Deputado encerrou protesto que fazia na Praça dos Três Poderes, após ordem do ministro Alexandre de Moraes
Sábado 26/07/25 - 6h54Na madrugada deste sábado, 26, o deputado federal Hélio Lopes, do Partido Libera do Rio de Janeiro, deixou o acampamento que havia montado horas antes na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em cumprimento à ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Na tarde de sexta-feira, Lopes instalou uma barraca no local e colocou um esparadrapo na boca, declarando-se em “jejum de silêncio” como forma de protesto contra as medidas impostas pelo STF ao ex‑presidente Jair Bolsonaro, que responde a processos.
Ainda na sexta, o deputado relatou nas redes sociais que sua motivação é expressar indignação com o que considera uma limitação à liberdade de expressão, sem incitar terceiros a seguir o mesmo ato.
O parlamentar contou com a companhia do deputado Coronel Chrisóstomo, também do PL, que se juntou ao protesto no fim do dia.
Ambos deixaram o local após a ordem de Moraes, que proibiu acampamentos em um raio de 1 quilômetro em torno da Praça dos Três Poderes, das áreas ministeriais e dos quartéis, sob pena de detenção.
O ex-presidente Jair Bolsonaro está usando tornozeleira eletrônica e proibido de se comunicar com filiados e familiares, como parte das medidas cautelares impostas pelo STF.