Tarde de segunda-feira teve 2 afogamentos. (Veja vídeo no @montesclaroscom, o Instagram da 98FM, no facebook Montesclaroscom Radiomoc e no whatsapp montesclaros.com)
Terça 10/12/24 - 19h14Na tarde de segunda-feira, 10 de dezembro de 2024, o 8° Pelotão de Bombeiros de Januária foi acionado pelo telefone de emergência 193 para atender a uma ocorrência de suposto afogamento em um local conhecido como "Lagoinha II", no município de Lontra.
De acordo com relatos da irmã da vítima, o senhor V.M.F., de 47 anos, foi visto nadando na barragem mencionada. Durante a atividade, ele pediu socorro e submergiu por duas vezes, sem retornar à superfície.
Diante da situação, uma guarnição deslocou para o local e iniciou as buscas na tarde do mesmo dia.
Após tentativas sem sucesso os trabalhos foram suspensos devido o período noturno.
Na manhã do dia seguinte, após vários mergulhos no local, o corpo foi encontrado a uma profundidade de aproximadamente 3 metros.
O corpo foi removido para a margem da lagoa, e em seguida, foi realizado contato com a perícia da Polícia Civil. Como o afogamento ocorreu na presença de testemunhas e não apresentava sinais de violência, seguindo orientações do Perito da Polícia Civil o corpo foi emcaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Januária .
O Corpo de Bombeiros alerta sobre os riscos associados à força da água durante períodos de fortes chuvas, recomendando que as pessoas evitem nadar, pescar ou realizar qualquer atividade aquática nessas condições. Em caso de emergência, ligue para 193, o Amigo Certo Nas Horas Incertas.
***
Dos bombeiros, às 21h13m:
Na tarde de segunda-feira (09), por volta das 12h30, militares do 7º Pelotão Janaúba foram acionados para atender a uma ocorrência de afogamento na barragem conhecida como Tremedal, na zona rural de Monte Azul - MG.
A vítima, um jovem de 17 anos, identificado como K.R.S., estava nadando com um amigo na barragem quando submergiu e não foi mais visto. O amigo imediatamente avisou a família, que acionou a Polícia Militar.
A equipe de Bombeiros se deslocou rapidamente para o local e iniciou as buscas no corpo d´água, que possui uma profundidade de 5 a 6 metros na parte mais distante da margem, sendo mais profunda no centro. Após estabelecer um plano de mergulho, os bombeiros realizaram operações submersas durante toda a tarde e até próximo ao anoitecer, mas não conseguiram localizar a vítima.
As buscas foram retomadas na manhã de terça-feira (10). Durante a madrugada, devido ao calor, o corpo submergido foi levado à superfície e foi avistado boiando na barragem. A guarnição de Bombeiros retirou o corpo das águas, que foi posteriormente entregue à Polícia Militar. A perícia foi acionada e o corpo foi liberado para a funerária, sendo encaminhado ao IML.