Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 5 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°55367
De: Alberto Sena Data: Terça 23/2/2010 09:55:26
Cidade: Belo Horizonte

O poeta e o pequizeiro

Alberto Sena*

Movido pela lembrança de Manoel Hygino sobre os cem anos de Cândido Canela, conterrâneo de Montes Claros, e aproveitando que estamos em final da safra de pequi, homenageio o nosso maior poeta e, ao mesmo tempo, enalteço nele, grande defensor do pequizeiro, as propriedades deste maravilhoso fruto do cerrado. Em cem gramas da polpa do pequi, segundo o não menos centenário médico montesclarense, Hermes de Paula, há cerca de 200 mil Unidades Internacionais de vitamina “A”, que, a rigor, é a responsável por colocar o nosso esqueleto em pé.
Se vivo fosse o nosso poeta, que conhecia muito de perto o linguajar do sertanejo norte-mineiro, estaria orgulhoso de ver na grande imprensa manchetes como a que publicou o Hoje em Dia de domingo, 21 de fevereiro: “Pequi do Norte de Minas já é exportado”. Cândido Canela, assim como outras personalidades de Montes Claros – Luiz de Paula, Darcy Ribeiro, João de Paula, Reivaldo Canela, Vicente Souto, Teo Azevedo, Beto Guedes, só para citar alguns – foi grande defensor do pequi e muito lutou para conseguir uma lei que proibisse o abate de pequizeiro no território nacional.
Na época, o nosso poeta brigava com as armas que dispunha pelo pequizeiro e pelo consumo do pequi, em virtude das suas qualidades alimentícias – o pequi é, em realidade, rico complexo vitamínico – e o seu grito ia além dos contornos dos montes claros por meio de esporádicas matérias publicadas até mesmo no jornal O Globo. Mas ficava nisso. É que o pequi não tinha “poder econômico”. Mas fazia parte da dieta do sertanejo. O pobre se alimentava mal durante os meses que antecediam a safra de pequi, e tirava a barriga da miséria durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, quando, em companhia da família, rumavam para o mato a fim de catar pequi. Eu disse “catar pequi”, porque pequi quando está pronto para o consumo, cai. No pé, o fruto ainda está verde.
Foi aos poucos, a partir da década de 1970, que o pequi começou a alcançar o mercado belo-horizontino, quando iniciamos séries anuais de reportagens publicadas no jornal Estado de Minas. Todo ano, até meados da década de 1990, os leitores saboreavam o gosto de pequi em reportagens impressas. Mas foi antes, na década de 1980, que, movido pelas reportagens, a Superintendência do então Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) editou uma portaria proibindo o abate de pequizeiro no território nacional (hoje já não é portaria, mas lei), fazendo questão de telefonar de Brasília para dizer: “estamos assinando uma portaria proibindo a derrubada de pequizeiros em todo o País, tendo em vista as suas reportagens”.
Naquela época, alguns companheiros de redação costumavam gracejar, dizendo: “para quê falar de pequi se não tem valor econômico expressivo?” Não tinha. Aos poucos adquiriu, mesmo porque os feirantes do Mercado Central, ao lerem as reportagens, passaram a encomendar pequi. E foi então que o delicioso fruto (quem não gosta detesta até o cheiro, mas quem gosta não fica sem roer dúzias toda safra) começou a ganhar até as ruas de Belo Horizonte, vendido pelos camelôs.
Tanto tempo depois, hoje o pequi já está sendo exportado para Estados Unidos, Itália e Portugal. Virou até tema de prato do chef Claude Troisgros, que enalteceu as qualidades do pequi e ainda nos deu, a nós brasileiros, uma cutucada: “vocês exploram pouco as delícias do cerrado”, em seu português com sotaque francês.
Aos defensores do pequizeiro vivos, digo: vamos vencendo a batalha. Claro, se o pequizeiro fosse originário não do cerrado, mas das terras norte-americanas, hoje o pequi seria uma espécie de Coca Cola vendido no mundo inteiro. Aos defensores do pequizeiro já falecidos, os precursores como Cândido Canela, Hermes de Paula, Darcy Ribeiro e os demais, as nossas homenagens de “roedores profissionais”, com o perdão da inevitável, mas educadamente contida, eructação.

Jornalista/ albertobatista@superig.com.br

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55364
De: Ana Data: Terça 23/2/2010 09:34:25
Cidade: Moc

Ref msg 55.337 - Seria muito interessante se não ficássemos vulneráveis às ações dos bandidos, em caso de roubo do celular. Os criminosos terão em mãos o telefone de um nosso contato de confiança para ameaçar, pedir resgate ou importunar de todas as maneiras mais covardes... Há que se avaliar o custo/benefício.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55363
De: Polícia Militar Data: Terça 23/2/2010 09:27:47
Cidade: Montes Claros/MG

BO 10.640/10: Na tarde dessa segunda-feira (22), a Polícia Militar registrou uma tentativa de assalto no centro da cidade.O fato ocorreu por volta das 14h35min na Rua Dom João Pimenta. Segundo testemunhas, a vítima, um homem de 61 anos, após efetuar uma transação no banco “SICOB” (Banco da Cooperativa), foi abordado por um indivíduo de pequeno porte físico, que anunciou o assalto. Conforme as testemunhas, a vítima teria reagido ao assalto, entrando em luta corporal com o suposto autor, que acabou efetuando 03(três) disparos. A vítima foi atingida no tórax e na coxa direita por dois tiros. O outro disparo não deflagrou.Após o fato o suposto autor deixou cair ao solo um revolver Cal.38 Taurus, sem numeração, com três munições intactas, duas deflagradas e uma picotada, fugindo em seguida sentido ao Supermercado “BH”, onde um comparsa, o aguardava em uma motocicleta Honda Titan de cor azul, tomando rumo ignorado. A vítima foi socorrida pelo Bombeiro ao HPS Santa Casa, onde ficou sob cuidados médicos.A viatura comandada pelo Cb Salvador compareceu ao local onde registrou o fato, apreendeu a arma de fogo e a entregou na Delegacia Policial. Durante o rastreamento realizado pelas viaturas, a equipe do Gepar deparou com uma motocicleta Falcon de cor cinza, com dois ocupantes no aglomerado Conferência Cristo Rei, que fugiram ao avistarem a viatura, desobedecendo à ordem de parada dos policiais.Foi iniciado um acompanhamento visual, difundido para a rede de rádio as características do veículo. Durante a fuga o garupeiro da motocicleta, TIAGO SANCHAI NUNES, de 27 anos, residente na Rua Joaquim Rabelo, no bairro Alcides Rabelo, deparou com os policiais da Bike Patrulha e efetuou um disparo de arma de fogo contra os militares, ao perceber que seriam abordados.Os militares se defenderam dos disparos, contudo ninguém foi alvejado. A motocicleta foi abordada na esquina da Av. Osmane Barbosa com Av. Perimetral, no bairro JK, onde foi preso OSÉAS DOS SANTOS FELIX, de 28 anos, residente na Rua Santo Inácio, no bairro Conferência Cristo Rei. Tiago Sanchai tentou fugir, mas foi preso. Tiago confessou ter participado da tentativa de roubo juntamente com pessoa conhecida por Guilherme do bairro Esplanada que está sendo procurado. Também foi preso MEIDSON SANTANA NUNES, de 19 anos, acusado de também participar do fato.Os autores possuem várias passagens pelos meios policiais. Eles foram presos e entregues na Delegacia Policial. A viatura comandada pelo Cb Felipe registrou o fato que teve o apoio da equipe GEPAR e da equipe de Moto patrulhamento “Scorpions”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55357
De: Hoje em Dia Data: Terça 23/2/2010 07:33:20
Cidade: Belo Horizonte

Estudo propõe fim da cultura da pobreza em Montes Claros - Girleno Alencar - O fim da mentalidade de pobreza é uma das alternativas para o Norte de Minas e os vales do Jequitinhonha e Mucuri saírem do atual quadro socioeconômico. O diagnóstico, elaborado pelos pesquisadores Cléber Carvalho de Castro e Joel Yutaka Sugare, da Universidade Federal de Lavras, aponta que há uma cultura, nessas regiões, de se mostrar como pobre e carente, para receber mais ajuda do Governo, o que espantaria investidores e esconderia potencialidades e riquezas locais.
O trabalho foi apresentado, na manhã desta segunda-feira (22), no workshop do Centro de Estudos para a Convivência com o Semiárido, no auditório Mário Ribeiro da Silveira, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O centro foi implantado pelo Governo estadual, em ação conjunta das secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Desenvolvimento do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, como uma das medidas para estabelecer a convivência sustentável com os efeitos da seca.
Segundo a coordenadora do centro de estudos, Anete Marília Pereira, os pesquisadores responsáveis pelo diagnóstico, coletaram dados junto a 17 instituições e elaboraram o documento, que servirá como base para a definição de um plano diretor e para evitar a superposições de ações entre órgãos públicos. “Não temos solução para a seca, mas queremos desenvolver pesquisas para ajudar a conviver com ela, com orientações sobre o período de safra, mudando a época do plantio para adaptá-lo à realidade climática”, afirma Anete Pereira.
Os pesquisadores Joel Yutaka Sugare e Cléber Carvalho de Castro afirmam que identificaram vários pontos fracos e fortes do Norte de Minas, além de ameaças e oportunidades. De acordo com o estudo, “os pontos fortes são a riqueza da cultura, os diversos microclimas, a privilegiada posição geográfica, o artesanato, o extrativismo e a tecnologia popular. E os fracos, “o êxodo das cidades para a zona rural, a migração de mão de obra para canaviais e cafezais, a frágil da comercialização da produção, a baixa escolaridade dos produtores, a baixa disseminação de informações, a falta de caracterização específica em cada microrregião e a dificuldade de absorção e alocação de recursos humanos, além da precária estrutura dos serviços, como hotéis e restaurantes”.
No caso das ameaças, o diagnóstico identificou, entre outros, a inconstância das chuvas em curto espaço de tempo e sua distribuição irregular, o risco de desertificação, dificuldades para os conhecimentos serem disseminados para o produtor, reforma agrária ineficiente e mentalidade de pobreza para captar recursos. No caso das oportunidades, são várias, conforme o levantamento, com ênfase no turismo como forma de gerar empregos e renda. Os pontos diagnosticados foram discutidos com pesquisadores do Norte de Minas, para embasar o plano diretor do Centro de Estudos para a Convivência com o Semiárido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55356
De: Tim Data: Terça 23/2/2010 07:06:40
Cidade: M. Claros

Alvíssaras!! A meteorologia acaba de ver alguma chuva (real) em Montes Claros. Em março. Lá pelos dia 2, 3 e 4. Na terça-feira da semana que vem. (Bater na madeira 3 vezes). Até lá, e como sempre, calor e sol.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55355
De: Salles Data: Terça 23/2/2010 01:04:53
Cidade: Distrito Federal

Geraldo Naves, que trabalhou em Montes Claros há 30 anos, na então nascente TV Montes Claros, teve o pedido de habeas corpus negado nesta noite pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello. Ex-deputado Distrital de Brasília, Naves está preso na Papuda, em Brasília.Naves é acusado de envolvimento na suposta tentativa de suborno do jornalista Edson Sombra, testemunha no inquérito que investiga o esquema de corrupção no Distrito Federal. Está preso como o governador licenciado do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55353
De: Cidadão Data: Segunda 22/2/2010 21:37:27
Cidade: Montes Claros/minas gerais

Mais uma pessoa de bem foi vitima de assaltantes ao sair de um banco hoje na cidade de Montes Claros,segundo informações esta pessoa teria sido alvejada por dois disparos de arma de fogo,(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55351
De: edelzito almeida de barros Data: Segunda 22/2/2010 21:05:47
Cidade: Belém Pará

Titulo da notícia: Avião com apresentadora Luciana Gimenez pega fogo em Nova Iorque
Parece que virou moda acidentes com aviões de todo mundo, com certeza de ser falta de manutenção.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55343
De: Bruna Data: Segunda 22/2/2010 16:41:04
Cidade: Brasília DF

Vejam que triste notícia, mas que pode acontecer em qualquer lugar:
Uma criança de 4 anos morreu imprensada em um portão eletrônico de um prédio, na tarde desse domingo, na Asa Norte de Brasília. O acidente aconteceu no Bloco K da 309 Norte. O porteiro do prédio ouviu os gritos da criança e chamou dois moradores que são médicos, mas quando eles chegaram ao portão da garagem o menino já estava morto.Uma hora antes do acidente, Pedro Paulo saiu de casa, no Bloco H da 108 Norte, sem que ninguém visse. Ele caminhou cerca de um 1km até chegar à 309 Norte. Os pais já procuravam o menino com a ajuda da polícia.
- Na hora que o carro entrou na garagem, uma criança veio correndo atrás. Ela desceu a rampa e quando seguiu para uma garagem diferente da dele, provavelmente, ele se assustou e voltou. No que ele voltou, o portão já estava abaixando. Foi quando ele bateu no portão e caiu - conta o bancário Lúcio Arcoverde.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55340
De: Prefeitura Data: Segunda 22/2/2010 16:22:11
Cidade: Montes Claros

Boletim diário sobre a situação da Dengue Pacientes notificados com suspeita de dengue no município até dia 22 de fevereiro de 2010: 3.435 casos notificados no SINAN. - 572 casos confirmados: - 63 descartados; - 2.800 aguardam resultados de exame/conclusão. * Segundo Gênero: - 1.890 Feminino (55,02%) - 1.545 Masculino (44,98%) * Proporção por faixa etária: 1 Ano: 47 casos 1 a 4 anos: 91 casos 5 a 9 anos: 166 casos 10 a 14: 291 casos 15 a 19 anos: 373 casos 20 a 34 anos: 1.281 casos 35 a 49 anos: 716 casos 50 a 64 anos: 368 casos 65 a 79 anos: 93 casos 80 e +: 09 casos Total: 3.435 Casos
06 Bairros com maior ocorrência de notificações: - 1º Lugar: Independência - 209 - 2º Lugar: Jardim Palmeiras - 164 - 3º Lugar: Delfino Magalhães - 139 - 4º Lugar: Monte Carmelo - 114 - 5º Lugar: Santo Antônio - 112 - 6º Lugar: Esplanada - 105 * Número de casos em 2010, por Semana Epidemiológica - Semana 1: 82 casos (Início:03/01/2010 Término: 09/01/2010 - Semana 2: 201 casos (Início: 10/01/2010 Término: 16/01/2010 - Semana 3: 422 casos (Início: 17/01/2010 Término: 23/01/2010 - Semana 4: 804 casos (Início: 24/01/2010 Término: 30/01/2010 Semana 5: 955 casos (Início: 31/01/2010 Término: 06/02/2010 Semana 6: 715 casos (Início: 07/02/2010/ Término: 13.02.2010 - Semana 7: 256 casos (Início: 14/02/2010/ Término: 20.02.2010 (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55339
De: Yerdna Nolerbil Data: Segunda 22/2/2010 15:42:02
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

A PM acaba de prender no bairro JK, próximo à empresa Alprino, um dos dos homens que acaba assaltar uma lotérica em Montes Claros. O helicóptero da PM contribuiu para a prisão do suspeito, que tentava fugir numa Falcon prata.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55337
De: Leonardo Pereira Gomes Camacho Data: Segunda 22/2/2010 15:28:41
Cidade: Montes Claros

Samu informa: utilidade pública importante - As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes da estrada os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado. Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contatos o NUMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: `AA Emergencia` (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos). É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU ou quem nos acuda. Se lhe parecer correta a proposta que lhe fazemos, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos. É tão-somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação. Por favor, não destrua esta mensagem! Reenvie-o a quem possa dar-lhe uma boa utilidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55335
De: Rose Data: Segunda 22/2/2010 15:02:28
Cidade: Montes Claros

Lamentavel o acontecido com o jovem Carlos Pathele. A dor maior fica para a familia, principalmente o pai, homem integro, trabalhador, que lutou como leao para tirar o filho desse terrivel caminho.Talvez a dor maior que a perda foi a sensação de vazio ao ter lutado tanto e ver o filho morto na pior das situações.Mas quero dizer publicamente Zezinho.. vc foi um pai nota 1000. Lutou com o que tinha para tentar fazer teu filho voltar à razão. E muitas vezes ele tentou. mas as más companhias nao deixaram.Acima da dor erga tua cabeça e se coloque nas mãos de DEUS. Ele te ajudará a superar tudo.Você cumpriu sua missão..

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55334
De: Respeito e Silêncio Data: Segunda 22/2/2010 15:00:49
Cidade: Moc

Não há respeito pelo silêncio. As pessoas perderam o tom de equilíbrio nas conversações, nos momentos de júbilo, nas comunicações fraternais. Grita-se, quando se deveria falar, produzindo uma competição de ruídos e de vozes que perturbam o discernimento e retiram a harmonia interior. As músicas deixam, a pouco e pouco, de ser harmônicas para se apresentarem ruidosas, sem nenhum sentido estético, expressando os conflitos e as desordens emocionais dos seus autores. Cada qual, por isso mesmo, impõe o volume da sua voz, dos ruídos do lar, das comunicações e divertimentos através dos rádios e das televisões. Há um predomínio da violência em tudo, nos sentimentos, nas conversações, nas atividades do dia a dia. Há demasiado ruído no mundo, atormentando as criaturas. Precisamos sim de mais cultura e respeito ao próximo que não partilha dos nossos gostos .

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55329
De: Luiz Carlos Data: Segunda 22/2/2010 13:58:15
Cidade: Montes Claros

Se a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Montes Claros, esta mesmo combatendo o barulho causado pelos barzinhos, não sei por que e como, um barzinho situado na Rua Justino CÂmara,69 ainda vem tirando o sono, paciência e saúde dos moradores da area central? Que nas terças, quintas e domingos, promovem verdadeiras badernas. Creio que o conselho do idoso tbm deveria intervir para o cumprimento da Lei, uma vez que há muitos idosos naquela região.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55327
De: T.C.N Data: Segunda 22/2/2010 13:00:46
Cidade: Montes Claros

SOBRE O CASO PATHIELLE: Sou leitor deste mural que nos coloca por dentro dos acontecimentos da nossa querida cidade e relata os fatos com muita responsabilidade, deixando o espaço para as pessoas exporem suas opiniões de forma democrática. Pois bem, percebi que algumas pessoas acabaram por inverter a situação na tentativa de roubo do banco Itaú, pois colocaram o rapaz morto como uma pessoa "coitada". Não podemos misturar os pais, que fizeram de tudo para lhe dar educação e uma boa vida e não pouparam esforços, com a índole e a escolha pessoal do Pathielle, que teve a faculdade de escolher o seu destino. Não podemos esquecer que o militar aposentado e o mecânico, são pais de família e foram apenas ao banco sacar dinheiro, somente isso, eles são VÍTIMAS!!!! Não se pode inverter a situação, quem sofreu a violência foram os dois, que poderiam ter deixado seus familiares órfãos em consequência de ação de marginais cruéis e irresponsáveis, que com uma arma na mão, puxam cabelo, cospem, batem na cara de cidadãos de bem trabalhadores. Deveriamos parar de fazer apologia a impunidade e começar a se colocar no lugar das pessoas, pois só o dia que acontecer de doer na própria pele, e sentir ódio por ter um parente brutalmente assassinado, ou traumatizado por ter sido vítima de assalto, é que vamos começar a ter sede de justiça. É preciso deixar a PM trabalhar e parar de ter pena de quem não merece, pois esses policiais colocam suas vidas em risco para protejer a de todos nós, garantir o nosso sussego, que sem eles seria muito pior!!!! Meus votos de melhoras para o PM aposentado e para o mecânico que sofreram esse trauma horrível!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55320
De: Luana B. Silva Data: Segunda 22/2/2010 11:32:10
Cidade: Montes Claros - MG

Não é só o barulho promovido pelos bares da impunidade, carros de som e as usinas de som que ecoam pela cidade. Ecoam também o grito de inúmeras pessoas que não agüentam mais esta mistura de desrespeito com falta de educação e descumprimento das leis. Quem está em silencio é só a Prefeitura com sua Secretaria de ½ ambiente que alem de não responder aos apelos da população indignada não toma nenhuma providencia. É sempre a mesma coisa, diz que vai fazer e não faz. Ninguém é advertido, ninguém é punido, nenhum equipamento de som é apreendido. Calçadas são tomadas por mesas e cadeiras por comerciantes que fazem das calçadas e vias publicas uma extensão de seu estabelecimento comercial, apesar das denuncias da população, ninguém sequer é advertido. Aturamos o descaso da Prefeitura e da secretaria do ½ ambiente nas duas administrações anteriores, o que soma DOZE ANOS (oito anos com Jairo e quatro anos com Athos), pelo jeito vamos para dezesseis anos de total inoperância, incompetência e descaso da Secretaria do ½ ambiente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55319
De: PM Data: Segunda 22/2/2010 11:25:24
Cidade: Montes Claros

BO nr 10.265/10: Polícia procura autores de tentativa de homicídio, no bairro Vila Luiza, ocorrido na noite de sábado (20). A guarnição da PM comandada pelo Cb Dardiê foi acionada pelo COPOM, a comparecer à rua Domiciniano Pimenta, onde encontraram as vítimas: D. G. F. ( 01 passagem), 26 anos, e G. R. R. C. 26 anos, sendo atendidas pela unidade do SAMU, ambos apresentando perfurações pelo corpo, provenientes de armas de fogo. A terceira vítima, D.A.S.O. (03 passagens), 19 anos, já havia sido conduzida ao pronto socorro da Santa Casa, juntamente com a vítima M. M. C. 77 anos, sendo que este fora atingido por um tiro de raspão, que o acertou na altura da barriga. Diante da situação, a PM realizou um intenso rastreamento no intuito de lograr êxito na identificação e prisão dos autores.Em contato com a vítima D.A.S.O. no hospital, este informou, com certeza, de que as pessoas que tentaram contra sua vida e as demais, seria pessoas conhecidas por Ronaldinho, Buda, Tiquim, Coe e Severino, pois a cerca de trinta dias, ambos tiveram uma briga, saindo o Ronaldinho em desvantagem por levar um soco na altura do nariz e insatisfeito proferiu ameaças de morte contra a vida do D.A.S.O dizendo que iria matá-lo.Ainda conforme a vítima, disse que nesta data, quando se encontravam em um bar, em companhia de várias outras pessoas, viram quando o cidadão Coe, passou em frente ao ambiente e em seguida encontrou com o Ronaldinho dirigindo-se até um orelhão, onde provavelmente fizera uma ligação.Alguns minutos após retornaram já em companhia de outros, em um total de cinco, ocupando três motocicletas, pararam e sacaram duas armas de fogo, aparentemente pistolas e começaram a atirar, sendo o Ronaldinho um dos que estava de posse da arma, efetuaram mais ou menos oito tiros, evadindo em seguida tomando rumo ignorado. Nenhuma das vítimas corre risco de morte. Foi encontrado no local dois estojos e dois projeteis calibre .380, os quais foram recolhidos e anexados ao BO.O rastreamento continua na tentativa de localizar os autores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55315
De: Tiagão Data: Segunda 22/2/2010 10:37:21
Cidade: moc

O crime é terrivel não escolhe raça,cor,crença ou condição social.Já fui do crime e as condições que lá ofereçe supre muitas vezes o que queremos,mas deixo aqui o meu conselho a todos vcs que lêem essas pequenas palavras não faça isso como opção de vida nem de curtição,nem de coisa alguma, não compença a vida é mais preciosa.Acorde agora porque amanhã pode ser tarde pra vc,DEUS TE ABENÇOE...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55313
De: Web Outros Data: Segunda 22/2/2010 10:18:48
Cidade: Belo Horizonte

Cem anos do poeta

Manoel Hygino - Jornal "Hoje em Dia"

Cândido Canela, se vivo fosse, completaria cem anos em 22 de agosto de 2010. Evidentemente, sua cidade natal, que é também a minha, deve programar algo para homenageá-lo, porque ele o merece.
Repito, como ele iniciou um de seus contos: Abre-se aqui uma janelinha poeirenta do passado, para trazer de nosso burgo da lembrança uma figura das mais extraordinárias deste nosso tempo, que ainda não acabou.
Meu avô o chamava de Nozinho e havia liames de família. E Nozinho sabia dos fatos todos, mesmo os supostamente sigilosos, da vida da cidade e de seus habitantes. Levou vida modesta, como de seu feitio e formação, porque não chegado às alegrias fugazes e ao luxo. Era um comedido, fez os cursos primário e secundário na terra natal.
Participou das atividades locais, ou regionais, com denodo na hora em que ele se tornava necessário, ingressou na vida pública e foi vereador, porque jamais quis ultrapassar esse limite. Corajoso, foi considerado comunista, quando a classificação se destinava aos que não temiam os poderosos.
Foi chefe de escoteiros, porque era então um modo de praticar civismo e solidariedade, qualidades que não lhe faltaram ao longo da existência. Serventuário da Justiça, tinha contato com ricos e pobres, com os segmentos mais humildes da população, a que orientava e servia. Se o cidadão não dispusesse de um dinheirinho para pagar o reconhecimento da firma, não cobrava.
Lhano no trato, cavalheiro, era de incrível verve e de fabulosa memória. Sabia de tudo e de todos, sem recorrer a livros e anotações. Quando se instalou uma emissora de rádio na cidade, convenceu-se de que o novo instrumento de comunicação ajudaria os cidadãos na integração. Com malícia e ironia, contava casos na figura de Chico Pitomba, aliado a Mané Juca, ambos já falecidos. Também são cem anos... e não é o sertão muito rico em macróbios.
Colaborava para os jornais locais, principalmente com a "Gazeta do Norte", em que também comecei a trajetória que caminha ao final. Escreveu vários livros, o primeiro dos quais "Alma cabocla", utilizando os temas da terra sertaneja e seu linguajar, que tão bem soube usar. Outros vieram, sempre aureolados pelo sucesso, porque o público se identificava com sua poesia, apreciava sua espontaneidade.
Depois, coube-me, em época remota, editar "Lírica e Humor do Sertão", que tampouco se encontrará, pois consumido pelos leitores adquirentes e, a esta altura, carcomido por tantas décadas. Poucos, talvez nenhum, soube transmitir os sentimentos, de contentamento e dor, de angústia, de ansiedade e as aspirações de sua gente (minha) como esse filho de Antônio e Luíza Canela, um nome de prestígio e querência.
Uma prole, que podia ser comum à época. Os pois tiveram 18 filhos, reduzidos os de Cândido a cinco, do casamento com Laurinda, cujo lar era visita obrigatória durante minhas visitas à cidade. Assentado na rede de uma varanda interna, cercado por árvores, flores que impregnavam de carinho o ambiente doméstico, o proprietário era dono de sua felicidade e sabia bem empregá-la.
O historiador Hermes de Paula, cujo centenário recentemente também se festejou com toda justiça, registra que o tronco da família Canela foi o pater Antônio. O apelido recebeu por herança de seu pai, que o ganhou por ter pernas muito finas. Com o correr dos anos, o apelido se transformou em nome de família.
O patriarca nascera na fazenda da Raiz, no velho distrito de Contendas, hoje Brasília - de Minas, filho de humildes lavradores naturais da velha propriedade rural. Um berço de trabalho honesto. Aos três meses, morreu-lhe a mãe. Ainda criança, tornou-se menino da "casa grande" do coronel Sanção, cursou três meses de escola da roça, sendo essas suas únicas luzes nas letras. A prática da vida e o bom exemplo o fizeram chefe de um clã respeitado, em que incluiu Cândido, agora centenário.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55312
De: Andre Lagoeiro Data: Segunda 22/2/2010 10:18:40
Cidade: Montes Claros - MG

Prezados Senhores, Peço ajuda neste espaço, pois estamos deparando com uma situação no mínimo inadmissível. No dia do jogo Atlético x Cruzeiro, dois barzinhos conhecidos como integrantes do "triangulo da impunidade" nos fundos da Santa Casa, tiveram a "ousadia" de fechar com grades as calçadas para o transito de pedestres. A calçada é pública ou privada? Ela serve para gerar lucros a iniciativa privada ou para os pedestres circularem com segurança? Com a resposta a nossa administração municipal e suas "competentes" secretarias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55311
De: Walter J Pereira Data: Segunda 22/2/2010 09:33:59
Cidade: Montes Claros

Estive em Belo Horizonte, neste final de semana e quando fui abastecer o carro, para fazer a viagem de volta. Fiquei até assustado com o preço da gasolina, nos postos de lá com relação aos preços praticados aqui em Montes Claros.O preço maior que encontrei, foi de R$2,39 o litro, com percentual de 87% de gasolina e 13% de etanol (Alcool). Procurei mais um pouco e abastecir a R$2,32 como os mesmos percentuais. Ou seja: Gasolina mais rica e pura. A minha pergunta é: Como pode, Montes Clarosque fica em uma região com menor poder aquisitivo, a gasolina é vendida aqui a R$2,72 ? E pior ainda, com variação mínima e na casa dos centésimos!Talvez seja a distância das distribuidora e o preço do frete, encareca o preço. Mais R$0,40 por litro?Um caminhão de combustiveis, transporta entre 15 e 20 mil litros gasolina. Então o frete para transportar esse combustível fica em R$8.000 reais? É claro que está errado isso!Alô promotor Felipes Caires, dê uma olhada nisso pra gente. Tá com cara de combinação de preço. O famoso e famigerado cartel!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55309
De: Estado de Minas Data: Segunda 22/2/2010 08:53:01
Cidade: Belo Horizonte/MG

Dias de aflição à espera das chuvas - Seca chega mais forte ao Norte de Minas Gerais e arrasa plantações de milho e de feijão, antes mesmo do período crítico da estiagem. Volume de água em reservatórios, córregos e rios diminui, deixando produtores apreensivos - Luiz Ribeiro - A vegetação e o pasto estão verdes. A impressão que se tem é de que está tudo bem no campo, mas, por trás das aparência a realidade é outra no Norte de Minas Gerais. Os agricultores enfrentam muitas perdas nas lavouras e estão preocupados com o que virá. Há motivo para esse temor: a "seca verde" que volta a se repetir na região. Em meio à onda de calor enfrentada no país, o sol forte castiga o Norte do estado há mais de 45 dias e vem produzindo efeitos devastadores. Em alguns municípios, as lavouras de milho e feijão amargam perdas superiores a 50%. Agora, a estiagem ameaça as pastagens. O volume de água nos reservatórios (tanques), rios e córregos também diminuíu. Diante desse quadro, produtores não veem alternativa. É rogar para os céus, pedindo a chuva. Se ela não voltar nos próximos meses, a região poderá sofrer com uma nova catástrofe no período normal – e mais crítico – da estiagem, que vai de maio a outubro. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55308
De: Celene Data: Segunda 22/2/2010 08:47:04
Cidade: Montes Claros

"A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que tem atuado no combate à poluição sonora. Lojistas, ambulantes, bares, carros de propaganda, promotores de eventos e demais segmentos foram convocados para assinarem Termos de Ajuste de Conduta junto à Secretaria para se adequarem às Leis Ambientais. Multas e apreensões de equipamentos são algumas das sansões previstas. Quanto aos veículos particulares e que são verdadeiros trios elétricos a Secretaria informa que não tem poder de Polícia para fiscalizar e para isso estará assinando convênio com a Polícia Ambiental possibilitando assim, uma fiscalização mais segura e eficiente. Temos certeza que Montes Claros terá, em breve, dias mais tranqüilos."

A informação acima foi publicada pela Secretaria do Meio-Ambiente neste espaço, no dia 9 de fevereiro. Nela, a Secretaria diz que está trabalhando e promete "em breve, dias mais tranquilos" - pois precisa assinar um convênuio com a PM para combater o barulho nos carros, verdadeiros "trios elétricos", como reconhece. Aplausos. Só não entendo porque a Secretaria não faz nada contra os barzinhos que montam trios elétricos no seu interior e na própria rua, além de colocarem cadeiras nos passeios e no espaço público. Precisa assinar convênio com quem, para simplesmente cumprir a lei?/Cadê a Patrulha do Silencio, que ninguém nunca viu, em lugar nenhum?? Por favor, senhores, a população está clamando por ajuda, desesperada para poder dormir, estudar e trabalhar, e não é ouvida?? Vejam os apelos por toda parte, até aqui sem resultado, da mesma forma como foi na administração passada. A prefeitura não nos faz nenhum favor, precisa cumprir a lei. (...) Estamos pedindo ajuda de quem é pago para cumprir a lei e fazer cumprir a lei. Aumenta a cada dia o número de reclamações, sem resultado. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55306
De: Jr. Data: Segunda 22/2/2010 08:23:44
Cidade: Montes Claros /MG

Mais uma vez, pedimos à Secretaria do Meio Ambiente uma providência. Até uma hora da madrugada desta segunda-feira, dia de trabalho e de aula, foi impossível dormir próximo do triângulo da "impunidade", nos fundos da Santa Casa. Uma banda virou as caixas de som para a rua e fez, mais uma vez, o estrago de que é capaz. (Se quer fazer barulho, como quer, é preciso que o comerciante responsável faça um tratamento acústico e volte o som apenas para o público interno de sua casa. Até aqui, a secretaria do Meio Ambiente - com orçamento de 4 milhões, só este ano - não conseguiu fazer com que cumpram a lei. A esquina da impunidade virou um caso emblemático para todos os que lutam no combate à poluição sonora da cidade, pelo meio ambiente e pela melhoria da qualidade de vida de todos. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55304
De: Raphael Reys Data: Segunda 22/2/2010 07:42:53
Cidade: Moc - Mg  País: Br

HAROLDO CABARET

Dezesseis horas e a Festa dos Sessentões transcorria em alto astral no salão de eventos do Parque João Alencar Atayde. Degustávamos uma saborosa comida de boteco preparada pela equipe de Marilúcia Bufê, regada a muita cana, “scotch” 12 anos, caipirinha rolando a vontade e eis que entra no salão o último dos convidados, o indefectível Haroldo Cabaret. Atrasado, como sempre!
Para os leitores que não conhecem a história da nossa urbe nos anos 60, esclareço que esse garoto com pinta de artista da bossa nova, com seu boné ao estilo Jovem Guarda, descontraído, libertário mesmo, calça de moletom folgada, com a cabeça na lua, todo “relax”, para lá de Maraquesch e até de Bagdá. Um “ reaça”!
Ele foi o personagem jovem da sociedade nos fins daquela década, que, enquanto os seus pais viajavam promoveu a Festa do Cabide, aquela muito falada e que muita gente boa gostaria de ter participado. Na entrada, os convidados, todos, eles e elas, tiravam a roupa, penduravam num cabide e, em pêlo, completamente nus, entravam festa adentro, na base do vale tudo e do tomara que dure.
O maravilhoso festim baquiano Tupiniquim, infelizmente terminou mal, com a denúncia de invejosos não convidados, que, às escondidas, ninguém soube como, chegaram a filmar tudo, levaram a fita para o conhecimento da autoridade policial, com a lista de nomes dos alegres participantes, identificados, inclusive, de mão na massa! Como era de se esperar, deu o maior rebú!
Haroldo adentrou no salão da festa dos sessentões, foi recebido com beijos e abraços, falou com todo mundo e como o gole era 0800, tudo de primeira e ninguém é de ferro, encheu o pandú. Pegou um fogo de leve e ficou estabanado!Apanhou o microfone do Juquitinha, que dava o seu “show” e incorporou a alma dos românticos!
Fez o maior sucesso com vozes latinas e bossa nova e toda a galera o aplaudiu de pé! Em seguida, o cineasta Paulo Henrique Souto soltou a sua voz educada e cantou bossa nova do tempo do Beco das Garrafas, quando o saudosismo tomou conta dos que dançavam na pista e de todos os presentes. Haroldo, impagável, ficou fazendo fundo declamando e relatando pormenores da vida dos participantes, principalmente dos casais dançando e a galera adorou, ouvindo-se gostosas gargalhadas.
Haroldo revelou-se um verdadeiro “show man”, improvisando, imitando voz de cantores. Sob o foco do holofote, incorporou um artista do “Actors Stúdio” e colocou uma cadeira vazia ao seu lado e passou a dialogar com um personagem invisível. Enquanto muitos dos participantes bebiam e dançavam, os demais, atentos, curtiam o incrível “show” e foram observadas cenas de ciúmes de cônjuges presentes, incomodados com o reencontro de ex-namorados que viveram eternos amores enquanto durou, como diria o nosso querido Vinícius. Aí, tome choro, abraços, velhos conhecidos recordando velhos tempos, amores e desamores lembrados e suspirados, amigos de infância e adolescência matando as saudades e prometendo de pedra e cal novos reencontros.
E ninguém segurava o Haroldo Cabaret! Como estava incorporado, na medida em que se abastecia de bebidas a língua se soltava mais ainda. Contou até segredos de alcova e farras de boate dos presentes, com gente dançando nu nos anos 70!
Tudo numa boa, num ótimo clima e só então deu para perceber que a alma que incorporou nele foi de um dos sessentões já falecidos, que voltou dos Hades para fazer uma vingança, contando tudo, mas, vencido pela alegria e o entusiasmo presentes à maldade virou piada.
Não deu em nada e, muito ao contrário, ensejou muita gozação, muita curtição, que consagraram uma bela e inesquecível festa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55303
De: fátima Data: Segunda 22/2/2010 07:25:49
Cidade: MONTES CLAROS  País: brasil

É lamentável a situação que aflige o bolso do contribuinte. Perguntar não ofende, creio eu. Fui fazer uma ocorrencia policial contra uma loja em M.Claros,para a minha surpresa vc só pode receber a ocorrência prá levar ao Procon, caso compre um CD, visto que, está proibido tirar cópias para serem entregues a população de M.Claros, uma vez que não pode ser impresso o tal documento, pois não podem ser gastos nem papel e nem a tinta da delegacia da polícia civil. Aí vem a minha pergunta: primeiro: por que não voltar a fazer igual fazeia a um tempo aqui atrás, feito pelo próprio punho dos policiais? segundo: Quem paga o papel e a tinta da impressora? não seria o contribuinte? Me responda por favor senhor Delegado Regional de M.Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55302
De: Marden Carvalho Data: Segunda 22/2/2010 06:03:16
Cidade: Londres  País: Inglaterra

(181) DDU – Disque Denuncia Unificado “O homem que sabe servir-se da pena, que pode publicar o que escreve e não diz a seus compatriotas o que entende ser a verdade, deixa de cumprir um dever, comete o crime de covardia, é mau cidadão” - Júlio Ribeiro
Baseando nas palavras deste que foi um dos grandes escritores e filósofos brasileiro e mineiro como nós, gostaria de pedir à população de Montes Claros que continuem a acreditar que suas denuncias irão ser ouvidas. Que nossos representantes, em seus momentos de calma, saberão ouvir a voz que clama por auxilio.Sei que não temos muito o hábito de reclamar, muitas vezes acreditando que não dará em nada e outras vezes por pura e simplesmente não sabermos que poderíamos ter reclamado. E mesmo para aqueles que não querem ou não sabem fazer uma denuncia escrita, existem outras alternativas e uma delas que gostaria de comentar é o disque denuncia. O Disque Denuncia é uma forma gratuita e anonima de se denunciar. E pelo que tenho observado, seus resultados estão sendo bastantes positivos. Nas cidades onde ela vem sendo empregada, há uma redução significativa dos crimes cometidos, evitando também outros danos maiores.Para aqueles que quiserem obter uma maior informação ao respeito, recomendo o acesso ao link ou assista ao vídeo abaixo:http://minasempauta1.wordpress.com/2009/05/15/governo-de-minas-lanca-disque-denuncia-unificado-em-montes-claros-e-reforca-a-seguranca-no-norte-estado/

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55299
De: Maria de Fátima Data: Domingo 21/2/2010 21:11:16
Cidade: Moc

Com a inauguração do prédio que vai reunir os comandos da PM, da Polícia Civil e dos Bombeiros, no bairro Ibituruna, é preciso que a prefeitura ilumine a rua que passa ao lado da Esurbe, no lado contrário. Há iluminação de boa qualidade (vapor de sódio) na rua do novo prédio, mas a outra - um pouco antes - segue na maior escuridão, atraindo todo tipo de atividade que a falta de luz nutre.(...) Ao lado, está o segundo shopping da cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55297
De: Amigo 98 Data: Domingo 21/2/2010 19:43:41
Cidade: Moc

Acaba de pousar no aeroporto local neste domingo 21/fevereiro, com 1 minuto de antecedencia, o voo inaugural da Airminas com a aeronave de fabricação nacional Emb-120 Brasilia de 30 lugares - lotado - e confirmando a expectativa de todos com o inicio de uma guerra tarifária, haja vista que aconcorrente Trip já oferece assentos a partir de R$ 149,00 e prometendo briga boa. Com esse vôo serão seis as opções diárias para descolamento até a nossa capital. Esperemos que o "dunping" não seja colocado em prática. Que tenhamos boas viagens...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55286
De: Carla Data: Domingo 21/2/2010 14:13:10
Cidade: Montes claros

(...) O pai e mãe estão muito arrasados! Acompanhei o velorio e enterro...confesso que ate me sentir desesperada pela situação que familiares estavam! Principalmente no enterro, naõ teve ninguem que não chorou com desespero dos familiares que nunca mais iria ver Pathyelli...muito triste!!Não estou "passando a mão na cabeça" dele, mas criticar depois de morto é muito facil! Pense na dor que familia estar com tudo que aconteceu.... Ahh, devemos lembrar do rapaz que estava com ele Bruno(mais conhecido como Bruno pivete) que se dizia amigo do rapaz...que largou ele caido sem ao menos chamar alguem pra ajudar! Esse rapaz que matou o vulgo Xirrara(por motivos de briga por casa de mulher)Não Pathyelli como dizem...num é por que ta morto que vai levar a culpa de tudo!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55283
De: José Ponciano Neto Data: Domingo 21/2/2010 13:09:16
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

(...)Neste episodio que envolveu o jovem Paccelli e o policial Cesar; lamento por dois motivos: O Paccelli filho do Sr. Zezinho jardineiro da floricultura de Josefina Mendonça, homem honesto, que o trabalho sempre foi o seu referencial, infelizmente não foi suficiente para vencer a força da marginalidade que cobiçava sua prole. Imagino como estava o coração do Sr. Zezimho depois de tanto esforço ao caminho do bem, ver seu filho tombado no chão. Muito triste. Outro motivo, é saber que o autor dos disparos, também é uma pessoa conhecida, que prestou serviço no patrulhamento ambiental numa das maiores Área de Preservação Especial- APE do interior de Minas; sempre com eficiência, aposentou-se. Creio, também, que não está sendo fácil para a família do Sargento Cesar Andrade, embora aliviada pelo fato de que poderia ser ele conduzido ao féretro, não deixa de lamentar o fato. Pelo que conheço seus familiares, não estão bem.Mas, infelizmente, o crime está levando muitos jovens filhos de pessoas de bem para um inferno sem volta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55276
De: Data: Domingo 21/2/2010 10:08:29
Cidade: Moc

Novamente, hoje apenas o vento corrige um pouco o calor em M. Claros. Céu azul, repicado de nuvens de um milhar de carneirinhos encardidos. Estio. Seca, no tempo ainda próprio das águas. Semana Santa vindo, quando as chuvas de vez se vão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55275
De: Campolinni Data: Domingo 21/2/2010 08:47:20
Cidade: Brasília DF

Com o lançamento, ontem, da pré-candidatura da ministra Dilma, lançada por Lula, chegou uma boa hora para o Norte de Minas. A de obter dos candidatos, especialmente da ministra e do ainda governador José Serra, a promessa formal de que logo no início da próxima gestão criarão a Universidade Federal. É uma oportunidade única. O embate será feroz e parte da batalha se dará em Minas. E o Norte de Minas, todos sabem, prossegue tão carente como sempre. Em especial, na área de educação. Arranquem, pois, a promessa da Universidade Federal de Montes Claros, para ser instalada rapidamente. O dinheiro existe.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55273
De: ADALTON Data: Domingo 21/2/2010 00:53:28
Cidade: MONTES CLAROS MG  País: BR

(...) O Patchielle nunca foi uma boa pessoa e jamais quis ouvir seus pais, só era amigo de marginais inescrupulosos e simpatizantes do mau. Aliviados ficamos por saber que em mais um assalto praticados por facinolas impiedosos,nenhuma vida de pai de familia foi seifada, o que quase aconteceu com o mecanico e o aposentado (vitimas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55265
De: Enzo Data: Sábado 20/2/2010 20:36:30
Cidade: Montes Claros /MG

Titulo da notícia: "Lamentável o fato, pois o Patchielle estava decidido a ouvir os conselhos dos pais, que são trabalhadores e queridos por toda a comunidade...Um lindo jovem, amigo, que tinha todo um futuro pela frente.."
Nome: Enzo
E-mail: enzoferrarivip@gmail.com.br
Como pode uma pessoa que assalta tem a coragem de entrar num banco escutar conversa dos outros e depois ir abordar um pai de familia e tentar lhe roubar, como pode uma pessoa dessa ser boa?Ignorancia minha achar isso. E se Cezar nao tivesse armado e reagisse a mae dele e que estaria chorando agora?...Conheço o policial desde pequeno quando armavamos arapuca perto de casa e tinhamos medo pelo fato de ele ser um policial florestal,um cara de boa indole pai de familia e respeitador graças a Deus nao foi ele, se tivessemos mais policiais com essa mesma açao nao teriamos tantos bandidos,so lamento a mae e o pai do "ladrao"que sao os unicos a chorar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55262
De: Conrado Gontijo Data: Sábado 20/2/2010 19:36:23
Cidade: Montes Claros

O Cruzeiro, mais uma vez, bate o rival Atlético pelo campeonato mineiro, por 3x1. Desde 2007 o time não perde para o rival, pelo mineiro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55250
De: Rafael Data: Sábado 20/2/2010 14:03:05
Cidade: Montes Claros

Acerca da Morte do Patchielle, tem-se que dizer que o garoto andava, sim, com terriveis companhias. Só pra lembrar, na regiao onde ele moravaso este ano ja morreram 6 pessoas. A turma dele se encontra no bairro Monte Carmelo e santa laura e é composta de marginais, esses de diversas classes sociais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55247
De: Railde Fernandes Data: Sábado 20/2/2010 13:39:08
Cidade: Montes Claros

A violência urbana é um dos assuntos mais falados da atualidade. Esse fato se deve não só por que acontecem milhões de casos todos os dias, mas porque comove as pessoas que passaram ou não (ainda) por um acontecimento violento. O que faço aqui hoje é um desabafo que está entalado há um ano e três meses, desde que fui assaltada tendo duas armas apontadas para minha cabeça. Há dois alguns dias minha casa foi assaltada, não consigo pensar em outra coisa, tentei me distrair mas não deu certo...preciso escrever.
Temos a tedência de nos apegarmos a coisas materiais, em muitos casos é justificável ´pois trabalhamos com esforço para adquiri-las. A perda de um objeto conseguido com trabalho árduo é financeiramente desagradável. A questão que coloco aqui vai um pouco além. A perda pois mais ínfima que seja deixa marcas irreparáveis. Independente do que tenha sido tirado de nós - desde roupas usadas penduradas no varal até um carro importado - o sentimento de impotência diante do acontecimento é inexplicável.
Quando fui assaltada pela primeira vez perdi um aparelho celular que me custou muito caro, nove meses depois já tinha comprado outro um pouco mais barato mas com mesma utilidade. No entanto perdi a coragem de fazer muitas coisas, me tornei uma pessoa insegura, medrosa, estressada. Hoje 15 meses depois ainda não recuperei a coragem, o trauma permanece e me angustia. Desta vez minhas roupas penduradas no varal foram levadas, porém o pior de tudo foi ver no rosto do meu pai a decepção por ter sua bicicleta roubada.É isso mesmo caro leitor, uma bicicleta...não era uma simples bicicleta, era o que permitia a ele trazer para casa os alimentos e o dinheiro para pagar as contas, sua ferramenta de trabalho. Tenho certeza que podemos comprar outra, mas a perda foi muito maior. Perdemos a tranquilidade para dormir após um dia exausto, e isso não tem preço.
Quando somos assaltados perdemos coisas materiais que substituímos assim que possível. Mas perdemos sentimentos como confiança, segurança e tranquilidade. Ganhamos medo, angústia, desespero e traumas horríveis...uma dor inexplicável...um sentimento de impotência que o tempo não apaga. Só me pergunto até onde chegaremos com todos esses sentimentos. Fico aguardando, sonhando com um dia em que tudo será diferente...não sei se estou sendo ingênua, mas preciso disso pra viver nessa barbárie.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55245
De: Comovida Data: Sábado 20/2/2010 13:06:16
Cidade: Montes Claros

É realmente muito triste o que aconteceu com Patcciele. Moro perto da casa dele, o vi crescer, brincar com os meninos de minha rua... nunca imaginei que algum dia isso poderia acontecer. Ele era um menino bonito, alegre e muito educado. Ontem quando fui ao velorio confesso que fiquei comovida ao ver a quantidade de gente que estava la (Acredito que grande parte era de curiosos), a tristesa nos olhos de sua irmã que se encontrva logo na entrada da casa, o desespero de sua mãe são fatos que me levam a acreditar que nossa juventude montesclarense está se destruindo cada vez mais... O que nos resta fazer é pedir a Deus que olhe pelos nossos jovens e que de conforto a essa familia que está sofrendo tanto nesse momento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55242
De: Nascimento Data: Sábado 20/2/2010 12:21:16
Cidade: Brasília DF

A revista Época, que começou a circular, traz a seguinte notícia, que precisa ser lida, para que se tenha uma idéia de como se comportam alguns "homens públicos" deste país (não deixem de publicar):
"Nova ação penal contra Arruda - Governador afastado do DF é denunciado à Justiça por forjar recibos de suposta compra de panetone - De Andrei Meireles:
A justificativa do governador afastado de Brasília, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), de que o maço de dinheiro recebido das mãos do ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa foi usado para a compra de panetones vai lhe causar mais problemas na Justiça.
A subprocuradora-geral da República Raquel Dodge acaba de protocolar no Superior Tribunal de Justiça uma nova ação penal contra Arruda por falsidade ideológica, um crime com pena de prisão de um a três anos. A ação se baseia em perícia da Polícia Federal.
O laudo afirma que os quatro recibos assinados por Durval, referentes a supostas doações para a compra de panetones nos Natal nos anos de 2004, 2005, 2006 e 2007, foram todos produzidos no dia 28 de outubro de 2009.
Em operação de busca e apreensão da PF na Granja de Águas Claras, residência oficial do governador de Brasília, realizada no último dia 11, foi recolhida uma impressora. Nessa máquina, de acordo com os peritos, foram impressos os recibos no mesmo dia 28 de outubro.
Época.com noticiou em 30 de novembro do ano passado – três dias depois de deflagrada da Operação Caixa de Pandora – que a PF já havia concluído que os recibos foram forjados.
Para o Ministério Público, a comprovação de que Arruda teria forjado documentos para encobrir um suposto crime reforça a necessidade da prisão preventiva do governador afastado. Na próxima semana, o Supremo Tribunal Federal julga o pedido de habeas corpus apresentado pelas advogados de Arruda."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55241
De: Sensatez Data: Sábado 20/2/2010 12:19:05
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Conheço a família do rapaz morto...e acreditem os pais tentaram de tudo, deram uma boa criação e fieram o que pôde...mas infelizmente o mundo do crime é mais forte e ainda reina....culpa dos governantes que não oferecem o mínimo" ao cidadão e estes por sua vez encontram o mundo do crime como única opção.....Lamentável o fato, pois o Patchielle estava decidido a ouvir os conselhos dos pais, que são trabalhadores e queridos por toda a comunidade...Um lindo jovem, amigo, que tinha todo um futuro pela frente....nunca julgues, pois temos filhos, netos, sobrinhos e isso pode acontecer com qualquer um de nós....Orem pela família que sofre a dor da morte neste momento....

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55239
De: José Raimundo Data: Sábado 20/2/2010 11:38:13
Cidade: M. Claros

Nesta história do rapaz de 18 anos morto durante tentativa de assalto na porta da agência do Banco Itaú,, na frente da Fiat, na Avenida Plínio Ribeiro, todos os detalhes são terríveis. Mas um consegue ser ainda pior. Foi a dor do pai do assaltante, um homem trabalhador, jardineiro, que sempre cuidou bem da família, inclusive do filho, que ao nascer recebeu o nome que lembra o nome civil de um dos últimos Papas - Pacelli, o Papa Pio XII. Recordando: por volta do meio-dia de sexta-feira, ontem, na agência que fica a um quarteirão do quartel do 10º Batalhão da PM, Carlos Pathele Gomes Santos (foto), de 18 anos, estaria no interior do banco, espionando os que sacavam maior volume de dinheiro. Um mecânico de 43 anos disse que sacou cerca de 5 mil reais para pagar seus funcionários. Ao sair da agência, viu o sargento aposentado Geraldo César de Andrade Mendes, seu amigo, e pediu carona, pois estava sem carro. Os dois já estavam no interior do veículo quando foram abordados pelos dois assaltantes, numa moto prata. O "garupa", armado de revólver, exigiu o dinheiro. O mecânico passou 480 reais, que estava num dos bolsos, e o assaltante exigiu o restante. Neste momento, o sargento teria sido agredido pelos cabelos, e simulou que iria pegar o restante dos 5 mil no porta-malas., quando então apanhou o revólver e deu dois tiros.
Pathele, ferido mortalmente pelo disparo, ainda montou na garupa da moto e caiu (ou foi atirado pelo companheiro), metros à frente. No cruzamento da Avenida Plínio Ribeiro com a avenida que leva ao Ginásio Poliesportivo, o corpo ficou por cerca de uma hora, sob olhares de curiosos e – a pior cena – sob o olhar do próprio pai, o jardineiro José Carlos Santos. Aos jornais,o pai disse:
- Ele era um jovem bom. Em casa, não dava trabalho, mas andava em más companhias. Cansei de levar ele para o trabalho, adverti-lo nas coisas erradas e dar conselhos para ele seguir caminho bom. Porém, ele se deixou influenciar e acabou assim. Se não houver mudança de comportamento, vão morrer mais jovens.
Disse, e foi apoiado por amigo da família, que testemunhou: o pai foi ótimo pai do filho morto ali, na sua frente, desdobrando-se para livrá-lo das más companhias, inclusive durante muitas madrugadas passadas sem dormir. O filho tinha uma passagem pela polícia, por porte de arma. Morava no bairro Monte Carmelo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55237
De: ASTERIO ITABAYANA FILHO Data: Sábado 20/2/2010 10:59:11
Cidade: JANUARIA/MG  País: BR

brilhant e o jornalista waldir senna na mensagem 55208.90%dos candidatos de moc as assembleia e camara almejam mesmo é a prefeitura dai.são paraquedistas do paço municipal de moc e pra isso fazem campanha em januaria e municipios circuzinhos.varios eleitores,me incluindo,estão preparados para expurga-los.se fossem para realmente representar o norte de minas,incluindo aqui e região,tudo bem mas o que realmente querem e se garantir na derrota do comando do paço de moc com o "emprego legislativo" e por isto no nosso ver apesar de paraquedismo em outras plagas são também dai da prefeitura.uma frase de um ingles diz:"fraldas e politicos tem que ser constantemente trocadas por motivos óbvios".que os eleitores de moc enxerguem isto pois estes tipos não tem compromisso com nada.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55236
De: Tânia Data: Sábado 20/2/2010 10:25:46
Cidade: Montes Claros

mensagem 55226: JOsé,podemos chegar a conclusão de que o crime compensa. O marginal comandou duas rebeliões e agora ganha liberdade e proteção!Logo fará outra vítima ou outras vítimas...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55235
De: Marden Carvalho Data: Sábado 20/2/2010 10:25:07
Cidade: Londres  País: Inglaterra

"A caixa de Pandora"

Diz a lenda grega, e os gregos eram muito bons em criar lendas para explicar os fatos que ocorriam em épocas remotas, que uma mulher (Pandora) foi enviada à terra juntamente com uma caixa contendo vários males físicos e espirituais, mas que continha também o único antidoto para aniquilar todos estes males: a esperança. Pandora não deveria abrir a caixa, mas num impeto de curiosidade ela a abre por alguns instantes, libertando a maldade contida na caixa. Arrependida por ver o erro que cometeu, fecha a caixa apressadamente, aprisionando ali o único dom positivo que havia: a esperança.
A mulher era algo incompreensível para as sociedades machistas de outrora. E ainda o é hoje para muitas mentes retrogradas. E muitos cometiam e ainda cometem erros absurdos de quererem ligar tais mazelas humanas com a mulher. Quando é justamente o contrario, por ser ela a única capaz de gerar a vida. E sendo bem educada e orientada, somente bons frutos sairão de seus ventres e de seus lares.
Nós (homens) criamos uma sociedade onde a mulher tem que abandonar o lar, para lutar juntamente com o marido, visando garantir a sustentação deste mesmo lar. Porém deixamos nossos filhos entregues aos cuidados de terceiros, privando-os da única fonte de todo o carinho existente, o colo de mãe. Não quero com isso dizer que as mulheres deveriam ser escravas do lar, longe disso, elas devem e podem trabalhar de igual para igual com os homens, porem não com as mesmas jornadas de horas.
Felizmente, com o progresso da internet, cada vez mais as mulheres estão podendo trabalhar em seus próprios lares, é o chamado ghome workh. Estes tipos de tele-trabalhos foram criados e pensados para as mulheres principalmente. Hoje nas grandes sociedades, muitas delas podem passar ate um ano com seus filhos em sua licença-maternidade. E caso os filhos nasçam com algum problema, podem ficar ainda outro ano mais com seus filhos, recebendo seu salario integral ou como no minimo 80% de seu salario, como são os casos de muitos países nórdicos.
Deveríamos completar o serviço de Pandora, voltar a abrir a caixa e devolver a esperança à todos. Não a esperança utópica de que as coisas cairão do céu. Mas a esperança que se pode restabelecer uma sociedade, com amor, educação e justiça. Um filho amparado por seus pais, pelo seu bairro, por sua sociedade como um todo não pensa em cometer crimes, pois sabe ele que o que não é bom para si não será bom para o seu semelhante. Será preciso sim muita vontade politica, mas cada um de nós deverá fazer a sua parte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55231
De: Enoque Alves Rodrigues Data: Sábado 20/2/2010 09:39:28
Cidade: São Paulo - SP  País: Brasil

...ASSIM ERA O NOSSO BREJO - PARTE 16 - O Padre Augusto... 11

O Padre Augusto era uma verdadeira fonte de consulta. Tanto era procurado para os males do espírito como também para os da matéria.
Qualquer dúvida que surgisse nos negócios, na família, nas questões de terra, nos filhos espúrios, em tudo era ele o lenitivo para aqueles que sofriam.
Nas viagens periódicas pelas freguesias, postavam-se diante dele grandes filas de consulentes para os quais tinha sempre um remédio ou curativo, fosse da alma ou do corpo.
Foram muito comuns os seguintes diálogos entre ele e os fiéis:
-“Pois é, Sô Vigário; a Joana anda muito perrengue desde antonte...Nem poude vim pra confessá...É um dispropósito as dores que ela sente nas costa...”
-“Você dê a ela um purgativo de jalapa com calomelanos...- Respondia-lhe o Padre Augusto.
-“Meu caso, Sô Vigário, é aquele cavalo que sumiu o ano passado... –aproximava-se um outro consulente. Eu precisava de um responso...”
-“Você reze três padre-nosso e três ave-marias para Santo Antonio e me procure depois da missa...”
O povo estranhou bastante o seu desaparecimento depois de 35 anos de assistência religiosa, moral e financeira ao povo carente do “Brejo”. Principalmente as mulheres já de idade, das quais era ele consultor e conselheiro. Por ocasião de uma missão, um ano depois de sua morte, uma beata do interior de Brejo das Almas, hoje Francisco Sá, foi confessar com o Padre Salú, o novo Vigário que o substituira, julgando que o fazia com um dos missionários.
O Padre Salustiano Fernandes dos Anjos, ou Padre Salú, comparado com o Padre Augusto, era como “água pro vinho...” – como diziam os católicos: Enquanto este último foi o protótipo do Sacerdote humilde, pobre, precursor da assistência social nos Sertões das Minas Gerais, enquanto o outro, ou seja o Padre Salú, era amigo do dinheiro, gênio arredio e com cara de poucos amigos...”
Perguntada quanto tempo fazia que não se confessava, a beata respondeu-lhe:
-“Desde que morreu sô Padre Augusto...”
Admirado o Padre Salú interpelou-a porque assim procedera, uma vez que o novo Vigário estava ali para atendê-la.
-Aproximando-se bem do confessor que, evidentemente se achava atrás do concessionário, para que as mulheres próximas não pudessem ouvi-la, ela declarou muito naturalmente:
-“O senhor é porque não sabe; esse Padre Salú não é uma boa bisca...”
O Padre Salú – porque era ele em pessoa – deu um estrilo tremendo com a mulher, pondo-a para fora do confessionário!...

Um grande abraço, conterrâneos.
Enoque A Rodrigues, de São Paulo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55230
De: Hoje em Dia Data: Sábado 20/2/2010 09:24:14
Cidade: Belo Horizonte

Seca prejudica pecuária e agricultura no Norte de MG - Produção de carne, leite, feijão e milho cai, segundo Emater - Girleno Alencar - O Norte de Minas registrou queda na produção de carne (36%), leite (35%), feijão (43%) e milho (38%), por causa do veranico, que começou em dezembro e continua neste mês. Os dados são de um relatório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), divulgado nesta sexta-feira (19) em Montes Claros. O evento, realizado no auditório do Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos (Crea), contou com a presença do novo presidente da Emater, Antônio Lima Bandeira. Foi sua primeira visita à região depois que tomou posse no cargo, no dia 6. Bandeira, que é natural de Manga, no Norte de Minas, afirmou que várias medidas serão adotadas para ajudar o produtor rural, por meio de projetos desenvolvidos pela Emater. De acordo com o relatório agroclimatológico, o período chuvoso, no Norte de Minas, começou em outubro. Os melhores indicadores ocorreram na microrregião de Montes Claros, com 799,3 milímetros; seguida por São Francisco (684,6), Januária (585,3), Janaúba (476,5) e Salinas (401,4), com a média de 589,4 milímetros em toda a região. O superintendente regional da Emater, Ricardo Demichelli, alega que os índices pluviométricos começaram bem e chegaram a ser aceitáveis, mas a chuva parou mais cedo. Por isso, ele está preocupado com a falta de pastagens para o rebanho da região. Antônio Bandeira afirma que “os trabalhos são realizados a longo prazo, e não de forma imediatista, pois a estiagem é uma situação comum no Norte de Minas”. Segundo ele, há várias ações, com enfoque na educação ambiental e de convivência com a seca. “É impossível acabar com a estiagem, pois não existe solução para o fenômeno climático”, alega o presidente da Emater – a reunião com os técnicos do órgão teve esse foco. A Emater prepara um relatório completo sobre a situação na região, para ser entregue, no dia 26, ao Comitê Gestor de Convivência com a Seca. O 55º Batalhão do Exército informou que continua realizando a Operação Pipa no Norte de Minas, que começou em 2007, com recursos do Ministério da Integração Nacional. Atualmente, 102 caminhões-pipa atendem 34 municípios, fornecendo água para 65.800 pessoas no Norte de Minas. Desde 2007, o serviço tem sido executado de forma ininterrupta na região.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55227
De: César Data: Sábado 20/2/2010 00:43:23
Cidade: Montes Claros

Soube, por um amigo, que no cemitério arrancaram a placa da sepultura de Manoel Nunes da Silva - o nosso Mané Quatrocentos. A evocação em bronze de uma das maiores figuras populares de Montes Claros muito provavelmente foi derretida para ser trocada por pedra de crack. Assim caminha a humanidade. Manoel nos perdoará, por mais esta. Espero que a notícia não se confirme.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°55226
De: Jose´- Cidadadão Brasileiro Data: Sexta 19/2/2010 23:29:46
Cidade: Minas Gerais

Achei tão nobre a decisão do Sr. juiz da Vara da Infância e da Juventude, de colocar o assassino do garoto João Hélio sob proteção, que estou pensando seriamente em virar marginal.. Quem sabe assim passo a ser protegido também? Já que, como cidadão honesto não consigo este benefício e fico sob ameaça constante da insegurança pública, com receio de ir ao banco pagar uma conta e ser assaltado e até mesmo morto, pois infelizmente a minha proteção, por direito, está sendo dedicada a um marginal....

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: