Novo papa tem, hoje, 69 anos e 7 meses. Graduado em matemática, publicou trabalhos sobre a probabilidade de Deus existir
Sexta 09/05/25 - 13h46O Papa Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois, Estados Unidos, tem hoje 69 anos e 7 meses de idade.
Possui formação acadêmica que une ciência e fé.
Graduou-se em Matemática pela Universidade Villanova, na Pensilvânia, em 1977, aos 22 anos.
Villanova é uma instituição agostiniana, fundamentada nos ensinamentos de Santo Agostinho, que valorizam a busca pela verdade por meio da razão e da espiritualidade.
Após sua graduação, Prevost ingressou na Ordem de Santo Agostinho e foi ordenado sacerdote em 1982.
Obteve licenciatura e doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma.
Sua trajetória inclui missões no Peru, onde atuou como reitor de seminário e professor de Direito Canônico.
Em 1990, Robert Francis Prevost, atual Papa Leão XIV, publicou o livro Probabilidade e Explanação Teísta* pela Clarendon Press, da Universidade de Oxford.
Na obra, ele examina criticamente a "explicação teísta" — a tentativa de compreender o mundo e a vida a partir da existência de Deus — no contexto da filosofia moderna da religião.
Prevost também discutiu como essa abordagem se relaciona com a "teologia natural", que busca entender Deus por meio da razão e da observação do mundo, sem depender de revelações religiosas.
Na primeira parte do livro, ele analisa as ideias dos filósofos Richard Swinburne e Basil Mitchell, destacando as diferenças em seus métodos de justificação da crença religiosa.