foi o seu programa. No caso do emprego do namorado da Neta, como noticiaram o “Estadão” e O Globo, todos agiram com a maior naturalidade, como se fosse rotina: a neta solicita o emprego “em uma vaga da família,” como direito adquirido num Senado loteado. E o Presidente Sarney ainda reclama por não lhe terem “telefonado antes.” Gente! O que foi apurado nas investigações e publicado é imoral. Esqueceram que a ética, a legalidade e a moralidade no trato da coisa pública estão acima de qualquer interesse seja administrativo ou eleitoral de quem quer que seja. É lastimável que o presidente da Republica a par de tudo isso, provoque o seu partido a dar cobertura ao Sarney, numa autêntica operação “abafa”. Claro que o senado não pode e não deve parar de funcionar por causa desse escândalo. Mas, daí a querer abafar o caso é um desrespeito ao cidadão e incentivo à corrupção. O Brasil de hoje não suporta essas coisas e o Ministério Público e a Polícia Federal, apoiados pelo povo, estão atentos ao cumprimento do seu dever


(José Prates é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros de 1945 a 1958 quando foi removido para o Rio de Janeiro onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48390
De: Jose Geraldo Lopes Data: Quinta 30/7/2009 09:56:45
Cidade: Montes Claros

Depois da ligação da Rio-Bahia, transitam em direção à Salinas, para a BR 116, em torno de 9.000 caminhões e carretas, e grande parte deles vêm do sul do Brasil. Como a gripe suína está severa no Rio Grande do Sul, é certo que muitos caminhoneiros podem ter o vírus da H1N1. Então seria preciso fazer um trabalho urgente junto aos restaurantes da região, postos de gasolina e borracharias, locais onde os caminhoneiros mais passam. Todos sabemos que uma pessoa contamina centenas, estamos correndo sério risco de contrairmos o vírus. Com a palavra, o Secretário da Saúde e Autoridades. Obrigado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48389
De: wilson nunes Data: Quinta 30/7/2009 09:47:36
Cidade: Patis/MG  País: brasil

tbm, vi este clarão, por volta das 17:30 aqui em patis, gostaria de saber de q se trata.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48388
De: Hoje em Dia Data: Quinta 30/7/2009 09:39:39
Cidade: Belo Horizonte

(...) O Centro de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde constatou grande quantidade de cães infectados com leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, em Montes Claros. Dados divulgados ontem mostram que, nos últimos três anos, 2.098 cachorros foram submetidos a exames, que confirmaram a doença. A prefeitura está intensificando as ações de controle da enfermidade, que, só no ano passado, atingiu 35 pessoas. Neste ano até o momento, foram 20 casos humanos. De açodo com o sistema de classificação proposto pelo Ministério da Saúde, Montes Claros é classificada como uma área de transmissão intensa, pois possui uma média superior a 4,4 casos humanos por ano. (...) Jesiel de Quadros cita que Montes Claros tem 66 mil cães, numa média de 0,18 cão para cada pessoa. O levantamento do CCZ, com a distribuição de casos humanos e caninos de leishmaniose, aponta dez bairros com maior prevalência de contaminação: o centro da cidade (17,74%), Vila Luiza (15,76%), Jardim Alvorada (15,04%), Santa Rita II (14,28%), Melo (14,12%), João Gordo (14,04%), Clarindo Lopes (13,79%), Doutor João Alves (13,70%), Jardim São Luiz (13,11%) e Douto Antônio Pimenta (12,86%). (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48386
De: claudio Data: Quinta 30/7/2009 09:26:41
Cidade: sao francisco mg  País: brasil

Eu tambem vi uma bola de fogo cruzando o ceu ao leste de sao francisco, por volta das 17:40, deixando uma cortina de fumaça bem azul, logo em sequida ouvi estrondos, gostaria de saber se auguem teria como esplicar esse ato anormal, se auguem souber esplicar por favor mim envie um email ...urgente !!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48385
De: Viviany Data: Quinta 30/7/2009 09:14:53
Cidade: mg  País: brasil

Aqui em Miralta ontem 29/07, também foi possível ver passando no céu essa luz.Alguém pode informar o que pode ser?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48384
De: J. Santana Data: Quinta 30/7/2009 09:07:47
Cidade: M. Claros/MG

Leio que em Uberaba empresas que lidam com frotas de caminhão adotaram a máscara sanitária como parte do uniforme, para evitar a gripe suína. Precaução importante. Agora, pergunto às autoridades sanitárias de Montes Claros que providência tomaram, pois grande parte desses caminhoneiros passa por Montes Claros, em direção ao nordeste. Se há risco de contaminação em Uberaba, há o mesmo risco em Montes Claros, e é preciso evitar, a todo transe, que o problema seja transferido para cá. Obrigado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48383
De: Andrey Data: Quinta 30/7/2009 08:55:40
Cidade: M. Claros

Quem sentiu o nariz arder, ontem, em Montes Claros, não sentiu errado. Entre meio-dia e 18 horas a umidade relativa do ar esteve baixíssima, atingindo 14 por cento às 16 horas. É coisa do deserto do Saara, muito prejudicial à saúde. O fato vem se repetindo há anos, agravando-se a cada ano, sem que se saiba de uma iniciativa, uma só, para reverter a situação. Toninho Rebello fez o lago norte e amenizou razoávelmente o problema. Outro lago era previsto na área sul da cidade, mas foi levado pela mentireira dos políticos. E agora?? Em países civilizados, quando a umidade do ar chega a este nível as aulas são imediatamente suspensas. (Agora, fica faltando explicar a bola de fogo que cruzou os céus de Montes Claros, ontem à tarde, para perplexidade de muita gente. Não é lenda!)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48381
De: Giovanni Dias Data: Quinta 30/7/2009 08:11:14
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Ontem 29/07/09 por volta das 17:30hs, quando fazia caminhada pela Av. Mestra Fininha próximo ao parque municipal vi também um clarão esverdeado e amarelado cortando o céu sentido leste para oeste ,que achei a princípio se tratar de fogos de artifício, porém pela trajetória e o pelo rasto(parecendo de avião a jato) que ficou por muito tempo, percebí que era algo anormal.Este rasto no céu a que refiro estava acima das torres de televisão e da Cemig localizadas no alto da serra do Ibituruna .

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48379
De: Miller Data: Quarta 29/7/2009 23:07:00
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Acabo de ficar sabendo que faleceu na Santa Casa, Rafael filho da Prfª Rose do Colegio Imaculada. Tive notícia que ele foi internado à alguns dias com forte gripe e febre, mas não posso afirmar. Que Deus dê forças a Rose e ao Rodolfo. Ficará para nós a imagem da alegria estampada no rosto de Rafael.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48378
De: morador Data: Quarta 29/7/2009 22:48:25
Cidade: Moc

Estou em Montes Claros e também pude ver este "clarão"? algúem sabe do que se trata?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48377
De: morador Data: Quarta 29/7/2009 19:15:47
Cidade: Montes Claros/Minas Gerais

Por volta de 17:00 hs desta quarta-feira,moradores dos distrito de Nova Esperança,obsevaram um forte claraõ e fumaça no céu,no rumo oeste,no momento em que passava um avião a jato,alguém pode explicar o que aconteceu?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48368
De: Raphael Reys Data: Quarta 29/7/2009 14:53:23
Cidade: Montes Claros

GERALDO MUNDIAL

Raphael Reys

Nascido nesses Montes Claros curraleiro, terra de Figueira em 21/01/1932 na época que os rebentos vinham ao mundo pelas santas mãos das parteiras da Central do Brasil. Tempos de bons costumes, de compadres e comadres contando “causos” à beira das fogueiras. Período de um viver campesino.
Veio para esse mundo puxando pela aparência da sua mãe Jardelina, uma galega de Urandi. Na pia batismal da Catedral de Nossa Senhora e tendo como padrinhos de batismo, dona Nina e Seu Nathércio França, filha e genro, respectivamente do médico João Alves e da notável líder política dona Tiburtina.
Na foto, aos nove anos de idade, biótipo europeu, cabelos louros, olhos azuis, pinta de artista de "roliude". Machucava os corações das moiçolas que naquela era usavam boinas de feltro, saía tipo Garota do Alceu e vestidos com florzinhas de tecido Bangu. Jóia coco e ouro!
Sempre nos trinques e calçando sapato Scatamachia, relógio Tissot Militar e rescendendo a Lorigam francês. Porte altaneiro, sombrançelhas de sátiro, conversa mole, coração ardente, olhar irônico e malicioso. Um Don Juan tupiniquim.
Logo que engrossou o pescoço, seu Nathércio que era concessionário da Nacional Linhas Aéreas, o levou para trabalhar no balcão de chek in da empresa no aeroporto local. Enquanto a ZYD7 transmitia a musica da moda... Errei sim/manchei o teu nome/mas, foste tu mesmo o culpado/deixavas-me em casa/me trocando pela orgia/faltando-me sempre com a tua companhia...
A mulherada já fazia fila para suspirar pelo galã. O saudoso filósofo de Figueira o nosso Zé Amorim dizia: os zói do homem parecem duas bolas de gude!
Como não havia transporte urbano regular pata o aeroporto Geraldo ia e vinha no dedão. Às vezes e por sorte, o Milton Areieiro dava uma carona de ida, já que trafegava no seu caminhão para apanhar areia no Rio Verde.
Alguns anos se passaram nessa lida e o nosso herói era chamado então de Geraldo Louro. Logo veio a trabalhar como representante de vendas da Cachaça Mundial. Oriunda de Brasília de Minas sob a batuta do empresário.
Como era bom de copo praticava o dito de Joyce: uma bebedeira maravilhosa de espantar druidas druídicos. Aí ficou conhecido pela grife de Geraldo Mundial. Conhecido de todos os comerciantes, fazendeiros e empresários de Montes Claros, Geraldo Laje o levou para gerenciar a sua imobiliária Lages.
Profissão que exerceu até a sua aposentadoria!
Hoje, aos 77 anos bem vividos e curtidos e já usando uma bengala de cabo de baquelita passa o dia entre o “tititi” do Café Galo e a agência lotérica, onde faz a sua fezinha. Cobra mais do que criada, nesse mundão de meu Deus, ainda arqueia as sobrancelhas e dilata os olhos azuis quando passa alguma suburbana rechonchuda.
Quando moço arrasou corações!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48362
De: André Data: Quarta 29/7/2009 11:55:04
Cidade: Montes Claros

Acabo de sentir um pequeno tremor de terra às 11h52 na região da Vila Mauricéia/Jd Panorama.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48361
De: Geraldo Gonçalves Data: Quarta 29/7/2009 11:07:38
Cidade: Florestal - MG

Para Paulo Cesar, mensagem 48302.Caro Paulo; O objetivo do Proacesso é dotar de ligação asfáltica Municípios que só possuem estrada de terra e nenhuma ligação asfáltica com nenhuma rodovia asfaltada. Se o Distrito de Vale das Cancelas tivesse sido emancipado, não garantiria o asfaltamento da estrada de terra que a liga a cidade de Grão Mogol, pois Vale das Cancelas fica bem aas margens da BR 251 o que a excluiria do programa Proacesso do Governo Mineiro. Não conheço as condições das outras localidades citadas por voce.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48360
De: Pereira Data: Quarta 29/7/2009 10:51:02
Cidade: Rio de Janeiro

Por causa da gripe suína, que contaminou até uma apresentadora do jornal Hoje da Globo, o Rio de Janeiro adiou para pelo menos até o dia 10 de agosto o retorno às aulas, no segundo semestre. E Minas, como vai ser?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48346
De: Hoje em Dia Data: Quarta 29/7/2009 08:03:36
Cidade: Belo Horizonte

Mulher busca ‘profissão masculina’ - Girleno Alencar - O número de mulheres inscritas no programa Pró-Jovem Trabalhador, em Montes Claros, em busca de formação em profissões antes consideradas exclusivamente masculinas, surpreendeu a coordenadora-geral do projeto, a vice-prefeita Cristina Pereira. Segundo ela, cerca de 10% dos candidatos nos cursos para bombeiro hidráulico, mecânica, eletricista e construção civil são do sexo feminino. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48344
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 29/7/2009 07:36:56
Cidade: Montes Claros/MG

HOTEL SÃO JOSÉ

Wanderlino Arruda

Sempre foi bom e importante para as minhas lembranças o percorrer, aos poucos, a rua Doutor Santos, desde que recebi um pedido do meu amigo Elton Jackson e também em obediência a um esquema tempo/espaço traçado desde as minhas primeiras crônicas so­bre o centro de Montes Claros. O meu objetivo era chegar à Rua Bocaiúva e, aí, em atendimento a um sonho de minha amiga Nailê, fiel cobradora de minhas lembranças de vizinho, falar de quando ela era criança, quase menina‑moça, dos tempos de nascimento do João Wlader e de José Danilo. Passo a passo, saí do Hotel São Luiz, de D. Naza­reth Sobreira, e do Bar de Adail Sarmento, no início da rua, até chegar ao Hotel São José, de D. Laura e, depois, de D. Emília e do inesquecível Juca de Chichico e do eterno gerente Geraldo. São lembranças agradáveis, grandemente gratificantes de um jovem que alcançava a idade adulta, já hóspede em hotel, com uma indi­vidualidade e uma privacidade nunca antes imaginadas como mo­rador de pensões. No Hotel São José, cuja placa dizia ser o maior e o melhor, ser hóspede já era um grande privilégio, marcava, quer queira quer não, um status de matar de inveja os estudantes de repúblicas, ou aqueles que viviam desprezados nas casas de parentes, muitos em barracões de fundo de quintal. Foi lá que tive, pela primeira vez, um quarto só meu, com pia e guarda‑roupa, inicialmente, no térreo, do lado de dentro do pátio, na ala da praça Cel. Ribeiro, e, depois, no primeiro andar, quase de frente para os dois mais importantes endereços internos: os apartamentos de Ademar Leal Fagundes e do diretor do DNOCS, de quem não me lembro mais o nome. Foi uma melho­ria de situação social que quase não tinha limites, quando comprei, duas calças de tropical, uma meia dúzia de camisas sociais, novas meias e... realização de velho sonho, um rádio de segunda mão, rabo­ quente, que tocava músicas e dava notícias todas as manhãs. O Hotel São José era um mundo à parte, bom, alegre, impor­tante, chique, principalmente depois que "seu" Juca assumiu a di­reção e realizou uma grande reforma. A saudade marcada com a ausência de D. Laura foi compensada com a elegância de D. Emília e a descontraída presença dos filhos, principalmente de uma meni­na que era a mais bonita da rua Doutor Santos, a Mercesinha, já quase em início de namoro com o João Walter Godoy. Zé de Juca, Lauro, Bernadete, todos eram também bastante simpáticos com os hospedes. A hora do jantar era quase sempre uma festa, exigindo­-se a melhor roupa de cada participante do banquete diário, uma etiqueta fiscalizada de perto pelos garçons, principalmente pelo Fernando, que, até hoje, trabalha na profissão Poucos foram os estudantes que conseguiram a permanência no quadro de hóspedes. Um a um ia saindo, pedindo ou recebendo as contas, depois de uma brincadeira mais forte, ou do não respei­to à posição da gente importante e seria como era o sisudo e culto fazendeiro Ademar Leal, o milionário Manoel Rocha, a mais gra­duada figura do Exército na região, o sargento Moura, o advogado José Carlos Antunes, que falava inglês corretamente, Lagoeiro, músico‑chefe da regional da Rádio Sociedade, o diretor do IBGE, e o próprio dono, seu Juca, o único montes‑clarense, na época, a ter feito uma viagem internacional de muitos meses pela Terra Santa e pelo Mundo Antigo. Pode ser exagero de minha parte, mas, para nós, lá era o centro da cidade e da cultura. Bons tempos aqueles, justamente quando iniciava atividades, já com os pés no chão, O jornal de Montes Claros, não sei bem certo, parece-me já com a direção do Oswaldo Antunes, pois o ano em que estamos é o de 1955, quando recebi das mãos do Waldyr Senna a presidência do Diretório dos Estudantes e quando foi eleita a nossa rainha mais bonita de todos os tempos, nenhuma outra igualada em elegância e nobreza, nem antes nem depois: Cibele Veloso Milo!

Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48341
De: Délio Pinheiro Data: Terça 28/7/2009 22:20:28
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Com relação à exploração do minério de ferro no Norte de Minas, cabe uma pequena correção: Porteirinha não se beneficiará da mesma, salvo engano. Serranópolis de Minas, que foi distrito de Porteirinha, é que se localiza na área da futura exploração.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48333
De: Sara Data: Terça 28/7/2009 15:44:29
Cidade: M. Claros

Em S. Paulo, ali ao lado, a Secretaria de Saúde (pode?) prorrogou as férias escolares na rede estadual até o dia 17 de agosto, por causa da gripe suína.Em Minas, como fica?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48332
De: Oliva Data: Terça 28/7/2009 15:39:55
Cidade: M. Claros- MG

Saiu agora a convocação da seleção. Diego Tardelli é a surpresa entre os convocados para amistoso contra Estônia. Veja a lista:goleiros: Julio César - Inter de Milão; Gomes - Tottenham Hotspur laterais: Daniel Alves - Barcelona; André Santos - Fenerbahçe; Maicon - Inter de Milão; Marcelo - Real Madrid zagueiros: Lúcio - Inter de Milão; Juan - Roma; Luisão - Benfica; Miranda - São Paulo meias: Felipe Melo - Juventus; Elano - Manchester City; GIlberto Silva - Panathinaikos; Josué - Wolfsburg; Julio Baptista - Roma; Kaká - Real Madrid; Kleberson - Flamengo;Ramires - Benficaatacantes: Robinho - Manchester City; Diego Tardelli - Atlético-MG; Luis Fabiano - Sevilla; Nilmar - Villarreal

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48326
De: Jason Pereira Amaral Data: Terça 28/7/2009 14:25:58
Cidade: São Paulo/SP

Titulo da notícia: Província mineral do N. de Minas - que está entre "as maiores do mundo", "sem concorrentes" - tem 1/3 do município de BH; exploração (com usina, porto, ferrovia) vai gerar até 10 mil empregos; são 20 os municípios mais beneficiados, entre eles Salinas, Rio Pardo de Minas, Grão Mogol, Porteirinha e Nova Aurora
Comentário: O que tenho a comentar é simples e rápido, porém digno de muita atençao, principalmetente pelo goveno que faz na base da conversa. Há alguns meses atrás, quando li neste jronal sobre a recosntrução da BR 135, eu disse que não concordaria com a simples reforma da estrada e sim com sua duplicação. Diante dessas notícias todas sobre esse veio mineral fantástico, como fica a questão da estrada? Lembrem-se que ainda dá tempo mudar o projeto e duplicá-la a agora, para não fazer duas vezes o mesmo serviço. Eu disse e afirmo: o Norte de Minas há tempos está merecendo mais respeito por parte principalmente do Governo Federal. Portanto, interropa já a reforminha que estão fazendo na estradinha caminho de ratos e faça já a estrada que os nortemineiros tanto merencem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48323
De: Jornal Estado de Minas Data: Terça 28/7/2009 13:30:48
Cidade: Belo Horizonte

Bombeiros resgatam operário soterrado em Montes Claros - Ivan Satuf - O Corpo de Bombeiros resgatou um operário na manhã desta terça-feira após um deslizamento de terra em uma obra em Montes Claros, Região Norte de Minas. Segundo testemunhas, Eduardo Souza, de 44 anos, foi surpreendido quando trabalhava dentro de uma vala na Avenida Coronel Luiz Maia, no Bairro Jardim Palmeiras. O operário trabalha para uma empresa terceirizada que presta serviços para a Prefeitura de Montes Claros. No local do acidente está sendo feita uma obra no rede pluvial. A empresa garante que os trabalhadores seguem normas de segurança. Eduardo foi levado para um hospital após ser resgatado com quadro estável e consciente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: