Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 16 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°46567
De: Mendes Data: Segunda 1/6/2009 10:47:03
Cidade: M Claros

Segundo a coluna de Kennedy Alencar da Folha de SP,a Petrobras deverá anunciar a descoberta de Gás no Noroeste de Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46565
De: Web Outros Data: Segunda 1/6/2009 10:21:56
Cidade: Belo Horizonte

Morte em tempo de paz

Manoel Hygino - Jornal "Hoje em Dia"

Quem acompanha os noticiários das televisões, as reportagens das radioemissoras e das editorias de polícia dos jornais, sobretudo os das capitais e grandes cidades brasileiras, se espanta com o assombroso relato de crimes contra a pessoa humana: quanto à perversidade como são perpetrados e pelo seu número.
A despeito das providências adotadas pelo poder público para conter a violência, ela existe e prolifera. Os relatórios oficiais são otimistas e animadores – cai o índice de criminalidade. No entanto, só pelo que se lê diariamente, nos meios de comunicação, verifica-se que a bruteza se manifesta em todas as suas modalidades. Diante de números irrefutáveis, a imprensa já compara os mortos no Brasil aos de guerras declaradas, ou não. Como no Iraque e entre israelenses e palestinos. São constatações que não nos deixam tranquilos e conformados com as ocorrências aqui.
Na Cidade Maravilhosa, há uma guerrilha urbana, que não se esconde. No Brasil, criou-se um banco de dados sobre homicídios em 1979. O “ranking” é liderado por Pernambuco e Espírito Santo, até há algum tempo. A partir de 2003, os casos apresentaram redução, mas a criminalidade demonstrou estar migrando para o Norte e o Nordeste, apesar de manter índices preocupantes no Sul/Sudeste.
Estudioso da violência, o economista Daniel Cerqueira, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, advertiu por um jornal paulista para a tragédia anunciada da segurança pública brasileira. Aliás, não faltam os que apontam soluções, que todavia não ocorrem.
Segundo Cerqueira, os políticos são responsáveis pela ausência de estratégias de médio e longo prazos que não se enquadram no calendário eleitoral. Propõe que deixem de ser reativos e meramente preventivos e se antecipem à violência e ao banditismo, fortaleçam-se em projetos sociais eficientes e em táticas de policiamento adaptadas a cada realidade. Mutatis mutandis, isso vem acontecendo, mas o resultado final não é dos mais convincentes. Não se há negar que o crime hoje é perpetrado em várias escalas sociais, econômicas, geográficas e etárias. Evidentemente, tem-se de trabalhar o futuro através da infância e da adolescência, esta já premida explicitamente ao crime.
Quanto aos bandidos, a situação se torna insuportável, porque em grande parcela recuperáveis e se terá de fazer vultosos investimentos em presídios. Cumpre gastar muitos nesses estabelecimentos, em detrimento da construção e manutenção da rede escolar. Para Cerqueira, “ações centradas nos incidentes, no crime em si, ou apenas na prevenção, não funcionam e estão ultrapassadas no mundo todo. O poder de polícia funciona melhor se for descentralizado e vier acompanhado de instrumentos de controle contra desvios de conduta. O primeiro contra a corrupção, o segundo a denúncia”.
Escamotear dados não diminuem ocorrências. Assim aconteceu nos Estados Unidos e Europa. É imprescindível um diagnóstico preciso e real. O que sabe é que, em 30 anos, o Brasil registrou 1 milhão de homicídios, conforme dadas computados pelo Data SI, do Ministério da Saúde. Crime não é, porém, caso apenas para a Polícia. Lá mesmo nos EUA e países europeus, definiram-se prioridades e se montaram programas com cruzamento de dados de saúde, levantamento de vítimas dos variados crimes, não apenas homicídios, e a descentralização das ações policiais. O Brasil precisa ser um país menos violento, eis a questão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46563
De: ANTONIO ATAYDE - TATÁ Data: Segunda 1/6/2009 10:03:51
Cidade: MONTES CLAROS  País: BR

Lamentavelmente está confirmado: Hilton Jadir, engenheiro da petrobrás, filho do Sr. Zé Xila ferroviário do bairro Santa Rita estava no voo da Air France que supostamente caiu no oceano atlântico nesta madrugada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46562
De: José Prates Data: Segunda 1/6/2009 09:25:31
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

MONTES CLAROS QUE NOS SURPREENDE

José Prates

A leitura do virtual montesclaros noticias que, no meu caso, é quase diária, nos vai deixando a par dos acontecimentos na cidade, e assim, não percebemos o seu grande desenvolvimento. Esse noticiário nos permite a sensação de vivermos ali, andando nas ruas estreitas cheias de povo, acompanhando de perto o seu desenvolvimento. Assim mesmo, quando surge uma noticia de maior vulto, a gente pára pra pensar e ai, nos vem à lembrança a Montes Claros do nosso tempo, muito importante na região, mas longe do que é hoje. Mas, não é sobre isto que queremos falar: é sobre esse supermercado Wal Mart que vai se instalar na Avenida Dr. Plínio Ribeiro – quando ouço esse nome, a figura do velho político vem-me à mente e a saudade bate forte. Eu o vejo no alpendre da casa, sentado na cadeira de balanço, com um livro na mão – Mas, vamos ao Wal Marte: supermercado importante que deve ser da mesma rede do Wal Key que conheci em Nova Orleans, quando fiquei sabendo que lá, alguns remédios, cuja venda não exige receita médica, são comercializados, também, em supermercados. Eu me lembro que comprei Tylnol. Mas, não é esse o assunto por enquanto. O assunto mesmo é o que nos mostra a vinda do Wal Mart para Montes Claros, trazido pelo grande crescimento do poder aquisitivo da população, resultado do desenvolvimento econômico do lugar, coisa que salta aos olhos dos grandes empresários e os levam a investir no lugar que já está colocado em destaque, no “rank” econômico do Estado.
Sem qualquer dúvida, é uma noticia que agrada e enche de orgulho milhares de montesclarenses que residem fora por circunstancias diversas, mas que ainda se sentem ligados ao lugar pelo amor à terra onde nasceram ou foram criados. Ai é que a gente fica pensando no passado, no tempo que vivíamos lá e perguntamos: cadê o armazém de “seu” Geraldo, a quitanda de “seu” João? O desenvolvimento econômico fez desaparecer com a chegada dos supermercados. É isso aí: o que acontece no cenário econômico, festejado por quase totalidade da população, afetou negativamente muita gente que vivia sustentada pelo seu pequeno empreendimento, como por exemplo, os “armazéns” de seu fulano, de beltrano ou de “seu” cicrano, um mini mercado que atendia, vendendo ao peso, o feijão, o arroz e a farinha; a banha de porco, o peixe salgado e a carne seca, quase tudo “no caderno,” com pagamento no final do mês. Ao final do ano, o dono do “armazém” dava ao freguês uma garrafa de vinho, como bonificação. Não existia esse “auto serviço” que preferem dizer self service, pra sofisticar a coisa. No armazém, depois do balcão, eram o dono e os empregados que atendiam os fregueses, com toda cortesia, pesando a mercadoria solicitada que estava exposta á vista do freguês, nos sacos de sessenta kilos colocados no chão, bem abertos expondo o produto, porque não havia, como hoje, nada empacotado em um, dois e cinco kilos. Hoje, o caderno é o cartão de crédito e ninguém ganha vinho de presente. O freguês é um numero, meramente um numero na avaliação do funcionário do Caixa que, ao final do período, cansada, nem sabe que numero atendeu. Reclamar de que? Isto é a evolução de que não podemos reclamar. Devemos até elogiar o crescimento do poder econômico do cidadão, antes humilde pedinte de um crédito no “armazém” de “seu” Manoel ou de “seu” João.
Não foi, apenas, Montes Claros que cresceu. O Brasil cresceu, desenvolveu-se e chegou à posição de oitava potencia econômica do mundo, saindo a passos largos do terceiro mundo para ingressar no primeiro, o que nos está deixando em parelha com países de alto desenvolvimento. Coisas impensáveis no passado as temos hoje, fazendo parte de nossa rotina de vida, como o carro na garage; o almoço no restaurante no horário da refeição, em vez da marmita aquecida no aquecedor a álcool; as estradas pavimentadas que nos permitem transporte rápido entre as cidades e a internet que nos liga ao mundo. Não sentimos o desenvolvimento porque se transformou em rotina o uso de coisas que, sequer, imaginávamos capazes de possuir ou que viesse a existir, como, por exemplo, o telefone móvel que chamamos de celular. Entretanto, não nos acostumamos muito rápido com tudo isso. É como os nossos filhos que crescem, tornam-se adultos, mas, nós os vemos sempre crianças e deles cuidamos como meninos.

(José Prates é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros de 1945 a 1958 quando foi removido para o Rio de Janeiro onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46561
De: Flávio Data: Segunda 1/6/2009 09:15:00
Cidade: Januária - MG  País: Brasil

Para completar reportagem que mostra tamanha incapacidade de nossas Câmaras Municipais, relato fato que a mim chegou quando em atendimento à Lei eleitoral que, 02 vereadores, ao comparecerem em Cartório para registrarem suas declarções de bens, em certo momento um destes se dirigiu ao outro e perguntou como se escrevia o seu nome e pasmem, assim o fez também o arguido. Ambos mal sabem escrever o próprio nome! Não é 1º de Abril. Acreditem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46560
De: Jornal Estado de Minas Data: Segunda 1/6/2009 07:49:54
Cidade: Belo Horizonte

SALÁRIOS NAS ALTURAS - Vereadores de cidades polo, como Juiz de Fora e Montes Claros, chegam a receber R$ 30 mil e R$ 22 mil, respectivamente, incluindo vencimentos, verbas indenizatórias e outros benefícios - Alan Rizzo, Luiz Ribeiro e Ricardo Beghini - Os altos salários dos vereadores mineiros, incluindo benefícios diversos como verbas de gabinete, conforme o Estado de Minas começou a mostrar ontem em série de reportagens, são mais impressionantes ainda nos municípios polo do estado. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a exemplo da prefeitura, a Câmara Municipal viveu no ano passado o pior momento de sua história. O então prefeito Alberto Bejani renunciou, depois de ser preso na Operação Pasárgada, da Polícia Federal, por envolvimento no desvio do Fundo de Participação dos Municípios. O escândalo envolvendo o ex-presidente da Câmara Vicente de Paula Oliveira (PTB), o Vicentão, suspeito de ligações com uma empresa contratada pela administração de Bejani, culminou com a renúncia do ex-vereador. Nas últimas eleições, ele não conseguiu se reeleger para o quinto mandato. Com a nova legislatura, o vereador mais votado do município, Bruno Siqueira (PMDB), que atuou como relator na CPI que investigou o ex-prefeito, assumiu a presidência da Casa. Ele adotou medidas administrativas e políticas em nome da transparência. Desde fevereiro, por exemplo, por um ato da Mesa Diretora, todos os gastos com verba de gabinete são especificados e apresentados de maneira individualizada no site de Câmara. “Tudo o que aconteceu facilita a implantação de medidas moralizadoras”, afirma. Mesmo assim, os vereadores ganham 15 salários por ano. Além do 13º, somam-se os vencimentos de ajuda de custo, paga em duas parcelas anuais, no início e encerramento do ano legislativo. O valor é o mesmo do subsídio mensal: R$ 9.288,05, o que corresponde a 75% dos ganhos dos deputados estaduais. Traslados “Não se justifica usar expedientes desenvolvidos e aplicados à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, onde os deputados gastam com traslados e nova moradia“, argumenta o vereador Wanderson Castelar (PT), que abriu mão dos vencimentos extras no início do mandato. Não bastassem os dois vencimentos totalmente incompatíveis com o padrão salarial do trabalhador brasileiro, os parlamentares recebem ainda duas verbas indenizatórias: a primeira é de R$ 5.382,37, para reembolso de despesas do mandato legislativo. A outra é paga ao parlamentar que comparecer a reuniões extraordinárias, ao limite máximo de quatro encontros mensais, podendo chegar a R$ 3.715,20. Ou seja, os salários e benefícios podem alcançar quase R$ 30 mil por mês. “Isso é ainda mais grave, pois representa adicional de quase 40% do salário. As reuniões extras ocorrem depois das ordinárias apenas para atender o regimento”, revela o vereador. Castelar tentou suprimir os dois benefícios em um projeto de lei, apresentando no primeiro dia de trabalho: 2 de janeiro. Mas a proposta foi derrotada por 14 votos contrários e apenas quatro favoráveis numa sexta-feira, véspera de carnaval. No dia 19, por outro lado, o vereador aprovou projeto que amplia a divulgação de gastos públicos na internet. A proposta torna obrigatória a publicação, nos sites do Legislativo e Executivo, de todas as despesas indenizadas ou feitas por adiantamentos, gastos com viagem e cartões corporativos da Câmara e prefeitura, incluindo os servidores públicos. O presidente da Câmara reforça que a bandeira dos salários não é da Mesa Diretora. “Se fosse menor ou maior, estaria justo, desde que dentro da legislação vigente”, resumiu Siqueira, que evidencia os resultados obtidos pela atual gestão. Depois que os gastos com a verba de gabinete passaram a ser publicados individualmente na internet, a economia é evidente. Em abril, as despesas de todos os vereadores com o benefício foi de R$ 72.516,21. O valor é quase 25% menor em relação ao mesmo mês de 2008. Para evitar abuso no uso da verba indenizatória, Siqueira, por ato da Mesa Diretora, limitou a 30% os gastos com combustíveis e lubrificantes. As mudanças também chegaram à administração da Casa.
"É o custo da democracia" - Em Montes Claros, no Norte de Minas, mesmo com um salário de R$ 8,6 mil, equivalente a 60% do salário dos deputados estaduais, os 15 vereadores só fazem duas sessões por semana. Se o valor for dividido pelo número de reuniões, cada parlamentar embolsa R$ 1,8 mil por encontro. O presidente da Câmara Municipal, Atos Mameluque (PMDB), não concorda com a matemática. Segundo ele, a atuação dos vereadores não é medida apenas pelas reuniões ordinárias. “Qualquer cidadão que achar que o trabalho do vereador se limita a oito reuniões mensais está redondamente enganado”, argumenta Mameluque, que considera o salário justo para a realidade local. Mas, além do subsídio, os vereadores têm direito a R$ 9,2 mil para contratação de pessoal e R$ 5 mil da verba de gabinete, o que significa que o custo mensal de cada vereador chega a R$ 22,9 mil. O valor é mais alto do que salário do prefeito Tadeu Leite (PMDB), de R$ 19,4 mil, e dos desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que recebem R$ 22,1 mil. Todas essas despesas, segundo o presidente da Casa, fazem parte do “custo da democracia”. Neste ano, o orçamento da Câmara deverá chegar a R$ 8 milhões. Vale lembrar que na última legislatura oito dos 15 vereadores da cidade foram presos na Operação Pombo Correio, da Polícia Federal, em 2006, acusados de usar notas fiscais falsas para receber R$ 5 mil por mês de verba de gabinete. O processo contra eles ainda tramita na Justiça. Dos oito vereadores detidos, três se reelegeram no ano passado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46557
De: Wendsnelson Data: Segunda 1/6/2009 06:18:39
Cidade: Montes Claros-MG

Chove agora na região sul de Moc, muita neblina nas Serras que dão acesso a Pirapora e Bocaíuva. Motoristas, cuidado redobrado! Farol baixo... velocidade reduzida...e pneus e freios em boas condições.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46547
De: João Carlos Data: Domingo 31/5/2009 09:52:37
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Boa a iniciativa de denunciar aqui o uso irregular de veículos públicos. Está em Montes claros, neste final de semana, o veículo HMN-8864 da Prefeitura de São João do Paraíso. É ocupado por um casal e uma adolescente. Hoje de manhã estava estacionado irregularmente na Rua Camilo Prates. Até a possível multa deverá ser paga pelo contribuínte, além do combustível, mecânica, etc. Os políticos continuam abusando da paciência do contribuinte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46546
De: Petrônio Braz Data: Domingo 31/5/2009 08:24:05
Cidade: Montes Claros/MG

Identidade cultural

A identidade é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma pessoa, de uma cidade ou de uma profissão. Não precisa ser, necessariamente, uma igualdade completa, quando referida a uma cidade ou profissão.
Passava, no início da noite de sábado, pela Rua Santa Maria quando um conjunto musical de samba de roda chamou a minha atenção. Eles se apresentavam em um barzinho. Parei para apreciar. Sou amante do samba. Eles tocavam e cantavam com marcante profissionalismo e natural satisfação, com os instrumentos básicos do samba de roda: pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho. Eles executavam músicas de Ataulfo Alves, Pixinguinha, Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, Carlos Jobim, João Gilberto, entre outros.
Pouco depois chegou à minha mesa o músico Cláudio Mineiro, competente profisional, que já esteve se apresentando em palcos da Europa. Em um dos pequenos intervalos ele perguntou-me o que eu considerava como identidade cultural de Montes Claros.
Lembre-me, naturalmente, do arroz com pequi e da carne-de-sol, os símbolos da culinária regional, sem me esquecer dos catopés. Mas lembrei-me de que o arroz com pequi está presente na culinária goiana e a carne-de-sol, a nossa carne serenada, é antes um símbolo de Mirabela, embora leve o nome de Montes Claros para o centro-sul do País. Assim, achei que Montes Claros se identifica melhor pelos Catopês, com sua concordância.
Rebuscando a origem dos catopés verifiquei ser muito antiga. Consta que em junho de 1760, no Rio de Janeiro, foi apresentada a dança por negros escravos, homenageando o casamento de D. Maria com D. Pedro. Folguedo afro-brasileiro que acompanhava, originariamente, as procissões de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Vemos anualmente, em Montes Claros, a sua apresentação em cortejo ao som de cantos, com o Mestre a conduzi-los. Embora seja visto em outras cidades ou regiões, como Serro/MG, os Grupos de Congado (Caboclinhos, Marujos e Catopés) identificam bem a cidade de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46542
De: JUCÉLIO Data: Sábado 30/5/2009 17:44:45
Cidade: JAÍBA  País: BRASIL

Passou a ser comentário geral em toda a cidade a notícia deste site que informou a população sobre o uso indevido de carro da Câmara Municipal. Existe possibilidade de protesto de moradores na próxima reunião da Câmara. Mesmo não acreditando que irá acontecer fala-se também em cassação. A comunidade de Jaíba agradece a informação.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46534
De: Carlos Alberto Junior Data: Sábado 30/5/2009 10:26:31
Cidade: Jaiba  País: Brasil

Fugitivo da cadeia de Montes Claros apronta na cidade de Jaíba, suspende as aulas de um educandario, rouba, agride varios pessoas reage a prisao e é morto pela PM de Jaíba

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46533
De: lobao Data: Sábado 30/5/2009 09:57:41
Cidade: moc mg

a nossa grande moc fica agradecida em saber que um de seus filhos,que ate entao chefiava a grande corporacao que e a policia federal de moc.este mesmo deixando o cargo para ocupar um escalao mais alto na sua carreira,trata-se do sr.marcelo eduardo de freitas,filho aqui do distrito de vila nova de minas.ao nosso nobre delegado,boa sorte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46532
De: Juvenal Data: Sábado 30/5/2009 09:12:33
Cidade: Montes Claros

Um detalhe: enquanto Diamantina saia às ruas, ontem à noite, para cantar modinhas, entre elas as memoráveis composições de M. Claros, na Catedral de nossa cidade, às 18h30m desta sexta-feira, era possível também ouvir as músicas de Coroação de João Chaves. De João, de Hermenegildo (Monzeca) e de Quininha Chaves, os três notáveis irmãos que produziram a mais bela poesia para coroar a Virgem, sempre no mês de maio, uma de nossas tradições que mais precisa ser preservada - como fez o saudoso padre Dudu, enquanto viveu. Aliás, é preciso ir de grupo em grupo, de escola em escola, de universidade em universidade, ensinar às nossas crianças de hoje, aos jovens, aos adultos, estas belas páginas musicais - para que não se percam. Uma é especialmente formosa e atravessa o século, cantada em outras regiões de Minas e do Brasil. Encanta escritores, poetas, cantores, vive nas páginas dos jornais, ultrapassa fronteiras, e diz assim:

"Vimos em nome do dia/
da noite, dos passarinhos,/
da luz, da relva, dos ninhos,/
do mar, do sol, da harmonia,/
das águas claras da fonte,/
de um povo que vos adora,/
esta coroa, senhora,/
colocar em vossa fronte!".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46530
De: Web - Chorografia Data: Sábado 30/5/2009 09:07:54
Cidade: Montes Claros/MG

Transcrição da Revista do Archivo Público Mineiro, editada em Ouro Preto, então capital de Minas, em 1897. O conteúdo, doze anos antes, em 1885, saiu no primeiro jornal de Montes Claros, “Correio do Norte”, fundado e editado pelo autor – o depois desembargador Antônio Augusto Veloso, pai da imprensa de Montes Claros. É o mais antigo documento sobre a história de Montes Claros - Parte 14 - (As partes anteriores estão arquivadas na seção Colunistas - Web - Chorografia)

Chorografia Mineira - Décima quarta parte

(Continuará, nos próximos dias, até a publicação de toda a "Chorografia")

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46529
De: Ruth Tupinambá Data: Sábado 30/5/2009 08:57:45
Cidade: Montes Claros/MG

Compensação da velhice

Ruth Tupinambá Graça

É interessante como o tempo se encarrega da modificar as coisas. Não só a paisagem, o aspecto e a estrutura de qualquer cidade, mas também de seus usos e costumes. Então, em se tratando das pessoas, o tempo não tem piedade e não há quem o segure, transformando lindos rostos num amontoado de rugas e manchas, e corpos saudáveis e ágeis, em corcundas. Nós não percebemos a passagem do tempo absorvidos com os prazeres da vida. Somente seus estragos nos alertam, lembrando-nos que o tempo passa e nem sempre sabemos ocupa-lo.
Vai-se a infância, a juventude, a mocidade, tudo tão rápido e a velhice se aproxima.
Começamos então a pensar, porque só então temos mais tempo para reflexões. Os sonhos vão se dissipando, os desejos e anseios da juventude vão diminuindo cada vez mais, a força e o vigor da mocidade, os desejos do sexo desaparecem e somente a realidade nos bate à porta.
Tudo é tão diferente! Diferente e triste e é quando nos sentimos sozinho. Olhamos para o passado e as lembranças povoam nossa mente. Parece tudo tão distante, chegamos a crer que foi tudo em sonho, um sonho tão gostoso!...
Como um filme lindo e colorido, as recordações permanecem gravadas em nossa retinha e constantemente a invocamos e insistimos em relembrá-las: amores que passaram por nossa vida, na adolescência e na juventude, quando o coração bate mais forte, cheio de sonhos e se transborda de paixões. Desejos insatisfeitos, beijos que não foram dados, que ficaram nos lábios, sonhos que não se realizaram, mas também, grandes amores que completaram nossa vida, encheram-na de prazer e felicidade e que para nossa tristeza, se foram, deixando saudades e marcas profundas em nosso coração.
Quem na vida não sofreu por alguém? Amor é vida, é bálsamo que acalma e alivia o sofrimento.
Nesta fase em que tudo nos parece tão triste e a vida sem sentido, que chegamos a acreditar que estamos realmente sozinhos, nunca se considere um velho sem um objetivo de vida, saiba envelhecer com otimismo.
Reaja, erga-se e não se entregue e não deixe que a solidão tome conta de você.
Procure um lazer, uma distração ou um trabalho, qualquer coisa para encher seu tempo.
Leia, escreva ou faça versos, volte a ser poeta enfrente a vida sonhando...
Se nada disto lhe der prazer (o que não me acontece), assuma o seu papel, mas assuma-o com alegria e seja a Vovó Coruja, agarre-se aos netinhos.
Ame-os com intensidade e entre beijos, abraços e mil carinhos, extravase seu coração, entregue-o a estas cabecinhas lindas e inocentes que são sua vida, seu sangue e são apenas crianças e na pureza de sua alma retribuem, em dobro, todo o seu carinho e ávidas pelo seu amor, sentem-se felizes e alegres com a maravilhosa companhia da querida vovó.

(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 94 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46528
De: Nonato Data: Sábado 30/5/2009 08:42:35
Cidade: Moc

Em relação as mensagens que mencionam o uso de carros oficias em beneficio próprio,gostaria de citar o uso de ambulancias e outros veiculos oficiais para praticarem o transporte clandestino de passageiro, principalmente na região da socomil,quando esses voltam para suas cidades de origem, já presenciei por muitas vezes motoristas de ambulancias exrcendo esta prática no local.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46525
De: stancovich maraiev Data: Sábado 30/5/2009 02:31:25
Cidade: Montes Claros / MG  País: BRASIL

caro alexandre escritor da mensagem n° 46467, infelizmente nem todos pensam igual ao senhor , é notório o aumento gradativo da violência, nos últimos anos em montes claros, desde que comessou esse absurdo, presos perigosos com seus parentes de cidades distantes, que não tem nenhum tipo de amor a nossa cidade e nem compromisso , não se esitam em espalhar o crime e terror por toda parte, se divertem com o medo dos nossos conterrâneos. não acredito em nenhuma atitude de alguem que seja competente para parar,acho que nem o prefeito tem esse poder, teria que ser deputados, mas... acho que devemos nos despedir da boa montes claros que conhecemos e guarda-la em nossas mentes, pois aqui sera uma segunda aterrorizadora ribeirão das neves.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46523
De: Renato Data: Sexta 29/5/2009 23:55:32
Cidade: Diamantina, antigo Tijuco

Diamantina foi às ruas, agora à noite. A Seresta - (que antecede a Vesperata desde sábado, festa do Divino) - cantou três vezes a montesclarina canção "Amo-te Muito", única capaz de disputar com "É A Ti, Flor dos Céus", atribuída a Diamantina e reconhecida por Montes Claros, a máxima preferência modinheira do Brasil. Entre os que cantaram com a Seresta de Diamantina, nesta noite, dois bisnetos do bardo João Chaves.

(Diamantina não cantou, mas prometeu cantar "Recorda-te de Mim", outra página de glória da composição lírica diamantinense, de M. Hygina:

Recorda-te de mim quando cismares
Por estas tardes de saudade infinda.
E a brisa perpassar entre as palmeiras.
Recorda-te de mim, que te amo ainda...

Quando ouvires o canto apaixonado
Do gentil rouxinol em tardes lindas,
E se tiveres lembranças do passado
Recorda-te de mim que te quero ainda....

Quando vires a tarde agonizante
Estender sobre a terra, o roseo manto
E o luar levantar-se magestoso
Recorda-te de mim, que te amo tanto...

Quando vires a linda borboleta
Saltitando além, de flor em flor
Com seu voo louco e incerto,
Recorda-te de mim, meu amor..

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46522
De: welerson Data: Sexta 29/5/2009 22:51:46
Cidade: Montes Claros

(...)Visitei a cidade de Maringá no Estado do Paraná e fiquei maravilhado com tamanha organização, limpeza e incentivo à práticas saudáveis de vida com a instalação de academias públicas espalhadas por toda cidade e instalação de feiras de produtos orgânicos (uma iniciativa inteligente pois população saudável tem como conseqüência menor gasto no setor da saúde pública) e a plena conservação dos parques e demais áreas verdes do município. Lembrando somente que a cidade de Maringá tem aproximadamente o mesmo porte do município de Montes Claros.Deixo aqui apenas esta reflexão para os que realmente amam esta cidade!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46521
De: Luiz Ortiga Data: Sexta 29/5/2009 22:48:46
Cidade: Brasilia/DF

Referente à mensagem 46504 do Sr.Waldir Senna - Antes de mais nada, é importantíssima e fundamental a participação de toda população, sugerindo e as enviando à Prefeitura que bem poderia abrir uma "caixa de sugestões"para tal, no sentido de que os estudos iniciais do planejameto/ordenamento da cidade considerte os anseios da população.
Nada de ficar chateados porque a assessora disse que a cidade não é bonita. Curitiba,antes do Jaime Lerner assumir como prefeito, era horrorosa, feiosa mesmo e o Jaime fez o milagre. Temos que estar com os corações abertos para aceitar as sugestões que virão, pois, em princípio, muitas serão consideradas caríssimas, fora de propósito, arrojadas, mas é conversando e trocando idéias que se chega lá. As intervenções serão radicais. O arquiteto e urbanista é dos melhores e o prefeito de Montes Claros começou acertando ao sentir a necessidade de um planejamento e na escolha do Jaime Lerner. Coincidentemente fui aluno dele na UnB e como montesclarense, de olho no que virá por aí, confiante que será da melhor qualidade técnica. Esperemos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46519
De: S. Rios Data: Sexta 29/5/2009 21:01:40
Cidade: M. Claros

Sinal dos tempos - choveu na saída sul de M. Claros, para BH, por volta das 4h da tarde deste fim de maio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46518
De: Santana Data: Sexta 29/5/2009 20:10:48
Cidade: SP

Da notícia de hoje do Estado de Minas, pinço a seguinte informação:
"Os dados mostram que Montes Claros tem, atualmente, 768 presos – 557 no presídio, que tem capacidade para 592; e 211 na cadeia, que pode abrigar 230"
Significa que a penitenciária de trânsito construída a toque de caixa na cidade, para receber presos de outras regiões de Minas, já está com sua capacidade quase estourada. E aí: a cidade vai permitir a construção de outra, para importar mais presos? Que tristeza, Montes Claros, reaja!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46517
De: Carmen Netto Data: Sexta 29/5/2009 19:42:47
Cidade: Bhte

PARA MINHA PROFESSORA ROSITA AQUINO

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa , sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”

Guimarães Rosa

90 anos de vida não é para qualquer um. Dona Rosita, além de ser uma protegida pelos deuses da genética, construiu sua vida sobre os pilares sólidos de nobres valores. Ela é a gentileza, a doçura, discrição, a simplicidade. Sempre me passou a imagem da professora ideal, que nunca trazia um motivo de amargura, antes, tinha um jeito sutil infinitamente delicado de tratar seus alunos. Dona Rosita faz parte do time de professores que plantam as sementes e elas enraízam dentro dos alunos, porque, acreditam que as verdadeiras aprendizagens passam pelo coração! E quantas lições aprendemos pelo coração nesta vida! Ela educava muito mais do que instruía. Ao lado do conhecimento em suas aulas não estimulava a competição, não fazia comparações, ela fazia seus alunos sentirem-se felizes. Estimulava à amizade, a compaixão, a solidariedade; e, o mais importante, mostrava a beleza da simplicidade, da vida com gosto de brigadeiro, pipoca e algodão doce.
Era o ano de 1950. Numa casa antiga na esquina das ruas Pedro II com Camilo Prates funcionava o Grupo Francisco Sá. Estava cursando o quarto ano primário. Minha professora, Dona Rosita Aquino, plantou na alma de uma menina sonhadora, sementes que brotaram e floresceram. Desse tempo não há como esquecer as histórias emocionantes do livro “Coração” de Edmund D’amicis que ela lia a cada sexta-feira e, continuava nas seguintes, pois as histórias eram imensas e belíssimas. Despertou-nos a sensibilidade da leitura de poesias. Lembro-me de “Os tamanquinhos” de Cecília Meireles, “A bola azul ”de Manoel Bandeira, “Pássaro cativo” de Olavo Bilac. A menina do grupo escolar cresceu achando que os livros são tesouros que ninguém pode roubar; e, hoje a arte da poesia e aquelas histórias e poemas vivem para sempre no adulto que a menina é. Outra lembrança: tínhamos dois cadernos do “Dever de Casa”. Dona Rosita levava-os diariamente para corrigi-los, e, era uma disputa entre nós que queríamos carregá-los até a sua casa na Dr. Veloso. Nem a fome nos impedia desse comportamento, porque era uma maneira de agradecer a quem queríamos tanto.
Querida Dona Rosita, quando li seu belo convite, fiquei tão emocionada em fazer parte da sua vida em algum momento! Infelizmente, não pude compartilhar pessoalmente da alegria do presente que Deus lhe concedeu: 90 anos de uma vida digna e exemplar! Aqui do meu cantinho escuto em sua homenagem “Aquarela do Brasil” que é o hino da alegria do brasileiro e, eu estou super feliz em homenagear uma professora que ajudou a construir esse país! Aproveite o seu dia de rainha! A senhora o fez por merecê-lo!
Existe ainda uma menina que me povoa. Continua alegre, amorosa, mergulhada em fantasias. Sexagenária, sonha com futuro promissor. Fazer o que... E é essa menina que foi sua aluna e a quem mostrou tantos caminhos que agradecida se atreve a dar-lhe algumas sugestões. Ter o privilégio de fazer 90 anos, lhe dar o direito de ter todo o tempo para a senhora e para os que ama; jogar conversa fora com os amigos; não querer escutar os problemas com muito detalhe; fazer de contas que não ouve quando o assunto é desagradável; não escutar as declarações da maioria corrupta dos políticos brasileiros; não cumprir formalidades nem sofrer à toa; e não se assustar com mais nada.
É viver como diz a letra da música: “Ando devagar porque já tive pressa”.

Com gratidão da aluna

Carmen Netto Victória

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46516
De: Paulo S. Alencar Data: Sexta 29/5/2009 17:33:01
Cidade: M. Claros

Enquanto no Brasil as penitenciarias não comportam o numero de presidiarios, vejam esta noticia:
Holanda pode fechar presídios por falta de presos Assim como o Brasil, a Holanda também vive uma crise em seu sistema prisional. Mas com uma pequena diferença: enquanto aqui faltam presídios, lá faltam presos. O país deve fechar pelo menos oito penitenciárias e demitir 1.200 funcionários este ano, porque há celas sobrando e carcereiros ociosos.O sistema holandês tem capacidade para até 14 mil presos, mas atualmente há apenas 12 mil detidos. De acordo com as autoridades, essa situação acontece porque a taxa de criminalidade vem caindo em todo o país, de acordo com o ministro da justiça, Nebahat Albayrak. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46512
De: Mário Lúcio C. Faria Data: Sexta 29/5/2009 16:11:08
Cidade: Montes Claros

Depois de vários anos ausente, retornei ontem da minha terra natal, a vizinha Bocaiúva, com os olhos lagrimejantes. Visitei a antiga Central do Brasil e alí deparei-me com uma cena estarrecedora: destruiram a Estação Ferroviária da cidade. Marco incontestável do começo da cidade, a estação está danificada. Roubaram-lhe o telhado, os caíbros, bancos, fios de telégrafos e seletivo, até as paredes foram destruídas quase que totalmente, de onde lhe retiraram os tijolos. Ao contrário de Capitão Eneas, onde a prefeitura reformou a estação ferroviaria, origem também daquela cidade, as autoridades de Bocaiúva, fecharam os olhos para a "Baixada da Estação" e nada fizeram para impedir a destruíção daquele patrimônio histórico. Está em total abadono aquela que foi e por onde chegaram e passaram os primeiros habitantes de Bocaiúva, como os nossos pais e avós. Prefeito, meu caro Ricardo Veloso, você também foi criado no bairro Pernambuco, e lhe peço que faça como o seu colega de Capitão Enéas que reformou e deu vida a estação daquele lugar. Aproveite as poucas paredes que ainda restam e faça reviver os velhos e inexquecivéis tempos da Estação Ferroviária.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46510
De: Vanessa Data: Sexta 29/5/2009 15:33:56
Cidade: Montes Claros

Em atenção a Mensagem 46507, de Hélio Moreira, eu tenho a dizer, que já vi os passarinhos catarem, que muitos dessas carrocinhas de som pertencem aos proprietários dessas lojas do ramo. É verdade ou mentira, não sei. Mas que pertubam muito, há, disso eu sei.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46507
De: Helio Moreira Data: Sexta 29/5/2009 15:21:56
Cidade: Montes Claros  País: apmggl

Concordo plenamente com o Carlos da mensagem 46502, não dá para andar no centro da cidade sem encontrar com uma carrocinha de cd. Este negocio é altamente lucrativo, vamos fazer umas contas: O preço médio de um cd pirata é R$ 4,00 – se ele vender 10 teremos R$ 40,00 em um dia, o que em um mês dará R$ 1.200,00 e em um ano totaliza R$ 14.400,00. Só que eles vendem muito mais de 10 cds por dia, eu já vi uma única pessoa comprar cinco cds de uma vez. Agora peguem este total e multipliquem pelo numero de carrocinhas de cd existentes em Montes Claros, é difícil até de contar quantas, pois são muitas. Esta atividade retirou do mercado montesclarense as lojas que vendiam cds ou dvds originais, muitos fecharam suas portas e outros mudaram de ramo. Como se vê, é a alegria de uns e tristeza de muitos outros. Sinceramente, dá vontade de ser camelô, que ocupa os melhores locais do centro comercial, pode ir e vir pela contramão ou não, comercializar em cima das calçadas e o melhor, sem pagar absolutamente nada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46506
De: Egídio Data: Sexta 29/5/2009 15:20:59
Cidade: M. Claros/MG

A concorrência funcionou. A empresa de celular pioneira de 3G acusou a entrada da segunda companhia no setor e, hoje ou amanhã, deve dobrar a capacidade do seu serviço em Montes Claros. Os clientes começavam a migrar...Viva a concorrência!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46504
De: Waldyr Senna Data: Sexta 29/05/2009
Cidade: Montes Claros

Feia e confusa

Waldyr Senna Batista

A fiscalização da Prefeitura, usando seu poder de polícia, agiu com rapidez e eficiência no caso da “esquina cega” da rua Dr. Veloso com D. Pedro II. A obra de reforma do prédio foi embargada, porque está irregular. E cabe assinalar que a penalidade foi aplicada antes da referência feita aqui sobre o assunto, na semana passada. É assim que se procede no cumprimento da lei, que existe para corrigir as falhas que valeram a classificação de “feio e confuso” ao centro da cidade dada pela emissária do urbanista Jaime Lerner que aqui esteve recolhendo elementos para a elaboração de projeto para o trânsito. A referência pode ser aplicada a toda a cidade, e não só ao centro.
A propósito, o leitor Luiz da Paixão Fernandes, médico, teve o capricho de anotar nada menos de 35 itens com sugestões para solução de problemas que complicam o cotidiano da cidade, dos quais, a seguir, são alinhados onze, com comentários adicionais do autor da coluna, com vistas à prefeitura.
1) Instalar nos auto-lotações canos de descarga voltados para cima, e não para baixo, como se faz, a fim de amenizar os efeitos da poluição.
2) Coibir o transporte de lixo, brita, areia e entulhos sem proteção de lonas, para evitar sujeira, lama, poeira e outros inconvenientes nas ruas.
3) Exigir dos donos de imóveis reparos nos passeios ( em muitos locais nem passeios existem), que são esburacados ou construídos com desníveis.
4) Ampliar a rede coletora de águas pluviais e fazer a manutenção da existente, cuja extensão é insignificante, mediante o desentupimento das bocas-de-lobo.
5) Dar sequência à pavimentação de ruas que, em certos bairros, por motivos ignorados(suspeita-se que devido a razões políticas, o que é vergonhoso), excluiu alguns quarteirões.
6) Atribuir a Montes Claros a condição de cidade evoluída, aparelhando-a com viadutos e trevos, de forma a facilitar o trânsito. Falta planejamento neste sentido, enquanto a população cresce, a frota de veículos se multiplica e as motocicletas ganham espaços preocupantes.
7) Os administradores da cidade, segundo o leitor, precisam viajar mais, conhecer outras regiões do país e do exterior e recolher, para aplicar aqui, experiências bem sucedidas. Ele lembra que, por ser a única de maior porte na região, Montes Claros não disputa a hegemonia com nenhuma outra cidade, o que poderia resultar em mais desenvolvimento, a exemplo do que ocorre no Triângulo, entre Uberaba e Uberlândia.
8) Fiscalizar com rigor obras de construção civil na cidade, setor em que impera total descontrole. A prática de se estender telhados sobre as calçadas é característica de desmando, sem que a Prefeitura mande demolir o que está errado.
9) Cuidar com esmero das vias de entrada da cidade. Na maioria delas o aspecto é lamentável, agravado pela proliferação de favelas. A única exceção é a nova avenida que leva a Francisco Sá.
10) A falta de placas de identificação na maioria das ruas da cidade é deficiência mais grave do que se imagina. Quem duvidar, pergunte aos carteiros e aos entregadores de mercadorias. A solução desse problema custaria quase nada, menos do que a Prefeitura está gastando para comprar as tintas usadas no inútil mel-de-coruja que realiza atualmente.
11) A ocupação de passeios e das pistas para preparação de massa para construções é uma constante. Acontece, também constantemente, de as ruas serem interditadas,por caminhões de grande porte, em pleno “pico” do trânsito, para que as poderosas empresas produtoras de concreto despejem sua carga.
Conclusão: se a Prefeitura se dispusesse a coibir pelo menos metade das irregularidades apontadas, contribuiria em muito para livrar a cidade do estigma de feia e confusa.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46502
De: Carlos Alberto Costa Data: Sexta 29/5/2009 12:06:11
Cidade: Montes Claros

Acompanho diariamente as noticias de M. Claros e região e é raro o dia em que não há alguem a reclamar de poluição sonora. Pois bem, alem de poluição sonora as tais carrocinhas de cd e dvd pirata tomaram conta do centro da cidade sem pagar um centavo de imposto, agua, luz e aluguel nos locais considerados os mais caros do centro comercial de Montes Claros. Milhões de reais são movimentados anualmente em pirataria e o poder publico nada faz.Como se não bastasse as tais carrocinhas ainda tumultuam o transito de automoveis e pedestres. As fotos que envio não são novidades, todos os dias é a mesma coisa. Por favor, publiquem estas fotos para que alguma autoridade tome providencias.Obrigado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46501
De: Josué Data: Sexta 29/5/2009 11:58:35
Cidade: M. Claros/MG

Ainda sobre a bela exposição (no Centro Cultural Hermes de Paula) sobre a vida e obra deste benemérito doutor Hermes. Vi lá -, fiz a foto e também a envio, em que o jovem doutor Hermes aparece aproveitando o sol quente em algum lugar do Rio de Janeiro. Presumo que já estava formado em medicina, pois escreveu - em antiga ortografia - abaixo da foto: "num dia quente, esquentando sol - processo homeopático". A exposição está, ou estava, no Centro Cultural Hermes de Paula. Peço que sua filha Virgínia, sempre atenciosa com o pai e, como ele, com a nossa história, escreva aqui algumas linhas sobre esta foto. É muito bom ser conterrâneo de um Homem como Hermes Augusto de Paula, por vastíssimos motivos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46500
De: Alberto Francisco Lopes Data: Sexta 29/5/2009 11:43:54
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Com referencia, ao uso de veículos públicos por funcionários e parentes, peço aos cidadãos que faça como eu, fotografe e vá ao MP e faça denuncia, foi o que fiz quanto ao um funcionário da Prefeitura de Montes Claros, ele estava usando um veiculo D-20 no sábado de aleluia para freqüentar barzinhos junto com sua esposa e filha, o MP esta tomando as devidas providencias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46498
De: Anísia Leite Data: Sexta 29/5/2009 11:00:24
Cidade: Montes Claros

Gente, se formos relatar aqui todos os casos de uso de bens públicos em favor próprio, seria quase impossível.Durante toda a semana passada, um funcionário do IEF - órgão estadual levou e buscou seus filhos na escola, no centro de Montes CLaros. COmo trabalho em frente a escola, fiquei observando aquilo e pensando em que pé se encontra a seriedade dos funcionários e dos órgãos públicos em nossa cidade.Peço que publiquem, por favor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46497
De: ELIZIÁRIO GONZAGA Data: Sexta 29/5/2009 09:14:59
Cidade: JAÍBA  País: Brasil

O carro da Câmara de Jaíba estar em Montes Claros é café pequeno. Este carro conhece de Caldas Novas às praias baianas. É um carro muito viajado. Enquanto isto, quem paga os deslocamentos dele se precisarem de uma viagem precisa pegar carona até no "caminhão do leite".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46496
De: Júlio Rebouças Data: Sexta 29/5/2009 09:00:42
Cidade: Montes Claros

Comentando a Mensagem N° 46471, não poderia deixar de apresentar alguns argumentos em relação a instalação da loja da rede de supermercados. O que temos visto em Montes Claros é o crescimento da atividade terciária, ou seja, o comércio, mostrando o aumento do consumo na cidade, que é uma mostra inconteste do desenvolvimento econômico municipal notadamente nos últimos 5 anos. É de se comemorar e muito. No entanto, a força da atividade econômica está na produção, tendo em vista a agregação de valor à matéria-prima primária. E a falta de novos empreemdimentos na região e em Montes Claros, mais especificamente, preocupa muito. Pelo contrário, temos vistos a redução da atividade de determinadas indústrias e o fechamento de outras, como foi o caso da indústria de torrefação de café que paralisou as suas atividades. Isso mostra que inexiste uma política pública de desenvolvimento econômico local de fato.A| atividade terciária, ou seja, a industrial é fundamental para o desenvolvimento econômico. Outro aspecto preocupante é que, apesar de inevitável e importante para a concorrência, a instalação de unidades de grandes corporações na cidade, acaba por inviabilizar a continuação das redes locais, os médio comerciantes, que aplicam os seus lucros na própria cidade. As grandes redes aplicam seus lucros e excedentes em outros locais, geralmente na sede da sua matriz.É importante que os políticos regionais reflitam sobre isso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46495
De: Ana Maria Data: Sexta 29/5/2009 08:56:36
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

A ambulancia de Curral de Dentro do município de S. Francisco, anda transitando passageiros parentes do motoristas como veiculo de passageiros, isto é um disparate ao dinheiro público, vamos anotar as placas e denunciar este abuso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46493
De: Jornal Estado de Minas Data: Sexta 29/5/2009 08:37:27
Cidade: Belo Horizonte

MP questiona obra na 135 - Luiz Ribeiro - O valor das obras de restauração da BR-135, principal ligação entre Belo Horizonte e o Norte de Minas, orçadas em cerca de R$ 488,9 milhões, está sendo questionado pelo Ministério Público Federal, que instaurou inquérito civil público para acompanhar os serviços recém-iniciados. O MPF argumenta que a recuperação de 300 quilômetros da rodovia, entre o entroncamento com a BR-040 (próximo a Curvelo) e Montes Claros, foi licitada como se a estrada "começasse do zero", o que elevou o custo da obra para quase meio bilhão de reais. Nos últimos anos, foram feitas várias reformas no trecho. O procurador da República em Montes Claros André de Vasconcelos Dias disse que o objetivo é obrigar o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) a explicar se os serviços executados foram considerados na licitação e se realmente existe a necessidade de novas obras, mesmo naqueles trechos recuperados nos últimos anos. "Sabemos que há trechos que foram recuperados e que agora vão necessitar de nova reforma, e isso acontece porque houve falhas ou omissão na fiscalização, que é de responsabilidade do Dnit", afirma o integrante do MPF, que instaurou o inquérito com o procurador Allan Versiane de Paula, também da Procuradoria da República em Montes Claros. Segundo o procurador, o Ministério Público Federal não tem nenhuma intenção de interromper as obras da BR-135, por compreender a importância da recuperação da rodovia para a região e para o estado. "O que queremos é que seja feita uma revisão do processo de licitação pelo Dnit, para que seja feita uma adequação, a fim de que não haja desperdício de dinheiro público em obras já executadas", afirma. Ele lembra que, se for possível o aproveitamento de 20% da malha antiga da rodovia (construída em 1971), por exemplo, isso representará uma economia expressiva de recursos públicos, tendo como base o custo total da obra. Uma das metas do Ministério Público Federal, acrescenta, é fiscalizar a qualidade das obras iniciadas recentemente, "para impedir que daqui a cinco a seis anos a estrada tenha de passar por nova reforma, gerando desperdício do dinheiro público".
De acordo com o Dnit, no projeto de restauração da BR-135 está prevista a remoção de toda a base asfáltica, substituindo-a por nova pavimentação, além da construção de acostamentos, alargamento de 29 pontes, criação da terceira pista em 55 quilômetros da estrada e melhoria do acesso às cidades ao longo da rodovia, entre outras medidas. O projeto foi elaborado por iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (ACI) e repassado ao departamento. Ex-presidente da entidade, o empresário Jamil Habib Cury justificou que estudos apontaram a necessidade de restauração completa da pavimentação da rodovia, já que o piso está muito desgastado e apresenta muitos defeitos. Já o procurador André de Vasconcelos salienta que, em procedimentos instaurados pelo MPF, foi constatado que desde 2004 foram realizadas várias obras de recuperação da rodovia e que determinados pontos foram, na verdade, inteiramente refeitos. Ele anunciou ter solicitado junto à Polícia Rodoviária Federal e à Controladoria-Geral da União (CGU) uma vistoria nos 300 quilômetros da BR-135 e um relatório sobre o seu atual estado de conservação, indicando a existência de trechos que poderiam ser aproveitados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46492
De: Jornal Estado de Minas Data: Sexta 29/5/2009 08:28:16
Cidade: Belo Horizonte

Presos serão devolvidos – Montes Claros – Vinte e dois detentos que estão no Presídio de Montes Claros serão transferidos, a partir de segunda-feira, para cidade de origem. O anúncio foi feito na manhã de ontem pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Há sete meses, 65 presos da cadeia de Patrocínio foram transferidos para Montes Claros, por causa da reforma da unidade daquela cidade. Como alguns já foram liberados, 35 continuariam no presídio, segundo a Pastoral Carcerária-a secretaria alega que são 22. Ontem, o juiz Izaias Caldeira Veloso, da Vara da Execuções Penais, mostrou aos deputados da Comissão Especial da Assembléia Legislativa que há na comarca cerca de 1.700 processos de Execução Penal e 1.300 do Tribunal de Júri, mas que conta com somente seis servidores para a tarefa, quando precisaria de no mínimo dez. Segundo ele, somente um defensor público atua na área e seriam necessários mais profissionais. Os deputados visitaram o Fórum Gonçalves Chaves e foram recebidos pelo juiz na secretaria da Vara de Execuções Penais, onde estava grande número de processos. A reivindicação para a criação de uma Vara de Júri, com o desmembramento das varas do Tribunal de Júri e de Execuções Penais, segundo Caldeira é mais difícil, pois o Tribunal de Justiça de Minas alega que falta recursos. Por isso, ele acredita que poderia ser indicado um juiz sumariante, para amenizar a situação. Caldeira garantiu que não há nenhum pedido de preso que não seja analisado em 90 dias. Os dados mostram que Montes Claros tem, atualmente, 768 presos – 557 no presídio, que tem capacidade para 592; e 211 na cadeia, que pode abrigar 230. Segundo a Seds, o município “tem os melhores resultados em progressão dos presos, pois foram atendidos 1.882 no primeiro quadrimestre deste ano, beneficiando 192”. Em reunião com o prefeito Luiz Tadeu Leite, o deputado Durval Ângelo disse que a prefeitura poderá receber os recursos para a construção da sede da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). Ele pertence à Comissão Estadual das Apacs e prometeu acelera a reivindicação do município.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46491
De: Petrônio Braz Data: Sexta 29/5/2009 08:26:54
Cidade: Montes Claros/MG

João Botelho Neto

Existem pessoas que realizaram muito e pouco são lembradas, e as que fizeram pouco e são muito lembradas, tudo depende do que se costumou chamar de status, definido em geral pelas condições financeiras, pela maior ou menor influência com contexto social.
João Botelho Neto é uma pessoa que fez muito e tem sido pouco lembrado. Ele foi o primeiro ocupante da Cadeira nº 15 da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco, que definiu a sua imortalidade terrestre. Foi membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, Cadeira nº 37. Ele foi antes de tudo um idealista. Indo além do pensamento, ele realizou muito dentro do seu conceito subjetivo de vida. Deu um sentido à vida como adepto talvez inconsciente do kantismo, colocando o valor de seu trabalho como o limite da própria razão. Situou a moral de seus atos na aplicação de uma razão prática de vida.
João Botelho nasceu em São Francisco, sendo filho de José Alves Botelho e de dona Emilia Neves Botelho. Técnico Agrícola diplomado pela Escola Média de Florestal, dedicou-se, como meio de vida, a atividades vinculadas à agropecuária.
Político atuante ele foi Vereador às Câmaras Municipais de Brasília de Minas e de São Francisco, mas sempre fez das atividades políticas uma forma de prestação efetiva de serviços às comunidades que serviu.
Ainda como político (a palavra político não cai bem em João Botelho) foi Chefe de Gabinete, em São Francisco, na administração do prefeito Aristomil Mendonça. Foi depois, em tempos alternados e administrações outras, Chefe do Departamento de Instrução, Saúde e Assistência Social, Chefe do Departamento de Obras Públicas, Secretário de Transporte, Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, mas ele foi, antes de tudo, um pesquisador da história, um ativista ecológico, um preservacionista.
Aposentado e conhecedor de que o meio ambiente em que vivemos afeta a vida, dedicou os anos finais de sua existência terrena em defesa de sua conservação.
Exerceu atividades jornalísticas, atuando na imprensa local onde tratou de temas de cunho social e ambiental.
João Botelho faleceu em São Francisco no dia 1º de novembro de 2007. Com Haroldo Lívio, estive naquela cidade por ocasião de seu sepultamento, representando as duas entidades culturais a que pertenceu. Naquele dia, como escreveu Haroldo Lívio, “O pavilhão brasileiro hasteado a meio pau, na entrada da Câmara dos Vereadores, em São Francisco, confirmava o decreto de luto oficial de dois dias pelo falecimento do ex-vereador João Botelho Neto, notório pesquisador da história local e ecologista consagrado. Merecidamente homenageado pela municipalidade e aplaudido por todas as pessoas que o
estimavam e admiravam, seu nome está imortalizado na galeria dos beneméritos de sua cidade por ter sido guardião do patrimônio histórico e cultural e zelador vigilante da Natureza. Cogita-se de sua indicação para patrono do centro cultural a ser implantado no prédio do antigo Cine Canoas, ora fechado”.
Lembrou Haroldo Lívio que ele “fundou a ONG Preservar, cujo nome diz tudo: preservação dos bens culturais e naturais para manter viva a memória de um povo rico em tradições. Sabe-se que o eminente historiador Brasiliano Braz registrou atos e fatos ocorridos no passado de São Francisco. E que o pesquisador João Botelho Neto batalhou para que a história local não caísse na vala comum do esquecimento coletivo”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46486
De: Web Outros Data: Sexta 29/5/2009 07:24:12
Cidade: Belo Horizonte

Uma hora memorável

Manoel Hygino - Jornal "Hoje em Dia"

Acanho-me em falar de minhas experiências. Mas, no dia 21 de maio, coube-me o lançamento de dois dos meus mais recentes trabalhos. Trata-se de um pequeno volume sobre Vargas - “Getúlio: de São Borja e São Borja”, e “Tempo de nascer: a obstetrícia em Minas”.
O ato foi no Auditório Vivaldi Moreira, da Academia Mineira de Letras, presente seu presidente, acadêmico Murilo Badaró, outros membros do sodalício, pessoas amigas e companheiros de ofício, gente da família que até Belo Horizonte se deslocou para o lançamento. Aliás, tudo valorizado pela participação do excelente Madrigal Renascentista, regido pelo maestro Marco Antônio Maia Drumond.
Uma noite memorável para o ancião que foi menino em Montes Claros e, sinceramente, não pensara galgar as escadas do velho prédio de residência de um dos maiores médicos de Belo Horizonte, Borges da Costa. Bem como do seu anexo, o auditório Vivaldi de um dos grandes entusiastas da Academia.
Em depoimento como este, temo descambar para o meramente social e trivial, ou para o emocional e piegas. Mas não se pode deixar de fazer um registro, que será, quem sabe?, o meu último. Em horas tais, repito o pensamento avoengo: ninguém sabe o dia de amanhã,
Durante a reunião, sem discursos, revi amigos antigos e conheci novos, entre os quais a bela gente da Aldrava, de Mariana, que levou um halo de alegria e juventude àqueles momentos. O pensamento e minha saudade vagavam pelas ruas estreitas de uma velha cidade norte-mineira. Nem poderia ser de outro jeito e maneira.
“Amo-te muito”, a bela modinha do inexcedível João Chaves, interpretada pelo Madrigal, encantou a Yeda Prates, enquanto meu coração parecia desfazer-se em lágrimas, de gratidão os que me o permitiram ser o que sou, em minha humildade e compreensão entre os homens de boa vontade.
A maioria não esteve presente simplesmente porque se fora, como os que nos iniciaram no caminho do bem do trabalho, os que apoiaram os passos primeiros no jornal e nos livros, os que prestigiaram com a leitura de nossos textos, comentando, elogiando ou criticando, mas sinceramente partícipes de nosso esforço.
Faltou o padre Murta, porque subira a escada antes. Mais recentemente, foi a vez de Olintho Silveira, intelectual de primeira linha, nascido no Brejo das Almas, hoje Francisco Sá, esposo de D. Yvone de Oliveira Silveira, símbolo da mulher a serviço das causas das letras.
Olyntho partiu, faltando dias para alcançar a histórica marca dos 100 anos, um campeão de vida e de operosidade, poeta e colaborador das folhas, digno e independente, atuante nas melhores frentes de batalha. Seu passamento emocionou as cidades em que nasceu e viveu, deixando um exemplo que as novas gerações deveriam receber como lição.
A Academia Montesclarense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros vestiram pesado luto. Haroldo Lívio disse do casal: “trabalhara pelo enriquecimento de nossa vida espiritual, sem descanso e apenas com o propósito de servir e participar do plantio da cidade das futuras gerações na implantação do ensino superior e de entidades voltadas para o aprimoramento de nosso nível intelectual”.
Irmão de Geraldo Silveira, outro intelectual e historiador, Oluntho foi lembrado por outro escritor da família. Maria Luiza Teles confessou: “A vida não tem misericórdia alguma com nossa dor, com nossa saudade. Ela continua inclemente, com suas exigências. E, mesmo com o coração partido, o peito oprimido, as lágrimas contidas ou não, a caminhada prossegue”. Evocou a palavra do pai: “Assim somos nós. As folhas todas vão caindo, pouco a pouco, para que a árvore se revista de folhas novas”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46484
De: Amiga Data: Sexta 29/5/2009 01:44:22
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil

Bom dia! Estou a cada dia mais assutada com a violência da nossa cidade! Ainda há pouco... às 22:30h desta quinta-feira... eu voltava do shopping com minha mãe. Passávamos pela Avenida que liga o Parque de Exposições ao Trevo próximo à Pampulha, quando olhamos para a ponte abaixo da linha férrea e vimos um homem jovem e alto, de boné se aproximando de um Senhor de idade que andava e empurrava a sua bicicleta junto ao corpo, provavelmente pq uma subida se aproxima e ele estava exausto. Repentinamente, quando o sujeito mais jovem se aproximou do Sr. ele deu um chute forte, atingindo aquele pobre homem e, provavelmente, trabalhador... tomando-lhe a bicicleta!!! Como a via é de intensa movimentação e trânsito rápido... não pude parar e confesso q fiquei sem reação! Quando olhei pelo retrovisor... vi o Sr. saí em disparada com uma sacola... assemelhada com uma marmita... e nos desesperamos... pq estava deserto e achamos q o sujeito poderia vir atrás do Sr. e fazer alguma. Fomos até lá na frente e contornamos o trevo (pq neste percurso não há retorno) para voltar e ver se poderíamos socorrê-lo de alguma maneira... caso o homem estivesse agredindo-lhe... além de roubar-lhe a bicicleta! Mas... acho q não consegui correr o suficiente... pois quando, finalmente, chegamos ao local... não avistamos mais nem o Sr. e nem o delinquente! Deus queira que nada de mais grave tenha acontecido! Agora eu fico pensando... quando presenciamos uma situação destas e reagimos impulsivamente contra um marginal destes... depois ainda somos tidos como culpados! Como fazer, então? Nos refugiarmos dentro de casa, sem direito de ir e vir? Estou angustiada e cada vez mais preocupada... que Deus olhe por nós! Obrigada!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46482
De: Oliva Data: Quinta 28/5/2009 22:41:43
Cidade: montes claros  País: Brasil

Quem esteve hoje, por volta de 14 horas no Makro Supermercado pode ver uma cena interessante, quase sempre flagrada em Brasília/DF. Um carro oficial (parati, placa HMN-7707) da Câmara Municipal de Jaíba, conduzia sem cerimônias parlamentares municipais para fazerem compras naquele estabelecimento comercial. Usar veículo oficial para interesse próprio é improbidade administrativa. Afronta a sociedade. Á vista do alcance deste instrumento de comunicação e da violação à lei e à moralidade, esperamos que a Câmara Municipal de Jaíba apure o caso, promova o devido ressarcimento do valor despendido com o uso do carro oficial e informe a sociedade (através do montesclaros.com). É o mínimo que o eleitor/contribuinte, tão acostumado a levar pandada dos políticos, espera neste caso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46471
De: montesclaros.com Data: Quinta 28/5/2009 16:04:22
Cidade: M. Claros

Futuras instalações do Wal-Mart

Os investimentos do grupo Wal-Mart (nascido nos EUA) em Montes Claros chegarão a 28 milhões de reais para, no prazo de cinco meses, fazer funcionar sua unidade na área onde durante décadas funcionou a fábrica de óculos Sion, na avenida Plínio Ribeiro (foto). Chamada de “Maxxi Montes Claros, a loja atuará no sistema “atacarejo” em área de cinco mil metros quadrados de vendas, gerando 130 empregos diretos - anunciou o diretor de operações do grupo, Marcelo Dalmaz, em entrevista agora à tarde, na prefeitura. O público-alvo é o pequeno comerciante, “que espera encontrar em um só mercado tudo o que precisa”. Seis mil itens estarão à venda, a “preços 5% mais baratos em relação a outros atacadistas, e 15% na comparação com concorrentes do varejo”, nos setores de açougue, laticínios, hortifrutigranjeiros, bazar, limpeza, bebidas, mercearia, bomboniére, congelados, higiene e framberia. Uma farmácia de 100m2 vai vender medicamentos genéricos (“com mais de 500 itens com preço máximo de 9,90 reais”) e mais de quatro mil itens. O pagamento de contas de água, luz, telefone, boletos bancários, etc., poderá ser feito durante e depois do expediente de funcionamento bancário, enquanto funcionar a loja. Haverá área para estacionamento específico de caminhões e vagas para 221 veículos. (No discurso de saudação aos diretores do grupo, o prefeito Tadeu Leite disse que a Wal-Mart tentou se instalar na cidade, ainda no ano passado, mas encontrou dificuldades, que foram superadas agora. Confirmou que o município trata também da instalação de centro atacadista de 760 lojas em área a ser fornecida pela prefeitura, nas proximidades do aeroporto de Montes Claros).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46467
De: Alexandre Data: Quinta 28/5/2009 11:31:06
Cidade: Belo Horizonte MG

28/05/09 - 11h16 - "Nesse período, já recebeu cem presos de Palmital, em Santa Luzia; 70 de Contagem; e 65 de Patrocínio"

Taí a confirmação, repetida por jornal aqui de BH, do autêntico presente de grego que a última administração municipal de Montes Claros permitiu que fosse feita com a população indefesa.Cedeu um terreno em área urbana da cidade, área habitada, já sabendo que o cadeião serviria de depósito de presos de outras regiões de Minas Gerais. Os presos estão sendo enviados, e se amontoando na cidade. Montes Claros, por sua tradição de cultura e pelos demais títulos que ostenta, não pode aceitar este tipo de coisa. Errou feio o prefeito anterior, mas isto não significa que a cidade deva pagar indefinidamente por esta grave omissão. O mais grave é que os parentes de presos perigosos acompanham os seus chefes e se mudam para as cidades para as quais eles são enviados. Agora, é preciso um mutirão cívico, unindo toda a cidade, vereadores, deputados, prefeitos, lideranças de clubes, entidades de classe, todos, para que pressionem fortemente para que Montes Claros urgentemente deixe de ser uma cidade de trânsito para presos de outras regiões. Conheço bem o assunto e esta é uma mobilização de alta prioridade, para que não piorem as condições de segurança desta Montes Claros de tantas tradições. Ou vocês aceitarão que a cidade mais musical de Minas vire uma cidade-penitenciária, por omissão de quem deveria ter defendido a população, ao admitir um "investimento" como este? (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46466
De: Grupo Banzé Data: Quinta 28/5/2009 10:54:28
Cidade: Montes Claros

Oi Flávio, legal a sua participação. Parece que no alto à direita estão Antonieta Silverio e Zecão. Estes que você identificou estão em que posição?Abraços

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46465
De: Jornal Estado de Minas Data: Quinta 28/5/2009 10:51:47
Cidade: Belo Horizonte

Wal-Mart vai instalar unidade em Montes Claros - Serão investidos R$ 28 milhões no empreendimento no Norte de Minas, com a previsão de gerar 130 empregos diretos - Luiz Ribeiro - Estado de Minas - O Wal-Mart, considerado a maior rede supermercadista do planeta, amplia seus investimentos em Minas e vai instalar uma unidade em Montes Claros, no Norte do Estado. O grupo vai montar um centro atacadista no prédio de uma antiga fábrica de óculos. Serão investidos R$ 28 milhões no empreendimento, com a previsão de gerar 130 empregos diretos. O grupo também acaba de iniciar a construção de uma outra loja em Belo Horizonte, com seus novos investimentos no Estado somando R$ 51 milhões. O anúncio da nova filial será feito nesta quinta-feira, às 14h30min, em reunião na prefeitura, com a presença do diretorde Operações do Wal-Mart, Marcelo Dalmar. Será instalado na cidade uma unidade do Maxxi Atacado, visando o atendimento a todo Norte de Minas. O atacadista vai ocupar uma área construída de aproxidamente 6 mil metros quadrados, com uma loja de cerca de 5 mil metros quadrados para atendimento no sistema "pegue-pague". O prédio da antiga fábrica de óculos será totalmente reformado, sendo que parte da estrutura do edifício será aproveitada como depósito. As obras já começaram e a intenção da empresa é concluí-las dentro de cinco meses, para que o atacadista inicie a comercialização em novembro ou, no máximo, até dezembro. O grupo já conta com duas lojas: uma em Contagem, na Grande BH, e uma filial em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Na semana passada, o grupo anunciou a instalação de uma loja do Maxxi Atacado na capital, que será construída no Barreiro. Fundado em 1962, nos Estados Unidos, o Wal-Mart atua, hoje, em 15 países. A empresa chegou ao Brasil em 1995 e tem, atualmente, 346 lojas em 18 estados, além do Distrito Federal, gerando em torno de 70 mil empregos no país. O faturamento do grupo no Brasil em 2008 foi de R$ 17 bilhões . Colaborou Graziela Reis)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46462
De: Jornal Estado de Minas Data: Quinta 28/5/2009 09:37:05
Cidade: Belo Horizonte

Líder de facção criminosa de São Paulo é preso em MG - O líder de uma facção criminosa de São Paulo foi preso na tarde desta quarta-feira em Montes Claros, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Federal, o suspeito, conhecido como "Didi Cabeludo" estava à frente da facção "Ninha" desde que o chefe anterior foi preso. Havia três mandados de prisão contra Didi Cabeludo. No momento em que foi abordado pela polícia, o suspeito presentou documento falso. Ainda segundo a PF, o homem era responsável por grande parte da distribuição de drogas em Montes Claros e região.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46461
De: Jornal O Tempo Data: Quinta 28/5/2009 09:35:31
Cidade: Belo Horizonte

Integrante de facção criminosa de SP é preso em Montes Claros - Maísa Capobiango - A Polícia Federal em Montes Claros, numa ação conjunta com o setor de inteligência da PF em São Paulo, prendeu nesta quarta-feira (27), um foragido da Justiça envolvido com o tráfico de drogas.
Segundo a PF, havia contra ele três mandados de prisão. Ao ser abordado pelos policiais federais, ele apresentou um documento falso. Ainda de acordo com a polícia, o homem faz parte de uma facção criminosa cujo chefe está detido no presídio de segurança máxima em Catanduvas. Ele acabou assumindo a liderança do grupo e estava escondido no estado de São Paulo. Segundo apurado pelos policiais, mesmo foragido, o acusado era o responsável por grande parte da distribuição de drogas em Montes Claros e região.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46460
De: Jornal Hoje em Dia Data: Quinta 28/5/2009 09:13:13
Cidade: Belo Horizonte

Rede investirá R$ 28 mi – Montes Claros – A rede atacadista e varejista Wal Wart vai anunciar hoje a instalação de uma loja em Montes Claros, em investimento, gerando 130 empregos diretos. A solenidade será às 14h30, no gabinete do prefeito Luiz Tadeu Leite, que receberá diretores da multinacional. O grupo norte-americano já comprou o prédio da antiga Siom, que pertencia à Coteminas, para instalar uma unidade atacadista. O município já conta com duas outras empresas no setor, o Makro, que começou a operar na cidade no ano passado, e o Villefort, em 2002. O Wal Mart chegou ao Brasil em 1995 e, atualmente, tem lojas em 18 estados, nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além do Distrito Federal. De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, o grupo trabalha com vários formatos de estabelecimentos – hipermercados, supermercados, atacado e loja de vizinhança. Com faturamento de R$ 17 bilhões em 2008, emprega 70 mil pessoas e ocupa a terceira posição no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Fundado em 1962, nos Estados Unidos, o Wal Mart acelerou sua expansão a partir de 1972, com a abertura da capital na Bolsa de Valores. No final dos anos 1970, a rede contava com 276 lojas em 11 estados. Em 1990, o grupo assumiu a posição de maior varejista dos Estados Unidos. Hoje, o Wal Mart conta com lojas e clubes de compra com 15 países, empregando cerca de 20 milhões de pessoas e atendimento mais de 176 milhões de clientes por semana.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46457
De: ismael mendes Data: Quinta 28/5/2009 08:30:27
Cidade: moc  País: bra

(...)Ontem fui providenciar cerca de um terreno meu em Campus Elízeos a 15 minutos de montes claros, saida para Janaúba e deparei com impostores que já tinham iniciado uma cerca em meu terreno. Através de conversa com vizinhos, eles informam que está havendo invazão de terrenos em Campus Elízeos por um grupo de pessoas que após apossarem vendem estes terrenos a terceiros.Bom ficar ligado!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: