Polícia Federal - na manhã desta sexta-feira (quando é feriado em M. Claros, pelo Dia da Cidade) - prende secretária alvo de sanção dos Estados Unidos, e mais 6 pessoas
Sexta 03/07/26 - 7h21A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, dia 3 de julho (quando é feriado municipal em M. Claros pelo dia da cidade), a Operação Exchange com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada na lavagem de dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas.
Ao todo, são cumpridos 11 mandados de prisão temporária.
Até o momento, sete pessoas foram presas, entre elas mulher que foi alvo de sanções dos Estados Unidos na quarta-feira, dia 1º, por suposta ligação com o Primeiro Comando da Capital.
Um empresário, também sancionado pelos EUA, é procurado pela PF, mas estaria foragido.
Segundo as autoridades americanas, ele atuava como elo-chave entre operadores do PCC na Flórida e traficantes internacionais, tendo lavado mais de 30 milhões de dólares em criptomoedas.
Já a mulher é apontada como parente e secretária, auxiliando na coleta de grandes quantias em dinheiro.
As sanções norte-americanas bloqueiam todos os bens dos alvos que estejam nos Estados Unidos ou sob controle de cidadãos americanos.
Empresas e pessoas dos EUA ficam proibidas de realizar transações com os sancionados.
O governo brasileiro criticou a classificação do PCC como organização terrorista, defendendo que a cooperação internacional deve respeitar a soberania do país.
Todos os presos serão levados para a sede da PF em São Paulo.


