Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 2 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°56218
De: Estado de Minas Data: Quarta 17/3/2010 10:30:56
Cidade: Belo Horizonte

Professores do Colégio Tiradentes são suspeitos de abuso sexual de alunas - Luiz Ribeiro - Dois professores do Colégio Tiradentes de Montes Claros, instituição ligada à Policia Militar, estão sendo investigados em processos administrativos por denúncias de abusos sexuais contra duas alunas menores de idade.A investigação foi confirmada, na terça-feira à tarde, pelo comandante da 11ª Região da PM da cidade, coronel Franklin de Paula Silveira; e pelo diretor do Colégio Tiradentes, tenente Amaury Lopes Machado.
O coronel Franklin de Silveira disse que os dois casos vêm sendo apurados desde o ano passado. Em um deles, o processo administrativo já foi concluído na "instância intermediária”, e o professor envolvido foi afastado temporariamente.Agora, o processo foi encaminhado para o comando geral da Polícia Militar, em Belo Horizonte, que tomará a decisão final. A outra denúncia ainda está sendo investigada em Montes Claros.
Tanto o coronel Franklin como o diretor do Colégio Tiradentes disseram que não podem dar detalhes sobre os casos porque as investigações ainda não chegaram ao final. Mas alegaram que os dois professores acusados não pertencem aos quadros da Polícia Militar e que a apuração está sendo acompanhada também pela Secretaria de Estado de Educação, já que o colégio é ligado ao sistema estadual de ensino.
Seduzida - O pai de uma das alunas disse na terça-feira que sua filha estava com 14 anos, quando foi seduzida por um professor de educação física. Ele declarou que, inicialmente, o professor prometeu que daria à aluna um presente de aniversário, "mas acabou dando um beijo forçado na menina". Depois disso, o professor teria encontrado a aluna numa sorveteria. "Ele chamou minha filha para dar uma voltinha. Levou ela para a casa dele e para um motel", disse o pai da menor, que trabalha como eletricista.
A denúncia também foi confirmada ao Estado de Minas pela filha do eletricista. "O professor me disse que ia me dar um presente. Depois, me levou para um motel", informou a adolescente que, hoje, está com 16 anos e estuda o segundo ano do ensino médio.
Aberta desde o ano passado, apuração vinha sendo mantida em sigilo e chegou em conhecimento agora por iniciativa do pai da adolescente, que procurou a imprensa. "Resolvi procurar a imprensa depois que vi o professor rindo da cara da minha filha", afirma o denunciante.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56208
De: Melo Data: Quarta 17/3/2010 06:38:46
Cidade: Montes Claros

Em visita recente a Montes Claros, parentes residentes em BH, se assustaram com o nível de degradação da qualidade de vida da cidade. Sempre foram admiradores e gostam daqui. Mas acharam o transito desorganizado (muito desrespeito às leis), se assustaram com as lojas de CDs falsificados e ficaram horrorizados com o excesso de barulho. Torcem para que tudo seja resolvido rapidamente e agradecem a acolhida do povo daqui (realmente muito especial).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56206
De: Fernando Data: Quarta 17/3/2010 00:49:44
Cidade: Coração de Jesus/MG

(...) O juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) decidiram, por unanimidade, na sessão plenária desta terça-feira (16), cassar o mandato do prefeito de Coração de Jesus, Antônio Cordeiro de Faria (PSDC), e de seu vice Pulquério Rabelo da Conceição (DEM). A decisão foi motivada pela desaprovação pela Câmara Municipal das contas públicas referentes ao exercício 2001, período em que Cordeiro esteve à frente da prefeitura da cidade, que fica no Norte de Minas. A chapa que ficou em segundo lugar, encabeçada por Ronaldo Mota Dias (PR), deverá assumir a prefeitura local, após o julgamento de eventual recurso no TSE.
A Lei Complementar nº 64/90 determina que são inelegíveis para qualquer cargo “os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se a questão houver sido ou estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 5 (cinco) anos seguintes, contados a partir da data da decisão”
De acordo com parecer do Ministério Público Eleitoral no processo, as razões pela rejeição das contas de Antônio Cordeiro de Faria pela Câmara dos Vereadores não se restringem ao preenchimento incorreto de dados na prestação de contas. Dizem respeito também à utilização de notas fiscais falsas. O processo foi relatado pelo juiz Maurício Torres, que afirmou que as irregularidades nas contas do então prefeito são insanáveis – o que gera inelegibilidade.
A decisão do TRE só terá efeito após o julgamento dos possíveis recursos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pois se trata de um recurso contra expedição de diploma (Art. 262 do Código Eleitoral) .

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56203
De: Alfredo Data: Terça 16/3/2010 22:51:07
Cidade: Montes Claros

Não entendo o pq de uma inflação tão baixa, e as contas de água e luz, estão vindo tão amargas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56200
De: Elton Data: Terça 16/3/2010 22:13:28
Cidade: Brasília Df

Aqui, em Brasília, o TRE cassou o mandato do governador Arruda, que está preso desde antes do Carnaval. Cassou agora à noite, com o voto de Minerva, de desempate, do presidente da Corte, o que signfica que ela, a corte, se partiu ao decidir o caso.
É quase certo que a defesa do agora ex-governador apele ao Tribunal Superior Eleitoral. Caso contrário, Arruda precisará ser enviado a uma prisão comum, como preso comum, no caso enviado à mal afamada Papuda, a prisão de Brasília. Enquanto o TSE decide se confirma a decisão desta noite, outras instâncias do Judiciário e também do Legislativo discutirão (longamente?) se a Câmara Distrital elege um governador-tampão até o fim do mandato, ou se o governador interino permanecerá no cargo até o fim de dezembro.
A coisa vai ficando cada vez pior, à medida que os passos constitucionais são tomados. Brasília está assim, neste transe, na festa dos seus 50 anos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56195
De: Petrônio Braz Data: Terça 16/3/2010 21:20:01
Cidade: Montes Claros/MG

Rotilio Manduca

O coronelismo, como se extrai de Vitor Nunes Leal, foi a primeira obra importante da moderna sociologia política brasileira. O coronel Joaquim Gomes de Ornelas inspirou o personagem Josafá Jumiro Ornelas, de Guimarães Rosa, em “Grande Sertão: Veredas”. Por outra via, endossada pelo antropólogo Saul Martins, Zé Bebelo, personagem do mesmo livro, é a encarnação de Rotílio Manduca.
Mas, quem foi o personagem que no livro “Grande Sertão: Veredas” ganhou o nome de Zé Bebelo? Rotílio de Souza Manduca está a merecer maiores pesquisas e melhores estudos sobre sua vida nos sertões de Minas Gerais. Saul Martins, no seu livro “Antônio Dó”, nos oferta duas fotografias autênticas, que identificam o homem, mas não retratam sua personalidade. De uma das fotografias extrai-se, pelo uniforme, que ele foi oficial comissionado da Polícia Militar de Minas Gerais.
Ainda segundo Saul Martins, Rotílio Manduca nasceu em 1885, em Remanso, na Bahia, cidade hoje submersa pelas águas da represa de Sobradinho. Lá estudou e tornou-se um autodidata. Ele era filho do casal José Bertoldo Manduca e Inácia de Loiola Manduca.
Quando pesquisava sobre Antônio Dó, muitas vezes deparei-me com informações sobre Rotilio Manduca, posto que viveram na mesma época histórica.
A fama de Rotílio Manduca como "justiceiro" começou cedo, na sua juventude, e corre ainda pelo rio São Francisco e sua lenda mantém-se viva e sempre lembrada em São Francisco, Brasília de Minas, Januária, Manga, Coração de Jesus, Várzea da Palma e Pirapora, principalmente.
No livro “Outubro de 1930” Virgílio de Mello Franco informa que a conspiração revolucionária de 1930, no sertão baiano/mineiro do rio São Francisco, foi articulada por Rotílio Manduca e João Duque (Carinhanha). Daí se extrai a importância desse militar-jagunço, que segundo consta, teria duas personalidades.
Um dos pontos mais marcantes de sua vida consiste exatamente nessa dupla personalidade. Não raras vezes ele deixava o sertão, a vida de “justiceiro” e subia o rio até Pirapora com destino a Belo Horizonte ou Rio de Janeiro, onde circulava livremente entre os membros da alta sociedade.
Sobre ele escreveu Alberto Deodato: “Em 1919, uma tarde, eu estava na Folha, de Medeiros de Albuquerque, de que era redator. Procurou-me um senhor moreno fechado. Apresentou-se-me: - Sou o coronel Rocha, de Brasília, amigo de Rotílio. Ele soube de sua formatura e me pediu lhe entregasse esse presente... Era o anel de grau. Um lindo anel, que sempre usei. Três meses quem me entra pelo quarto a dentro? O Rotílio de carne e osso. Moreno queimado. De óculos pretos. Bem vestido. Magro e ágil. Eu morava, agora, na rua da Lapa, 56. Um quarto de fundo, com duas camas: a minha e a do Ciro Vieira da Cunha. Enfiou a mala no meu quarto. Vinha passar uns dias comigo” (...) Arranjou-se numa rede atravessada. Não podia ficar em hotel. Não por falta de dinheiro. Mas porque vinha de um tiroteio no São Francisco. Viajou léguas e léguas de batina e óculos pretos, a cavalo. Trazia enorme apetrecho de disfarce: batina, barba, bigode, o diabo. De noite para o dia desapareceu, levando tudo que era seu. Um ano depois volta. Vai para um bom hotel. Livre da perseguição. Vai me visitar. (...) Foi aí que conheceu Manoel Bandeira, Ciro e Ribeiro Couto. O fraco desse sertanejo era a admiração pelos intelectuais. De uma feita, passo pela Brahma. E quem vejo – Rotílio Manduca, almoçando com Medeiros e Albuquerque, a quem eu havia apresentado na véspera. Com mais de um mês no Rio de Janeiro, Rotílio ficou amigo do Ministro Ataulpho de Paiva. Não sei como.”
No vale do rio São Francisco Rotilio Manduca era um “jagunço”, no Rio de Janeiro convivia com intelectuais. Mas o sertão de Guimarães Rosa era isto mesmo: "Sertão é onde manda quem é forte com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado!"
O vale do rio São Francisco, onde ainda se encontram presentes na memória tantos atos e numerosos fatos invulgares dignos de serem realçadas, está a reclamar de seus filhos, que tenham algum pendor pelas letras, que os façam conhecidos e exponham à vista os seus usos, costumes e tradições. É um vale com história, todavia, ainda não narrada. Ao se expor os anais do grande Vale é necessário ver, além do simples acidente geográfico, a alma do barranqueiro. Pesquisar e escrever sobre Rotilio Manduca é um desafio a todos os membros do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56174
De: jornalista Luiz Ribeiro Data: Terça 16/3/2010 09:23:59
Cidade: Montes Claros/MG

Tive imensa satisfação em assistir ao Jornal da Noite, da Rede Bandeirantes, ontem à tarde, e ver jornalista Willian Correa apresentando o telejornal, em substituição a Boris Casoy. Willian Correa é de Montes Claros. Tive a satisfação de ser seu colega no Colégio Biotécnico, turma que concluiu o terceiro ano do antigo segundo grau (atual ensino médio) em 1986. Daquela turma saíram muitos bons profissionais que hoje servem à cidade, a região e o País. E o Willian é um dos mais brilhantes deles. Desde quando estudante do antigo científico - enquanto eu ainda sonhava com o jornalismo -, ele já atuava na área, como um locutor da Rádio Montes Claros FM. Depois, Willian - cuja familia continua morando em Montes Claros (no Bairro Morada do Sol)- foi para Belo Horizonte, onde graduou-se em Comunicação, trabalhou em outras áreas e foi âncora de telejornais da TV Alterosa e da Rede Minas. De BH, seguiu para Brasília, onde foi repórter da Rede Globo e se transferiu para Band. Agora, assumiu a missão de substituir Boris Casoy, melhor âncora do País e um ícone do jornalismo brasileiro. Montes Claros deve ser enaltecer filhos ilustres como Willian Correa, que projeta o nome de nossa cidade. Um orgulho de todos nós.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56172
De: Fabrício Data: Terça 16/3/2010 09:00:42
Cidade: M Claros  País: Brasil

Faleceu ontem Roberto Barbosa, funcionário da Freiopeças e sócio do Bar O Rancho. O corpo está sendo velado na Santa Casa e o sepultamento está marcado para as 14 h.Que Deus conforte aos familiares

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56171
De: Aurice Mariza Data: Terça 16/3/2010 08:42:40
Cidade: Los AngelesCalifornia/US

Sao apenas 4:35 da manha de terca feira,16 de marco de 2010, estava eu dormindo quando senti tudo sacudindo em meu quarto, pensei que era um sonho, "mas nao" era realidade, "A TERRA TREMEU" levantei assustada e sai do quarto as outras companheiras da casa sairam dos seus quartos todas assustadas perguntando que estava acontecendo! O panico realmente e grande, mas a graca de Deus e maior e que ele nos cobrem com seu manto sagrado!Brasil orem por nos para que nunca sejamos vitimas com Haiti e Chile! Amo todos vcs!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56167
De: César Data: Terça 16/3/2010 08:08:32
Cidade: Montes Claros

Fui com dileto amigo ver de perto a "ferida" aberta na encosta dos montes claros, e que ainda pode ser vista a quilômetros de distância. Na rápida permanência, pude notar:
1 - as águas de março, proporcionalmente poucas, abriram sulcos no corte, em forma de platô, executado no terreno. Uso a palavra execução, pois foi o que houve.
2 - toneladas de terra foram tiradas dali e depositadas numa área próxima, fazendo um promontório que, no futuro, receberia casa de recepções. Ouvi.
3 - a rede elétrica, construída no meio da mataria (pelo poder público da época ou pelo loteador?) foi toda roubada. Levaram os fios todos. Ficaram os postes, como pontos de interrogação, mudos, silenciosos.
4 - Perto, numa baixa ainda muito verde ao pé da encosta, mas afastada do maciço, está anunciado mais um condomínio fechado, com a extensão de uma avenida.
5 - A mutilação que originou a "ferida" é profunda, doída; a prova está na falta que as árvores fazem naquele maciço, entre elas, aroeiras. Umas chamam, clamam pelas outras, arrancadas.
6 - vendo de perto a agressão ao patrimônio natural aumenta a pergunta: como os órgãos "ambientalistas" aceitaram, calaram-se, permitiram tamanha ousadia, sem que nenhum, nem um, levantasse a voz?
7 - (para parar neste número cabalístico): - soube que as propriedades na encosta nasceram na forma de chácaras - e com a marca definitiva de "indivisíveis". Uma força superior, não de agora, mas de alguns anos atrás, conseguiu transformar o "indivisível" em "divisível", razão primária da "ferida" que nasceu na serra e doeu, e dói, em todos nós. Pode ser que a chaga ali seja ainda mais profunda.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56165
De: Carlos Data: Terça 16/3/2010 00:31:23
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

(...) Moro no bairro Delfino e também fui incomodado a noite toda com o barulho do som executado no Parque de Exposições. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56152
De: UFMG Data: Segunda 15/3/2010 15:45:50
Cidade: Montes Claros/MG

(...) A UFMG inaugura em Montes Claros, no dia 17 de março, o Espaço UFMG-Fundep e a Moradia Universitária Cyro dos Anjos. O primeiro trata-se de um centro cultural que vai sediar a Sertaneja, biblioteca de temáticas do sertão, uma filial da Livraria UFMG e um escritório de representação da Fundep, fundação de apoio da Universidade. A moradia universitária é destinada a abrigar estudantes do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), unidade acadêmica que funciona em Montes Claros. A solenidade de inauguração, com a presença do reitor Ronaldo Tadêu Pena, será às 10h30, no auditório do ICA. (...). O acervo – livros, enciclopédias, discos em vinil, DVDs e outros suportes com conteúdo – está sendo adquirido por meio de parceria entre a UFMG e a Secretaria de Cultura de Minas Gerais, que investiu R$ 150 mil na compra do acervo inicial. Só de livros, já foram adquiridos 574 exemplares de 482 títulos diferentes. Dentre as obras, estão algumas raridades como exemplares das primeiras edições de Grande Sertão: Veredas (lançado em 1956) e Primeiras Estórias (lançado em 1962), dois clássicos da literatura escritos por Guimarães Rosa.A livraria que funcionará no espaço, mantida pela Editora UFMG, atenderá, principalmente, o público universitário, não apenas do ICA, mas também das outras 17 instituições de ensino superior presentes na cidade.
Moradia universitária - No Bairro Universitário, nas vizinhanças de seu campus regional, a UFMG inaugura a moradia universitária, obra que vem atender uma demanda crescente desde o ano de 2009, quando o ICA passou a oferecer os cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Ambiental, Ciências de Alimentos e Administração. Construída pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), é inspirada nos projetos das moradias Ouro Preto I e II, de Belo Horizonte. (...)No total são oferecidas 108 vagas divididas em dois blocos de quatro andares, sendo dois apartamentos por andar. (...) Para dar nome à moradia, foi escolhido o escritor Cyro dos Anjos, natural de Montes Claros. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56147
De: nonato Data: Segunda 15/3/2010 13:03:45
Cidade: moc/mg

Moro no bairro cidade nova e o barulho de som gerado de festa no parque de exposições no sabado,perturbou o sono dos moradores aqui também.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56145
De: Jose Gonçalves Data: Segunda 15/3/2010 12:06:11
Cidade: Mompach  País: Luxemburgo

Como todos fazem suas viagens por nossa Montes Claros, vou relatar uma cujo percurso foi uma das mais gratas realizações em minha vida. Era início do ano de 1960 e saí de casa, localizada na rua Rayo Christoff, onde morávamos em companhia do meu avô, Salvador Rametta, em direção à Escola Normal, onde assistiria à primeira aula de minha carreira de estudante. Acomodado no "quadro" da bicicleta preta da marca Merck-Swiss, era levado por meu tio Waldyr Rametta, que lecionava matemática, e também se encaminhava para mais uma de suas aulas. O trajeto, para mim, era longo. Atravessar toda a Avenida Afonso Pena, passando pelo casarão do Dr. Alpheu, seguir em direção à casa de "seu" Cocó" que sempre cumprimentava com o tradicional "bom dia, como vai sua tia", ver o Samdu,ter cuidado com o "trânsito" em frente à oficina de caminhões da Mercedes-Benz, subir a Rua 15 (Presidente Vargas), e não babar de vontade ao ver os deliciosos picolés do Bar Sibéria, descer a Dr. Veloso até a praça da Matriz, continuar pela rua D. Eva e chegar ao majestoso predio educacional. Tem que se contar que não existia calçamento na avenida e que só à partir da rua 15 havia a parte pavimentada, com paralelepípedos irregulares. Uma dor só no traseiro e pernas de quem se encontrava atravessado no "cano" da bicicleta. Logo ao chegar, a rua cheia de alunos, notava-se o burburinho no bar do Sô Caribé. Eu, que já tinha a minha merendeira, abarrotada com pão com salame e uma garrafinha de groselha, fui direto para dentro do prédio. Logo na entrada, um homem de bigodinho fino, meio magricela, recebeu-me o porteiro Plínio. Logo à frente, uma senhora assentada, com um tricô no colo, cumprimentou-nos. Era Dona Antônia, inspetora de alunos. O piso do velho prédio rangia sob o caminhar dos passantes. As frestas das tábuas permitiam ver o andar de baixo e também o de cima. Em uma sala grande se reuniam os professores das diversas séries. Naquela época não chamávamos nossas professoras de "Tia". Lá estavam "Donas" Jovelina Pinheiro, Stella Maris, as irmãs Melo Franco (Cleuza, Cleide,Neize, Neide, Neuza (esquecí alguma?), D. Dulce, Prof. Francolino, Zezinho Fonseca, Terezinha Guimarães, Toninho Baleiro, Antonio Augusto, Prof. Marcio e muitos outros. O ensino se diversificava entre o "primário" "ginasial" "normal" e "científico", o que ocasionava a reunião de diversas classes de educadores. Assim, atravessando um corredor, descí a escada que dava para um pátio e onde se localiizava a minha primeira sala de aula. Os colegas eram muitos. Das mulheres, lembro-me de Cristina Caribé, Luiza, filha, de Altinin da Prefeitura, Nanae Takaki, Carmen Lucia Antunes, Celeide Santos, Fátima (filha de Firmino Paco-Paco). No time dos homens "jogavam" Aliomar Assis, Cleber Veloso, Eduardo Storino, Antonio de Padua (faleceu eletrocutado em uma chuva), Zé Antonio (depois trabalhou comigo na Tok). Já contei aquí nesse mural, há coisa de tres anos, que passei alguns "apertos" nesse dia. Mas não vou relembrar que mijei na calça por vergonha de pedir para ir à casinha.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56143
De: Maurílio Data: Segunda 15/3/2010 12:01:38
Cidade: Montes Claros/MG

É grande o incômodo causado por uma loja de aparelho de som para carro, na rua Juramento, no bairro Roxo Verde. A qualquer hora do dia, o dono da loja retira da garagem seus dois possantes carros importados, os coloca na rua, abre as portas e deixa o som ligado no último volume. A partir daí, ninguém mais consegue dormir ou se comunicar dentro ou fora de casa. É uma verdadeira poluição sonora. Tudo isso associado ao já barulhento trânsito daquela rua, que tem pista dupla. Cadê a polícia ambiental que nada faz?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56142
De: Waldomiro Data: Segunda 15/3/2010 11:42:52
Cidade: Montes Claros

A secretaria do Meio Ambiente tem orçamento de 4 milhões de reais, só este ano, e não vê o que acontece na cidade?? Vai levar a administração para o buraco, resvalando também no presidente da Câmara dos Vereadores, que é irmão do secretário e o seu avalista no cargo. (...) É um desastre.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56141
De: Carlos Costa Data: Segunda 15/3/2010 11:30:02
Cidade: Montes Claros

Caixas acústicas colocadas de maneira que o som abranja a maior distancia possível, pressão sonora elevadíssima levando em conta que os sons graves se espalham para todos os lados, incluindo a parte de trás das caixas. O fato de o som ser ouvido a longas distancias se deve ao modo de que como foi montado o sistema de som, ou seja, é intencional fazer com que o som chegue a longas distancias. O fato de o som atingir varias partes da cidade em alto volume não é um fato decorrente do relevo, temperatura ou qualquer outro fator da natureza. São pessoas que dizem ser “profissionais” em eventos e sonorização que desconhecem as leis do meio ambiente e não sabem que quem deve ouvir o som é quem está do lado de dentro e pagou o ingresso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56138
De: PM Data: Segunda 15/3/2010 10:50:41
Cidade: Montes Claros/MG

BO 14.712/10: A Polícia Militar registrou, na noite de sábado (13), uma ocorrência de acidente de trânsito com vitima fatal, no bairro Monte Carmelo.Segundo o relato dos condutores e testemunhas, o veículo GM Chevette, cor cinza, placa GLT 6518, ano 1992, conduzido por D. A. V. de 24 anos, que transitava pela via sentido trevo da Sion/Trevo da Real, parou para adentrar na rua Safira, momento em que a motocicleta Honda CG 125 Titan, cor azul, placa GRU 9828, ano 1996, conduzida por S. S. M. F. de 17 anos, abalroou na traseira lado esquerdo do Chevette.O Condutor S. S. M. F. em ato contínuo, abalroou contra o veículo GM Opala, cor marron, placa GQB 0525, ano 1979, conduzido por F. M. A. A. J. de 31 anos, que transitava em sentido oposto e a motocicleta Honda CG 150 Titan, cor preta, placa HKB 8089, ano 2008, conduzida por Mateus Martins da Silva, 19 anos, que caiu ao solo, sendo atropelado por um veículo Van, cor branca, sem maiores dados, que transitava a retaguarda do veículo Opala, sendo que o condutor evadiu do local sem prestar socorro a vítima, que teve afundamento do crânio, falecendo no local.
O Condutor da motocicleta Honda Titan cor azul, S. S. M. F. que também evadiu do local sendo localizado posteriormente, sofreu escoriações na perna esquerda e queixava de dores no tornozelo esquerdo, e alegou ter fugido do local por ser inabilitado.O Referido condutor foi apreendido em flagrante por gerar perigo de dano, assim como o condutor do GM Chevette que também é inabilitado e gerou perigo de dano, sendo entregue na Delegacia de Polícia.Os veículos foram autuados e liberados no local devido a falta de reboque. Perícia técnica compareceu ao local procedendo os levantamentos de praxe.A Motocicleta da vítima fatal foi liberada para os familiares.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56136
De: Gustavo Data: Segunda 15/3/2010 10:33:03
Cidade: Montes Claros MG

Já que a Secretaria do Meio Ambiente em Montes Claros não faz jus ao nome, as pessoas que forem incomodadas pelo barulho de festas devem chamar a Policia Militar e registrar um Boletim de Ocorrência. O papel da Policia Militar vai bem alem de registrarem este tipo de ocorrência. Numa cidade com quase quatrocentos mil habitantes a Policia tem outras ocorrências de maior relevância. Mas diante da inoperância desta tal Secretaria de 1/2 Ambiente, não há alternativa senão chamar a Policia e registrar um BO. Vejam bem: Existem leis federais, estaduais e municipais que não estão sendo cumpridas. É uma violência, temos que escutar um som, ou melhor, barulho “na marra” produzido nas festas ou nos carros com usinas de som, sendo que há leis que proíbem este abuso e simplesmente estas leis nunca são cumpridas, são simplesmente ignoradas, tanto pelos promotores dos eventos como também pela Secretaria do 1/2 Ambiente, daí não temos alternativas senão chamar a Policia. Eu já reclamei muitas vezes por causa do barulho e não obtive êxito. Hoje durmo bem melhor, aproveitei um barracão nos fundos da minha residência e fiz um pequeno quarto com parede dupla e lã de vidro entre elas, coloquei uma janela acústica, que nada mais é do que ao invés de uma lamina de vidro são duas laminas, lado a lado. Logo abaixo das telhas, coloquei lã de vidro de alta densidade e fiz um forro com gesso acartonado. Se a tal Secretaria do 1/2 Ambiente cumprisse o seu papel eu não precisaria ter tanto trabalho para ter o DIREITO de descansar ou dormir.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56135
De: Jr. Data: Segunda 15/3/2010 10:24:01
Cidade: montes claros

com relação ao barulho do parque de exposições, é válido lembrar que, realmente algumas pessoas que moram próximas do parque não ouvem o som tão alto quanto alguém que more a cinco km de distancia. Este fato se dá devido a projeção das caixas de som que são voltadas para uma determinada direção, então quem mora numa posição atras das caixas realmente ouve o barulho em muito menor intensidade. Outro fato é o de que o som se propaga em linha reta, neste caso, quem mora próxino ao parque porém numa região mais baixa, escuta menos o som do quem mora distante porém na mesma altitude das caixas de som do parque. Este esclarecimento serve apenas para que os muralistas, todos com as suas razões, evitem se degladiar e assim o assunto não mude de foco pois ele é real e merece uma solução urgente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56134
De: Patty Data: Segunda 15/3/2010 10:07:56
Cidade: MONTES CLAROS

Alguem tem noticia do acidente que aconteceu em frente ao Chimarrão, sabado? pareceu que envolveu duas ou tres motos mais um carro.A frente de uma das motos estava irreconhecivel e tinha um rapaz no caido ao chão a mais de quatro metros do carro,nos deu a impressão de que estava em altissima velocidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56133
De: Giovanne Data: Segunda 15/3/2010 10:07:30
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Gostaria de comentar a respeito de acidentes como este na avenida Dep. Plínio Ribeiro q tira a vida d mais um jovem, porém não é o trânsito só q mata é o grande consumo de bebida e drogas nestes eventos e depois vão para as ruas e transformam seus veículos em armas contra a população e as vezes contra si mesmos no domingo pela manhã varios pessoas como os mesmos abádas estavam em um veiculo Hiundai na Santa Maria em frente a padaria Marron Glace eles passaram em alata velocidade na contra quase atropelando pessoas q por ali transitavam, mas nesta hora a policia e as cameras só enchergam motoqueiros q por ter um poder aquisitivo inferior aos dos filhinhos de papai em seus carros importados são marginalizados pela policia e população...(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56131
De: Ana Cardoso Data: Segunda 15/3/2010 09:52:03
Cidade: Montes Claros

(...)" Na madrugada de ontem, acordei com o som de um carro na avenida Donato Quintino... o barulho era assustador! E a música? Fuscão Preto! Existe explicação pra isso?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56130
De: Andrea Data: Segunda 15/3/2010 09:37:04
Cidade: Montes Claros/MG  País: BRASIL

quero registrar aqui indignação contra o "pediatra" dr.(...) (nem sei se devo considerá-lo como "doutor".na madrugada de sábado uma criança de apenas 03 meses(prematuro)passa o dia inteiro chorando,a mãe desesperada sem saber o que fazer o leva ao hospital aroldo tourinho onde la estava o tal dr (...) que a tratou como um bicho ao consultar o bebê e dizer que "gás" não é motivo para levar criança ao hospital, irritado sem ao menos explicar a mãe o que estava acontecendo disse que não aguenta isso ,empurrou a tal consulta para os acadêmicos que ali estavam para continuar o atendimento.é lamentável que as pessoas só se formam para ter um titulo de "médico".a medicina é para quem tem dom e não dinheiro.meu deus o que passa no coração de um ser humano como esse?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56129
De: José Prates Data: Segunda 15/3/2010 09:33:53
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

UM PASSEIO POR MONTES CLAROS

José Prates

Foi ao telefone, numa conversa de trinta minutos, que voltei a Montes Claros para conhecer a cidade nova, grande, bonita, mas, cheia de problemas. A conversa foi com Ludy que se apelida de Montes Claros, naturalmente pelo amor que nutre à cidade onde se fez gente e partiu para a luta. Hoje, cinqüentão, mora ali mesmo, no Leblon, zona sul, mas tem a linguagem do sertanejo que não morreu, o mineiro convicto das bandas do São Francisco. Sotaque não tem porque o carioquismo tomou conta do modo de falar.
Conversamos muito e nessa conversa Montes Claros estava presente com seus problemas de cidade grande, principalmente a violência que virou moda nos grandes centros, seja lá onde for. Não queríamos falar de problemas, mas, andarmos pela cidade e foi o que fizemos: saímos do O Jornal de Montes Claros, na Rua Dr. Santos, passamos pelo bar do Zé Periquitinho, descendo pela praça do mercado, sentarmos num daqueles bancos e ficamos olhando o povo passar. Depois, fomos devagar, cruzando a praça de automóveis, chegamos ao Ducho, na banca de jornais com o nome de Thais. Foi um dedo de prosa e seguimos até a Agencia da Nacional, perto do Consultório do Dr. Hermes de Paula. Vindo de baixo, acho que da Matriz, encontramos Guarinelo, filho do Juiz dr. Ariosoto e jogador do Atendeu. Entramos na agencia, conversamos com João Leopoldo e juntos fomos tomar um refresco no Café Galo, para depois fazer uma visita à Casa Ramos, na antiga Rua Quinze que mudou de nome. Subimos a Rua Camilo Prates, dobramos à esquerda naquela rua... Me esqueci o nome. Fomos até a Avenida Francisco Sá. Entramos na Catedral pra uma oração rápida. Saímos e subimos passando pelo velho Tiro de Guerra, subindo a rua Melo Viana, atravessando a linha. Fomos andando devagar, cumprimentando um e outro que cruzava conosco: essa coisa de sertanejo, gente educada socialmente. Mais adiante, fizemos uma parada em frente ao Cine Ipiranga pra ver o cartaz do filme de cowboy “Os brutos também amam,” estrelado por Jonh Wayne. A caminhada longa, não nos pareceu assim por que a cada encontro era uma festa de alegria. Até chegar aos morrinhos demorou um pouco porque pára aqui, pára acolá, encontra com um, encontra com outro foi “um Deus no acuda”. Estávamos cansados quando chegamos.
O ádrio da Igrejinha estava vazio, porque não era um domingo, mas, a porta aberta convidava-nos a entrar. Não entramos. Ficamos ali contemplando a cidade aos nossos pés: bonita, majestosa. Ficamos a recordar a nossa juventude, os momentos de alegria, de prazer que cada um de nós teve naquele lugar; a emoção contida nos encontros inocentes e alegres de uma juventude que não se lembrava do ontem nem queria pensar no amanhã, mas, simplesmente viver intensamente o hoje. Sentados na base do cruzeiro, contemplando a cidade aos nossos pés, conversamos um pouco para logo nos despedir. Cada um tomou seu rumo e, hoje, nos encontramos ao telefone, coincidentemente, moradores da mesma cidade.

(José Prates, 81 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56128
De: Anita Data: Segunda 15/3/2010 09:30:15
Cidade: Montes Claros

Sempre recebo amigos e parentes de outras cidades, inclusive capitais. E este final de semana ouvi de um deles algo que me deixou triste, mas é fato: Montes Claros terra sem lei. Após pensar constatei: transito: ninguém respeita sinais, placas, usa cinto de segurança e fazem racha de carros nas principais avenidas. As questões ambientais indiscutiveis, um descaso total. Poluição sonora e visual que nas grandes capitais são combatidas na força da lei e da educação, aqui a liberação é total! Uma pena, onde está o Ministério Público? Onde estão os defensores de nosso municipio? Está na hora da população realizar manifestações mais contundentes. Quero minha cidade de volta!!!!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56124
De: Guilherme Data: Segunda 15/3/2010 08:44:14
Cidade: M. Claros

"...o som não me incomoda...". Se o sr. Mário não se sentiu incomodado com o som nas proximidades de sua casa, ótimo - é uma faculdade dele escolher o que deseja sentir e expressar. Contudo, dizer que o som - ouvido em grande parte da cidade - não incomodou os demais, inclusive seus vizinhos, isto é outra coisa. Perdoador, fala por si, pelo coração magnânimo que anulou a realidade. (...) A realidade subjetiva contudo não tem o condão de desfazer a objetiva, real. Existe em todas as latitudes do planeta, existe na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o direito ao repouso, ao lazer, ao sossego, à saúde, à privacidade, à propriedade, etc.; mas nunca existiu o direito deliberado de provocar barulho - em qualquer de suas formas - além dos níveis tolerados e definidos pelas leis. (Os vendedores de drogas, lícitas e ilícitas, defendem exatamente o contrário, cada vez mais). Voltemos, pois, àquela velha regra - "o meu direito termina onde começa o seu". Por fim, para ficar numa metáfora: se o som que incomodou os doentes da Santa Casa, na época inicial do Carnamontes, ali perto, se o som alto não incomodou a um ou mais daqueles doentes que dispensou o uso do tampão nos ouvidos, distribuído na ocasião, de nenhuma forma significa dizer que a violência (histórica) deixou de existir. Existiu. E jamais seria sequer cogitada em qualquer país civilizado do mundo. Vivamos, pois, mais de acordo com as regras imutáveis da soberana Natureza. A Natureza, que tudo nos ensina, e nos chama para si, é bela, suave, gentil, constante. Doce, com todos nós, desde que compreendamos o alto sentido de viver a vida Natural, mais do que nos submetendo aos exacerbados e crescentes desejos dos sentidos, em tempos de desvario em níveis muito além do que permitem as regras da convivência.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56123
De: walter santos Data: Segunda 15/3/2010 08:23:38
Cidade: montes claros

também moro no bairro todos os santos, e domingo pela manhã, parecia que o som, de tão alto, estava na porta da minha casa; saí na rua para averiguar, e me disseram, outros vizinhos que também não dormiram bem, que era no parque de exposições; o morador lá de perto pode não ser incomodado, mas os outros da cidade, meu deus, que SOM!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56121
De: Santos Data: Segunda 15/3/2010 08:05:24
Cidade: Montes Claros

Passou a última temporada de chuvas em M. Claros. Pela previsão de hoje cedo, não há chuva até o dia 24 - quarta-feira da seguinte semana. Temperaturas máximas novamente em torno de 30 graus.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56115
De: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino Data: Domingo 14/3/2010 22:33:01
Cidade: Montes Claros-MG

Merece uma atitude rápida e resolúvel, por parte das autoridades competentes, o grave problema do trânsito em Montes Claros que, dia após dia, ceifa vidas de inúmeros inocentes. Há que se tomar urgentes providências para estancar essas mortes, com campanhas educativas e maior rigor na fiscalização. Continuar como está é que não pode. Só quem perde um parente ou amigo é que sabe realmente a dor da perda.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56112
De: Catharina Prates Data: Domingo 14/3/2010 21:14:21
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Raquel, como todas as outras crônicas que tem nos presenteado, esta também é linda! Ler "Festa no Céu" foi realmente uma festa. Parabéns! Um grande abraço.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56111
De: Carmen Netto Data: Domingo 14/3/2010 20:47:51
Cidade: Bhte

Para Dona Ruthe Tupinambá e Raquel SoutoHoje tirei o dia para ler calmamente o nosso mural.Valeu a pena! A viagem para Varzea da palma me lembrou um sáfari nas florestas da África e a passagem na ponte um suspense a la Hictickoc.Que mulheres fantásticas eram as sertanejas do princípio do século,que exemplo para nós neste mês de Março, onde a mulher é homenageada. Neste momento homenageio Dona Josefina e sua geração como exemplo para as novas gerações. Raquel,você tão jovem mas ao mesmo tempo amadurecida lembrando dos que já partiram e que fizeram a história de nossa cidade. Parabéns pela maneira leve,alegre como desenvolveu o assunto.Neste mundo onde tudo é descartável é emocionante não esquecer os que nos precederam.

Para Alberto Sena. Sua crônica sôbre a boneca de Leonel foi um presente do domingo.Tantas lembranças... Me vi acompanhando a boneca na Rua presidente Vargas onde morava. Encontrei meu tempo perdido. No mês de maio o queima da sapataria Futurista,Aboneca e seu dono era a alegia da meninada daquelas bandas! Eu só não gostava dos foguetes,mas eles não me impediam de me encantar com a boneca, sua dança,a música e a figura de Leonel.Você descreveu tão bem a personalidade de Leonel,que imediatamente minha MontesClaros se transformou na Rimini de Felini e meu Amacord floresceu e apareceu a menina que nunca morreu. Quando abordou o assassinato do filho de Leonel o vi criança ajudando o pai e, ele era o orgulho desse pai. Só não gostava de Leonel quando se transformava em agente funerário,mas mesmo assim eu o admirava pois toda cidade sabia que ele proporcionava um sepultamento digno aos indigentes e despossuidos.São histórias como essa que escreveu que alimentam a saudade boa de uma Motes Claros onde eramos felizes e sabíamos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56109
De: Mário Lúcio Caldeira de Faria Data: Domingo 14/3/2010 17:29:42
Cidade: Montes Claros

(...)Ontem no Parque de Exposição houve uma festa e muita gente reclamando. Eu moro aqui pertinho do Parque e o som não me incomoda. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56107
De: José Silva Data: Domingo 14/3/2010 16:51:55
Cidade: Montes Claros/MG

Boa Tarde montesclarenses insoniados como eu,moro no bairro Todos os Santo e o som que ouvia durante toda madrugada e início da manhã era tão alto que parecia sair de algum evento por aqui mesmo...e era no Parque de Exposição (vejam a distância!!!!!) (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56101
De: LUCIANA Data: Domingo 14/3/2010 15:25:46
Cidade: MONTES CLAROS-MG

(...)Festas como a de ontem, no parque de exposição que simplesemnte não entendo como isso ainda é permitido.Às 6 horas da manhã ainda escutava o som que vinha do parque,isso porque moro no bairro Santos Reis. Imagino como ficaram os vizinhos desse parque... Inacreditável! Ah! se tivéssemos esse mesmo ânimo de ficar até às seis da manhã, cansados, quase sem forças para ajudar alguém ou, simplesmente, para agradecer a Deus o dom da Vida...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56100
De: Kátia Figueiredo David Data: Domingo 14/3/2010 15:17:23
Cidade: Jacaraci; Bahia  País: Brasil

Ao ler a mensagem de Danilo, meu cunhado, emocionei muito, pois vivemos uma semana de angustia e dor, vendo a minha irmã sofrendo e correndo risco de morte. Uma semana difícil, pois desencarnou uma prima de 16 anos de parada cardíaca, já estávamos tão abalados e ao saber do diagnóstico de Mônica foi terrível, mas temos muita fé em Deus e confiamos á vida dela em suas mãos. Mônica é uma pessoa maravilhosa, não é por ser minha irmã, mas quem convive com ela sabe da grandeza do seu coração. Professora municipal, mesmo adoentada e correndo risco, pensava em seus alunos. Ela é um exemplo de educadora e tenho muito orgulho de ser sua irmã. Orgulho também de ter um cunhado que expressa maravilhosamente, o que sente em seu grandioso coração, como também de todos nós familiares e acima de tudo cidadãos brasileiros, que estão indignados com tamanha falta de responsabilidade do poder público, frente a tantas calamidades que assola a nossa Montes Claros e o nosso querido Brasil. Ao tentar comunicar sobre a quantidade de Dengue no bairro, meu esposo ouviu de funcionários da Zoonose que não havia caso de dengue hemorrágica em Montes Claros, sendo que tínhamos um na família. De quem é a culpa? Cabe cada um analisar; a população e o poder público municipal, que deve fazer valer os impostos que cobram. Maior responsabilidade de todos, mas especialmente dos dirigentes. Amo Montes Claros e acredito muito na mobilização popular e ainda também acredito nos políticos que estão à frente do nosso município. Façam valer tantos votos de pessoas que acreditaram em vocês e muitos votaram com o coração!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56099
De: Kleber Santos Data: Domingo 14/3/2010 15:03:44
Cidade: mg  País: Brasil

Por várias ocasiões pude ler constantes "desabafos" a respeito de barulhos ensurdecedores, mas dessa vez passou do limite, moro no bairro Vila Atlantida, que fica a mais de 5 km do Parque de Exposições local onde estava ocorrendo a balburdia, o som desde as 02 horas da manhã nos pertubou muito, e só foi desligado por volta das 06 da manhâ, numa total falta de educação com aqules que passam a semana trabalhando, e que com certeza esperam toda a semana para descansar e acordar um pouco mais tarde no domingo. Gostaria de saber, o que poderiamos fazer para acabar com essas "FESTAS" ( Carnamontes, Calourada na Unimontes, e todo o tipo de comercio ambulante que visa lucro para alguns poucos, e tira o sono de muitos trabalhadores. Sinto-me um cidadão impotente as constantes situações de pertubação, peço encarecidamente as pessoas que tem o poder de interditar tais festas, façam, deixem- nos descansar, ninguém é obrigado a escutar essas baixarias, vamos todos nos unir e acabar com essas farras de horários inadequados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56098
De: Samuel Callado Data: Domingo 14/3/2010 14:48:59
Cidade: Gov. Celso Ramos-sc  País: Brasil

Onde estão as competentes{in]autoridades de nossa querida moc. Mande êles aqui pro sul para ver o tipo de cultura que tem aqui. Acredito que vão aprender cumprir as lêis- Viva Moc do barulho.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56097
De: Vanessa Data: Domingo 14/3/2010 13:40:01
Cidade: M. Claros

As pessoas com quem falei hoje - todas, residentes em lugares diferentes e distantes - queixaram-se de que dormiram mal por causa do barulho no Parque de Exposições. Disseram que o show terminou já às 6 horas da manhã. Jovens foram vistos bêbados nas imediações do parque, com aspecto melancólico. (...) Ninguém acompanha, ninguém faz nada?? Mais uma vez, a cidade passou mal a última noite, uma autêntica terra sem lei. Tem muita gente que vai tentar, se conseguir, recuperar o sono perdido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56096
De: Web Outros Data: Domingo 14/3/2010 13:33:14
Cidade: Montes Claros

No meio do caminho

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Enfim, boas notícias. Paulo Narciso me envia a mensagem de que chove em Montes Claros, depois de ansiosa expectativa em todo o Norte. Bom demais, principalmente para quem pede tão pouco e não são dádivas oficiais, mas da natureza.
Item 2: O escritor Haroldo Lívio e senhora vêm entregar-me pessoalmente, numa quinta-feira, a coleção de uma preciosidade: a Sesquicentenária, que contém as mais belas e importantes obras das letras regionais e locais, mas também informações históricas, geológicas, climáticas, artísticas, políticas da maior cidade da região, que me perdoem as demais.
A coordenadora dessa coletânea é Marta Verônica Vasconcelos, que a viu editada em 2007, no ano do sesquicentenário do glorioso burgo, pela Unimontes -Universidade Estadual de Montes Claros. E vou dizer, desde já: um trabalho editorial de alto nível, como convinha à oportunidade, que não se repete.
Três anos são passados e pelos 150 fui agraciado com as melhores distinções. Agora, é a Coleção sesquicentenária, que já atrai a atenção e o interesse das pessoas que vão a meu gabinete de trabalho.
Nos 16 volumes, trabalhos marcantes: "Montes Claros, suas história, sua gente, seus costumes", de Hermes de Paula, que ocupa três volumes, e não poderia ser por menos. Depois, "Efemérides montes-clarenses", partes 1e 2, em dois volumes, de autoria de Nélson Vianna.
No volume 6, "Montes Claros: breves apontamentos históricos, geográficos e descritivos", de Urbino de Souza Viana, o primeiro livro sobre a região de que ouvi falar, cujos exemplares são raros. No volume 7, "Foiceiros e Vaqueiros", de Nélson Vianna, um curvelano que realizou um serviço de agrimensura na região e se apaixonou pela terra visitada.
O volume 8 é "Janela do sobrado: memórias", de João Valle Maurício, autor de excelentes criações na poesia e na prosa, da Academia Mineira de Letras. No nono, "Montes Claros era assim...", de Ruth Tupinambá, de que já há outra edição, mas ganha beleza e ternura nessa nova série bibliográfica.
Seguem-se "Rebente boi", de Cândido Canela; "Quarenta anos de sertão", de Mauro Moreira; "Raizes de Minas", de Simão Ribeiro Pires; "Serões montes-clarenses", de Nelson Viana; "A menina do sobrado", de Cyro dos Anjos; "História primitiva de Montes Claros", de Dário Teixeira Cotrim; e "Nelson, o personagem", de Haroldo Lívio de Oliveira, o décimo sexto.
A edição, com capas de grande beleza, se deveu à conjunção de vontades dos responsáveis pela Prefeitura - o titular do Executivo, prefeito Athos Avelino Pereira, a Universidade de que é reitor Paulo César Gonçalves de Almeida e Ivan F. Zurita, presidente da Nestlé Brasil Ltda.
O resultado não poderia ser melhor.
Fiquei sabendo pela orelha que, há 25 anos, a Nestlé produz na cidade todo o Leite Moça consumido no Brasil, daí apoiar a edição comemorativa. Athos Avelino se justifica: "A palavra é testemunha da história de Montes Claros, que em 2007 celebra (va) dois marcos: 300 anos de fundação e 150 anos de elevação de Vila a Cidade. Uma princesa marcada pelo traço sertanejo da coragem sempre aliada ao desenvolvimento. Da modernidade que alcança o futuro, volvendo sempre os olhos aos signos do passado".
Seria difícil enunciar os nomes de todos que contribuíram para tão magnífica edição, que quer se queira, quer não, há de transformar-se, como efetivamente já se transformou, num ponto do mais alto relevo na crônica de uma cidade rica em passado e promissora.
Estamos começando um novo tempo.
E, para fazê-lo no melhor estilo, nada melhor do que com a leitura daqueles livros representativos da cultura local e regional, de alguns de nossos melhores prosadores e poetas, com o conhecimento das pesquisas empreendidas por gente que amou a terra em que nasceu ou nela se radicou.
Vejo a coleção como a pedra que o carreiro Rozendo encontrou no meio do caminho, em 22 de março de 1907. Vinha da Mumbuca, no seu carro de boi, a uma légua e meia da cidade, e tropeçou com uma pedra esquisita, de peso anormal. Chegando, levou-a ao ourives, que identificou: era ouro puro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56095
De: vicente Data: Domingo 14/3/2010 13:18:25
Cidade: montes claros/mg

boas lembranças tenho o jornal de montes claros, "o mais lido", meu pai, manoel januário, fazendeiro do rio verde na época, não tinha o primário, mas toda final de semana me mandava comprar o jornal e "lia" e eu só na página de esporte (augustão bala doce,bené,pindoba, sabará etc.)tempo bom

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56094
De: Claudio Fernando Data: Domingo 14/3/2010 12:11:54
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

A poluição sonora provocada pelos motoristas que trafegam pelas rua e avenidas de Montes Claros é insuportável. Parece uma cidade sem lei. Estes cidadãos (imbecís, irresponsáveis, agressivos, etc)se aproveitam que ninguém se responsabiliza e trafegam dia e noite perturbando as pessoas. Vamos ter que reagir na base do dente por dente? Quem manda nesta bagunça?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56092
De: Geraldo Jr. Data: Domingo 14/3/2010 10:09:07
Cidade: MG  País: Brasil

O que mais assusta nessa mega festa ocorrida ainda a pouco no parque de exposição além poluição sonora, o horário inadequado (nos estados unidos e europa os show não passam das 22:oohs.) é a falta de ficalização no que ocorre lá dentro e nas imediaçôes, são jovens ainda menor consumindo loucamente bebidas alcóolicas e drogas. Degradante! Cadê o ministério público???

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56090
De: Alberto Sena Data: Domingo 14/3/2010 08:53:37
Cidade: Montes Claros

Leonel e a “boneca de Leonel”

Alberto Sena

Demorei um tempo até me acostumar com a ideia de encarar, cara a cara, a “boneca de Leonel”. Devo explicar isto porque, afinal, décadas se passaram e nem todo morador de Montes Claros de hoje sabe quem foi Leonel, de sobrenome Beirão de Jesus, e muito menos ainda o que era a “boneca de Leonel”.
Vamos por partes, diria o estripador de Londres, Jack. Leonel era um camarada extrovertido. Hoje emprego este adjetivo, mas no mundo infantil da época, ele era doido da cabeça mesmo. Espalhafatoso, conversava gesticulando muito e com vozeirão de meter medo.
Resumindo: Leonel hoje seria chamado “hiperativo”, porque não conseguia ficar quieto.
A “boneca” dele era semelhante aos bonecos que vimos nos carnavais de Olinda. Ele teria tirado de lá a ideia. Era imensa, oca por dentro, vestida de chita colorida puxada para o vermelho.
Leonel a utilizava para fazer propaganda de lojas da cidade. Ora ele mesmo ficava dentro dela, ora punha alguém para ficar e, do lado de fora, em carne e osso, empunhava megafone e aos berros fazia propaganda de quem o contratara para a empreitada.
A “boneca” saía pelas ruas tranquilas de Montes Claros tendo à frente Leonel e banda, atrás turba de meninos e meninas saltitantes, olhos esbugalhados, tentando entender o que se passava dentro dela, querendo ver quem lhe dava vida, através de uma rachadura bem no meio do peito.
Leonel foi precursor da propaganda em Montes Claros, um grande comunicador. Seria, digamos, “Chacrinha” daqueles tempos em que as notícias corriam nas ondas do rádio e TV não existia.
Os mais velhos que aí ficaram conheceram-no e também a sua famosa “boneca” e me ajudam a não exagerar sozinho o quanto ele foi importante para a cidade. Não é à toa que em Montes Claros uma avenida leva o nome dele.
Além de comunicador, o danado do homem era dono da funerária da cidade. Muita gente boa, e também gente nem tão boa, foi levada por ele para o cemitério.
Quando a “boneca de Leonel” passava na porta de casa, na Rua São Francisco, acima da linha da estrada de ferro, com medo dela, porque ela mexia para os lados e chegava o momento em que abaixava o tronco e dava um giro de 360 graus em cima da gente, eu me agarrava às pernas de pai, de mãe ou de quem estivesse por perto.
Logo venci o medo e me integrei à turba que seguia os passos da “boneca”, enquanto Leonel divulgava aos quatro cantos e aos ventos as novidades de certas lojas, convocando todos às compras.
O sol era de rachar o chão. Eu ficava pensando: “Como o homem dentro da boneca suporta tanto calor?”. Foi numa vez que pude perseguir a “boneca” que o resquício do meu temor se esvaiu de vez feito fumaça no ar. Como ninguém é de ferro, em certo ponto da peregrinação chegava a hora de o homem descansar.
Leonel parava de gritar pelo megafone, os ajudantes dele punham tambor, tarol e as baquetas no chão, e puxavam de baixo para cima a boneca. E como num passe de mágica, de dentro dela surgia um homem ensopado de suor.
A cidade era divertida. Montes Claros nem de longe experimentara o progresso que vemos hoje. As pessoas se conheciam – era Venâncio, de Zé Bitaca; Gêra, de “seu” Nilo; Rubinho, de ‘seu” Cipriano; Saul, de “seu” Abel; Roldão, de “seu” Militão; e assim por diante.
Todos conheciam Leonel. Pelo fato de ele trabalhar com funerária, a única, tinha bom relacionamento com a polícia e freqüentava todos os ambientes da cidade, o café de Zim Bolão, o café Galo, A Cristal, o restaurante Mangueirinha e se imiscuía na vida de todos.
Enfim, tornou-se homem querido, respeitado.
Mas num átimo o tempo passou. A “boneca” foi aposentada. Entrou para a dimensão do folclore da cidade. Leonel pôde se dedicar mais à funerária.
Num dia, final da década de 1960, ele apareceu na Delegacia de Polícia, na Rua Dr. Veloso, onde, por ossos do ofício, o repórter tinha de frequentar diariamente. Leonel estava nervoso, preocupado, triste e não sei mais o quê.
A polícia, numa controvertida ação, no meio da madrugada, assassinara o filho dele, o mais velho, um rapaz hiperativo tanto quanto ele.
O corpo estava seminu em cima da mesa do necrotério, com uma perfuração bem encima do coração. Um orifício do tamanho dum grão de feijão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56089
De: Edwar Nunes Data: Domingo 14/3/2010 08:36:31
Cidade: Belo Horizonte

(...) O desmantelo se acentuou com a retirada da PM na fiscalização do trânsito, ainda no governo Jairo Ataíde. As ruas ficaram sem fiscalização. Motoristas irresponsáveis (inclusive mulheres) estão fazendo de tudo - de tudo mesmo. Ontem, por volta das 5 hras da tarde, vi um carroceiro chicoteando seu animal na contra-mão da avenida Sanitária, em frente à Facit. Podia morrer, matar o burro, esfrangalhar a carroça e matar gente do veículo que pulverizasse o seu, na contra-mão. Mas, o caos não é só no trânsito. A poluição sonora avança na mesma proporção em que os políticos começam novamente a abraçar os eleitores - sem saber que serão eles os maiores prejudicados pela desordem, generalizada. Também a poluição visual está encarcerando a cidade, literalmente. (Aqui, um registro de justiça: o prefeito Jairo combateu esta poluição, com a aplicação da lei). O atual comando da cidade e a secretaria de 1/2 ambiente, por absurda omissão, estã liquidando com o pouco de civilidade que ainda nos resta. (...) E a sensação de caos generalizado vai aumentando por toda parte. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56088
De: Márcio Data: Domingo 14/3/2010 08:25:56
Cidade: Moc

Pode chover na quarta e sexta-feira em M. Claros. Respectivamente, 8mm e 2. Nada mais. A semana será basicamente de predomínio de sol, com temperaturas máximas girando em torno e acima dos 30 graus.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56087
De: Magno Data: Domingo 14/3/2010 08:22:47
Cidade: MG

Realmente, cfe a Elizabeth, relatou em mensagem anterior, foi difícil dormir em Montes Claros essa noite passada. O barulho vindo de uma festa no Parque de exposições esrava infernal. Acho que estamos vivendo em uma cidade sem lei, onde parece que as autoridades do município fecham os olhos para tantos desmandos. Não sou contra as festas, desde que sejam realizadas em locais com a devida acústica para que se possa respeitar o direito ao sono. Quero aqui relatar também que esse ano a Unimontes até que emfim realizou uma Unicalourada com um nível de barulho aceitavél, pois as anteriores também não se conseguia dormir nas redondezas.Obrigado Unimontes por atender as tantas reclamações dos moradores das adjacências.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56086
De: Cardoso Data: Domingo 14/3/2010 08:13:48
Cidade: Brasília/ DF

Atenção. Se se confirmar esta notícia divulgada hoje em Brasília, terá começado a rodar, efetivamente, a roda da política mineira para a sucessão. Dá-se como certo que o presidente Lula embarcou ontem para Jerusalém, Terra Santa, decidido a apoiar o ministro Hélio Costa para o governo de Minas. O presidente está convencido de que o senador licenciado por Minas é a solução para o conflito na sua base política em Minas. Pelo que se sabe de fontes confiáveis, a coisa se daria da seguinte forma:
- Hélio Costa será o candidato do PMNDB/PT contra o candidato de Aécio, o vice - Anastasia.
- Patrus disputará o Senado
- Pimentel será coordenador da campanha de Dilma, com promessa de ser ministro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56085
De: Dirce Data: Domingo 14/3/2010 07:58:21
Cidade: Montes Claros

Uma pena que as autoridades que tem a obrigação de controlar a poluição sonora se encontravam todas no epicentro do barulho, em belos camarotes. Incluindo ai o (...) da autoridade máxima, distribuindo tapinhas nas costas de todos. Cadê a patrulha do barulho?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°56084
De: Luiz Roberto de Oliveira Data: Domingo 14/3/2010 07:46:37
Cidade: Rio de Janeiro/Rj  País: (21) 25123275

D.Rachel, Adorei sua cronica.Más são tantos que partiram que realmente não dá para lembrar de todos.Más essa pequena relação que se segue faz parte desse timão aí que a senhora colocou:Orlando Amaral[já faz tanto tempo!]Hildeu cachorro,popó,Waltinho,Eunilson Santos,Nilson espuletão e o saudosíssimo Deícola Coelho.Um grande abraço pra senhora e saiba que estou sempre lendo suas maravilhosas crônicas. Ludy Montes Claros
Sobre a mensagem 56063, Que história maravilhosa Ruth.Fiquei emocionadíssimo e sinceramente,nervosissimo enquanto lia.E acredite; vou ler novamente.Gostaria de aproveitar o espaço aquí para lembrar a d.Raquel Chaves que na lista que enviei esquecí de colocar os nomes de Zé Darío e Carlão Alcântara[nosso comunista]para a festa no céu.Que todos eles estejam felizes! Ludy Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: