Cercado por 2 porta-aviões nucleares, Irã diz aos Estados Unidos que pode enviá-los "ao fundo do mar". Confronto é próximo do Estreito de Ormuz, o lugar mais temido e provável para o início da 3ª Grande Guerra
Terça 17/02/26 - 6h23O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou já nesta terça-feira 17 que o presidente americano Donald Trump não conseguirá derrubar o regime iraniano e ameaçou afundar o porta-aviões USS Abraham Lincoln, que está posicionado nas proximidades do país .
Em discurso transmitido pela TV estatal, Khamenei declarou:
"O mais perigoso que o porta-aviões é a arma que pode enviá-lo ao fundo do mar" .
A declaração ocorre no mesmo dia em que representantes do Irã e dos Estados Unidos iniciam a segunda rodada de negociações indiretas em Genebra, mediadas por Omã, para tentar limitar o programa nuclear iraniano .
As conversas ocorrem sob forte tensão militar.
Os EUA mantêm dois porta-aviões na região, o USS Abraham Lincoln e o USS Gerald Ford, além de outros navios de guerra e jatos de combate .
Trump afirmou que estará envolvido "indiretamente" nas negociações e voltou a ameaçar o país do Oriente Médio caso não haja acordo.
"Não acho que eles queiram as consequências de não fechar um acordo", declarou o presidente americano .
Ao mesmo tempo, a Guarda Revolucionária do Irã iniciou exercícios militares no Estreito de Ormuz, rota vital para o transporte de petróleo, elevando ainda mais as tensões na região .


