Maduro responde ao Secretário de Estado dos Estados Unidos: “O idiota do Marco Rubio está lá fora ameaçando a Venezuela, da Guiana. Imbecil, ninguém ameaça a Venezuela"
Quinta 27/03/25 - 23h59O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, criticou o Secretário de Estado norte-americano Marco Rubio nesta quinta-feira (27), chamando-o de “imbecil” após declarações sobre a disputa territorial com a Guiana.
Rubio disse que os EUA poderiam usar força militar caso a Venezuela ataque o país vizinho.
“O idiota do Marco Rubio está lá fora ameaçando a Venezuela da Guiana. Imbecil, ninguém ameaça a Venezuela porque esta é a pátria dos libertadores, esta é a pátria de Bolívar, imbecil. E dizem que isto é um regime, uma ditadura. Marco Rubio nunca viu uma assembleia popular, nunca foi a um bairro porque eles são parte da elite corrupta de Miami, muito corrupta, que odeia a Venezuela”, disse.
Maduro reafirmou a posição venezuelana sobre a região de Essequibo, rica em petróleo, destacando que “ninguém ameaça a Venezuela” e mencionando a importância histórica do país.
Mais cedo, o Secretário de Estado dos EUA alertou Caracas que qualquer agressão contra a Guiana terá graves consequências.
A tensão entre os países cresce em meio à disputa pelo território estratégico.